Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A (eterna) questão dos 50%...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TRSM » 17/6/2003 18:00

Sinceramente, não vejo no bilhete escrito no frigorifico, a certeza que existe uma rapariga lá em casa.

O problema tem um caminho que nos está a levar a pensar que existe em casa uma rapariga.

Portanto são 3 rapazes :lol: :lol: :lol:

Devo estar maluquinho para responder, mas o Marco só nos prega destas.

abração Marco

TRSM

Registado: 5/11/2002 11:30

Marco

por lmm » 17/6/2003 17:56

Eu diria que as probabilidades são uma de duas: 0% ou 50%.

Ou é menino ou menina... penso que o exemplo que dás se referiria ao da cara ou coroa?......

Abraço,
lmm
Posso bem ser o pior trader da História:

Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;

Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!

Registado: 5/11/2002 0:26

Re: LOL...

por Antunes » 17/6/2003 17:55

MarcoAntonio Escreveu:Outra resposta criativa mas incorrecta, Antunes.

Nada no problema diz que o mais novo é um rapaz e a questão de quem chega mais cedo a casa é uma questão discutível (bem como a da continuidade dos padrões... :mrgreen:).

Estava a atirar o barro à parede a ver se colava... :mrgreen:

Registado: 4/12/2002 11:16

LOL...

por MarcoAntonio » 17/6/2003 17:53

Outra resposta criativa mas incorrecta, Antunes.

Nada no problema diz que o mais novo é um rapaz e a questão de quem chega mais cedo a casa é uma questão discutível (bem como a da continuidade dos padrões... :mrgreen:).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Bowie » 17/6/2003 17:53

As probalidades são iguais mas de 25% para cada.

penso eu de que ...

um abraço

Registado: 25/11/2002 18:56

por Gil » 17/6/2003 17:51

Já sei que está errado... Mas o raciocínio foi o seguinte.Tínhamos 4 hipóteses:

R-R-M
R-M-M
M-M-M
R-R-R

Ficámos a saber q 1 deles era menina e restavam 2 hipóteses:

R-R-M
R-M-M

A probabilidade de vermos 1 rapaz no início era de:

R-R-M 2/3-R
R-M-M 1/3-R

Logo, a probabilidade de acontecer a primeira hipótese seria maior.

Mas aguardo a resposta...
Só há um movimento que consigo prever todos os dias nos gráficos da bolsa... prá frente!

Registado: 4/12/2002 2:26

A minha resposta...

por Antunes » 17/6/2003 17:47

...vai no sentido de ser outra rapariga - partindo do princípio que os filhos mais velhos são os que chegam a casa mais tarde - se o filho mais novo é o rapaz, o do meio é a rapariga, o filho mais velho terá mais probabilidades de ser outra rapariga pela maior probabilidade de CONTINUIDADE DE PADRÕES...

Registado: 4/12/2002 11:16

por Incognitus » 17/6/2003 17:39

O problema náo é o mesmo. Sabes que um é rapaz e que outro é rapariga, pelo que a probabilidade do terceiro mantêm-se 50/50.

Se só soubesses do rapaz, a probabilidade deveria mudar, mas tu sabes 2 dos 3.

O problema das portas é diferente.

Registado: 6/11/2002 19:27

por MarcoAntonio » 17/6/2003 17:36

Este meu último post era em resposta ao do bboniek00.

Entretanto, refiro que nenhuma das respostas está para já correcta.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/6/2003 17:34

Então, quais são?
:mrgreen:

E porque é que, sendo um rapaz, os outros dois já não têm 50% de probabilidade de ser uma coisa ou outra?

Em que é que o sexo de um afecta o dos outros dois?

(eu não estou a dar respostas, estou a colocar perguntas... às quais a resposta ao problema terá re responder, directa ou indirectamente)

Penso que já valeu a pena colocar o problema ainda que sob outro enunciado. O problema já tinha sido colocado duas vezes com um enunciado diferente (mas basicamente o problema é o mesmo) e mesmo assim a resposta não é directa...

Porque é que não é directa?... Porque desafia o senso comum.

Ou melhor, a resposta é directa, mas normalmente incorrecta. É a questão do mercado sobe/desce. A resposta directa é que a probabilidade de uma coisa ou de outra é de 50% embora o gráfico demonstre o contrário... Se fosse de 50% não existiam tendências (ou melhor, seríam mais raras).
Imagem

Administrador Fórum

por Incognitus » 17/6/2003 17:33

bboniek, a solução não pode ser essa, pois é dito que já sabemos que 1 é rapaz e outro é rapariga (pelo bilhere). Logo, deveriam manter-se os 50/50 para o terceiro. Claro, a resposta deve ser outra.

por Gil » 17/6/2003 17:33

A probabilidade aponta no sentido de ser 1 rapaz.
Temos 3 filhos, vi-mos um à sorte e "sái-nos" rapaz. Se houvesse 2 filhas, a probabilidade de isto acontecer era de 1/3. Restam dois, que ficamos a saber q 1 é menina portanto, a conjugação das probabilidades aponta no sentido de haver outro rapaz.

Este problema parece semelhante ao do concurso já aqui falado...
Só há um movimento que consigo prever todos os dias nos gráficos da bolsa... prá frente!

Registado: 4/12/2002 2:26

então aqui vai...

por vsp » 17/6/2003 17:32

Acho que as probabilidades são iguais...

já há uma miuda em casa (o que dá direito a haver um convite para a festa) o que torna o nº de miudas indiferentes... O miudo tb lá está mas esse não interessa...

Ao 3 filho só há uma de duas possibilidades que se não considerar-mos condicionantes externas tem iguais probabilidade de ocorrencia - 50%

Registado: 4/12/2002 17:24

por bboniek33 » 17/6/2003 17:29

A probabilidade de cada elemento ser rapaz/raparifa era ah partida de 50%. Mas... agora 1/3 estah determinado: rapaz.
Alors... as probabilidades restantes jah nao sao de 50% para cada elemento.
:?:
(foi assim que ganhei o totoloto (nas calmas)).

Registado: 22/4/2003 23:12

Gpinto...

por Surfer » 17/6/2003 17:22

«...Nesse caso parece-me óbvio que a probabilidade de ser Rapariga é muito maior dado que o rácio Raparigas/Rapazes é bastante superior às primeiras...»

Isso depende do escalão etário que analisamos. Isto porque até aqui alguns dias atrás eu pensava exactamente como tu em relação a esta questão, tal como a maioria das pessoas pensa da mesma forma.

Só que qual o meu espanto quando aqui alguns dias atrás ouvi um debate na TSF em que alguém do Instituto Nacional de Estatistica afirmava que os dados não são tal como a maioria pensa.

Então segundo os dados do INE, em Portugal tal como na maioria dos paises ocidentais, nascem anualmente bastante mais rapazes do que raparigas e o numero de rapazes é superior ás raparigas até sensivelmente aos 14-16 anos, altura em que o numero de rapazes começa a decrescer em favor das raparigas até aos 25 anos, devido à morte maioritáriamente por acidente.
Dos 25 anos até 40/50 anos a relação entre homens e mulheres mantem equilibrada, para depois dos 50 anos em diante o numero de homens voltar novamente a decrescer em favor das mulheres desta vez por motivos de saude.

Como é de conhecimento geral, o homem devido a um maior desgaste fisico que a mulher durante a sua existência e devido ao facto de não possuir um sistema imunológico tão completo e eficaz quanto o da mulher, está mais exposto a problemas de saude que põem em causa a sua sobrevivência.

Assim ao contrário do que muitos de nós pensavamos, não nascem mais mulheres do que homens, pelo contrário a relação é bem mais favoravel aos homens, só que elas é que se aguentam muito mais e melhor do que eles!!! :cry:

Abraço!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por MarcoAntonio » 17/6/2003 17:21

Também não é a resposta.

A resposta não está no «português» do texto. E nem digo que a resposta não tenha lógica, apenas digo que não é determinante nem prova nada...

Sim, se forem duas filhas ele podería dizer, as outras duas. Mas tb poderá não dizer. Se ele tem 3 filhos e pelo menos um é rapaz estará habituado a referir-se ao conjunto dos filhos de «filhOs». Naquele momento, ele viu um desses filhos. Os outros dois seríam então raparigas mas ele podería dizer perfeitamente «os outros dois (dos meus três filhos)»
(estando o «dos meus três filhos subentendido).

Aliás, nem tenho a certeza que fosse correcto dizer (em termos liguísticos) «as outras duas».

Eu por exemplo, no caso dele, se os outros dois filhos fossem por acaso meninas eu diria na mesma os outrOs dois.
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 17/6/2003 17:20

Voltamos aos problemas matematicos engracados Marco :)

Olhando para o enunciado eu diria que a probabilidade do 3 filho ser rapaz e de 50%.
No entanto, o facto do bilhete estar colado no frigorifico nao quer dizer nada. Pode ser que tenha 3 filhos e um deles ja tenha uma filha ( o que poderia justificar o convite no frigorifico). Nesse caso, ha um pressuposto errado a probabilidade do terceiro filho ser rapaz aumenta para 75% (para dois filhos ha quatro coombinacoes e apenas uma n tem pelo menos um rapaz) :)
Um abraco
Nunofaustino
Visitante

por Incognitus » 17/6/2003 17:16

Sendo chato, porque NÃO é o que o Marco António quer que se diga, teria que ser rapaz.

Isto porque em português, se fossem duas filhas que faltavam, diria "logo conheces as outras duas".

Eheheh, mas não é isto que o Marco António quer. Diz lá a solução, Marco.

por Sun » 17/6/2003 17:15

Não querendo parecer que estou a brincar, pois não estou tive uma ideia que é a seguinte:

O colega do trabalho disse:
"Epá, daqui a nada conheces os outros dois, devem estar a chegar..."

Pelo que se fossem duas raparigas ele teria dito:
" daqui a nada conheces as outras duas..."

Quando temos uma pessoa de um sexo e outra de outro sexo, diz-se, como ele fez: "...os outros dois..."

Pelo que eu diria que o outro filho é um rapaz!!!

Registado: 17/6/2003 11:13

por MarcoAntonio » 17/6/2003 17:14

Os insiders não estão autorizados a responder...
LOL

Imagem

Administrador Fórum

re

por Info » 17/6/2003 17:12

hummmm.. não estão a contar com todas as possibilidades.. mesmo não sabendo do bilhete:

Eu digo que é rapariga porque tenho um inside :mrgreen:

Cump.
Info

por MarcoAntonio » 17/6/2003 17:11

Ice Tea.

E garanto que essa informação de nada serve para a resolução correcta do problema!

Volto a frizar. Cinjam-se ao que está no enunciado. Por exemplo, o que eu tenho andado a beber é perfeitamente irrelevante...
Imagem

Administrador Fórum

Re: A (eterna) questão dos 50%...

por ze-to » 17/6/2003 17:07

MarcoAntonio Escreveu:Esta questão é uma questão que sempre me interessou particularmente porque diz muito de como o senso comum raciocina (e por vezes raciocina mal).

Nos mercados, é vulgo referir-se que o mercado tanto pode subir como descer logo a probabilidade de acertar é de 50%.

Já por diversas vezes chamei a atenção para o facto de este raciocínio não estar correcto. O facto de termos duas possibilidades distintas não significa que a probabilidade de uma seja igual à de outra, ou seja, de cada uma ter 50% de probabilidade de ocorrer.

Existe um problema que já foi aqui colocado por duas vezes e por isso desta vez vou deixar um exemplo diferente e igualmente muito engraçado:

Imagine que um colega se de trabalho o convida para uma festa de aniversário lá em casa dele.

«Epá, vem à minha festa de aniversário. É uma boa oportunidade para conheceres os meus três filhos...»

Chegado a casa dele, aparece um rapaz novo que cumprimenta o pai (o seu colega aniversariante). Ao que este lhe diz... «Epá, daqui a nada conheces os outros dois, devem estar a chegar...»

Chegado à cozinha vê um bilhete «colado» no frigorífico:

«Estimados Pais, como vem sendo habitual vimos convidar os pais que têm uma ou mais meninas no nosso colégio e que... blá... blá... blá...»

Bem, nesta altura, já saberá que dos três filhos que o seu colega tem:

:arrow: Um é rapaz.

:arrow: Um é rapariga.

:arrow: O outro pode ser rapaz ou rapariga...

Agora a questão que se coloca é?... O que é mais provável? Ser rapaz ou ser rapariga?... A probabilidade é igual (50%/50%) ou diferente (mais provável uma coisa do que outra)?...

:?:
marco antonio que é que andaste a beber rapaz?

Registado: 31/1/2003 18:04

por MarcoAntonio » 17/6/2003 17:07

Ehehe...

Pois, mas tb não é a resposta ao problema.

Aliás, aproveito para sublinhar o seguinte: cinjam-se ao que está escrito no problema, não justifiquem a resposta com algo que não esteja no enunciado. Podem ser criativamente muito engraçadas/curiosas essas respostas, mas são matematicamente incorrectas.

Tudo o que está lá é suficiente. Por exemplo, no problema não fala em festa de colégio nenhuma...
:wink:
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/6/2003 17:08, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

é uma rapariga

por Sun » 17/6/2003 17:02

o outro filho é uma rapariga, porque ele e a irmã foram á festa do colégio, por isso o terceiro filho tb não está lá!!!! Foram as duas a uma festa!!! :)

Registado: 17/6/2003 11:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, almica, Apramg, Dragon56, Google [Bot], latbal, OCTAMA, PAULOJOAO, Àlvaro e 160 visitantes