Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Piadas sobre os Franceses

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

A falta de Rigor

por KromOzone » 13/3/2003 3:33

De entre todos os comentários sobre a guerra do Iraque queria só apelar ao rigor: " 1 milhão de mortos na Ex-Jusgoslávia" é de bradar aos céus...já agora devia de dizer 10 milhões tinha mais impacto.
Quanto ao Incógnitos não tenho duvidas que o Saddam é MAU,mas também ñ tenho duvidas que esta guerra vai trazer muito mais mortes que os ultimos 10 anos no Iraque.Mas se a guerra é só para tirar o Saddam de lá ;venha ela o mais rápido possivél para o Iraque e para todas as ditaduras do Mundo...mas não leve a mal dizer-lhe isto acreditar que é por isto que vai haver Guerra é que me parece estupido.

Registado: 22/11/2002 3:27

COMENTÀRIO

por Visitante » 13/3/2003 1:29

Vamos lá sentarmo-nos para entendermos de um modo sereno.

Começar pela nossa humildade de homens...que observam claramente a dimensão diminuta do nosso campo de actividade e influência....e sermos concisos nas nossas dúvidas.

O premio nobel da literatura de 1960....escreveu uma das sua obras...talvez a prima....intitulada..."As pontes sobre o rio Drina"......nele se contava toda a saga dos povos que viveram junto desse rio e sucessivamente passavam na ponte que o atravessava......dizendo e configurando dissensões milinares que sempre caracterizaram os povos dos Balcãs......durante a II guerra e a chamada guerra fria....Tito conseguiu apaziguar essas linhas de fractura......mas após a queda do muro de berlim....os alemães.....porque a zona é essencial para a sua afirmação estratégica.....presume-se que fizeram ressuscitar essas atrições latentes....através da introdução de agentes insurrecionais.....que de uma forma..claramente discreta, accirraram os animos...adormecidos....e foi o que se viu....Mostar...vukovar..Serajevo
Bósnia-Ercegóvina....kosovo...Macedónia.
A potência maritima..(USA-UK) ..naturalmente que não deixaria que a potência terrestre tomasse a influência dominante na zona.....daí a paz de Dayton.....e os bombardeamentos do Kosovo......
Não é portanto legítimo tomarem-se como culpados da tragédia que se verificou... o milosevic e quejandos..... sem deixarmos de procurar os reais contendores.......e por consequência os verdadeiros culpados.... Andamos todos já condicionados pela contra informação e partimos, desde logo, influenciados para qualquer raciocínio que viermos a fazer sobre as circunstâncias que acontecem ..hodiernamente.......
Quem fez o 11 de setembro?
Onde está o Bin laden?
Será apenas um fantasma?
Será o Sadam...um tirano como eles informam que é?
Não será apenas um mero árabe de bigode?
..............
Quem são os mentores de tudo isto?
A quem interessa restabelecer a corrente dos petrodólares.....quem são os interessados?

Não são os povos...são seitas de poder....que se escudam nas nações......para travarem a suas lutas ....para justificarem as suas cobiças......nem são os USA-UK....por um lado...nem serão os franceses ou alemães por outro.......são seitas do poder...nesses estados e noutros....que discretamente....vão ordenando a matança.........em visto dos seus objectivos..particulares......
Devemos observar bem onde se escondem.......e quem são.
Eles tentam orientar o nosso pensamento....condicionando-o através de acções psicológicas de massa.....com ideias força.....cientificamente determinadas.....e nós se ousarmos levantar a cabeça....somos logo julgados pelo TPI.....contituido em ameaça ...para qualquer um que queira desafiar....a "constitucionalidade" dos chamados direitos humanos........simples ratoeira para evitar a revolta dos mais lúcidos.......e que vêm o crimes diários que este ultra-liberalismo comete........alguém se refugia na impunidade constituida......

Por tudo isto peço que nos sentemos a reflectir.....com todo o respeito o faço....perante as vossas opiniões que li onde adivinhei laivos de sinceridade....

Temos de parar tudo isto ....tendo a coragem de denunciar.......quem se esconde avaramente a vigiar os seus tesouros ensombrados pelo sangue dos inocentes....

Cumps
Visitante

Carta

por Curioso » 11/3/2003 20:52

«Como te sentes? Como te sentes ao veres que o horror estalou na tua cidade e não na casa dos vizinhos?

Como te sentes com o medo a apertar o teu peito, o pânico provocado pelo ruído ensurdecedor, as chamas sem controle, os edifícios que caiem, esse terrível odor que se entranha no fundo dos pulmões, os olhos dos inocentes que caminham cobertos de sangue e fumo?

Como se vive na tua própria casa a incerteza do que acontecerá?

Como se sai do estado de choque? Em estado de choque caminhavam no dia 6 de Agosto de 1945 os sobreviventes de Hiroshima. Nada ficou de pé na cidade depois que o artilheiro norte americano de Enola Gay deixou cair a bomba. Em poucos segundos matou 80.000 homens, mulheres e crianças. Outros 250.000 morreriam nos anos seguintes devido às radiações. Mas essa era uma guerra distante e nem sequer havia televisão.

Como sentes hoje o horror quando as terríveis imagens na televisão te dizem que o fatídico 11 de Setembro não se passou numa terra afastada e sim na tua própria cidade?

Outro 11 de Setembro, mas há 28 anos atrás, matou um presidente chamado Salvador Allende por resistir a um golpe de estado planeado pelos teus governantes. Foram também tempos de horror, mas isso passou-se muito longe da tua fronteira, numa ilhota republicana sul-americana. Essas republicanas estavam atrás de ti e nunca te preocupaste muito quando os marines sairam a sangue e fogo para imporem os seus pontos de vista.

Sabias que entre 1824 e 1994 o teu País levou a cabo 73 invasões a países da América Latina? As vítimas foram Porto Rico, México, Nicarágua, Panamá, Haiti, Colômbia, Cuba, Honduras, República Dominicana, Ilhas Virgens, Salvador, Guatemala e Granada.

Há quase um século que os teus governantes estão em guerra. Desde o início do século XX, praticamente não houve uma guerra no mundo em que a gente do teu Pentágono não tivesse participado. Claro, as bombas sempre explodiram fora do teu território, com excepção de Pearl Harbor, quando a aviação japonesa bombardeou a Sétima Frota em 1941.

Mas o horror sempre esteve distante.
Quando as Torres Gémeas vieram abaixo no meio do povo, quando viste as imagens na televisão ou ouviste os gritos porque nessa manhã estavas em Manhattan, pensaste por um segundo naquilo que sentiram os camponeses do Vietname durante muitos anos? Em Manhattan as pessoas caíram dos arranha-céus como trágicas marionetas. No Vietnam, as pessoas gritavam porque o fogo queimava a carne e a morte era horrorosa, tanto como a dos que caíram num salto desesperado para o vazio.

A tua aviação não deixou nem uma fábrica nem uma ponte por destruir na Jugoslávia. No Iraque foram 500.000 os mortos. Meio milhão de almas levou a Operação Tormento no Deserto...quanta gente se esvaiu em sangue em locais tão exóticos e distantes como Vietnam, Iraque, Afeganistão, Líbia, Angola, Somália, Congo, Nicaragua, Dominicana, Camboja, Jugoslávia, Sudão e uma lista interminável. Em todos esses locais os projécteis foram fabricados em companhias do teu País, e eram apontados pelos teus homens, por gente paga pelo teu Departamento de Estado, e só para que tu pudesses continuar a gozar a forma de vida americana.

Há quase um século que o teu País está em guerra com todo o mundo. Curiosamente, os governantes lançam os cavaleiros do Apocalipse em nome da liberdade e da democracia. Mas deves saber que para muitos povos do mundo (deste planeta onde em cada dia morrem 24.000 pessoas de fome ou com doenças curáveis), os Estados Unidos não representam a liberdade e sim um inimigo distante e terrível, que só representa guerra, fome, medo e destruição. Sempre foram conflitos distantes de ti, mas para quem vive ali é uma dolorosa realidade próxima, uma guerra onde os edifícios caiem por baixo de bombas e onde essa gente encontra uma morte terrível. E 90% das vítimas foram civis, mulheres, anciãos, crianças.

Que sentes quando o horror golpeia a tua porta por um só dia? Que pensas quando as vítimas em Nova Iorque são secretárias, operadores de bolsa ou empregados de limpeza que pagavam pontualmente os seus impostos e nunca fizeram mal a uma mosca?

Como sentes o medo? Como te sentes por saber que a guerra, no 11 de Setembro, atingiu finalmente a tua casa?»

Gabriel García Márquez
Partilhar é ser humano...

Registado: 10/12/2002 20:49

Os franceses estão lixados

por Vasco da Gama » 11/3/2003 20:36

meteram -se com quem não deviam, ainda vão ficar a pão e água.

Viva Portugal
Vasco da Gama

Ja que querem piadas...

por Visitante » 11/3/2003 20:17

Hoje vi uma noticia no yahoo.com que me deixou de boca aberta... ha uma proposta para as French fries deixarem de serem french fries para serem chamadas de freedom fries... Isto revela apresenca de uma palas que alguns americanos tem e que so veem para um lado... e pena...
Visitante

por Incognitus » 11/3/2003 15:02

Eu tb seria a favor de outros meios que removessem o Saddam sem necessidade de guerra.

Aliás, por esses meios podiam fazer o mesmo aos radicais islâmicos no Irão, que subvertem a democracia que de outra forma aí existiria.

E por esses meios tb podiam despachar o alucinado do tipo da Coreia do Norte.

Será assim tão difícil de atingir esses tarados? Ou não há vontade de o fazer porque se arriscam a que lhes façam o mesmo, sendo os dirigentes Ocidentais muito mais expostos?

Registado: 6/11/2002 19:27

por R_Martins » 11/3/2003 14:51

Incognitus Escreveu:O que eu acho, é que nesta guerra a posição daqueles que estão contra a guerra é simplesmente estúpida.

O único argumento é que a guerra provoca sofrimento e mortes entre os inocentes.

E o que é que essas pessoas acham que a manutenção do presente regime iraquiano provoca entre os inocentes iraquianos?

Ou seja, quem está contra a guerra para mudar o regime iraquiano, não o está porque queira evitar morte e sofrimento. Simplesmente, querem que a morte e o sofrimento continuem como hoje ... sem incomodar.

Se o regime iraquiano tivesse sido alterado em 1991, já se tinham poupado 10X mais vítimas do que as que uma guerra hoje provocará. Se a guerra não for hoje, daqui a 10 anos já se terão provocado pelo menos 10X mais vítimas do que a guerra hoje provocará.

"in light of that". Guerra, quanto antes. O mais rápido possível. Amanhã.

Caro Ingnitus
Já sabemos que argumentos contra ou a favor da guerra, encontraremos sempre. Poderemos sempre justificar a nossa posição e exemplificá-la. Poderíamos ficar a discutir até sempre.

A minha mãe é de origem espanhola. Filha de uma portuguesa e de um espanhol.
Tinha 5/6 anos quando sucedeu a guerra civil espanhola.
No fim da guerra sucedeu o acerto de contas entre os vencedores e os vencidos, um dia chegaram a casa, levaram o meu avó, e na presença da minha mãe, uma irmã mais nova e um irmão mais velho «fuzilaram-no» junto a um muro.
De acordo com versões do meu tio mais velho, o meu avó nem sequer tinha consciência política definida. Tinha um talho e vendia carne a quem lhe a comprava, fosse de esquerda, direita ou centro. Digamos era politicamente neutro. No ajuste de contas, por razões não esclarecidas todavia, tocou-lhe ao meu avó ser «fuzilado». Diz-se por questões de inveja, arbítrio, foi considerado contra a direita, por alguém que assim o entendeu definir.
Isto para dizer: A minha mãe, hoje com 69 anos, continua a voltar a cara há violência. Sobretudo na televisão, seja filmes, telejornais, é um gesto automático, sempre, sempre volta a cara há violência. Nós que a conhecemos, já nos habituámos a ver este gesto automático de repulsa contra a violência.
Depois de tantos anos, a memória desta mulher ficou marcada, perturbada, com a violência para o restos dos seus dias. A memória do horror está sempre ali naquela cabeça. A minha mãe é católica praticante.

Penso que a ideia da guerra não tem razão de existência. Existem hoje instrumentos para encontrar soluções para que o mundo viva sem guerra. E se estou contra o Bush, é porque para mim é ele o promotor da guerra. Seja onde for, seja quem seja, eu estou contra a guerra.
Hoje existem instrumentos para eliminar o Saddam sem guerra. Porque não faze-lo?
Mais uma vez, ditadores, privilegiados, vão poder contar a guerra a seu belo prazer. Já devem ter preparado uma luxuosa mansão para os assassinos de Bagdade. Os outros, que nada decidem, que não tem protecção, vão ser os que vão levar com as bombas do Buhs. Este se tivesse filhos, já «militava» na Guarda Nacional Republicana, protecto contra as bombas do Saddam. Não se trata de ser ricos ou pobres. Trata-se daqueles que promovem a guerra, quererem a mesma longe da própria porta.
Foi sempre assim...
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por R_Martins » 11/3/2003 13:22

Pata-Hari Escreveu:rmartins, achas que o povo americano permitiria isso? es estruturas politicas e os medias não são exactamente o que existia nessa altura...
Não me parece que isso seja um risco. Nem da parte do bush, nem dos americanos.

Pata

Repara no discurso do Bush após o 11 de Setembro e o verbalismo que utiliza hoje.
Parecia amigo de todos, falava dos aliados, da coligação contra o terrorismo, pareceu-me, em termos de igualdade. Quando alguns países disseram que não estava de acordo com o ataque ao Iraq, começou com ameaças. As instancias internacionais tem regras, aliás em consonância com o EUA e criadas em parte por estes. O Bush diz que não lhe interessa, e não está na disposição de as respeitar. O que se chama a isto?
Acredito nos sentimentos democráticos dos americanos. Não acredito que o Bush esteja de boa fé, não só alguns aliados mas com os próprios americanos.
Existem «manuais» suficientes para nos provar que o terrorismo não se combate com exercitos.
R. Martins

por Visitante » 11/3/2003 12:57

As piadas, são piadas e têm q ser entendidas como tal. Obviamente q utilizam estereotipos outro tipo de artificios condenaveis, mas afinal n seriam piadas sem estes.

Tanto os EUA como a França têm culpas no cartório relativamente a este assunto.
O argumento de depor Sadam pq ele é mau e faz mal ao seu povo n pode ser utilizado pelos EUA, afinal na guerra do golfo o paizinho deste q está lá agora, mandou as tropas recuarem qd chegaram a Bagdag. Se o Sadam era assim tão mau não é pior quem o deixa no poder depois de uma guerra?
A França tal como a Alemanha e até os EUA, eram grandes amigos do Sadam qd havia o problema do Irão, e fizeram montes de dinheiro e mandaram montes de ajuda tecnologica e informações para o Iraque. Nenhum desses "senhores" tem moral para falar.

A mim só me custa ver o palhaço do Durão Barroso, com saudosismo da pasta dos negocios estrangeiros, a fazer e a dizer as maiores barbaridades na cena internacional. A sorte é q ninguém lhe liga, nem sabe quem ele é.
O problema foi criado por eles, eles q o resolvam! Portugal é neutro! n tem nada a ver com essas (es)histórias. EUA nossos aliados? desde quando?
Um país com uma história quase milenar não deve fazer as vontades a putos reguilas como os EUA q ainda agora nasceram já pensam q podem mandar no mundo como lhes convém.

btw n sou o visitante q postou as piadas
Visitante

Meus amigos

por GetSmarter » 11/3/2003 12:53

Tudo isto se resume a um presidente mentecapto q não quer ficar mal na fotografia do seu mandato como o primeiro q levou com um ataque no seu pp território. Tem de fazer qq coisa nem q seja inventar uma guerra. Valha-nos deus, o homem já conseguiu q metade do mundo apoiasse um tirano como Sadam. O problema não são os americanos, é esta administração. Um bando de crianças imbecis com poder a mais.
"MASTER RULE: STOP LOSS."

"Plan the trade, trade the plan. Don't let fear or greed get in the way."

Registado: 3/12/2002 19:20

Patinha

por ABsurdo » 11/3/2003 12:48

Eu nem quero saber qual o lado certo e o errado (se calhar esses «lados» nem existem...)
O que queria referir, é que me chocam um pouco as argumentações baseadas num primário anti-americanismo. Vê lá: Os mesmos que se insurgiram contra a intervenção na Jusgolávia, dormiram mais descansados depois de os americanos travarem o Milosevic. Esses mesmos voltaram a manifestar-se contra a intervenção no Afganistao (até exigiam provas por parte dos americanos de que o Bin estava lá...) e acabaram por dormir mais descansados por saberem que a Al-Qaueda estava grandemente amputada. Esses mesmos hoje insurgem-se contra a intervenção no Iraque, mas certamente que dormirao mais descansados daqui a um ou dois meses...

... e olha que eu sou insuspeito! Tenho uma juventude de militancia antiamericana e sempre naveguei nas águas da esquerda...

Um Beijo
ABsurdo 8-)

Registado: 14/11/2002 11:49

por Incognitus » 11/3/2003 12:45

Bem, é fácil de determinar que o Saddam é MAU. E que se o deixarem lá, mais tarde ou mais cedo vai fazer coisas MÁS.

Parece-me que não é necessário mais critério nenhum. Os EUA deviam deixar aquela conversa sobre WMD's e focar-se neste aspecto simples: queremos ir lá e retirar o tipo mau.

por Pata-Hari » 11/3/2003 12:41

LOL, lá estamos aqui, "live" a cair numa de "o mundo é preto ou branco". Há os maus e os bons.

Absurdo o que é preocupante são as afirmações que têm implicito de que só há um lado certo. O preocupante é o pessoal poder dormir à noite sem qualquer preocupação e tendo a absoluta certeza de que tem razão total e absoluta e que tudo o que fizer ou não fizer é justificado porque é "o certo".

Não estou a tomar um partido, estou a chamar à atenção para os ataques de estreiteza de espirito que permitem que uns sejam os anjos e outros as bestas. Aliás, se há coisa que eu odiaria era ter que tomar decisões estrategicas e politicas desse género, odiaria ter a responsabilidade de escolher "o caminho certo".
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Incognitus,

por ABsurdo » 11/3/2003 12:39

Nao foram os americanos que «vieram»... foi o sr chirac que lhes foi implorar uma intervenção porque os europeus nao conseguiam controlar a situação!

Abraço
ABsurdo 8-)

por Incognitus » 11/3/2003 12:33

Os jugoslavos faziam muito barulho a morrer. Se fizessem menos barulho, não tinham dado tantos problemas.

Os iraquianos vê-se que fazem menos barulho. Pode-se confiar neles para desaparecerem sem deixar rasto e sem imagens desagradáveis na televisão.

É impressionante como é que tiveram que vir os EUA intervir no Kosovo senão ninguém fazia nada. Caramba, o Kosovo é aqui no meio da Europa.

Fazem-me lembrar

por ABsurdo » 11/3/2003 12:29

os tempos em que se insurgiam contra a invasão da Jusgoslávia, um país soberano, etc, etc... e assim se foi concretizando o genocídio de 1 milhao de pessoas... e um tal de Milosevic está hoje sentado no Tribunal de Haia por crimes contra a humanidade...
pois! é tão bom poder dizer mal dos americanos e depois poder dormir descansado...

por Incognitus » 11/3/2003 12:25

O que eu acho, é que nesta guerra a posição daqueles que estão contra a guerra é simplesmente estúpida.

O único argumento é que a guerra provoca sofrimento e mortes entre os inocentes.

E o que é que essas pessoas acham que a manutenção do presente regime iraquiano provoca entre os inocentes iraquianos?

Ou seja, quem está contra a guerra para mudar o regime iraquiano, não o está porque queira evitar morte e sofrimento. Simplesmente, querem que a morte e o sofrimento continuem como hoje ... sem incomodar.

Se o regime iraquiano tivesse sido alterado em 1991, já se tinham poupado 10X mais vítimas do que as que uma guerra hoje provocará. Se a guerra não for hoje, daqui a 10 anos já se terão provocado pelo menos 10X mais vítimas do que a guerra hoje provocará.

"in light of that". Guerra, quanto antes. O mais rápido possível. Amanhã.

por Pata-Hari » 11/3/2003 12:18

Claro que são. Mas as coisas retiradas do seu contexto perdem o seu significado. E é o caso de quase todas as frases verdadeiras.

Talk is easy e o pessoal americano esquece-se (ou não sabe, lol) que muitas coisas que culturalmente estão na génese de muitas das liberdades que se gozam hoje na sociedade (considerada) civilizada têm raizes na forma de pensar e nas acções dos franceses. Estou a criticar a curteza de vista dos dois lados, incognitus, que é em grande parte resultado de se querer enviesar a opinião pública numa só direcção.
Administrador Fórum

por Incognitus » 11/3/2003 12:04

E eu até gosto da França.

por Incognitus » 11/3/2003 12:04

Pata, o que é engraçado naquelas frases, é que metade delas são verdade.

Já viste a última? Simplesmente brilhante. E é verdade.

por Pata-Hari » 11/3/2003 11:22

rmartins, achas que o povo americano permitiria isso? es estruturas politicas e os medias não são exactamente o que existia nessa altura...
Não me parece que isso seja um risco. Nem da parte do bush, nem dos americanos.
Administrador Fórum

por R_Martins » 11/3/2003 11:09

Pata-Hari Escreveu:Exacto, Jotabil. Da mesma forma que oiço os argumentos anti-franceses totalmente ridiculos por parte dos americanos, também oiço comentários totalmente disparatados da parte dos franceses nomeadamente comparando já bush a hitler, lol. Como é óbvio os politicos tentam por questões de marketing politico diabolizar as ideias e opiniões do governo do país que têm uma posição contrária usando os argumentos que têm e que possam explicar decisões complexas.

Patinha

O Hitler também começou devagar. Não começou logo a dizer «vou matá-los todos...»
A linguagem do Buhs não é diferente. E quando os opositores existem, coisa de que ele não gosta, o homenzinho radicaliza-se. Radicaliza-se!!!
Os contratos assinados pela França, Alemanha, Rússia e outros, com o Iraq, não são para cumprir caso os americanos tomem o poder em Bagdade. O Hitler fazia o mesmo, esqueceu-se de todos os direitos contratuais, não só comerciais como sobretudo humanos. Obviamente que a democracia na América tem raízes, e o Buhs mais tarde ou mais cedo ficará sujeito a ela. As liberdades são hoje condicionadas em nome do terrorismo, já é só por si menos democracia e isto sempre ainda com o Buhs.
Beijocas
R. Martins

sabes o que te digo

por jotabil » 11/3/2003 10:42

Sabes o que te digo ..marrequinha....temos de saber ultrapassar o síndroma do holocausto....pra vermos o que está a passar-se no mundo.

Cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Pata-Hari » 11/3/2003 10:36

Exacto, Jotabil. Da mesma forma que oiço os argumentos anti-franceses totalmente ridiculos por parte dos americanos, também oiço comentários totalmente disparatados da parte dos franceses nomeadamente comparando já bush a hitler, lol. Como é óbvio os politicos tentam por questões de marketing politico diabolizar as ideias e opiniões do governo do país que têm uma posição contrária usando os argumentos que têm e que possam explicar decisões complexas.
Administrador Fórum

quero só dizer

por jotabil » 11/3/2003 10:23

Estou do lado da inquietação da marrequinha. Atrever-me-ia a dizer mesmo...que existe gente a compilar aforismos baratos para desvirtuar a posição francesa.....que , corroborando a marrequinha......também não toma a sua posição por meros intuitos morais. Existem outras motivações que radicam na cobiça.....tanto de um lado como de outro. Digo mesmo que não são os povos ou as nações que actualmente se estão a confrontar numa estratégia indirecta. Julgo que apenas são seitas do poder....a comandar tanto de um lado como de outro......o povo..é apenas alienado por uma contra informação insidiosa......poderei mesmo afirmar uma contra informação criminosa e desumana. Temos sobretudo de ter a coragem de os denunciar ou de pelo menosolhar mais além do que a lógica do mercado.
Bem...mas isto não é ,facilmente, óbvio.

Cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, GamesOver, Google Adsense [Bot], Luzemburg, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 570 visitantes