Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 26/7/2025 11:16

A corrosão brutal dos lucros não está só relacionada com o preço da pasta, a desvalorização do dolar dá cabo do valor desta empresa. Como está sobrevendida agora é normal que suba até 5, mas a médio prazo voltará para baixo novamente. Gostaria de saber quanto perderam com a desvalorização do dolar, sria importante revelarem aos investidores para que estes pudessem perceber melhor esse impacto nas vendas. Atenção às negociações UE/EUA. Se der errado a Altri será das que mais perde por via das tarifas.

Registado: 31/5/2014 23:07

por Eduardo R. » 25/7/2025 22:18

Outra vez esse "preço da pasta" :lol:

Registado: 29/3/2022 14:04

por Manchini888 » 25/7/2025 17:27

Boas,

Parece que temos um fundo na pasta de papel.
Anexos
papel 25-07-2025.jpg
papel 25-07-2025.jpg (53.26 KiB) Visualizado 5935 vezes
Se estiver a falar sobre uma ação é porque estou muito interessado.
Possivelmente já a terei em carteira.

Registado: 16/5/2024 9:26

por Manchini888 » 25/7/2025 16:53

Boas,

Embora tenha fechado negativa face a ontem.
Parece que houve um movimento interessante, é preciso confirmação nos próximos dias.
Anexos
altri-25-07-2025.jpg
Se estiver a falar sobre uma ação é porque estou muito interessado.
Possivelmente já a terei em carteira.

Registado: 16/5/2024 9:26

por Sinedrio » 25/7/2025 15:53

Resultados bastante fracos sinceramente.

Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Altri - Tópico Geral "Uma Opinião"

por J.f.vieira » 25/7/2025 14:37

Aqui_Vale Escreveu: E eu comprei mais a: 4,785.

CumPrim/
Vale Aquilino

Agora só compro a 4.70€ mínimo das ultimas 52 semanas...se correr mal vendo e compro a 4.29€. :-"

Registado: 29/11/2007 3:59

por Aqui_Vale » 25/7/2025 12:49

E eu comprei mais a: 4,785.

CumPrim/
Vale Aquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por J.f.vieira » 25/7/2025 12:43

Aqui_Vale Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:Então bom dia gente... :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino

................ ................... .......................

ValeAquilino... Vale o que vale! ( a minha opinião) Comprar a 4,72 e esperar um ressalto até aos 4,87 e ganhar 3%.A ideia é observar com atenção — se os 4,72 não aguentarem, vende-se para evitar perdas maiores e depois procura-se nova entrada na região dos 4,29. A partir daí, é ir acompanhando o comportamento do ativo, com paciência e disciplina. O importante é respeitar os níveis definidos e não se precipitar.
O mercado sempre dá novas oportunidades — é só saber esperar e agir com estratégia.(Já ouvi dizer isto em algum lado)... :D

Cumprimentos

J.f.vieira

... "é só saber esperar e agir com estratégia.(Já ouvi dizer isto em algum lado)... :D "

Gostei m dessa, e é o que se pratica aqui por casa.

Concordo que comprei cedo (?), mas continuo a acreditar no tal salto \:D/

CumPrim/
ValeAquilino

................ ................... ..................

Só errei por um cêntimo... :-"

por Investor Tuga » 25/7/2025 10:47

A queda decorrente da reação aos resultados semestrais foi acentuada pela queda de todo o mercado na abertura (todas as ações do PSI 20 abriram no vermelho).
E com a abertura já no patamar dos 3,11 / 3,13 o pânico foi generalizado...
Neste hora recuperou para os valores de abertura...em simultâneo com a recuperação do PSI...
A evolução no curto prazo vai depender da finalização (ou não) dos acordos das tarifas...

Registado: 7/9/2024 8:51

por Sertorio » 25/7/2025 10:01

A cotação está recuperar desde a abertura , é curioso , parece que havia compradores em "stand by" à espera desta queda .

Registado: 1/6/2025 14:58

por Àlvaro » 25/7/2025 7:24

Cá está, degradação grave dos fundamentais, a ação deixa de ser interessante para investir. Tudo caiu sobre a Altri. :? :?

por cmanel21 » 24/7/2025 22:59

CarlosAP Escreveu:
danielme1962 Escreveu:O que acho estranho , empresa endivida-se para pagar dividendos !!!
Parece que os grandes acionistas necessitam desse dinheiro dos dividendos para fazerem investimentos pessoais ...

o aumento da dívida líquida ocorreu principalmente pela redução dos saldos de caixa.

Os anos dourados da pasta de papel terminaram. A empresa está a reinvertar-se. Isso exige investimento. E uma mais que provável mudança na política de dividendos. Faz parte do ciclo. Penso que vai inverter esta situação negativa a médio prazo.
Atenção que este aumento da divida está também relacionado com os investimentos que a empresa está a fazer.

Registado: 27/1/2025 1:47

por CarlosAP » 24/7/2025 19:27

danielme1962 Escreveu:O que acho estranho , empresa endivida-se para pagar dividendos !!!
Parece que os grandes acionistas necessitam desse dinheiro dos dividendos para fazerem investimentos pessoais ...

o aumento da dívida líquida ocorreu principalmente pela redução dos saldos de caixa.

Registado: 31/10/2013 10:19

por Sertorio » 24/7/2025 19:24

O que acho estranho , empresa endivida-se para pagar dividendos !!!

Registado: 1/6/2025 14:58

por Investor Tuga » 24/7/2025 19:11

A cotação estava a 6 € quando Trump anunciou as tarifas, agora está a cerca de 4,90 €.
Eu diria que os resultados mais fracos de 2025 já foram descontados na cotação...

por GamesOver » 24/7/2025 18:45

Menos faturação, crecimento da divida, resultados mauzinhos.
Amanha vai subir de certeza :mrgreen:

Registado: 17/8/2018 16:19

por MarcoAntonio » 24/7/2025 18:23

Lucro da Altri recua 77% até junho com quebra do preço da pasta e das vendas - Indústria - Jornal de Negócios

A produtora de pasta de papel justifica a quebra nos resultados do primeiro semestre para 14 milhões de euros com a redução dos preços médios de pasta e dos volumes de vendas, pelas “condições menos favoráveis no mercado global”.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Investor Tuga » 23/7/2025 12:08

Altri fecha compra de 58,7% da suíça AeoniQ
JN 12:00h
A aquisição, que vai permitir ao grupo português reforçar a aposta no setor das fibras têxteis sustentáveis, tinha sido anunciada a 1 de julho. O valor do negócio não foi divulgado.

por Aqui_Vale » 21/7/2025 10:49

J.f.vieira Escreveu:

CumPrim/
ValeAquilino

ValeAquilino... Vale o que vale! ( a minha opinião) Comprar a 4,72 e esperar um ressalto até aos 4,87 e ganhar 3%.A ideia é observar com atenção — se os 4,72 não aguentarem, vende-se para evitar perdas maiores e depois procura-se nova entrada na região dos 4,29. A partir daí, é ir acompanhando o comportamento do ativo, com paciência e disciplina. O importante é respeitar os níveis definidos e não se precipitar.
O mercado sempre dá novas oportunidades — é só saber esperar e agir com estratégia.(Já ouvi dizer isto em algum lado)... :D

Cumprimentos

J.f.vieira

... "é só saber esperar e agir com estratégia.(Já ouvi dizer isto em algum lado)... :D "

Gostei m dessa, e é o que se pratica aqui por casa.

Concordo que comprei cedo (?), mas continuo a acreditar no tal salto \:D/

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
altri 21Julho.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por CarlosAP » 20/7/2025 21:04

diria que deve ser mais a evolução do preço da pasta BHKP que tem influenciado a cotação.

https://norexeco.com/graphs-&-data

Registado: 31/10/2013 10:19

por Investor Tuga » 20/7/2025 9:12

Bom dia,
Não percebo essa relação…o dólar não está a recuperar face ao euro desde o início de Julho, quando atingiu mais de 1,18 face ao euro?
Agora já está a quase 1,16 e a Altri cai a pique na sexta-feira?

por Àlvaro » 20/7/2025 8:51

Acredito que faça aqui um ressalto, mas os fundamentais estão degradados com a tendência de descida do dólar. Se o dólar afundar a Altri não aguenterá esse suporte. :?

por J.f.vieira » 19/7/2025 19:23

CumPrim/
ValeAquilino

Cumprimentos

J.f.vieira

por Luzemburg » 19/7/2025 19:04

O problema é que a fábrica na Galiza dificilmente avança. Tem uma grande oposição da comunidade local e o governo espanhol já disse que não a quer e que a vão travar.

O projeto da Altri para a Galiza vai levar a um endividamento ou aumento de capital para financiar 1000 milhões de euros e não receberá fundos europeus do PRR, como solicitou a companhia, comunicou o Governo espanhol. Por mais que o CEO diga que é amiga do ambiente, os espanhóis querem qualidade de vida e turismo e não a fábrica de celulose.

Assim as prespectivas futuras não são de crescimento. A matéria prima é cada vez mais escassa e cara por virtude dos incêndios e escassez de terras disponíveis para eucalipto.
Editado pela última vez por Luzemburg em 20/7/2025 10:38, num total de 2 vezes.

Registado: 2/1/2024 11:03

Re: Altri - Tópico Geral "uma Opinião"

por Eduardo R. » 19/7/2025 11:39

Aqui_Vale Escreveu:
Eduardo R. Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu: ... Se ganhei 1% e recomprei 2% mais barato, ou estarei a fazer mal as contas?!

CumPrim/
ValeAquilino

As contas estão bem. O que me parece estranho é alguém comprar num ponto onde espera um salto de 20 e tal %, vende 1% acima, e depois compra 2%. Isto em meia dúzia de dias, sem qualquer notícia pelo meio. Pessoalmente, parece-me irracional e dá aquelas vibes de Álvaro, onde todas as compras são abaixo do preço atual, e todas as vendas foram acima mas apenas partilhadas no momento da nova compra :twisted:

Prezado "Eduardo R." Já ando por aqui e nestas lides há mais que muitos anos.
Os meus Bonecos e partilhas são feitos de boa fé e com o intuito de uma participação positiva. "Quem quer come, quem não quer não come".

Em Bolsa, as decisões são individuais, e cada um que as tome.
Estou na Altri, à espera que ela salte, mas isso não me impede de vender quando me parece que vá cair, até mesmo com prejuízo. Foi o que aconteceu.

Vendi e recomprei, para entender isso, não é preciso ser Doutorado nem Catedrático. Qualquer palerma entende.

O seu "irracional" entendimento, não me diz respeito, nem me afeta minimamente.

Quanto às suas comparações, ficam para si. Não se arrogue julgar quem não conhece minimamente.

CumPrim/
ValeAquilino

Não era uma crítica em má fé, e não estou preocupado com o que faz ou deixa de fazer. Coloco-me na pele de quem por cá anda para aprender e, como tal, elogio aquelas que me parecem ser boas análises e decisões fundamentadas, da mesma forma que critico aquele que me parece ser comportamento irracional. Estamos ambos a participar neste fórum no mesmo plano! Isto é, ambos damos o nosso contributo e quem nos lê que atribua o valor que ache justo :wink:

Registado: 29/3/2022 14:04

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Pmart 1 e 165 visitantes