Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
MADPIX Escreveu:Bom dia Moteiros, na minha perspectiva temos rompimento do triângulo simétrico, já com o pullback efetuado, e rompimento do canal de lateralização.
Será que a conjuntura global permitirá seguir o padrão do rompimento do triângulo e atingir o target projetado nos €6,15+/-??? Ninguém sabe!
Para já vou surfando a onda.
Bons negócios.
Não acham que ou hoje ou amanhã volta para dentro da banda de Bollinger?
Bom dia Moteiros, na minha perspectiva temos rompimento do triângulo simétrico, já com o pullback efetuado, e rompimento do canal de lateralização.
Será que a conjuntura global permitirá seguir o padrão do rompimento do triângulo e atingir o target projetado nos €6,15+/-??? Ninguém sabe!
Bons negócios.
Bons negócios.
- Registado: 29/11/2007 3:13
In Jornal de Negócios
Mota-Engil ganha contrato de 1,2 mil milhões para renovar linha de metro na capital do México
(...)
A informação foi avançada, esta terça-feira, pela imprensa local que indica que o Governo da Cidade do México adjudicou a obra ao consórcio formado pela Mota-Engil e pela chinesa CRRC. Contudo, ao que o Negócios apurou, a construtora portuguesa concorreu e venceu sozinha.
(...)
https://www.sec.gov/Archives/edgar/data ... chilwa.htm
https://careers.mota-engil.com/job/Port ... hatgpt.com
https://careers.mota-engil.com/job/East ... hatgpt.com
https://m.miningweekly.com/article/luca ... 2026-09-22
https://miningbeacon.com/industry/rare- ... hatgpt.com
Quanto mais analiso a Luso Global Mining, mais me parece que a Mota está a preparar ali um negócio com outra dimensão.
A LGM, que é 100% da Mota-Engil, já tem participações na Chilwa Minerals (31,2%), Kobo Resources (9,9%) e Landore Resources (cerca de 11%), além de estar a desenvolver minério de ferro nos Camarões.
Há também um pormenor interessante: a Chilwa, onde a LGM é o maior acionista, já avançou formalmente com o processo para entrar no Nasdaq.
E tudo isto acontece numa altura em que se assiste a uma forte consolidação no setor mineiro, com muitas aquisições e fusões. Hoje temos mais um exemplo no México, com a Luca Mining a acordar a compra da mina Cozamin por até 385 milhões de dólares.
Há ainda outro fator a ter em conta: o mercado está neste momento a reavaliar vários ativos mineiros, sobretudo no cobre e nos minerais críticos, precisamente numa altura em que a Mota está a concentrar e a preparar a LGM para crescer.
Juntando isto ao recrutamento agora anunciado pela LGM para áreas como financiamento de projetos, investimentos, M&A e joint ventures, parece-me cada vez mais claro que estão a concentrar e a estruturar este negócio para crescer.
Não quer dizer que esteja alguma aquisição iminente, mas as peças começam a encaixar.
J.f.vieira
https://careers.mota-engil.com/job/Port ... hatgpt.com
https://careers.mota-engil.com/job/East ... hatgpt.com
https://m.miningweekly.com/article/luca ... 2026-09-22
https://miningbeacon.com/industry/rare- ... hatgpt.com
Quanto mais analiso a Luso Global Mining, mais me parece que a Mota está a preparar ali um negócio com outra dimensão.
A LGM, que é 100% da Mota-Engil, já tem participações na Chilwa Minerals (31,2%), Kobo Resources (9,9%) e Landore Resources (cerca de 11%), além de estar a desenvolver minério de ferro nos Camarões.
Há também um pormenor interessante: a Chilwa, onde a LGM é o maior acionista, já avançou formalmente com o processo para entrar no Nasdaq.
E tudo isto acontece numa altura em que se assiste a uma forte consolidação no setor mineiro, com muitas aquisições e fusões. Hoje temos mais um exemplo no México, com a Luca Mining a acordar a compra da mina Cozamin por até 385 milhões de dólares.
Há ainda outro fator a ter em conta: o mercado está neste momento a reavaliar vários ativos mineiros, sobretudo no cobre e nos minerais críticos, precisamente numa altura em que a Mota está a concentrar e a preparar a LGM para crescer.
Juntando isto ao recrutamento agora anunciado pela LGM para áreas como financiamento de projetos, investimentos, M&A e joint ventures, parece-me cada vez mais claro que estão a concentrar e a estruturar este negócio para crescer.
Não quer dizer que esteja alguma aquisição iminente, mas as peças começam a encaixar.
J.f.vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
https://oem.com.mx/la-prensa/finanzas/m ... 3-32209581
Mais uma adjudicação importante no México.
J.f.vieira
Mais uma adjudicação importante no México.
J.f.vieira
Editado pela última vez por J.f.vieira em 22/9/2026 23:13, num total de 1 vez.
A Mota tem andado atrás de valores absolutos, está na hora de ver se o jf. Vieira tem razão e o mercado começa a pagar o prémio pela Mota, o valor está lá.
Novos máximos relativos hoje, mas acabámos nos 5.15, ligeiramente acima do canal de lateralização. Acho que vai respirar um pouco, já estava a dar sinais de oversold e o laranja mecanica anda a fazer das dele.
Novos máximos relativos hoje, mas acabámos nos 5.15, ligeiramente acima do canal de lateralização. Acho que vai respirar um pouco, já estava a dar sinais de oversold e o laranja mecanica anda a fazer das dele.
- Registado: 9/12/2025 16:04
Resistencias:
5.18
5.40
5.50
5.18
5.40
5.50
@nmv! Escreveu:essa é a sua opinião
os mercados não dão ouvidos na broadcom.
nem na "falida" better home & finance![]()
porque hão-de considerar o que escreve, na mota?
veja-se a JMT, também vai falir
O azar da Better Home é ter tido como CEO um charlatão e lunático, teimoso, que a restante administração quer afastar da gestão, mas que está difícil porque o homem tem 40% das ações da empresa.
Daí os problemas em bolsa da Better, cheia de potencial.
Legal Disclaimer: sai da Better Home com mais-valias.
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
essa é a sua opinião
nem na "falida" better home & finance
nem na "falida" better home & finance
- Registado: 2/4/2025 19:55
@nmv! Escreveu:Mota-Engil é a 55.ª maior construtora do mundo
Mota-Engil é a 55.ª maior construtora do mundo?
Esta afirmação é no mínimo polémica.
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Mota-Engil é a 55.ª maior construtora do mundo
https://eco.sapo.pt/2026/09/21/mota-eng ... -do-mundo/
- Registado: 2/4/2025 19:55
Com o fecho dos americanos em máximos ou muito próximo deles, amanhã a mota vai abrir com gap altissimo.
- Registado: 1/4/2019 10:52
NirSup Escreveu:Acho que há aqui uma grande confusão ou então sou eu que estou todo baralhado.
A Greenland Mining não existe (literalmente Mineração na Groenlândia).
O que existiu, mas não existe mais, foi uma empresa com o nome de Greenland Minerals (atualmente denominada Energy Transition Minerals Ltd) que é uma empresa de exploração mineira de capital aberto, cotada na Bolsa de Valores da Austrália (ASX: ETM).
By Nirvana
É a Greenland Mines (GRML), uma nano cap que vale ~10M, mas está a ir atrás do hype da Greenland. O que a Mota-Engil tem a ver com isso já não sei, mas quem investir nesta GRML neste ponto vai ter que escavar muito para sair do buraco.
Uma curiosidade, na 6f já tinha tido um volume anormalmente alto, mas deve ter sido coincidencia.
https://seekingalpha.com/news/4644595-g ... -agreement
Greenland Mines Ltd engages in the cell and gene therapy, and natural resources businesses. The company primarily explores palladium, gold, and platinum deposits. It focuses on the exploration and development of Skaergaard project located in Southeast Greenland and the Sarartoq neodymium-praseodymium (Nd-Pr) rare earths project in Southwest Greenland. The company is also involved in the development of KLTO-202, a gene therapy for the treatment and prevention of amyotrophic lateral sclerosis; and KLTO-101 for the treatment or prevention of Alzheimer’s disease, as well as therapies to treat Parkinson’s and other age-related disorders. The company was formerly known as Klotho Neurosciences, Inc. and changed its name to Greenland Mines Ltd in March 2026. Greenland Mines Ltd is based in Charlotte, North Carolina.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Acho que há aqui uma grande confusão ou então sou eu que estou todo baralhado.
O que existiu, mas não existe mais, foi uma empresa com o nome de Greenland Minerals (atualmente denominada Energy Transition Minerals Ltd) que é uma empresa de exploração mineira de capital aberto, cotada na Bolsa de Valores da Austrália (ASX: ETM).
By Nirvana
By Nirvana
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião "
Talvez isto interesse a alguém, que tenha "espaço" na cabeça.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Kiko_463 Escreveu:A Greenland Mining está a subir cerca de 146% e parece estar relacionada sobretudo com o novo interesse estratégico dos EUA pelos minerais críticos.
QUE EXAGERO!
By Nirvana
Está-me a cheirar a gap up no inicio, amanhã.
A Greenland Mining está a subir cerca de 146% e parece estar relacionada sobretudo com o novo interesse estratégico dos EUA pelos minerais críticos.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
Aqui_Vale Escreveu:"Análise Técnica, uma Ferramenta Fundamental".
Boneco atualizado.
CumPrim/
ValeAquilino
Têm tudo para escalar caso se mantenha um viés de subida global...
- Registado: 16/9/2014 15:30
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
"Análise Técnica, uma Ferramenta Fundamental".
Boneco atualizado.
CumPrim/
ValeAquilino
Boneco atualizado.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
NirSup Escreveu:J.f.vieira Escreveu:O mais interessante, para mim, é perceber até onde poderá chegar se conseguir agora transformar essa escala em mais rentabilidade e geração de caixa.
Ah, pois, a fascinante promessa da mineração.
Transformar escala em rentabilidade e geração de caixa num negócio de mineração é, de facto, um exercício admirável.
Abres um buraco, cavas até ao centro da Terra, atravessas três crises geopolíticas, esperas que o preço das commodities não afunde, aguentas uma década de amortização de capital fixo e com alguma sorte os teus netos talvez recebam o primeiro dividendo.
Até lá, a única coisa que realmente escala é a paciência dos acionistas.
............. .................. ....................
NirSup,
reparaste no “se conseguir” da minha frase? Foi precisamente por não achar que escala se transforma automaticamente em rentabilidade e geração de caixa que o escrevi.
Quanto à mineração, estás a misturar um pouco as coisas. Uma coisa é ser dono de uma mina, investir na jazida e ficar anos dependente da exploração e do preço da matéria-prima. Outra é prestar serviços de mineração através de contratos de vários anos, que é sobretudo aquilo que a Mota-Engil faz.
Claro que há muito CAPEX, amortizações, riscos geopolíticos, riscos de execução e até o preço das matérias-primas pode acabar por ter impacto. Nunca disse o contrário.
O que eu quero perceber é uma coisa muito simples: até onde pode chegar a Mota-Engil se conseguir transformar a dimensão que já tem em mais margem, mais lucro e principalmente mais geração de caixa. Foi isso que escrevi e continuo a pensar exatamente o mesmo.
Agora uma coisa te digo: deves ter tido algum dissabor muito grande com a Mota-Engil, porque às vezes até parece que ficaste com algum trauma da ação.
Eu também já tive alguns dissabores com ela ao longo dos anos e não fiquei traumatizado.
E também tens de ter bastante tempo disponível, porque para quem parece não gostar nada da Mota-Engil, preocupas-te bastante com aquilo que ela faz.
Quanto aos meus netos, felizmente ainda não tiveram de esperar pelo primeiro dividendo. Eu já recebi vários dividendos da Mota-Engil, incluindo o deste ano.
Se vou continuar a recebê-los nos próximos anos? Espero que sim.
Mas como já disse várias vezes, certezas absolutas na Bolsa deixo para outros.
J.f.vieira
J.f.vieira Escreveu:O mais interessante, para mim, é perceber até onde poderá chegar se conseguir agora transformar essa escala em mais rentabilidade e geração de caixa.
Ah, pois, a fascinante promessa da mineração.
Transformar escala em rentabilidade e geração de caixa num negócio de mineração é, de facto, um exercício admirável.
Abres um buraco, cavas até ao centro da Terra, atravessas três crises geopolíticas, esperas que o preço das commodities não afunde, aguentas uma década de amortização de capital fixo e com alguma sorte os teus netos talvez recebam o primeiro dividendo.
Até lá, a única coisa que realmente escala é a paciência dos acionistas.
https://eco.sapo.pt/2026/09/21/mota-eng ... -do-mundo/
O mais interessante, para mim, é perceber até onde poderá chegar se conseguir agora transformar essa escala em mais rentabilidade e geração de caixa.
J.f.vieira
O mais interessante, para mim, é perceber até onde poderá chegar se conseguir agora transformar essa escala em mais rentabilidade e geração de caixa.
J.f.vieira
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, jl.sousa1964 e 356 visitantes