Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Americanos em susto...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Eu também errei..

por Antunes » 13/2/2003 14:15

...em Janeiro com a PT: pensei que não tivesse força para passar a zona dos 6,8 EUR mas passou. A minha sorte foi não ter muito capital investido. Eu invisto sempre em lotes e, na 1ª tentativa, parto sempre do princípio que não vou acertar, neste caso com o topo... Foi o que aconteceu!

Mas daqui para a frente vou estar mais cauteloso porque os "rebounds" poderão ser violentos:"à la Japon"...

Um abraço,

Antunes

Registado: 4/12/2002 11:16

por Ulisses Pereira » 13/2/2003 13:56

Claro Antunes... eu percebo que os fóruns de bolsa são feitos de muita emoção e muito sangue na guelra. :)

E acho que deves mesmo ter esse espírito aberto quanto a possíveis ressaltos porque eles vão de certeza acontecer. Pode ser hoje ou daqui a meses, podem ser fraquinhos ou poderosos, mas eles têm que acontecer, pois todas as tendências têm movimentos contra-tendência.

E é muito importante que estejamos preparados para isso, pois quando não estamos sofremos duras perdas. No último ressalto forte (onde o DAX voou cerca de 30%) muitos amigos meus (alguns também teus conhecidos) que estavam curtos perderam muito dinheiro e um deles viu a sua conta de futuros falir. Porquê? Pela teimosia e incapacidade de perceber que qualquer tendência (seja ascendente ou descendente) tem que ter movimentos contrários, até para alimentar a própria tendência... :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

É verdade Ulisses...

por Antunes » 13/2/2003 13:47

...é o nosso lado emotivo a falar... Eu, por exemplo, fico sempre de pé atrás quando me falam em ressaltos mas, como disse o MarcoAntonio e bem, eu posso estar a criar uma opinião que me poderá ser prejudicial qualquer dia...

por Ulisses Pereira » 13/2/2003 13:35

Depois de tanta discussão nesta série de posts, uma vez mais me parece que um dos grandes problemas dos fóruns de bolsa e que resulta em acessas discussões tem a ver com os horizontes temporais. Uns falam do curto prazo, outros do médio prazo e outros do longo prazo e, por vezes, dou por mim a ler pessoas com a mesma opinião mas a esgrimir argumentos contrários pois estão a falar de horizontes temporais diferentes.

Penso que muitos intepretam mal a palavra ressalto, pelo menos na minha opinião. Já agora, aproveito para esclarecer qual o significado da palavra "ressalto" quando eu a utilizo.

Um ressalto é uma subida contra a tendência descendente. Esta é a definição clássica de ressalto e quem sou eu para a contrariar? Chamar a uma subida de um ou dois dias um ressalto parece-me abusivo, mas claro que a definição fica ao critério de cada um.

O que queria tentar perceber é como é que da hipótese de ressalto de que falou a Pata começámos a discutir que o "bear market" ainda estava para durar, que a Guerra não tem efeitos no longo prazo, etc...?

O facto de se acreditar que um ressalto pode acontecer não significa que se acredite que o mercado vai inverter. Aliás, até compreendia que essa confusão fosse feita num meio em que os investidores fossem de longo prazo, mas a maioria de nós somos "traders" de curto/médio prazo, pelo que não compreendo a razão de misturarmos ressaltos contra inversões.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

É verdade...

por Antunes » 13/2/2003 12:45

MarcoAntonio Escreveu:Sim, é claro que exige um rigoroso acompanhamento dos mercados. E não está obviamente isenta de erros, o que eu referi não significa que uma estratégia destas signifique estar sempre <i>com o mercado</i>. Como em qualquer estratégia, podemos falhar na análise.

No entanto, para quem puder acompanhar o mercado com a suficiente atenção, uma estratégia ambivalente evita que estejamos tempo demais errados. Hoje em dia, como muitos investidores apostam em produtos alavancados, a questão ganha relevância. Porque um grande erro pode arrumar com muitos ganhos anteriores.

Quanto à questão do rallye e a questão da formação do fundo, não digo que discorde com o que referiste, Antunes. A questão é que o que referiste não contradiz o que eu defendi. Porque repara, nos States já tivemos dois rallyes a iniciarem-se mais ou menos na mesma zona de suporte, de forma que esta sequência de rallyes pode ser a base que defendes de que o mercado necessita...

Em termos de médio-prazo os índices americanos começam a deslocar-se para o lateral dentro de um range bastante alargado.

A teoria de que virá um rebound que será grande demais e que acabará por inverter o mercado não entra em conflito com a teoria de que o mercado necessita de uma base para inverter, necessariamente.

Além disso, quando eu digo que vem um rebound grande demais, na verdade o que eu quero transmitir é que no início nunca sabemos se é mais um rebound ou se é a inversão. O início do Bull Market não é anunciado, na altura não sabemos perante que tipo de subida estamos (pelo menos com toda a certeza).

:arrow: Convencionalmente defende-se que durante um <i>bear market</i> não se deve apostar (em termos de longo-prazo) em cada <i>rallye</i> porque durante o <i>bear market</i> existem vários <i>rallyes</i> falhados e só um (o último) é que dá certo. Portanto, quem apostar nesses <i>rallyes</i> falha várias vezes até acertar.

:arrow: No entanto eu defendo que poderemos apostar em todos os <i>rallyes</i> (em termos de curto/médio-prazo) independentemente de estarmos perante um <i>rallye</i> ou uma inversão, seguindo os sinais de curto/médio-prazo, evintando assim estar demasiado tempo errado naquele <i>rallye</i> que afinal não é só um <i>rallye</i> e isto sem prejuízo de poder aproveitar as descidas de médio-prazo que acompanha a tendência primária.

Embora esta estratégia, volto a frizar, não seja infalível, considero-a no entanto mais eficaz do que a primeira. Obviamente a primeira é mais conservadora e a segunda é mais agressiva. O problema da primeira é que quem acompanha sempre apenas um lado do mercado, pode criar vícios e não se aperceber a seu devido tempo que está errado. Além de perder oportunidades de ouro que vão surgindo no sentido contrário, ainda poderá estar bastante errado durante demasiado tempo. O resultado final pode não ser nada animador... E apesar de ser uma estratégia conservadora, pode iguamente ser uma estratégia bastante stressante porque o médio-prazo são vários meses... Estar errado durante vários meses (apesar de se estar certo no longo-prazo) é muito penalizante quer na saúde financeira quer na saúde psicológica.

Enfim, como é óbvio haverá quem defenda outros tipos de estratégia, mas eu sublinho que deveremos sempre aderir a uma estratégia que seja adequada às nossas condições: personalidade/carácter, dimensão da carteira e tipo de activos em que se investe, disponibilidade de acompanhamento do mercado, etc, etc...

Quando transmito a minha opinião, não é no sentido de pretender conhecer a verdade absoluta do mercado (quem me dera), apenas transmito a minha experiência, aquilo que o mercado me ensinou e aquilo que funciona (umas vezes melhor umas vezes pior) comigo... e que poderá não aplicar-se a outros investidores.

...que o bull market será difícil de identificar e essa dificuldade estará, na MNHO, relacionada com um certo marasmo que existirá nas bolsas internacionais e que será responsável, na MNHO, pela tal base necessária.

Quanto aos "rallyes" dos EUA a iniciarem-se mais ou menos na mesma zona de suporte, isso acontece mais no COMP/NDX do que no DOW/SPX... Um sinal positivo seria relamente um duplo fundo nos próximos tempos nos 2 últimos ínidices (principalmente no SPX que é muito mais técnico do que todos os outros...) ou pelo menos na maior parte das "Blue Chips". Alias já se vêm algumas acções apetecíveis nos EUA...

Um abraço MarcoAntonio,

Antunes

por Pata-Hari » 13/2/2003 12:38

Bem, acho que tenho que levantar a bandeira amarela das agressões...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 13/2/2003 12:27

Scuba, confesso que agora me deixaste baralhado porque não percebo o que exactamente estás a criticar.

No post anterior que te dirigi fiz um reparo em relação ao argumento de que o cenário que a Pata apresentou deveria levá-la a concluir que estavamos na iminência de um <i>crash</i> do que eu discordo. Agora criticas que estaremos a tentar adivinhar o fundo dos fundos...

Bem, não sei até que ponto tens acompanhado as minhas participações, nomeadamente quando eu falo da minha estratégia... Mas se há coisa que eu não tento fazer é adivinhar o fundo dos fundos!...

Sinceramente, não compreendo a razão de ser de me dirigires esta resposta porque não estou a ver em que é que isto que disseste colide com o post que te dirigi há pouco, acerca de <i>crashs</i> (nem a crítica que fizeste acerca de fundos colide com o meu tipo de estratégia).

Espero que não seja por teres levado a mal o reparo. Ficaria muito decepcionado se fosse essa a razão.

Um abraço,
Marco Antonio.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

ok, fico a aguardar (eom)

por Waterman (Nick) » 13/2/2003 12:22

Um abraço!
"You have to swim with the tide or stay out of the water"

Registado: 16/1/2003 23:50

Re: E a minha resposta Provedor...

por Provedor » 13/2/2003 12:21

Waterman (Nick) Escreveu:Sai ou não sai?

:wink:

Um abraço!

:lol: Sai, sai! Já respondi no seu post na página principal do fórum. Mais logo à noite. :mrgreen:

Provedor

Registado: 9/1/2003 11:57

E a minha resposta Provedor...

por Waterman (Nick) » 13/2/2003 12:19

Sai ou não sai?

:wink:

Um abraço!

Sem mais...

por Surfer » 13/2/2003 12:18

MarcoAntonio Escreveu:Enfim, como é óbvio haverá quem defenda outros tipos de estratégia, mas eu sublinho que deveremos sempre aderir a uma estratégia que seja adequada às nossas condições: personalidade/carácter, dimensão da carteira e tipo de activos em que se investe, disponibilidade de acompanhamento do mercado, etc, etc...

Quando transmito a minha opinião, não é no sentido de pretender conhecer a verdade absoluta do mercado (quem me dera), apenas transmito a minha experiência, aquilo que o mercado me ensinou e aquilo que funciona (umas vezes melhor umas vezes pior) comigo... e que poderá não aplicar-se a outros investidores.

Assino por baixo! That's the spirit!! :wink:
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por Provedor » 13/2/2003 12:17

Surfer Escreveu:Confesso que o Provedor em termos de participação aqui neste espaço é um caso especial, ou seja não entendo bem o enquadramento da sua participação, vejamos as suas participações orientam-se na maioria em debates que embora ligados directamente ou indirectamente aos mercados de capitais por vezes senão na maioria das vezes pouco acrescentam sobre o estudo ou análise dos mercados.

Bom, mas eu não estou nada interessado em fazer uma avaliação sobre o modo, o metodo e o acerto da sua participação, isso é assunto que não me compete e respeito a opinião de todos, mesmo daqueles em que por vezes não encontro fundamento.

Surfer, Surfer, você decida-se de uma vez por todas homem! Por acaso o Surfer tem razão sobre as minhas participações. Cito-lhe apenas um exemplo: fiz uma abordagem fundamental à Silverado a desmontar a argumentação de um tal de Capablanca e ainda aguardo um esclarecimento. Mas curioso é o facto de o tópico Iraque ter despertado tantas reacções incluindo a sua. Não quererá o Surfer responder ao meu post sobre a Silverado? Para assim contribuir mais significativamente para a comunidade?

Surfer Escreveu:Caro provedor, vou ser sincero consigo assim como tendo sido sempre a minha postura, eu não sou expert em economia, estudo e ando no mercados à 3 anos, leio e ouço inumeros artigos sobre conceituados economistas nacionais e internacionais, gosto de ler opiniões diferentes e confronta-las.
Não tenho tempo neste momento nem disposição, durante a minha actividade profissional para estar aqui a debater consigo ponto por ponto os meus fundamentos em inumeros posts e longos como tanto aprecia , mas creio que o consenso que impera na maioria dos analistas e economistas responde à sua curiosidade por mim.

Boa argumentação Surfer. Eu e toda a gente ficou esclarecidíssima. Face a esta argumentação concordo consigo que a economia mundial está mesmo à beira do abismo.

Surfer Escreveu:Piadão aos que menosprezam a dimensão e competência dos mercados, quem Provedor, a quem se refere? Não deve estar a pensar em si pois não? Tanta certeza, em todo o caso é bom sentir-se confiante, isso é essencial para vencer nos mercados de capitais.

Penso que o Surfer para além de não ser um expert em economia também terá as suas dificuldades na interpretação de português.

Surfer Escreveu:Quando alguém refere a "maioria" nos mercados, refere-se à multidão, as grandes casa de financiamento, as seguradoras, os bancos, ou seja o grande capital, aqueles que muitos de nós gostamos de apelidar de "tubarões" não relegam a economia para segundo plano, aliás são esses que vão ao "leme" e sabem em primeiro lugar como está a "maré".
A maioria, aonde nós todos nos inserimos andamos a reboque, vivemos e alimentamos as nossas esperanças, as nossas expectativas futuras com base em rumores, noticias, fundamentos e crenças próprias, em indicadores que muitos são "lag indicators", etc....Enfim estamos no meio do "ruido" do mercado.
O que pensa a maioria?! Eu acredito com base na minha experiencia e pela leitura que faço e na minha humilde opinião que estejam aguardar um rebound forte com ou sem guerra. E qual o problema?! A sua opinião é diferente da minha e depois?!

E depois nada. Ou melhor, so what? what?

Surfer Escreveu:Eu não vou-lhe pedir as suas razões e quais os seus fundamentos, nem lhe vou achar piadão! Não acho importante.

Claro. Até me pergunto por que é que se deu a esta trabalheira toda para me responder. No fundo isto é mesmo só palha porque fundamentar o que quer que seja não o fez. Limitou-se a remeter para "leio e ouço inumeros artigos sobre conceituados economistas nacionais e internacionais" o que é esclarecedor!

Surfer Escreveu:O outro quem? Especulação claro, os mercados vivem de especulação, alimentam disso, as nossas expectativas e fundamentos nos mercados são sempre sobre o futuro, logo somos naturalmente especuladores.
Não entendi o seu comentário.

É natural. Há coisas que é melhor passarem-nos ao lado, não é?

Surfer Escreveu:Vamos falar de bolsa....

Bute!

Agora Surfer, precisamente para não estragar o ambiente do fórum, não vou fazer juízos de valor sobre o Surfer e a sua participação no fórum como o Surfer de uma forma supostamente subtil e como quem não quer a coisa, muito mal feita, fez. Procurava-se apenas aprofundar determinados assuntos que de vez em quando aqui são colocados no fórum e que, para um leigo, poderá induzi-lo a cometer erros no mercado de capitais. São contra os alarmistas que lançam nos fóruns frases como as que o Surfer lançou. Daí que esse tipo de frases careçam de fundamentação. Lancei-lhe o desafio e o Surfer deixou-nos na mesma. Não fundamentou rigorosamente nada. E digo-lhe mais, não sou eu que tenho que fundamentar o que quer que seja. É o Surfer. Mas se e quando o Surfer fundamentar as suas afirmações então aí sim, eu fundamentarei as razões pelas quais refuto o seu posicionamento, percebeu? Normalmente é assim que se processa uma discussão civilizada e inteligente entre pessoas que têm opiniões divergentes.

Provedor

Registado: 9/1/2003 11:57

por MarcoAntonio » 13/2/2003 12:12

Sim, é claro que exige um rigoroso acompanhamento dos mercados. E não está obviamente isenta de erros, o que eu referi não significa que uma estratégia destas signifique estar sempre <i>com o mercado</i>. Como em qualquer estratégia, podemos falhar na análise.

No entanto, para quem puder acompanhar o mercado com a suficiente atenção, uma estratégia ambivalente evita que estejamos tempo demais errados. Hoje em dia, como muitos investidores apostam em produtos alavancados, a questão ganha relevância. Porque um grande erro pode arrumar com muitos ganhos anteriores.

Quanto à questão do rallye e a questão da formação do fundo, não digo que discorde com o que referiste, Antunes. A questão é que o que referiste não contradiz o que eu defendi. Porque repara, nos States já tivemos dois rallyes a iniciarem-se mais ou menos na mesma zona de suporte, de forma que esta sequência de rallyes pode ser a base que defendes de que o mercado necessita...

Em termos de médio-prazo os índices americanos começam a deslocar-se para o lateral dentro de um range bastante alargado.

A teoria de que virá um rebound que será grande demais e que acabará por inverter o mercado não entra em conflito com a teoria de que o mercado necessita de uma base para inverter, necessariamente.

Além disso, quando eu digo que vem um rebound grande demais, na verdade o que eu quero transmitir é que no início nunca sabemos se é mais um rebound ou se é a inversão. O início do Bull Market não é anunciado, na altura não sabemos perante que tipo de subida estamos (pelo menos com toda a certeza).

:arrow: Convencionalmente defende-se que durante um <i>bear market</i> não se deve apostar (em termos de longo-prazo) em cada <i>rallye</i> porque durante o <i>bear market</i> existem vários <i>rallyes</i> falhados e só um (o último) é que dá certo. Portanto, quem apostar nesses <i>rallyes</i> falha várias vezes até acertar.

:arrow: No entanto eu defendo que poderemos apostar em todos os <i>rallyes</i> (em termos de curto/médio-prazo) independentemente de estarmos perante um <i>rallye</i> ou uma inversão, seguindo os sinais de curto/médio-prazo, evintando assim estar demasiado tempo errado naquele <i>rallye</i> que afinal não é só um <i>rallye</i> e isto sem prejuízo de poder aproveitar as descidas de médio-prazo que acompanha a tendência primária.

Embora esta estratégia, volto a frizar, não seja infalível, considero-a no entanto mais eficaz do que a primeira. Obviamente a primeira é mais conservadora e a segunda é mais agressiva. O problema da primeira é que quem acompanha sempre apenas um lado do mercado, pode criar vícios e não se aperceber a seu devido tempo que está errado. Além de perder oportunidades de ouro que vão surgindo no sentido contrário, ainda poderá estar bastante errado durante demasiado tempo. O resultado final pode não ser nada animador... E apesar de ser uma estratégia conservadora, pode iguamente ser uma estratégia bastante stressante porque o médio-prazo são vários meses... Estar errado durante vários meses (apesar de se estar certo no longo-prazo) é muito penalizante quer na saúde financeira quer na saúde psicológica.

Enfim, como é óbvio haverá quem defenda outros tipos de estratégia, mas eu sublinho que deveremos sempre aderir a uma estratégia que seja adequada às nossas condições: personalidade/carácter, dimensão da carteira e tipo de activos em que se investe, disponibilidade de acompanhamento do mercado, etc, etc...

Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 13/2/2003 12:03

LOL, ó scuba... fundo dos fundos? ansiedade de fundo dos fundos, lol? mas quem é que falou nisso? não me estejas a ler a sina freudiana. Não foi o que eu disse, nem era sequer o que me estava no subconscieente. Falei em movimento de contra-tendência, nem rebound eu mencionei. Tem a ver com o facto das quedas não serem feitas em linha recta. Não é preciso ler o que não escrevi, tá?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Já que é preciso Marco e Pata...

por Scubawarrior » 13/2/2003 11:57

Eu faço o desenho. Reparem como o mercado continua á espera de rebound:
Estou a ver uns bulletin boards americanos (não bolsa) e leio que as pessoas se estão a questionar muito acerca do futuro. O panico e o medo parecem estar instalados. Uma das frases diz "With all the talk in the news about possible attack. Cops all over trains streets etc, is freaking me out here. "´

Ou seja.... não me admirava se nos próximos dias tivessemos mesmo um rebound se não houverem ataques terroristas (que até é o mais provavel, digo eu). Duvido que com estas noticias e este estado de espirito que neste momento haja gente compradora. O potencial de queda é capaz de não ser tão grande como parece.

Portanto este post da Pata mostra a ansiedade por um fundo de todos, com essas caracterisdticas que descreves antes do rebound tem de fazer um sell off...não concordas, e sabes me dizer onde podfe parar!!! ninguém pode.Eu cá não me vou pôr a adivinhar fundos!!
Eu acho que o estado das coisas era para já termos o dow nos 4000 pontos pportanto acho que ainda há muito optimismo sim...aliás o tipo de complacência que resulta em crash!!

E acredita que tenho muita pena de estar a trabalhar e muito senão escrevia te um livrinho á imagem do papiros do marco. Pois vontade nºão me falta!!! o que vai sendo cada vez mais rápido são as subidas pois as descidas é de lei a trend sustenta!!!!!

Reparem que a subida de 4 dias que alguns consideram um grande rally acabou agora, andou de lado 3 meses e caiu. NÃO SE PASSOU NADA O S E P JÁ CÁ TÁ NO MEMO SÍTIO. PORTANTO ISSO TRAZ CONSIGO CONSEQUENCIAS ADVERSAS PARA O MERCADO.

Deixem o rebund chegar mas sem bola mágica, analisem trade a trade e não fiquem á espera de rebunds. Vamos para o 4 ano negativo em minha opinião e que vai representar uma onda 3 muito agressiva.

Cumps

Scuba
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por Antunes » 13/2/2003 11:49

MarcoAntonio Escreveu:Aliás, faço notar que os rallyes têm sido cada vez mais interessantes e mais violentas à medida que o <i>bear market</i> se vai prolongando. O que é perfeitamente normal. Um deles, vai ser tão grande que vai inverter a tendência primária. No entanto, dificilmente o identificaremos em tempo oportuno. Por isso é que considero que uma estratégia de curto/médio prazo que aposte igualmente nestes rallyes fortes e rebounds é muito interessante. Note-se por exemplo que esta minha posição foi criticada recentemente quando eu me encontrava bastante <i>bullish</i> no último rebound. Isto porque normalmente quem faz esse tipo de crítica (defendendo que num <i>bear market</i> só se deve apostar em posições curtas, coisa que eu só defenderia se soubesse <i>à priori</i> que o <i>bear</i> duraria eternamente) parte do princípio que quem aposta num <i>rallye</i> inserido num <i>bear market</i> com base numa estratégia de curto/médio prazo não conseguirá identificar o fim desse <i>rallye</i> e virar novamente para <i>bear</i> o que não é necessariamente verdade. Por exemplo, no meu caso, que estive <i>bullish</i> durante o <i>rallye</i> virei para <i>bearish</i> bastante a tempo (aliás praticamente desde o topo) e tenho vindo a aproveitar as quedas.

É uma estratégia mais agressiva, obviamente, mas sinceramente acredito (e vou tendo provas) de que é uma estratégia mais eficaz, estando sempre preparado para qualquer sentido do mercado. Se eu aposto e faço investimentos no curto/médio-prazo, não existe grande vantagem em fixar-me na tendência primário de longo-prazo. É lógico que é preferível fixar-se na tendência primária do que fixar-se contra ela. Mas o melhor mesmo, é jogar para os dois lados (no mercado, seus malandros!... :mrgreen:). Porque se está <i>bullish</i> num <i>rallye</i> em <i>bear market</i>, tal não significa que se continuará quando ele terminar. Aliás, se nos baseamos na tendência de curto/médio-prazo, esta tb inverterá quando o rallye terminar pelo que recebemos sinais para voltarmos à tendência primária.

Esta é realmente muito mais agressiva e que requer um rigoroso acompanhamento dos mercados. Os meus parabéns pelos seus negócios bem sucedidos!

Só não concordo muito com a frase "Um deles, vai ser tão grande que vai inverter a tendência primária."... Quanto a mim, a dita cuja inversão de tendência não poderá iniciar-se em rebounds como os que até agora temos visto: esses rebounds nunca poderão inverter a tendência por não terem uma base.

Ehehehe...Provedor!

por Surfer » 13/2/2003 11:31

Confesso que o Provedor em termos de participação aqui neste espaço é um caso especial, ou seja não entendo bem o enquadramento da sua participação, vejamos as suas participações orientam-se na maioria em debates que embora ligados directamente ou indirectamente aos mercados de capitais por vezes senão na maioria das vezes pouco acrescentam sobre o estudo ou análise dos mercados.

Bom, mas eu não estou nada interessado em fazer uma avaliação sobre o modo, o metodo e o acerto da sua participação, isso é assunto que não me compete e respeito a opinião de todos, mesmo daqueles em que por vezes não encontro fundamento.

«Então o Surfer acha que quem anda nos mercados relega a economia para segundo plano e nem sequer se apercebeu que a economia está à "beira do abismo" (palavras suas). A que abismo se refere o Surfer? E já agora, quais as suas bases para sustentar tal afirmação?»

Caro provedor, vou ser sincero consigo assim como tendo sido sempre a minha postura, eu não sou expert em economia, estudo e ando no mercados à 3 anos, leio e ouço inumeros artigos sobre conceituados economistas nacionais e internacionais, gosto de ler opiniões diferentes e confronta-las.
Não tenho tempo neste momento nem disposição, durante a minha actividade profissional para estar aqui a debater consigo ponto por ponto os meus fundamentos em inumeros posts e longos como tanto aprecia , mas creio que o consenso que impera na maioria dos analistas e economistas responde à sua curiosidade por mim.

Piadão aos que menosprezam a dimensão e competência dos mercados, quem Provedor, a quem se refere? Não deve estar a pensar em si pois não? Tanta certeza, em todo o caso é bom sentir-se confiante, isso é essencial para vencer nos mercados de capitais.
Quando alguém refere a "maioria" nos mercados, refere-se à multidão, as grandes casa de financiamento, as seguradoras, os bancos, ou seja o grande capital, aqueles que muitos de nós gostamos de apelidar de "tubarões" não relegam a economia para segundo plano, aliás são esses que vão ao "leme" e sabem em primeiro lugar como está a "maré".
A maioria, aonde nós todos nos inserimos andamos a reboque, vivemos e alimentamos as nossas esperanças, as nossas expectativas futuras com base em rumores, noticias, fundamentos e crenças próprias, em indicadores que muitos são "lag indicators", etc....Enfim estamos no meio do "ruido" do mercado.
O que pensa a maioria?! Eu acredito com base na minha experiencia e pela leitura que faço e na minha humilde opinião que estejam aguardar um rebound forte com ou sem guerra. E qual o problema?! A sua opinião é diferente da minha e depois?!

Eu não vou-lhe pedir as suas razões e quais os seus fundamentos, nem lhe vou achar piadão! Não acho importante.

«Já está como o outro a acreditar nas tendências dominantes e nas verdades absolutas. A tão longo prazo Surfer, presumo que o que diz é especulação pura. »

O outro quem? Especulação claro, os mercados vivem de especulação, alimentam disso, as nossas expectativas e fundamentos nos mercados são sempre sobre o futuro, logo somos naturalmente especuladores.
Não entendi o seu comentário.

Bom e chega porque isto já é longo demais e não faz o meu estilo alongar-me em comentários que pouco acrescentam à comunidade.
Vamos falar de bolsa.... :)

Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

hehehe...

por ABsurdo » 13/2/2003 11:26

venham de lá essas divagações todas... :mrgreen:
Muito obrigado pela resposta ao pedido e pelos «extras» hehe :lol:
Um abraço :wink:
ABsurdo 8-)

Registado: 14/11/2002 11:49

E fizeste mto bem.continua a divagar assim por muitos e

por La Palisse » 13/2/2003 11:26

bons anos que todos(acredito eu) agradecemos.abraço
La Palisse

por MarcoAntonio » 13/2/2003 11:21

Não era apenas teórica, Absurdo, era uma dissertação sobre uma possibilidade que poderá vir a ocorrer e que seria interessante para quem está no mercado.

O mercado tem vindo numa «morte lenta» própria de um <i>bear market</i>. Enquanto assim estiver é de manter as posições curtas e evitar apostas em posições longas, porque o mercado dificilmente conseguirá alimentar fortes subidas/rallyes. Enfim, sobe uma sessão para cair mais na seguinte...

Entrentanto, os bulls vão diminuindo lentamente e cedendo à pressão. A certa altura, com a ajuda de um catalizador qualquer externo (um atentado terrorista, a guerra ou uma notícia qualquer sobre uma empresa mediática) o mercado poderá ser arrastado para uma capitulação (que poderá levar um par de sessões)... E aí sim, após um sell-off violento, acreditaria num forte rebound.

Ora, no estado actual (político, militar e económico), um cenário destes não é difícil de imaginar e lentamente o mercado está a criar condições para que isso aconteça. Nesta altura não me parece credível falar-se em <i>crashs</i> (os <i>crashs</i> não se dão ao fim de 2 ou 3 anos de <i>bear</i>, dão-se ao fim de vários anos de <i>bull</i>, quando o optimismo é exagerado). O crescimento do pessimismo é um dado <i>bull</i> embora (e esse é o grande problema da <i>Contrarian Theory</i>) possa não ter efeitos imediatos. Ou seja, esse argumento só funciona quando o mercado se apercebe que afinal o sentimento (pessimismo ou optimismo) era exagerado ou quando esse sentimento leva os preços para valores exageradamente baixos/altos em termos relativos (é importanto o aspecto do relativo, pois o mercado pode considerar exageradamente baixo o preço que daqui a um ano é perfeitamente normal... é essa a essência de um <i>bear market</i>).

Aliás, faço notar que os rallyes têm sido cada vez mais interessantes e mais violentas à medida que o <i>bear market</i> se vai prolongando. O que é perfeitamente normal. Um deles, vai ser tão grande que vai inverter a tendência primária. No entanto, dificilmente o identificaremos em tempo oportuno. Por isso é que considero que uma estratégia de curto/médio prazo que aposte igualmente nestes rallyes fortes e rebounds é muito interessante. Note-se por exemplo que esta minha posição foi criticada recentemente quando eu me encontrava bastante <i>bullish</i> no último rebound. Isto porque normalmente quem faz esse tipo de crítica (defendendo que num <i>bear market</i> só se deve apostar em posições curtas, coisa que eu só defenderia se soubesse <i>à priori</i> que o <i>bear</i> duraria eternamente) parte do princípio que quem aposta num <i>rallye</i> inserido num <i>bear market</i> com base numa estratégia de curto/médio prazo não conseguirá identificar o fim desse <i>rallye</i> e virar novamente para <i>bear</i> o que não é necessariamente verdade. Por exemplo, no meu caso, que estive <i>bullish</i> durante o <i>rallye</i> virei para <i>bearish</i> bastante a tempo (aliás praticamente desde o topo) e tenho vindo a aproveitar as quedas.

É uma estratégia mais agressiva, obviamente, mas sinceramente acredito (e vou tendo provas) de que é uma estratégia mais eficaz, estando sempre preparado para qualquer sentido do mercado. Se eu aposto e faço investimentos no curto/médio-prazo, não existe grande vantagem em fixar-me na tendência primário de longo-prazo. É lógico que é preferível fixar-se na tendência primária do que fixar-se contra ela. Mas o melhor mesmo, é jogar para os dois lados (no mercado, seus malandros!... :mrgreen:). Porque se está <i>bullish</i> num <i>rallye</i> em <i>bear market</i>, tal não significa que se continuará quando ele terminar. Aliás, se nos baseamos na tendência de curto/médio-prazo, esta tb inverterá quando o rallye terminar pelo que recebemos sinais para voltarmos à tendência primária.

Acho que respondi a mais do que o que pediste... Mas aproveitei para continuar a divagar.
Imagem

Administrador Fórum

Cochim só um reparo,vá ao site VTO Report e verá

por La Palisse » 13/2/2003 11:12

quem está a segurar o mercado.veja quem está curto e longo ,se os small-traders se os large-traders .de resto nem é preciso dizer qual é a minha posição sobre o assunto:o Surfer oWaterman o Marco e desculpem-me os outros que não refiro já responderam por mim.cumtos a todos e bons negócios.
La Palisse

LOLOLOL!!

por Antunes » 13/2/2003 11:05

Pata-Hari Escreveu:LOL, ó antunes, desculpa a intromissão.. mas o que tem esse time frame a ver com o meu comentário...?

Não tem nada a ver... :lol: Estava só a meter o bedelho em conversa alheia! :P

errata: sell-off

por ABsurdo » 13/2/2003 11:01

:oops:

Marco Antonio:

por ABsurdo » 13/2/2003 10:59

a tua dissertação era apenas teórica ou encontras, na realidade, potencias para um curto sel off seguido do tal rebound?

Abraço
ABsurdo 8-)

Provedor e Cochim

por Waterman (Nick) » 13/2/2003 10:54

sabem dizer-me qual o retorno médio do mercado accionista (em média ex-dividendo) desde 1900??

Sabem quando é que o mercado seguiu a tendência das taxas de juro do FED (o que não é de modo algum normal)?.

Sabem quanto subiu em média o mercado accionista desde 1982?

Depois de me responderem a isto acho que teremos todos uma noção um pouco diferente das causas deste bear...

(é que eu já ouvi de tudo desde 2000, até que as quedas tinham origem na decisão de quem seria o próximo presidente dos U.S.)

Um abraço!

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Jonas74, LMMV, smog63, VALHALLA e 241 visitantes