Eu, tambem estou de acordo!
PT vs EUA
Efectivamente, também eu concordo com a eficiência da máquina fiscal!
Mas… (nestas coisas há sempre um “mas”, afinal, a galinha da vizinha é mais gorda que a minha) continuaremos a brincar aos contribuintes enquanto não existir inversão do ónus da prova em termos fiscais.
Desculpem se não é bem correcta esta imagem que tenho, mas nos EUA (odiado pais de atrasados mentais, segundo muitas opiniões vigentes!), o contribuinte tem um dever declarativo (tal como cá) se não declara logo e vem a faze-lo mais tarde é penalizado com uma multa (tal como cá), se não cumprir este dever e for detectado pela máquina fiscal é taxado pela taxa máxima (acho que cá não é assim, nem parecido) e é instaurado procedimento criminal por fraude fiscal.
Cá, existe o dever declarativo, podes fazer correcções à declaração, se for detectado discrepâncias a máquina fiscal tem o dever da audição prévia do contribuinte, caso o contribuinte não apareça é instaurado um processo administrativo que vai estancar no dever da máquina fiscal fazer prova que o rendimento declarado não é verdadeiro.
A inversão do ónus da prova evitava este estagnar, se o contribuinte recebeu dinheiro é desde logo considerado rendimento, se não for que o prove (ponto!).
Realmente os americanos não percebem nada disto, ainda por cima aqueles tótos tem mais medo das finanças do que do FBI (será por se fores a tribunal por um crime mais ou menos grave, vais a julgamento, és condenado, cumpres pena e continuas a tua vida e por crime fiscal, para além destes passo, ainda ficas arruinado até à 20.ª geração?)
Abraço!
Mas… (nestas coisas há sempre um “mas”, afinal, a galinha da vizinha é mais gorda que a minha) continuaremos a brincar aos contribuintes enquanto não existir inversão do ónus da prova em termos fiscais.
Desculpem se não é bem correcta esta imagem que tenho, mas nos EUA (odiado pais de atrasados mentais, segundo muitas opiniões vigentes!), o contribuinte tem um dever declarativo (tal como cá) se não declara logo e vem a faze-lo mais tarde é penalizado com uma multa (tal como cá), se não cumprir este dever e for detectado pela máquina fiscal é taxado pela taxa máxima (acho que cá não é assim, nem parecido) e é instaurado procedimento criminal por fraude fiscal.
Cá, existe o dever declarativo, podes fazer correcções à declaração, se for detectado discrepâncias a máquina fiscal tem o dever da audição prévia do contribuinte, caso o contribuinte não apareça é instaurado um processo administrativo que vai estancar no dever da máquina fiscal fazer prova que o rendimento declarado não é verdadeiro.
A inversão do ónus da prova evitava este estagnar, se o contribuinte recebeu dinheiro é desde logo considerado rendimento, se não for que o prove (ponto!).
Realmente os americanos não percebem nada disto, ainda por cima aqueles tótos tem mais medo das finanças do que do FBI (será por se fores a tribunal por um crime mais ou menos grave, vais a julgamento, és condenado, cumpres pena e continuas a tua vida e por crime fiscal, para além destes passo, ainda ficas arruinado até à 20.ª geração?)
Abraço!
essa do quando todos pagam pagam todos menos é a maior falácia da história!
mas alguém ainda acredita no pai natal?
o slogan devia ser: se vocês (Estado) gastarem metade do que gastam, nós podemos TODOS pagar metade dos impostos que pagamos actualmente!
eu apelo à subversão fiscal! é um ataque à liberdade!
mas alguém ainda acredita no pai natal?
o slogan devia ser: se vocês (Estado) gastarem metade do que gastam, nós podemos TODOS pagar metade dos impostos que pagamos actualmente!
eu apelo à subversão fiscal! é um ataque à liberdade!

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Rockerduck Escreveu:O grande problema é... o que fazem ao carcanhol que arrecadam. Lá nos países nórdicos eles sabem para onde vai pois sentem a máquina da educação, saúde e apoio social em acção e de forma eficaz/eficiente. Por cá... é o que se vê... é para construir, comissões, etc.
É uma situação que tenderá a acabar, porque se todos pagarem o estado passa a ser capaz de zelar os seus compromissos e começa a ser pressionado pelo bom pagador.
Resulta, espero Eu, na diminiução da carga fiscal incluindo às empresas para criarem mais postos de trabalho e a menor sobrecarga sobre as familias.
Na minha opinião devia existir um imposto unico e obrigatório.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
mais ou menos
quando todos pagarem os mesmos impostos e tiverem os mesmos direitos e regalias...aí estou de acordo.
Por exemplo:
o contribuinte A e B ganham um salario exactamente igual por tanto pagariam as mesmas taxas de IRS, SGS.
Só que o contribuinte A vive em Lisboa, tem os filhos numa escola com aquecimento central, equipada com computadores, com tecnologia, perto de hospitais mais apetrechados e com Recursos humanos mais especializados, enquanto o contribuinte B vive numa aldeia e hospital ...na cidade mais perto...Escola...na cidade mais perto...sem computadores...talvez uma sala num gimnodespoertivo...arranjada como alternativa...ja la vao dois anos...talvez se o contribuinte B quiser ter o mesmo vai ter que substituir o estado e pagar do seu bolso...Se o contribuinte A fugir aos impostos para compensar esta perda de direitos...nao o podemos condenar...ou podemos?
Por exemplo:
o contribuinte A e B ganham um salario exactamente igual por tanto pagariam as mesmas taxas de IRS, SGS.
Só que o contribuinte A vive em Lisboa, tem os filhos numa escola com aquecimento central, equipada com computadores, com tecnologia, perto de hospitais mais apetrechados e com Recursos humanos mais especializados, enquanto o contribuinte B vive numa aldeia e hospital ...na cidade mais perto...Escola...na cidade mais perto...sem computadores...talvez uma sala num gimnodespoertivo...arranjada como alternativa...ja la vao dois anos...talvez se o contribuinte B quiser ter o mesmo vai ter que substituir o estado e pagar do seu bolso...Se o contribuinte A fugir aos impostos para compensar esta perda de direitos...nao o podemos condenar...ou podemos?
O grande problema é... o que fazem ao carcanhol que arrecadam. Lá nos países nórdicos eles sabem para onde vai pois sentem a máquina da educação, saúde e apoio social em acção e de forma eficaz/eficiente. Por cá... é o que se vê... é para construir, comissões, etc.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison
Eu, tambem estou de acordo!
Apesar de ser um tema polémico, tambem estou de acordo que se mantenha ou até aumente a acxtuação da DGCI.
Quem não deve, não teme!
Quem não deve, não teme!
Maioria dos portugueses apoia pressão do Fisco sobre os contribuintes
Uma larga maioria de portugueses apoia a actuação da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI), considerando que a pressão que a máquina fiscal exerce sobre os contribuintes deve manter-se ou aumentar.
--------------------------------------------------------------------------------
Elisabete Miranda
elisabetemiranda@mediafin.pt
Uma larga maioria de portugueses apoia a actuação da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI), considerando que a pressão que a máquina fiscal exerce sobre os contribuintes deve manter-se ou aumentar.
Indiferentes às críticas de atropelos ou de exageros que vêm sendo apontados ao Fisco, designadamente ao nível das penhoras de contas bancárias e ordenados, os inquiridos são adeptos de medidas enérgicas no combate à fraude e evasão fiscal, segundo os resultados de uma sondagem realizada pela Aximage para o Jornal de Negócios.
Quem mais incentiva esta cruzada da administração fiscal é apoiante do CDS/PP e do PSD, precisamente os dois partidos que nos últimos meses mais têm criticado a actuação da DGCI.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, sergio.silva.vedor1976 e 50 visitantes