Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Discos Pedidos - Cimpor (7 de Abril)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dansousa » 9/4/2009 8:32

Bom dia Ulisses e obrigado pela pronta resposta.

Ulisses Pereira Escreveu:Dan, não me chateaste nada. Simplesmente gosto de desmistificar a ideia que muitos têm de que a Análise Técnica é muito complexa e fruto de estudos muito elaborados. Nada disso. Perceber que a tendência é algo de poderoso é, na minha opinião, o princípio mais fulcral da análise técnica e aquele que pode "salvar" muitos investidores do domínio quase fatal de um "Bear Market".

Um abraço,
Ulisses

É isso mesmo que eu pretendo entender, porque quem entra na bolsa e leva logo uma "cacetada" de cima para baixo (com um bear market super violento) fica logo KO (como eu fiquei), por acaso (e hoje atribuo isso à sorte de principiante) antes de levar a dita "cacetada" ainda ganhei algum dinheiro que deu para comprar uma boa vestimenta para amortecer a pancada da cacetada, mas de qualquer forma ainda chegou à pele e doeu bastante....

Depois da fase anterior temos duas hipóteses ou desistimos (que é o que normalmente acontece com os pequenos investidores que entram no auge do bull e compram lá em cima - segundo reza a história) ou tentamos entender minimamente os mercado e ficamos dentro à espera que as coisas melhoram enquanto vamos aprendendo (se quisermos....e eu quero), como não gosto de desistir dos meus objectivos e consegui ganhar um gosto especial pelos mercados, além de querer repor a minha situação financeira e depois melhorá-la, não será difícil adivinhar que optei pela segunda hipótese.

Feita a minha opção resta-me estudar e é aqui que nós (pelo menos falo por mim) com a pressa de aprender, queremos ler tudo e mais alguma coisa, aprender tudo num dia, ler tudo num dia, aprender 1001 indicadores (já passei grande parte desta fase, felizmente para mim), usar 1001 estratégias, etc, uma grande confusão que ajuda ao raciocínio que frisaste e à ideia de que a analise técnica é algo de muito complicado (infelizmente ainda não consegui concluir que é simples mas é nesse sentido que pretendo caminhar).

Toda esta seca para dizer o quê, para dizer que só queria entender que também é possível ler-se muita coisa num gráfico muito limpinho, apesar de já ter lido diversas vezes, vários forenses aconselharem a deixar o gráfico o mais limpo possível, o que contraria a tendência inicial dos principiantes (como eu) de querer encher os gráficos de "bonecos" fazendo muito ruído ao mesmo e não deixando ler praticamente nada "do que nos possa querer dizer".

Bem, já chega..........espero não ter confundido mais as coisas e que a minha questão inicial tenha ficado assim completamente esclarecida, para não haver confusões,...não gosto muito de confusões.

Ulisses mais uma vez, obrigado por tudo...

Abraço

Daniel Sousa.
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por Ulisses Pereira » 9/4/2009 3:30

Dan, não me chateaste nada. Simplesmente gosto de desmistificar a ideia que muitos têm de que a Análise Técnica é muito complexa e fruto de estudos muito elaborados. Nada disso. Perceber que a tendência é algo de poderoso é, na minha opinião, o princípio mais fulcral da análise técnica e aquele que pode "salvar" muitos investidores do domínio quase fatal de um "Bear Market".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Dansousa » 8/4/2009 23:15

Ulisses Pereira Escreveu:Dan, não utilizo nenhum indicador. Minto. Por vezes, depois de movimentos muito fortes, dou uma espreitadela ao RSI para ver o estado de "Aquecimento/arrefecimento" de um título, mas é uma excepção.

Ok.

Ulisses Pereira Escreveu:Como tal, os meus gráficos parecem limpos mas eles são mesmo assim, não os limpo de propósito para aparecerem assim nas análises. Para mim, tempo, volume, preço, resistências, suportes e linhas de tendência chegam para fazer as minhas análises.Não há nada escondido além disso.

Ulisses, eu não disse que os teus gráficos pareciam limpos, eu disse que os teus estavam limpinhos e nem pensei que os pudesses limpar para os mostrar ao pessoal, se calhar expliquei-me mal quando usei a expressão "o que é que está por trás destas excelentes analises?", nunca foi minha intenção dizer que escondias o que quer que fosse, o que eu queria saber é que tipo de estudo fazias atrás dos gráficos (ou do computador, como queiras) para conseguires chegar a estes resultados. Não tenho duvidas, mesmo com a minha pouca experiência que se usasses indicadores não abdicarias deles para expor as tuas analises, tal como fazem outros colegas nas suas.

Ulisses Pereira Escreveu:Naturalmente que 18 anos a acompanhar os mercados ajudam a analisar e a reconhecer a validade de algumas das linhas, mas eu vejo a análise técnica de uma forma mais simples do que parece. E com isto não quero tirar o mérito a quem tem uma parafernália de indicadores e os usa. Por exemplo, o Cem é uma das minhas referências e, no entanto, o seu estilo de actuação é completamente diferente do meu.

Um abraço,
Ulisses

Exactamente Ulisses a experiência foi um dos pontos que eu também foquei, não tenho duvidas que 18 anos é "muita fruta" e muita experiência acumulada, espero chegar lá e conseguir fazer o mesmo.
Ulisses, espero não ter sido mal interpretado nas minhas questões, pois estou apenas a tentar entender os vários métodos utilizados para analisar os mercados e a partir daí ajustar a minha forma de analise, como te disse, estou a aprender e é com os melhores que se aprende.........por isso é que te "chateei"........obrigado pela atenção.

Abraço

Daniel Sousa.
DS

por Ulisses Pereira » 8/4/2009 12:50

Dan, não utilizo nenhum indicador. Minto. Por vezes, depois de movimentos muito fortes, dou uma espreitadela ao RSI para ver o estado de "Aquecimento/arrefecimento" de um título, mas é uma excepção.

Como tal, os eus gráficos parecem limpos mas eles são mesmo assim, não os limpo de propósito para aparecerem assin nas análises. Para mim, tempo, volume, preço, resistências, suportes e linhas de tendência chegam para fazer as minhas análises.

Não há nada escondido além disso. Naturalmente que 18 anos a acompanhar os mercados ajudam a analisar e a reconhecer a validade de algumas das linhas, mas eu vejo a análise técnica de uma forma mais simples do que parece. E com isto não quero tirar o mérito a quem tem uma parafernália de indicadores e os usa. Por exemplo, o Cem é uma das minhas referências e, no entanto, o seu estilo de actuação é completamente diferente do meu.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Dansousa » 8/4/2009 0:10

Boa noite Ulisses e mais uma vez obrigado (da minha parte) por mais esta "delicia".........sempre bom para quem está a aprender.

Ulisses Pereira Escreveu:jromeira, não é fácil em pouco tempo explicar algumas coisas, mas pode-se tentar. Quanto a estocásticos, médias móveis e afins, há na net explicações bem completas e eu não utilizo indicadores, pelo que não faz sentido explicar coisas que não incluo no meu método de análise.

Um abraço,
Ulisses

Curioso...não sei se isto já foi aqui falado mas se foi peço desculpa pela insistência.....Não utilizas nenhum indicador? Em que é que baseias as tuas analises? Tempo, preços, volumes, suportes, resistências, medias moveis? Desculpa a pergunta tão básica, mas.....eu tenho acompanhado todas as analises dos discos pedidos e consegue-se ver que os gráficos estão todos limpinhos, sem grandes exageros mas....o que é que está por trás destas excelentes analises? Que tipo de estudo? Para além da vasta experiência, claro????

P.S. Se não quiseres revelar não há problema, entendo perfeitamente qualquer que seja a tua posição.

Já agora aproveito para retribuir os votos de Feliz Pascoa.

Abraço

Daniel Sousa.
DS

por rsacramento » 7/4/2009 22:42

jromeira Escreveu:
rsacramento Escreveu:
jromeira Escreveu:Como novato nestas andanças, embora o meu registo seja de 2007 só agora resolvi levar isto a sério, creio que seria importante "dissecar" o básico como, por ex., como se calcula uma LTA, o que significa ou pode significar a quebra da mesma. O que são índices estocásticos, e o que querem dizer, abordar o conceito de média móvel e de RSI. Tenho quase a certeza que são questões que muitos iniciados como eu não têm a mais pálida ideia do significado destes conceitos, mas têm receio/vergonha de perguntar.
Um gd abraço e votos retribuidos de Boa Páscoa.

João

para além de todos os livros sobre AT, tens este site, que fala sobre tudo o que queres aprender

Grato pela info. Abusando da voluntariedade, indicas-me 1 ou 2 livros para começar? (de pref. em português)

aí a coisa torna-se mais difícil...

já toda a gente recomendou o ganhar em bolsa, de Braga de Matos - para começar mesmo do princípio

mas os livros que me ensinaram a valer estão todos em inglês

contudo, o tmms parece que tem os livros do elder em brasilês... fala com ele

os livros do elder - sobretudo o trading for a living é um excelente livro, já que aborda a coisa de forma inteligente, a meu ver

claro que ele foi beber praticamente tudo à bíblia

Registado: 29/11/2007 12:50

Obrigado!!!

por jpauloff » 7/4/2009 19:13

Olá a todos,

Mais uma vez me desculpo por ser muito pouco participativo. O facto é que o Caldeirão passou a fazer parte do meu dia a dia. Tenho aprendido (acho eu) imenso e só não aprendo mais por razãoes pessoais e profissionais.

Esta mensagem é uma vez mais para agradecer a todos!!!!!! Portugal não é assim tão mediucre, como às vezes fazem parecer...

Obrigado
Obrigado Ulisses

Registado: 29/11/2007 9:23

por Ulisses Pereira » 7/4/2009 16:58

rscramento, aqui tens os gráficos.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-cimpor1.GIF
forum-cimpor1.GIF (31.97 KiB) Visualizado 4388 vezes
forum-cimpor2.GIF
forum-cimpor2.GIF (39.49 KiB) Visualizado 4384 vezes
forum-cimpor3.GIF
forum-cimpor3.GIF (31.37 KiB) Visualizado 4390 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por jromeira » 7/4/2009 16:48

rsacramento Escreveu:
jromeira Escreveu:Como novato nestas andanças, embora o meu registo seja de 2007 só agora resolvi levar isto a sério, creio que seria importante "dissecar" o básico como, por ex., como se calcula uma LTA, o que significa ou pode significar a quebra da mesma. O que são índices estocásticos, e o que querem dizer, abordar o conceito de média móvel e de RSI. Tenho quase a certeza que são questões que muitos iniciados como eu não têm a mais pálida ideia do significado destes conceitos, mas têm receio/vergonha de perguntar.

João

para além de todos os livros sobre AT, tens este site, que fala sobre tudo o que queres aprender

Grato pela info. Abusando da voluntariedade, indicas-me 1 ou 2 livros para começar? (de pref. em português)

Registado: 29/11/2007 9:27

por rsacramento » 7/4/2009 16:31

Ulisses Pereira Escreveu:Aqui está a análise à Cimpor.

deixa-nos ver os gráficozinhos de perto :wink:

por rsacramento » 7/4/2009 16:29

João

por ClyssaN » 7/4/2009 16:09

Obrigado pela análise.

Vamos lá ver se existe confirmação da quebra da resistência.

Registado: 19/4/2007 12:54

por EuroVerde » 7/4/2009 16:04

Ulisses Pereira Escreveu:Elias, é uma hipótese, sim.

euroverde, apenas sigo o mercado português e americano.

jromeira, não é fácil em pouco tempo explicar algumas coisas, mas pode-se tentar. Quanto a estocásticos, médias móveis e afins, há na net explicações bem completas e eu não utilizo indicadores, pelo que não faz sentido explicar coisas que não incluo no meu método de análise.

Um abraço,
Ulisses

Ela também está na América.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Ulisses Pereira » 7/4/2009 15:41

Elias, é uma hipótese, sim.

euroverde, apenas sigo o mercado português e americano.

jromeira, não é fácil em pouco tempo explicar algumas coisas, mas pode-se tentar. Quanto a estocásticos, médias móveis e afins, há na net explicações bem completas e eu não utilizo indicadores, pelo que não faz sentido explicar coisas que não incluo no meu método de análise.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por jromeira » 7/4/2009 15:20

Como novato nestas andanças, embora o meu registo seja de 2007 só agora resolvi levar isto a sério, creio que seria importante "dissecar" o básico como, por ex., como se calcula uma LTA, o que significa ou pode significar a quebra da mesma. O que são índices estocásticos, e o que querem dizer, abordar o conceito de média móvel e de RSI. Tenho quase a certeza que são questões que muitos iniciados como eu não têm a mais pálida ideia do significado destes conceitos, mas têm receio/vergonha de perguntar.

João

Registado: 29/11/2007 9:27

por EuroVerde » 7/4/2009 15:19

Ulisses,
gostaria que um dia comentasse a ArcelorMittal.
No mercado Holandes, tinha dado no dia 24Março uma ordem de compra a 15,33. Depois como sou um Leopardo, tive uma percepção de que ela podia vir mais a baixo e vendi no dia 27Março.
No dia seguinte ela vem para a casa dos 14,4 (tal como esperado por mim) mas o meu banco leva 4 dias a liquidar a posição e só tive o dinheiro disponivel no dia 1Abril.
Agora estou fora sem saber o que fazer. Mas pretendo entrar por um periodo de 6 meses.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Elias » 7/4/2009 15:04

Olá Ulisses,

Relativamente ao desejo que manifestas de analisar algumas acções estrangeiras, sugiro que de vez em quando lances os discos pedidos admitindo apenas votos em acções americanas. O que dizes?

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Marchal » 7/4/2009 15:00

Boa tarde!

Sonae sff.

Obrigado

Registado: 19/3/2009 12:02

Re: Discos Pedidos - Cimpor

por ntaricha » 7/4/2009 14:59

Brisa...Altri
Obrigado

Registado: 21/2/2008 19:06

por 213853930 » 7/4/2009 14:53

SONAE CAPITAL

Registado: 29/11/2007 1:35

por mjdc » 7/4/2009 14:50

Altri. obrigado

Registado: 20/1/2008 1:22

por Ulisses Pereira » 7/4/2009 14:46

Aqui está a análise à Cimpor.

<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/86aNV8w7IS2SOvPHUBdr/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" allowFullScreen="true" width="400" height="350"></embed>

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por leandromendes » 7/4/2009 14:43

SEMAPA E ZON

Registado: 1/4/2009 0:17

por ClyssaN » 7/4/2009 14:34

Ulisses,

Uma sugestão... quando encerras a votação, bloqueia o tópico até colocares o vídeo ...

É impressionante a quantidade de utilizadores que não sabem ler.

Registado: 19/4/2007 12:54

Altri e Son Sgps

por Zorbus » 7/4/2009 14:32

Altri e SON SGPS

Registado: 15/9/2006 10:51

Próximo

Quem está ligado: