Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - Os eurotouros não desistem

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Hussein a Presidente!

por C.N. » 26/6/2008 9:34

Ola Pedro Miguel,

Eu analiso o mercado usando 4 tipos de analyses: fundamental, technical, behavioral, statistical. Todas apontam para a continuacao da tendencia negativa para o USD. No entanto, ja ha alguns meses que se fala das eleicoes de Novembro poderem ser um ponto de inversao da tendencia porque se cria a espectativa de mudanca para melhor (behavioral analyses).

Pessoalmente nao estou de acordo porque acho que o sentimento de desconfianca vai ser mais forte do que o sentimento de mudanca para melhor. Porque desconfianca? Porque nunca houve na historia dos US um presidente que nao fosse branco de uma familia crista. No contexto da Europa Ocidental, o que estou a dizer e completamente posto de lado (ja quase que fui insultado) pois nao faz sentido alguem pensar que Obama vai ser pior que Bush. Mas quando se passa os Alpes (salvo seja...) ja nao e bem assim. Na Asia por exemplo, o USD continua a ser a moeda forte sem duvida, mas os USA estao enfraquecidos em termos de imagem, muito por culpa do 11 de Setembro - New Orleans - derrota no Iraque - crise imobiliaria e financeira - queda constante da moeda - e a actual falta de referencia na politica.

Ou seja, se estivermos de acordo com o que esta escrito acima, esta tudo a apontar para mais quedas do USD. A questao que me ponho agora e: se acontecer um choque psicologico forte, o USD reagira como? Eu acho que se houver um crash generalizado nas bolsas, ou um ataque terrorista forte (escrevi 9/11, mas parece-me que tera de ser algo ainda mais forte), ou uma guerra com o Irao, entao o USD ganhara valor. Porque? Porque quando o ser humano tem medo vai logo a correr para ao pe do mais forte (o Pai, quando se e uma crianca). E o mais forte - apesar de tudo o que aconteceu nos ultimos anos - continua a ser os USA.

Nao queria acabar sem dizer que se fosse Americano e as eleicoes fossem esta tarde, eu votava Obama. A razao principal e justamente a diversidade cultural e religiosa que ele traz na bagagem. As origens humildes tambem me atraem.

Abraco

CN

Link para um topico parecido: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#465978

Registado: 28/9/2004 8:29

Re: And now… something completely different

por Pedro Miguel » 26/6/2008 8:52

C.N. Escreveu:
Com um novo presidente a chegar em Novembro, que vai causar um choque psicologico enorme no mundo inteiro pois nao e branco e cristao puro como os antecedentes, parece-me que agora o USD so pode ganhar valor em relacao a actual "moeda de substituicao" se o medo que agora existe se transformar num panico. Para haver panico, so se houver um crash nos mercados bolsistas, um atentado tipo 9/11, ou uma guerra com o Irao.

Podes esclarecer ?
Obrigado

Registado: 29/11/2007 11:45

And now… something completely different

por C.N. » 26/6/2008 8:25

Ola,

Tambem partilho a tua opiniao Cem.

Bem, os factos estao na mesa. Do ponto de vista da Analise Fundamental, os US estao a beira da recessao (apesar de na verdade apenas dois sectores - housing e financials - estarem a levar pancada por agora); a Europa esta a desacelerar, mas nao esta a beira da recessao. Segundo, o diferencial da taxa de juros esta a favor da eurozone e vai continuar a estar (mas sera este dado importante, numa altura de desconfianca geral?). Do ponto de vista da Analise Tecnica, a balanca tambem pesa para o lado europeu (vide o grafico abaixo, que esta ao contrario).

Com um novo presidente a chegar em Novembro, que vai causar um choque psicologico enorme no mundo inteiro pois nao e branco e cristao puro como os antecedentes, parece-me que agora o USD so pode ganhar valor em relacao a actual "moeda de substituicao" se o medo que agora existe se transformar num panico. Para haver panico, so se houver um crash nos mercados bolsistas, um atentado tipo 9/11, ou uma guerra com o Irao.

Outras opinioes sao bem-vindas.

Abraco

CN

PS - Razao, de onde "nasce" a LTA?
Anexos
USD EUR log scale, weekly, SMA200 - Jan 1999 to Jun 2008.GIF
USD EUR log scale, weekly, SMA200 - Jan 1999 to Jun 2008.GIF (19.58 KiB) Visualizado 4387 vezes

EURUSD

por Razao_Pura » 25/6/2008 18:48

Olá,

NMHO, usando a regra KISS e a abordagem técnica, eu diria que andamos há 15 dias a lateralizar num range de 300 pips o que pode ser deveras enervante para quem faz trading de curto ou curtissimo prazo, mas olhando para o gráfico só posso esperar a continuação da lateralização até atingirmos aquela LTA de l.p. e só depois teremos uma subida acima dos máximos relativos. O mês de Julho não parece que vá ser de grande animação para o EURUSD.
Bons trades.
R.P.
Anexos
eurusd26_06.PNG
eurusd26_06.PNG (57.31 KiB) Visualizado 4458 vezes
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

Re: US Consumer Confidence

por Cem pt » 25/6/2008 16:04

nunofaustino Escreveu:
C.N. Escreveu:
A ver vamos como isto vai evoluir, mas continuo a achar que isto funcionaria melhor com um anúncio de aumento do que com cortes...

Um abr
Nuno

Caro Nuno:
Pode ser que tenhas razão sob o ponto de vista psicológico de dar um novo alento ao USDollar, :( mas em termos fundamentais não faz sentido nenhum subir os juros quando todos os novos dados saem completamente deprimidos em termos de abrandamento abrupto da Economia.
Como interpretarão os empresários americanos uma subida de juros? Repara: desincentivo de investimento, menos empregos, menos consumo, menor concorrência dos seus produtos colocados no exterior, desvalorização dos mercados accionistas, enfim, tudo só para não terem mais inflação?
Porque não deixam que os mercados corrijam naturalmente a bolha das commodities? É tudo uma questão de tempo!
Querer ter ao mesmo tempo menos inflação, valorização da moeda e dar novo empurrão a uma Economia em evidente estado de desaceleração, isso não é possível baixando ou subindo as taxas de juro.
Se calhar o melhor é excatamente deixar passar a borrasca e não mexer em nada para não criar mais asneiras...
Abraço.
Cem

Registado: 4/3/2008 17:21

Re: US Consumer Confidence

por nunofaustino » 25/6/2008 14:31

C.N. Escreveu:Ola,

Bem, com o Djovarius de volta as actividades balneares, o nosso topico vai ficando para tras.

Queria deixar aqui os resultados de ontem do US Consumer Confidence: 50.4 em Junho, caindo dos 58.1 de Maio. Ou seja, mesmo com o pacote fiscal do mes passado (entre 600 a 2,000 USD por familia) que teve efeitos imediatos no Retail Sales, os consumidores estao pessimistas. Vai ser interessante hoje ver o que o Fed vai dizer, pois continuar com a retorica agressiva de aumento das taxas de juro num momento em que os indicadores estao negativos nao faz sentido.

Abraco

CN

PS - Obrigado na mesma pela resposta, Djovarius. O "No" Irlandes passou ao lado. O tratado de Lisboa valia pouco afinal.

O problema é que continuar com a ideia que é necessário baixar os juros quando eles estão baixos e a inflação está elevada tb não faz sentido...

A ver vamos como isto vai evoluir, mas continuo a achar que isto funcionaria melhor com um anúncio de aumento do que com cortes...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

US Consumer Confidence

por C.N. » 25/6/2008 3:31

Ola,

Bem, com o Djovarius de volta as actividades balneares, o nosso topico vai ficando para tras.

Queria deixar aqui os resultados de ontem do US Consumer Confidence: 50.4 em Junho, caindo dos 58.1 de Maio. Ou seja, mesmo com o pacote fiscal do mes passado (entre 600 a 2,000 USD por familia) que teve efeitos imediatos no Retail Sales, os consumidores estao pessimistas. Vai ser interessante hoje ver o que o Fed vai dizer, pois continuar com a retorica agressiva de aumento das taxas de juro num momento em que os indicadores estao negativos nao faz sentido.

Abraco

CN

PS - Obrigado na mesma pela resposta, Djovarius. O "No" Irlandes passou ao lado. O tratado de Lisboa valia pouco afinal.
Anexos
US Consumer Confidence - Jun 03 to Jun 08.GIF
US Consumer Confidence - Jun 03 to Jun 08.GIF (14.35 KiB) Visualizado 4596 vezes

por djovarius » 20/6/2008 13:12

Bom dia após longa ausência, mas o Turismo continua em grande força, embora as pessoas gastem menos.
É a essência da crise.

Já é tarde para responder à questão do amigo CN, mas não vi forte reacção ao não Irlandês.
Aliás, certas coisas são relativamente irrelevantes no contexto do Forex, provocando alguns ruídos de curto prazo.

O que interessa é que o EUR/USD continua em torno de 1.55 e bem suportado acima de 1.53xx.
Vamos ver se agora consegue escapar de 1.55, admitindo-se que os eurotouros continuam com alguma força, daí que estamos hoje acima de 1.56 !!!

E como o EUR/JPY bate recordes novamente, numa altura em que o Ouro volta acima dos US$ 900 e que o petróleo pode estar a caminho de 150 USD, eu diria que a liquidez continua muito forte e que nem a possibilidade de alta nos juros deverá contrariar essa "reinflação" que tentará "salvar" os mercados.

O problema é que a reinflação já não é o que era, tendo-se espalhado pelos sectores básicos da Economia.
Assim, as altas de preços deverão continuar e até a piorar o ambiente social.
Todos os sectores serão altamente afectados excepto os muito ricos ou empresas ligadas aos sectores que mais beneficiam da alta dos preços.

As Economias podem crescer algo, mas os preços serão a pedra no sapato.

E se o EUR/JPY atingir 170.00, acredito que o EUR/USD pode voltar a máximos enquanto as "commodities" voltam a subir com força.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Branc0 » 18/6/2008 12:27

EuroVerde Escreveu:Reparem onde vai já as taxas de juro Euribor a 12 meses. O mercado já está a adivinhar que o Trichet se prepara para os 4.5%

O mercado que se acalme que o Trichet gosta do emprego dele ;)
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por EuroVerde » 18/6/2008 3:04

Reparem onde vai já as taxas de juro Euribor a 12 meses. O mercado já está a adivinhar que o Trichet se prepara para os 4.5%

Registado: 29/11/2007 11:19

por BullPower » 13/6/2008 12:27

Boas. Alguém me pode disponibilizar os dados diários do par Eur/Usd desde o dia 15 de Dezembro de 2007 até hoje? Pode ser em ficheiro excel.

Desde já os meus agradecimentos.

Abraço e BN.
"Bull Markets Climb Walls of Worry"
"Bear Markets Flows Down Rivers of Hope"
Não faças ondas, negoceia-as :) http://fmarketswaves.blogspot.com

Registado: 28/1/2005 0:38

por Crómio » 13/6/2008 0:06

Espetáculo, o estilo naif em contraste com o estilo techno no Cem, ambos sobre o Eur/Usd...

Acerca do padrão tipo degraus, uma observação (piquena):

Nestes degraus anteriores na zona de consolidação normalmente e a grande maior parte das vezes não houve lower highs e nunca lower lows...

Na presente consolidação (que é parecidíssima com a consolidação de 2005), estamos com lower highs (como em 2005) e parece-me que só um lower low aqui iria estragar a festa.

O que é preciso é imaginação e grandes programas de desenho.

Abraço

EDIT:
Desculpa mas o teu estilo naif fez-me confundir 2006 com 2005... portando onde se lê 2005 deve-se ler 2006
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Razao_Pura » 12/6/2008 23:53

thanks, tava um bocado grande mas eu cortei-o.
com esta ferramena nova de desenho artístico, o que acham da minha aguarela?
Isto é a visão optimista de longo prazo.
Anexos
eur5.PNG
eur5.PNG (153.04 KiB) Visualizado 4911 vezes
Trade the trend.

por Branc0 » 12/6/2008 23:28

É isto?

Devido ao tamanho da imagem as minhas desculpas por desformatar esta pagina
Anexos
EURLP.JPG
EURLP.JPG (174.72 KiB) Visualizado 4935 vezes
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

euro

por Razao_Pura » 12/6/2008 23:21

Olá caros forexianos,

O meu OANDA não dá para tirar gráficos com mais de um ano. Se alguém tiver por aí um boneco com 3 anos poderia postar aqui?
Vejo um padrão a repetir-se no time frame de um ano, mas depois elaboro mais com a outra perspectiva.

Bons trades.
R.P.

Allways alert!
Trade the trend.

por bogos » 12/6/2008 13:39

Este euro está muitoperto do precipicio....

Quem quer ganhar um belo guito é entrar curto em EURO, GOLG e Silver.... ou em alternativa.... compra dolares...

Aqui fica o boneco...

Cumps
Anexos
EUR_USD.PNG
EUR_USD.PNG (91.13 KiB) Visualizado 4975 vezes

Registado: 29/12/2005 16:34

(Fui) tratado na Irlanda

por C.N. » 12/6/2008 10:07

Ola,

Djovarius, uma pergunta: Como ves o EUR se o tratado for recusado pelo eleitorado Irlandes? Vamos ter algo tao forte como a reaccao ao "Non!" Frances & Holandes de 2005? O contexto economico e psicologico era bem diferente claro, mas e bom recordar que na altura o EUR/USD estava nos 1.25 (ja vinha a descer dos 1.36) e disparou para 1.20 (mais tarde 1.16) em dois ou tres dias.

Abraco

CN

por djovarius » 11/6/2008 16:07

Tem havido uma relativa estabilidade do Ouro entre 860 e 900 USD e do petróleo entre 128 e 135 USD.

Mas esse jogo pode mudar em breve.
Isso poderá determinar o destino próximo do dólar que tem estado a flutuar numa banda não muito apertada, mas ainda assim numa banda relativamente estável.

O EUR/USD continua acima de 1.53 e abaixo dos máximos históricos recentes, daí que continuo a considerar 1.55 um "magneto" interessante para já.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por djovarius » 7/6/2008 16:29

E nesta sexta-feira cairam por terra as ilusões de que a Reserva Federal poderia inverter a política monetária no sentido do aperto monetário.

Com o desemprego a subir (como era possível esquecer que a crise do crédito + diminuição do crescimento = mais desemprego ?) e o consumo em baixa não há hipóteses de tal suceder.
E o viés das taxas de juro deverá permanecer neutro ou em baixa e nunca em alta.

Vem aí mais liquidez para tentar salvar o sistema apesar da nova retórica do FED. E os mercados entenderam bem que a crise está longe de ser ultrapassada.

O EUR/USD poderá tentar testar máximos ainda este mês, época do ano em que outro Euro prende as atenções.

O Ouro subiu bastante, mas o petróleo é o menino bonito dos especuladores.
Estes, depois das perdas fortes em derivados ligados a títulos hipotecários, agarram-se a activos fortes para recuperar lucros.

Daí que o EUR/USD acima de 1.60 é consistente com o petróleo a muito perto de 150 USD / barril.

Abraço

djovarius

por djovarius » 5/6/2008 15:44

Boas,

Com o mercado confuso entre o "dólar forte" de Ben e o Euro forte de Trichet (na prática pode suceder isso graças à política monetária), o valor de 1.55 no EUR/USD continua a ser o pólo de atracção, sem que daí se depreenda pois uma forte tendência de curto prazo.

O EUR/USD tem bom suporte na zona de 1.52 / 1.53 e o magneto em 1.55 e resistências fortes acima de 1.58 e até 1.60 !!!

Até mais

djovarius

Re

por Cem pt » 5/6/2008 13:04

Amigo Nuno:
Esta formação do diamante sempre me fez muita espécie atrás da orelha!
A experiência que tenho deste tipo de figuras é que equivalem a uma lateralização um pouco mais prolongada que o habitual, tomando novamente o mercado em seguida a direcção da main trend.
Quanto ao título engraçado desta thread dada pelo Dj, pois, parece que os Eurobulls não desistem, não estarão certamente nesta fase a marrar para cima mas talvez a acumular gorduras para daqui a uns tempos irem largando algum lastro pelo caminho... :)
Abraço.
Cem

Registado: 4/3/2008 17:21

por nunofaustino » 5/6/2008 10:50

vês como tb vês o que eu vejo :).

Esta é uma formação extremamente forte, que normalmente leva a movimentos bastante fortes no sentido da quebra.

Um abr e obrigado
Nuno

por Jack » 4/6/2008 17:01

Não vejo nenhum diamante...

Mas vejo outras coisas :)

Abraço

EDIT: juntei uma imagem que poderá ser o Diamante de que falas, mas parece-me um pouco forçado. E daí, não sei... :mrgreen:
Anexos
EURUSD.PNG
EURUSD.PNG (37.39 KiB) Visualizado 5402 vezes
EURUSD - Diamante.PNG
EURUSD - Diamante.PNG (38 KiB) Visualizado 5407 vezes

Registado: 2/10/2005 12:32

por nunofaustino » 4/6/2008 13:27

não tenho o meu metastock neste computador, mas ontem à noite quando abri o gráfico do EURUSD vi que se estava a formar (desde o início do ano) uma formação poderosíssima - o diamante.

Será que alguém poderia colocar um gráfico diário actualizado?

Um abr
Nuno

por Dark » 3/6/2008 12:44

Tenho andado arredado destas lides, mas como encontrei um site que disponibiliza cotações históricas de Forex "à borliú", cá venho deixar a referência.

http://www.forexrate.co.uk/forexhistoricaldata.php

Seleccionem no quadro de quotações CSV Data Export o par que lhes interessa.
Escolham 10000 1 day d/m/y nos combo box.

E já está.
Não é tão bom como com o Quote Reader... eu sei... mas a akmos deixou de dar borlas...

Uma pequena chamada de atenção:
Os crosses são dados de forma invertida USD/EUR e USD/GBP . No .CSV que vão obter não se esqueçam de calcular 1/valor para terem os respectivos EUR/USD e GBP/USD !
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 126 visitantes