Altri - Tópico Geral
Re: Altri - Tópico Geral
A corrosão brutal dos lucros não está só relacionada com o preço da pasta, a desvalorização do dolar dá cabo do valor desta empresa. Como está sobrevendida agora é normal que suba até 5, mas a médio prazo voltará para baixo novamente. Gostaria de saber quanto perderam com a desvalorização do dolar, sria importante revelarem aos investidores para que estes pudessem perceber melhor esse impacto nas vendas. Atenção às negociações UE/EUA. Se der errado a Altri será das que mais perde por via das tarifas.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Outra vez esse "preço da pasta" 

- Registado: 29/3/2022 14:04
Boas,
Parece que temos um fundo na pasta de papel.
Parece que temos um fundo na pasta de papel.
- Anexos
-
- papel 25-07-2025.jpg (53.26 KiB) Visualizado 5935 vezes
Se estiver a falar sobre uma ação é porque estou muito interessado.
Possivelmente já a terei em carteira.
- Registado: 16/5/2024 9:26
Boas,
Embora tenha fechado negativa face a ontem.
Parece que houve um movimento interessante, é preciso confirmação nos próximos dias.
Embora tenha fechado negativa face a ontem.
Parece que houve um movimento interessante, é preciso confirmação nos próximos dias.
Se estiver a falar sobre uma ação é porque estou muito interessado.
- Registado: 16/5/2024 9:26
Resultados bastante fracos sinceramente.
- Registado: 20/11/2015 17:22
Re: Altri - Tópico Geral "Uma Opinião"
Aqui_Vale Escreveu: E eu comprei mais a: 4,785.
CumPrim/
Vale Aquilino
Agora só compro a 4.70€ mínimo das ultimas 52 semanas...se correr mal vendo e compro a 4.29€.

- Registado: 29/11/2007 3:59
E eu comprei mais a: 4,785.
CumPrim/
Vale Aquilino
CumPrim/
Vale Aquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Aqui_Vale Escreveu:J.f.vieira Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:Então bom dia gente...![]()
CumPrim/
ValeAquilino
................ ................... .......................
ValeAquilino... Vale o que vale! ( a minha opinião) Comprar a 4,72 e esperar um ressalto até aos 4,87 e ganhar 3%.A ideia é observar com atenção — se os 4,72 não aguentarem, vende-se para evitar perdas maiores e depois procura-se nova entrada na região dos 4,29. A partir daí, é ir acompanhando o comportamento do ativo, com paciência e disciplina. O importante é respeitar os níveis definidos e não se precipitar.
O mercado sempre dá novas oportunidades — é só saber esperar e agir com estratégia.(Já ouvi dizer isto em algum lado)...![]()
Cumprimentos
J.f.vieira
... "é só saber esperar e agir com estratégia.(Já ouvi dizer isto em algum lado)..."
Gostei m dessa, e é o que se pratica aqui por casa.
Concordo que comprei cedo (?), mas continuo a acreditar no tal salto![]()
CumPrim/
ValeAquilino
................ ................... ..................
Só errei por um cêntimo...

A queda decorrente da reação aos resultados semestrais foi acentuada pela queda de todo o mercado na abertura (todas as ações do PSI 20 abriram no vermelho).
E com a abertura já no patamar dos 3,11 / 3,13 o pânico foi generalizado...
Neste hora recuperou para os valores de abertura...em simultâneo com a recuperação do PSI...
A evolução no curto prazo vai depender da finalização (ou não) dos acordos das tarifas...
E com a abertura já no patamar dos 3,11 / 3,13 o pânico foi generalizado...
Neste hora recuperou para os valores de abertura...em simultâneo com a recuperação do PSI...
A evolução no curto prazo vai depender da finalização (ou não) dos acordos das tarifas...
- Registado: 7/9/2024 8:51
A cotação está recuperar desde a abertura , é curioso , parece que havia compradores em "stand by" à espera desta queda .
- Registado: 1/6/2025 14:58
Cá está, degradação grave dos fundamentais, a ação deixa de ser interessante para investir. Tudo caiu sobre a Altri.

CarlosAP Escreveu:danielme1962 Escreveu:O que acho estranho , empresa endivida-se para pagar dividendos !!!
Parece que os grandes acionistas necessitam desse dinheiro dos dividendos para fazerem investimentos pessoais ...
o aumento da dívida líquida ocorreu principalmente pela redução dos saldos de caixa.
Os anos dourados da pasta de papel terminaram. A empresa está a reinvertar-se. Isso exige investimento. E uma mais que provável mudança na política de dividendos. Faz parte do ciclo. Penso que vai inverter esta situação negativa a médio prazo.
Atenção que este aumento da divida está também relacionado com os investimentos que a empresa está a fazer.
- Registado: 27/1/2025 1:47
danielme1962 Escreveu:O que acho estranho , empresa endivida-se para pagar dividendos !!!
Parece que os grandes acionistas necessitam desse dinheiro dos dividendos para fazerem investimentos pessoais ...
o aumento da dívida líquida ocorreu principalmente pela redução dos saldos de caixa.
- Registado: 31/10/2013 10:19
O que acho estranho , empresa endivida-se para pagar dividendos !!!
- Registado: 1/6/2025 14:58
A cotação estava a 6 € quando Trump anunciou as tarifas, agora está a cerca de 4,90 €.
Eu diria que os resultados mais fracos de 2025 já foram descontados na cotação...
Eu diria que os resultados mais fracos de 2025 já foram descontados na cotação...
Menos faturação, crecimento da divida, resultados mauzinhos.
Amanha vai subir de certeza
Amanha vai subir de certeza

Lucro da Altri recua 77% até junho com quebra do preço da pasta e das vendas - Indústria - Jornal de Negócios
A produtora de pasta de papel justifica a quebra nos resultados do primeiro semestre para 14 milhões de euros com a redução dos preços médios de pasta e dos volumes de vendas, pelas “condições menos favoráveis no mercado global”.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Altri fecha compra de 58,7% da suíça AeoniQ
JN 12:00h
A aquisição, que vai permitir ao grupo português reforçar a aposta no setor das fibras têxteis sustentáveis, tinha sido anunciada a 1 de julho. O valor do negócio não foi divulgado.
JN 12:00h
A aquisição, que vai permitir ao grupo português reforçar a aposta no setor das fibras têxteis sustentáveis, tinha sido anunciada a 1 de julho. O valor do negócio não foi divulgado.
J.f.vieira Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:Então bom dia gente...![]()
CumPrim/
ValeAquilino
ValeAquilino... Vale o que vale! ( a minha opinião) Comprar a 4,72 e esperar um ressalto até aos 4,87 e ganhar 3%.A ideia é observar com atenção — se os 4,72 não aguentarem, vende-se para evitar perdas maiores e depois procura-se nova entrada na região dos 4,29. A partir daí, é ir acompanhando o comportamento do ativo, com paciência e disciplina. O importante é respeitar os níveis definidos e não se precipitar.
O mercado sempre dá novas oportunidades — é só saber esperar e agir com estratégia.(Já ouvi dizer isto em algum lado)...![]()
Cumprimentos
J.f.vieira
... "é só saber esperar e agir com estratégia.(Já ouvi dizer isto em algum lado)...

Gostei m dessa, e é o que se pratica aqui por casa.
Concordo que comprei cedo (?), mas continuo a acreditar no tal salto

CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
diria que deve ser mais a evolução do preço da pasta BHKP que tem influenciado a cotação.
https://norexeco.com/graphs-&-data
https://norexeco.com/graphs-&-data
- Registado: 31/10/2013 10:19
Bom dia,
Não percebo essa relação…o dólar não está a recuperar face ao euro desde o início de Julho, quando atingiu mais de 1,18 face ao euro?
Agora já está a quase 1,16 e a Altri cai a pique na sexta-feira?
Não percebo essa relação…o dólar não está a recuperar face ao euro desde o início de Julho, quando atingiu mais de 1,18 face ao euro?
Agora já está a quase 1,16 e a Altri cai a pique na sexta-feira?
Acredito que faça aqui um ressalto, mas os fundamentais estão degradados com a tendência de descida do dólar. Se o dólar afundar a Altri não aguenterá esse suporte. 

Aqui_Vale Escreveu:Então bom dia gente...![]()
CumPrim/
ValeAquilino
O mercado sempre dá novas oportunidades — é só saber esperar e agir com estratégia.(Já ouvi dizer isto em algum lado)...

Cumprimentos
J.f.vieira
O problema é que a fábrica na Galiza dificilmente avança. Tem uma grande oposição da comunidade local e o governo espanhol já disse que não a quer e que a vão travar.
O projeto da Altri para a Galiza vai levar a um endividamento ou aumento de capital para financiar 1000 milhões de euros e não receberá fundos europeus do PRR, como solicitou a companhia, comunicou o Governo espanhol. Por mais que o CEO diga que é amiga do ambiente, os espanhóis querem qualidade de vida e turismo e não a fábrica de celulose.
Assim as prespectivas futuras não são de crescimento. A matéria prima é cada vez mais escassa e cara por virtude dos incêndios e escassez de terras disponíveis para eucalipto.
O projeto da Altri para a Galiza vai levar a um endividamento ou aumento de capital para financiar 1000 milhões de euros e não receberá fundos europeus do PRR, como solicitou a companhia, comunicou o Governo espanhol. Por mais que o CEO diga que é amiga do ambiente, os espanhóis querem qualidade de vida e turismo e não a fábrica de celulose.
Assim as prespectivas futuras não são de crescimento. A matéria prima é cada vez mais escassa e cara por virtude dos incêndios e escassez de terras disponíveis para eucalipto.
Editado pela última vez por Luzemburg em 20/7/2025 10:38, num total de 2 vezes.
Re: Altri - Tópico Geral "uma Opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Eduardo R. Escreveu:Aqui_Vale Escreveu: ... Se ganhei 1% e recomprei 2% mais barato, ou estarei a fazer mal as contas?!
CumPrim/
ValeAquilino
As contas estão bem. O que me parece estranho é alguém comprar num ponto onde espera um salto de 20 e tal %, vende 1% acima, e depois compra 2%. Isto em meia dúzia de dias, sem qualquer notícia pelo meio. Pessoalmente, parece-me irracional e dá aquelas vibes de Álvaro, onde todas as compras são abaixo do preço atual, e todas as vendas foram acima mas apenas partilhadas no momento da nova compra
Prezado "Eduardo R." Já ando por aqui e nestas lides há mais que muitos anos.
Os meus Bonecos e partilhas são feitos de boa fé e com o intuito de uma participação positiva. "Quem quer come, quem não quer não come".
Em Bolsa, as decisões são individuais, e cada um que as tome.
Estou na Altri, à espera que ela salte, mas isso não me impede de vender quando me parece que vá cair, até mesmo com prejuízo. Foi o que aconteceu.
Vendi e recomprei, para entender isso, não é preciso ser Doutorado nem Catedrático. Qualquer palerma entende.
O seu "irracional" entendimento, não me diz respeito, nem me afeta minimamente.
Quanto às suas comparações, ficam para si. Não se arrogue julgar quem não conhece minimamente.
CumPrim/
ValeAquilino
Não era uma crítica em má fé, e não estou preocupado com o que faz ou deixa de fazer. Coloco-me na pele de quem por cá anda para aprender e, como tal, elogio aquelas que me parecem ser boas análises e decisões fundamentadas, da mesma forma que critico aquele que me parece ser comportamento irracional. Estamos ambos a participar neste fórum no mesmo plano! Isto é, ambos damos o nosso contributo e quem nos lê que atribua o valor que ache justo

- Registado: 29/3/2022 14:04
Quem está ligado: