Caldeirão da Bolsa

Eu, tambem estou de acordo!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

PT vs EUA

por GodsDead_JNEG » 14/12/2007 10:27

Efectivamente, também eu concordo com a eficiência da máquina fiscal!

Mas… (nestas coisas há sempre um “mas”, afinal, a galinha da vizinha é mais gorda que a minha) continuaremos a brincar aos contribuintes enquanto não existir inversão do ónus da prova em termos fiscais.

Desculpem se não é bem correcta esta imagem que tenho, mas nos EUA (odiado pais de atrasados mentais, segundo muitas opiniões vigentes!), o contribuinte tem um dever declarativo (tal como cá) se não declara logo e vem a faze-lo mais tarde é penalizado com uma multa (tal como cá), se não cumprir este dever e for detectado pela máquina fiscal é taxado pela taxa máxima (acho que cá não é assim, nem parecido) e é instaurado procedimento criminal por fraude fiscal.
Cá, existe o dever declarativo, podes fazer correcções à declaração, se for detectado discrepâncias a máquina fiscal tem o dever da audição prévia do contribuinte, caso o contribuinte não apareça é instaurado um processo administrativo que vai estancar no dever da máquina fiscal fazer prova que o rendimento declarado não é verdadeiro.
A inversão do ónus da prova evitava este estagnar, se o contribuinte recebeu dinheiro é desde logo considerado rendimento, se não for que o prove (ponto!).

Realmente os americanos não percebem nada disto, ainda por cima aqueles tótos tem mais medo das finanças do que do FBI (será por se fores a tribunal por um crime mais ou menos grave, vais a julgamento, és condenado, cumpres pena e continuas a tua vida e por crime fiscal, para além destes passo, ainda ficas arruinado até à 20.ª geração?)

Abraço!

Registado: 29/11/2007 3:38

por rosario » 14/12/2007 10:22

acintra Escreveu:
nov71 Escreveu:no fim para conclusão em vez de contribuinte A o que queria dizer era contribuinte B.... :)

:shock: Não percebi...

Na história ele trocou os contribuintes no final.

Registado: 27/9/2007 14:33

por Camisa Roxa » 14/12/2007 10:22

essa do quando todos pagam pagam todos menos é a maior falácia da história!

mas alguém ainda acredita no pai natal?

o slogan devia ser: se vocês (Estado) gastarem metade do que gastam, nós podemos TODOS pagar metade dos impostos que pagamos actualmente!

eu apelo à subversão fiscal! é um ataque à liberdade!
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por acintra » 14/12/2007 10:20

nov71 Escreveu:no fim para conclusão em vez de contribuinte A o que queria dizer era contribuinte B.... :)

:shock: Não percebi...
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra

Registado: 17/7/2006 16:09

por nov71 » 14/12/2007 10:08

no fim para conclusão em vez de contribuinte A o que queria dizer era contribuinte B.... :)

Registado: 29/11/2007 11:07

por acintra » 14/12/2007 10:06

Rockerduck Escreveu:O grande problema é... o que fazem ao carcanhol que arrecadam. Lá nos países nórdicos eles sabem para onde vai pois sentem a máquina da educação, saúde e apoio social em acção e de forma eficaz/eficiente. Por cá... é o que se vê... é para construir, comissões, etc.

É uma situação que tenderá a acabar, porque se todos pagarem o estado passa a ser capaz de zelar os seus compromissos e começa a ser pressionado pelo bom pagador.
Resulta, espero Eu, na diminiução da carga fiscal incluindo às empresas para criarem mais postos de trabalho e a menor sobrecarga sobre as familias.
Na minha opinião devia existir um imposto unico e obrigatório.

Artur Cintra

mais ou menos

por nov71 » 14/12/2007 10:06

quando todos pagarem os mesmos impostos e tiverem os mesmos direitos e regalias...aí estou de acordo.

Por exemplo:

o contribuinte A e B ganham um salario exactamente igual por tanto pagariam as mesmas taxas de IRS, SGS.
Só que o contribuinte A vive em Lisboa, tem os filhos numa escola com aquecimento central, equipada com computadores, com tecnologia, perto de hospitais mais apetrechados e com Recursos humanos mais especializados, enquanto o contribuinte B vive numa aldeia e hospital ...na cidade mais perto...Escola...na cidade mais perto...sem computadores...talvez uma sala num gimnodespoertivo...arranjada como alternativa...ja la vao dois anos...talvez se o contribuinte B quiser ter o mesmo vai ter que substituir o estado e pagar do seu bolso...Se o contribuinte A fugir aos impostos para compensar esta perda de direitos...nao o podemos condenar...ou podemos?

Registado: 29/11/2007 11:07

por Rockerduck » 14/12/2007 10:01

O grande problema é... o que fazem ao carcanhol que arrecadam. Lá nos países nórdicos eles sabem para onde vai pois sentem a máquina da educação, saúde e apoio social em acção e de forma eficaz/eficiente. Por cá... é o que se vê... é para construir, comissões, etc.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por rosario » 14/12/2007 9:51

É claro que grão a grão enche a galinha o papo :lol:

Registado: 27/9/2007 14:33

por 1963 » 14/12/2007 9:39

Obvio, quem não deve não teme...
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

por Nico » 14/12/2007 9:36

...já diz o ditado:
"Onde tudo paga, nada é caro!"

Tb concordo!

Registado: 23/4/2007 13:05

Eu, tambem estou de acordo!

por acintra » 14/12/2007 9:17

Apesar de ser um tema polémico, tambem estou de acordo que se mantenha ou até aumente a acxtuação da DGCI.
Quem não deve, não teme!

Maioria dos portugueses apoia pressão do Fisco sobre os contribuintes
Uma larga maioria de portugueses apoia a actuação da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI), considerando que a pressão que a máquina fiscal exerce sobre os contribuintes deve manter-se ou aumentar.

--------------------------------------------------------------------------------

Elisabete Miranda
elisabetemiranda@mediafin.pt

Uma larga maioria de portugueses apoia a actuação da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI), considerando que a pressão que a máquina fiscal exerce sobre os contribuintes deve manter-se ou aumentar.

Indiferentes às críticas de atropelos ou de exageros que vêm sendo apontados ao Fisco, designadamente ao nível das penhoras de contas bancárias e ordenados, os inquiridos são adeptos de medidas enérgicas no combate à fraude e evasão fiscal, segundo os resultados de uma sondagem realizada pela Aximage para o Jornal de Negócios.

Quem mais incentiva esta cruzada da administração fiscal é apoiante do CDS/PP e do PSD, precisamente os dois partidos que nos últimos meses mais têm criticado a actuação da DGCI.

Artur Cintra

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, sergio.silva.vedor1976 e 50 visitantes