Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2004 - Mês 7

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Carteira JAS*2004-mês 7-dia 30

por JAS » 31/7/2004 2:03

JAS Escreveu: O aconselhável é jogar ao contrário das minhas análises pois tenho andado a acertar pouco.

NA EDP acertei na previsão de queda mas nem sequer a aproveitei. Continuo a não gostar dela e acho que a novela ainda tem um desfecho incerto.

Hoje fiz poucos movimentos e vou-me limitar a indicar os que fiz.

BCP
JAS Escreveu: Em termos de curto prazo continuo céptico. Enquanto não se esgotarem os 110M dos “amigos da CGD” o BCP terá dificuldade em subir

Se estava céptico a 1,77, e vendi metade, hoje fiquei mais optimista a 1,72 e recomprei a esse preço no fecho.
A minha teoria é que o BCP não deve desviar-se muito do 1,75. Nem para baixo nem para cima...

DAX
Vendi mais uma parcela do 7035I a 0,63.
(Devia ter vendido todos pois até faz confusão à Carteira ter um b.p. abaixo de zero e um investimento negativo...)
Mantenho a posição no 7136I pois ele já não pode descer mais, o prejuízo já não se amplia, e até pode ser que o DAX suba o suficiente para ele valer alguma coisa.

JMT
JAS Escreveu: Espero que os resultados do 2ºT, que serão conhecidos a 04 Ago, sejam bastante bons e que superem as expectativas.
Até à proximidade desta data irei manter a posição.

Tentei comprar a 8,90 mas não foi lá. As que tenho também já me chegam...

Nas restantes nem mexi. 2ª feira podemos continuar em saldos.

Para os que entram hoje de férias desejo que não pensem em Bolsa e passem uns tempos descansados!

A carteira está com a composição indicada no quadro abaixo.

JAS

P.S. - Jonas, há muito tempo que ando a dizer isso.
Até ao dia 15 podes manter a calma e não te precipitares a vender. Depois disso, se o BCP continuar sem graça, também acho que é de despachar.
Estou convencido que o negócio com a Fortis não fica concretizado durante o mês de Agosto e que eles não irão assumir qualquer participação no BCP antes disso. Se é que entram no capital...
Anexos
cart 7-30.png
cart 7-30.png (25.5 KiB) Visualizado 651 vezes

Registado: 5/11/2002 0:05

por Jonas » 31/7/2004 1:20

O 7158Z já era,agora que o BCP desceu abaixo dos 1.75.Antes da venda dos 110M tudo apontava que o BCP iria recuperar.Desta vez a A.T de curto prazo falhou.
Agora é mesmo uma questão de vender a 0.01 antes que nem 0.01 deêm pelo warrant.
Acho que o limite será aprox. 15/Agosto.Depois disso ira ser cada vez mais dificil de o vender,mesmo a 0.01.

Registado: 3/1/2004 16:16

Re

por JAS » 31/7/2004 0:32

Visitante:
Eu dei-te a minha opinião, a decisão é tua...
Boas férias.

Interrogação:
Pessoalmente gosto mais dos warrants do que dos outros produtos.
Não me parece que qualquer desses produtos seja apropriado para quem se está a iniciar na bolsa.
Se é esse o teu caso começa pelas acções e pelas que tenham maior liquidez.

JAS

Uso de Warrants

por interrogação » 30/7/2004 18:18

Caro JAS,
Antes de mais, parabéns pela iniciativa de publicar uma carteira de forma tão consistente e de a manter na adversidade.

Gostava de saber a sua opinião acerca da utilização de Warrants, nomeadamente por parte dos mais iniciados em bolsa.
Será uma boa opção, face a acções, futuros, CFD e opções? Ou um instrumento perigoso e a evitar, não só por aliciar ao uso de alavancagens demasiado altas, como também por diminuir as probabilidades de sucesso, devido à desvalorização temporal e às cotações tendenciosas para o lado do market maker?
Obrigado.
interrogação

por Visitante » 30/7/2004 18:07

valeu

ficou
DAX = 0,09 (se o Dax for a 41xx na próxima quinzena)
PT = 0,18 (se a pt valorizar 5% na proxima quinzena)
BCP = 0,04 (aqui é pior, se o bcp valorizar 10% na proxima quinzena)

parece-te bem??
Visitante

Re

por JAS » 30/7/2004 17:55

Anonymous Escreveu:Tenho os warrant´s do Dax(4400), PT(9) e BCP(2.10) em carteira.
vou deixar ordens de venda para o mês de Agosto, as férias aproximam-se e não quero levar sequer o computador comigo pois é para descansar mesmo.
Estou a pensar deixar as seguintes ordens

BCP = 0,05
PT = 0,16
DAX = 0,06
Gostava da tua opinião, se não for pedir demais

Sorry, mas atrasei-me com uma discussão sobre o AC de capital da EDP...

BCP
Neste warrant estou muito céptico pois não acredito na possibilidade do BCP subir o suficiente durante o mês de Agosto com a actual pressão vendedora dos 110M detidos pelos "amigos" da CGD.
Isso irá significar que o warrant valerá zero na maturidade e a minha ideia é despachá-lo abaixo do teu valor, assim que possível, aproveitando qualquer subidazinha.
Para conseguires vender a 0,05 seria preciso que o BCP fosse perto dos 2,00 euros nos próximos 15 dias o que me parece inverosímel pois corresponderia a mais de 15%.
Tudo é possível mas se fosse a ti baixava 0,01.

PTC
É a grande incógnita do PSI, pois ao contrário da EDP e do BCP, não vejo nada que constitua problema e que impossibilite uma subida. Mas Agosto nunca foi um bom mês para as bolsas...
O modelador de cenários/calculadora não está a funcionar para este W pelo que não posso ver a quanto corresponde o teu valor mas acho-o possível.

DAX
Este representa um problema similar ao do BCP. Parece-me quase impossível o DAX chegar aos 4400 antes da maturidade mas as probabilidades de atingir valores da ordem dos 4075, nos próximos 15 dias, não é tão improvável e conseguirias vender a 0,06.

Se te for possível tenta aceder à internet por volta do dia 15 para modificares as ordens se não tiveres vendido.
Ficares com qualquer deles até ao final do mês parece-me muito arriscado.

um abraço e boas férias,
JAS

por Visitante » 30/7/2004 16:09

tá ok

vou as 17

obg
Visitante

Re

por JAS » 30/7/2004 16:07

Respondo-te depois das 16,30. Espero que ainda não tenhas ido de férias...

JAS

por Visitante » 30/7/2004 15:46

Jas boa tarde

Tenho os warrant´s do Dax(4400), PT(9) e BCP(2.10) em carteira.

vou deixar ordens de venda para o mês de Agosto, as férias aproximam-se e não quero levar sequer o computador comigo pois é para descansar mesmo.

Estou a pensar deixar as seguintes ordens

BCP = 0,05
PT = 0,16
DAX = 0,06

Gostava da tua opinião, se não for pedir demais

Obg
Visitante

por artista_ » 29/7/2004 19:35

valves Escreveu: ...se eu conseguir uma rentabilidade anual de 65 % me daria prazer que tivesses 64 % mas que mesmo assim te fartasses de ganhar ...

Eu se conseguir uma rentabilidade média anual de 65% ficaria radiante independentemente da que tu ou Jas tivessem... :lol: :lol:

Registado: 17/3/2003 22:51

Carteira JAS*2004-mês 7-dia 29

por JAS » 29/7/2004 19:33

JAS Escreveu:O aconselhável é jogar ao contrário das minhas análises pois tenho andado a acertar pouco.

Os comentários de ontem continuam válidos no que se refere ao BCP, PTC, COR, SEM e NAS pelo que não os actualizo.

JMT
[quote=JAS"]Espero que os resultados do 2ºT, que serão conhecidos a 04 Ago, sejam bastante bons e que superem as expectativas.
Hoje recuperei mais umas das que tinha vendido na semana passada. Houve saldos a 9,30...
Graficamente podemos estar nas proximidades de uma inversão, após a recente queda, e o elevado volume das últimas 2 sessões pode ser um sinal de acumulação.[/quote]
A correcção a fazer é que os saldos estão mais atractivos...
Ainda hoje comprei algumas a 9,26 e à tarde reforcei a posição a 9,06.
A JMT passou a ser o título com maior peso na Carteira.

DAX
JAS Escreveu:Reduzi bastante a posição por não acreditar que ele se aguentasse com a alta do petróleo.
Vendas do 7135I a 0,45 e 0,44.
Ao final da tarde, com o DAX, em queda acentuada recomprei alguns a 0,37.
A posição ficou reduzida mas, mesmo assim, o DAX aparece como o 2º título de maior peso na Carteira.
Para os próximos dias, e sobretudo para amanhã, espero uma ligeira recuperação mas se o petróleo não descer acho que vou passar o próximo fim de semana sem DAX...

O petróleo desceu. O DAX já estava alto quando eu acordei.
Como o Incognitus muito bem comentou para haver lucros é preciso vender.
Vendas a 0,58-0,60 e 0,59 reduzindo a posição no 7135I para 40%.
Não se admirem por encontrar um b.p. negativo pois é mesmo assim. Os que ainda tenho já estão a custo abaixo de zero...
O trade do 7135I apenas me permitiu recuperar as perdas no 7136I.
(Portanto não se assustem os que costumam vir aqui lembrar que a Carteira está negativa pois é natural que ainda assim continue por bastante tempo...)

Não sei se o DAX se aguenta e continua a subir ou não.
Se subir ainda tenho o 7136I e parte do 7135I.
Se descer é natural que recompre 7135I.

BCP
O meu cepticismo mantém-se e vendi 50% a 1,77.
Para financiar a compra de JMT e aumentar a liquidez para uma 6ª feira, final de mês e início de férias, que pode ter vendas e quedas... Pode haver saldos no PSI.

JAS
Anexos
cart 7-29.png
cart 7-29.png (25.54 KiB) Visualizado 947 vezes

Re

por JAS » 29/7/2004 19:14

valves Escreveu:será que é assim tão complicado ... perceber as pessoas que dão conselhos ???

Eu gosto muito de ouvir conselhos.
Podes ter a certeza que leio tudo o que se escreve neste meu tópico.

Como sou um bem disposto, por natureza, não há razão para não me divertir quando os conselhos se mostram errados.

Errar é próprio do homem.
É pena que algumas pessoas tenham a mania que acertam sempre e não tenham o desportivismo que eu tenho.
Paciência se ficam muito chateados por eu lembrar que, às vezes, também erram...

Um abraço,
JAS

por valves » 29/7/2004 18:32

JAS, já te passou por acaso pela cabeça que todos admiram a tua coragem e que te dão conselhos porque gostariam de ver a tua carteira no verde ??? aqui e pelo menos eu não tenho prazer que tu percas a mim dá -me prazer ser melhor que tu mas não me dá o minimo prazer que tu percas será que tu não entendes esta pequena diferença será que tu não entendes que se eu conseguir uma rentabilidade anual de 65 % me daria prazer que tivesses 64 % mas que mesmo assim te fartasses de ganhar ... será que é assim tão complicado ... perceber as pessoas que dão conselhos ???
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Maria Rabanete » 29/7/2004 18:18

:clap: :clap: :clap:
Maria Rabanete

Re

por JAS » 29/7/2004 18:12

Anonymous Escreveu:pois é, nem sempre tudo corre bem, para podermos falar de papo cheio. Não te fica bem, atacar o TRSM e falar com ar arrogante, quando ainda ontem disses-te que "Houve saldos a 9,30..." na JMT
A modéstia também fica bem, e nimguém é infalivel

A modéstia fica bem a toda a gente.
Eu sou modesto e por isso continuo a publicar uma Carteira nitidamente perdedora neste momento.
Não fugi, nem fujo e continuo com o mesmo nick há muitos anos.

E sou tão modesto que continuo a aceitar as críticas e, em geral, até a responder.

Acontece que as críticas foram feitas no meu tópico, à minha Carteira e ao meu modo de actuação em Bolsa.
Isso dá-me o direito de gozar com os professores quando eles não acertam.
Ou não dará?

Hoje opto por responder apenas a este Visitante Anónimo que não tem nick nem sei quem é.
Deve pertencer ao clube dos que acertam sempre...

JAS

P.S.1 - "Disseste" escreve-se assim.
P.S.2 - Hoje houve saldos maiores na JMT.

por Visitante » 29/7/2004 16:50

pois é, nem sempre tudo corre bem, para podermos falar de papo cheio. Não te fica bem, atacar o TRSM e falar com ar arrogante, quando ainda ontem disses-te que "Houve saldos a 9,30..." na JMT

A modéstia também fica bem, e nimguém é infalivel

cumprimentos
Visitante

por jonhy » 29/7/2004 16:38

olá
JAS...eh! eh! eh!, brrrrr...mesmo em cima do risco.
um abraço
Jonhy

Registado: 30/8/2003 23:07

Resposta a visitante

por valves » 29/7/2004 15:59

Bem eu dou por terminada a intervenção até porque o TRSM sabe muito bem defender -se mas já agora deixo aqui uma frase que ele disse :

Pq não esperas pelos movimentos? Pq raio tentas adivinhar fundos? Pq raio estás quase sempre(neste activo) contra a tendência?

Isto não é uma analise incorrecta isto é uma critica ao metodo de trade do JAS que se mantem valida independentemente de ele ter tido sucesso ou não neste Trade especifico.

E por aqui me fico pois acho que o TRSM sabe intervir para defender -se se o quisere fazer.

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

TRMS

por Visitante » 29/7/2004 15:49

Óbvio que o fez de boa fé mas teve azar na análise. E qual é o problema? Todos erram. Espero que o Jas tenha vendido a subir 2%.
Visitante

Para JAS

por valves » 29/7/2004 14:52

JAS, desculpa lá mas deves ouvir os reparos que te são feitos com toda a atenção e especialmente porque o TRSM foi acertivo na critica que te fez e além disso fê -la de boa fé ... pelo menos ás pessoas habituais do forum devias ouvir as criticas pois se as ouvisses provavelmente a tua performance melhoraria.

por TRSM » 29/7/2004 14:46

Quando tomei a liberdade de colocar aqui um post meu, já estava preparado para tudo, como tal não estranho as tuas respostas.

Ainda pensei se devia responder ou não, mas para teres a certeza que li a tua resposta, cá estou.

Quanto ao conteudo das tuas respostas, elas respondem por elas

Entrei pela porta grande neste tópico, e saio precisamente pela mesma porta,....mas nunca me chamaram narciso......

Escusas de responder...pq acabei de sair neste preciso momento.

Registado: 5/11/2002 11:30

por Incognitus » 29/7/2004 13:52

JAS não te esqueças também da parte importante que é "vender".

Registado: 6/11/2002 19:27

Re: Carteira JAS*2004-mês 7-dia 22

por JAS » 29/7/2004 13:39

TRSM Escreveu:Apesar do Dax ter entrado em terreno oversold, não vislumbro qq sinal ainda de inversão, e temo que um fecho semanal abaixo dos 3.800, possa acelerar ainda mais a queda.

Será que já vês?

TRSM Escreveu:Pq não esperas pelos movimentos? Pq raio tentas adivinhar fundos? Pq raio estás quase sempre(neste activo) contra a tendência?

Às vezes acerto nos fundos.

TRSM Escreveu:Não utilizo estes produtos do DAX, mas disponibilizo-me por MP a dizer-te quando faria as minhas entradas no Dax, e quase te garanto que a performance da tua carteira, passará a ser mais agradável neste activo.
Escrevo este post com alguma "raiva" de te vêr a cometer autênticos suicidios, mas acabei por ganhar coragem para o fazer, embora correndo o risco de me mandares á outra parte.

Como vês o 7135I não foi suicídio... De ontem para hoje ganha apenas 54%.
(e mesmo a entrada a 0,45, sem todos os movimentos que entretanto fiz, seria boa...)

E também não te mandei à outra parte.
(Mesmo que o trade tivesse corrido mal também não mandava...)

Um abraço,
JAS

por Jonas » 29/7/2004 2:10

Tecnicamente tudo indica que o BCP vai subir.Mas para quem investiu no 7158Z(como eu)convêm que suba rápido e até um determinado valor.
Ao utilizar a calculadora,cheguei a conclusão que será necessario que até ao dia 15/Agosto o BCP suba até aos 1,9/1,95 para o warrant chegar aos 0,05(eu comprei a 0,04).
É na satisfação desda condição que reside o meu cepticismo.Não estou pessimista,até porque em relação ao BCP estou confiante na subida.O cepticismo esta no time frame que o BCP vai demorar a chegar a valores que permitam o warrant cotar-se pelo menos a 0,04.

Registado: 3/1/2004 16:16

Carteira JAS*2004-mês 7-dia 28

por JAS » 28/7/2004 18:47

O PSI portou-se bem e em contraciclo com grande parte do mundo...
Como já há muito tempo que não fazia comentários aproveito ter hoje masi tempo livre para o fazer.
Mas atenção! O aconselhável é jogar ao contrário das minhas análises pois tenho andado a acertar pouco.

BCP
Apesar de continuar em pequenas vendas e recompras o meu preço médio não se altera significativamente e até nem paga o trabalho que dá... Mas sempre diverte.
Hoje foi a 1,77 e 1,76.
Em termos de curto prazo continuo céptico. Enquanto não se esgotarem os 110M dos “amigos da CGD” o BCP terá dificuldade em subir. Na minha opinião ele não subirá nada de jeito enquanto não for ultrapassado o 1,80 pois, até lá, há fortes vendas nos cof’s.
Em termos gráficos até podemos antever uma subida ao atingir esse mesmo valor pois teríamos a cotação acima da MME.5 e esta última a cortar a MME.15.
Cotação=1,78 ~ MME.5=1,777 < MME.15=1,810

DAX
Reduzi bastante a posição por não acreditar que ele se aguentasse com a alta do petróleo.
Vendas do 7135I a 0,45 e 0,44.
Ao final da tarde, com o DAX, em queda acentuada recomprei alguns a 0,37.
A posição ficou reduzida mas, mesmo assim, o DAX aparece como o 2º título de maior peso na Carteira.
Para os próximos dias, e sobretudo para amanhã, espero uma ligeira recuperação mas se o petróleo não descer acho que vou passar o próximo fim de semana sem DAX...
Cotação=3807,21

PTC
A PT continua muito incerta e a fugir de todos os padrões...
Mesmo assim, tendo em conta o comportamento de ontem e de hoje, resolvi arriscar e reforcei a posição no 7121I com compra a 0,08. Mas faço notar que não o acho aconselhável a cardíacos...
Cotação=8,50 > MME.5=8,48 < MME.15=8,55

JMT
Espero que os resultados do 2ºT, que serão conhecidos a 04 Ago, sejam bastante bons e que superem as expectativas.
Hoje recuperei mais umas das que tinha vendido na semana passada. Houve saldos a 9,30...
Graficamente podemos estar nas proximidades de uma inversão, após a recente queda, e o elevado volume das últimas 2 sessões pode ser um sinal de acumulação.
Cotação=9,36 < 9,470 <> 9,521

SEM
We maintain our YE04 Semapa price target in €5.05 per share (42% upside potential) with maintenance of Buy (High Risk) recommendation.

Tem sido um título em que tenho estado quieto e cheio de paciência pois qualquer dia há de subir...
Não vale muito a pena olhar para ela em termos de AT pois tem estado com volumes ridículos.
Cotação 3,70 < MME.5=3,722 < 3,739

COR
Cada vez com menos volume...
Não fiz qualquer movimento.
Cotação 1,16 = MME.5=1,16 < 1,17

NAS
JAS Escreveu: Já não espero nada... O que me vale é que se trata de uma pequena posição.

Posição inalterada e de valor quase nulo.
Cotação NAS100=1366,26

A carteira está com a composição indicada no quadro abaixo.

JAS
Anexos
cart 7-28.png
cart 7-28.png (25.6 KiB) Visualizado 689 vezes

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, AlfaTrader, Burbano, cali010201, Google [Bot], hugob0ss, IX Hispana, luislobs, malakas, maturidade, nunorpsilva, Tosta mista, trilhos2006 e 292 visitantes