Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP: Ressaca ou algo mais grave?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 18/2/2004 13:00

Isso mesmo Moz,

Ninguém sabe o que aí vem... se é que vem alguma coisa mas o que é facto é que isto está Bull!!!

Mas acho que a recuperação económica deverá estar mesmo aí, os mercados não costumam enganar-se. Com a recuperação económica os meracdos têm de subir pois os lucros das empresas também vão subir, e muito!!!

Por exemplo a Lisgráfica vale neste momento 8,8 M€ em bolsa. Quando a economia estava em alta esta empresa lucrava 4/5 M€ por ano, se o voltar a faze´r num dos próximos anos terá um Per de 2!!!!! :lol: :lol: :lol:

É claro que hoje até tem dado prejuízos e se vier a dar alguns lucros no curto prazo são muito pequenos e o Per parecerá alto, mas é preciso perceber nestas alturaas aquilo que uma empresa poderá vir a fazer nos próximos anos com a recuperação económica para perceber-mos até onde as suas cotações poderão ir...

Atenção que este exemplo da LIS é só um mas todas, ou quase todas, as empresas estão nesta situação... PER baixo em época de maus resultados!!! O que normalmente acontece é que as empresas acabam por ter Per's altos em épocas de bons resultados.

Ou seja, se uma empresa duplicar os resultados e duplicar o PER nos próximos anos subirá 4 vezes... acontece que há muitas empresas que multiplicam os seus resultados por muitas vezes e o PER também....

Atenção que esta é a minha visão geral dos mercados para os próximos anos se houver a esperada recuperação económica, mas é óbvio que deverá haver várias subidas e descidas como em qualquer Bull Market...

Registado: 17/3/2003 22:51

sou mesm básico,

por Thomas Hobbes » 18/2/2004 12:40

mas agora que isto está bull é deixar correr os lucros...

para quem anda no intraday tanto se ganha no bull como no bear...

credo sou mesmo basico balha-me Deus :pray:
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

por MozHawk » 18/2/2004 12:37

Realmente estas subidas são "estranhas"... Pode ser o bull e a sê-lo fica a pergunta: a que é que se deve? Que perspectivas tão espectaculares existem para a zona euro e para Portugal, em particular, que justifiquem tamanhas subidas?

Mas lá está, se calhar isso não interessa para nada. O que interessa mesmo é apanhar o(s) comboio(s)...

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por artista_ » 18/2/2004 12:33

Parece que são os estrangeiros que estão a puxar pelo BCP... bom sinal!! eles não vinham cá para perder dinheiro, ou vinham??

Embora ás vezes os "operadores" que dão estas notícias deixem um boccado a desejar :) :) :)

De qualquer forma parece que já todos acreditam que estamos em Bull market!!!! já não era sem tempo...

Registado: 17/3/2003 22:51

por Visitante » 18/2/2004 12:15

Ainda bem que existe neste Forum um Marco António, um Ulisses e um JAS, que não se limitam a ler as linhas de tendência dos gráficos mas acrescentam os conhecimentos e o bom senso de quem está nisto há muito tempo. Não fosse isso e não era necessário dificultar o acesso aos visitantes, eles pura e simplesmente cansavam de ver no Forum tanta análise e comentário sem qualquer correspondência com a evolução do mercado e deixavam de aparecer.
Visitante

Re: BCP

por MozHawk » 18/2/2004 12:14

JAS Escreveu:Pois é Moz mas o BCP sobe, e bem, contra a tua AT...
As 2 linhas de resistência indicadas pelo Marco têm pontos do "novo BCP" e funcionaram bastante melhor.
JAS

JAS,

Diz o velho ditado "cada cabeça sua sentença". Daí sermos todos diferentes...

Quanto à questão do "novo BCP" recuso-me a continuar a dicussão em torno de um conceito que nada tem a ver com o actual BCP. Houve uma alteração de fundo na estrutura empresarial do BCP? Não. Mudou radicalmente de actividade? Não. Ontem vendia batatas e hoje é uma empresa de transportes? Nada disso. Só e porque houve um AC? Poupa-me... O que os accionistas querem saber é qual o retorno do seu investimento e qual o fair-value do BCP com as perspectivas de médio-prazo. Mas isso são outras histórias.

Quanto às ATs, como sabes, todos as interpretações são falíveis, se não fossem seríamos todos muito felizes e contentes. Quanto à questão vertente do BCP propriamente dito, vamos ver como é que tudo isto acaba. Ainda é cedo para cantar vitória: de um lado e do outro. Novamente está a aquecer vamos ver se arrefece, como arrefece ou se se tornará num vulcão. A seu tempo...

Um abraço,

MozHawk

por Patdav » 18/2/2004 12:09

OK! :wink:

Parece que já passou a noticia:

BCP sobe para máximo 13 meses pela mãos de estrangeiros

18/02/2004

LISBOA, 18 Fev (Reuters) - As acções do Banco Comercial Português (BCP) subiram 3,59 pct para o máximo dos últimos 13 meses, com compras de instituicionais estrangeiros que estão a voltar a construir posições no papel, disseram dealers. Negociaram-se 13.261.989 acções a subir 3,59 pct para 2,02 euros, máximo desde 1 de Janeiro de 2003. O índice DJ Stoxx para banca ganha apenas 0,04 pct e o índice PSI20 - onde o BCP tem um peso de 20 pct - está a subir 1,12 pct.

"A pressão compradora está a ser feita por institucionais estrangeiros que, antes, tinham abandonado o título BCP e, após os resultados, estão a construir posições, apostando que o banco tem vários 'triggers' de valorização futura", disse um dealer.

Adiantou que "a subida desta manhã não significa que o BCP se manterá a estes níveis porque, após terem sido construídas aquelas posições, o papel vai aliviar".

"Eventualmente há vários factores a levar à subida do BCP como elementos especulativos, uma aposta na venda da Seguros e Pensões (SeP) ou a diminuição da posição no Millennium com uma parceria", disse João Carlos Fidalgo, analista da Lisbon Brokers.

O BCP tem admitido interesse numa parceria para o polaco Millennium, detido em cerca de 50 pct, para repartir os seus investimentos, bem como prossegue interessado em alienar a SeP, o líder dos seguros em Portugal.

João Carlos Fidalgo adiantou que tem o BCP em 'under-review', mas o "anterior price-target de 1,93 euros já incorporava uma venda da SeP".

"O nosso price-target é de 1,95 euros mas é bastante conservador pois não considera efeitos de uma recuperação forte do mercado de capitais que teria um impacto positivo na rentabilidade em geral do BCP e algum impacto no capital", disse Graça Graça Moura, analista do BPI.

((---Sérgio Gonçalves, Lisboa Editorial, 351-21-3113122 lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))

Registado: 25/11/2002 22:19

O meu post dizia de facto respeito a essa legenda

por ghost » 18/2/2004 12:00

Obrigado

PS Apesar do cenário traçado na altura, a actualidade mantem se e o espirito é francamente positivo. No entanto, e nestas coisas há sempre um senão, o BCP já nos habituou a correcções após este tipo de movimentos que tal como hoje têm acontecido ultimamente. É a chamada "Correcção do Dia Seguinte" :wink:

Comentem

Cumps
Gost

Em tempos de crise a imaginação é mais importante que o conhecimento

Albert Einstein

Registado: 5/11/2002 1:30

por MarcoAntonio » 18/2/2004 11:59

Moz, há bastante tempo que, por motivos semelhantes aos do BCP não falo nem levo em linha de conta LTd's de longo-prazo na EDP.

Ainda assim, a que existia era claramente mais consistente do que a do BCP. Mas mesmo para essa já deixei de olhar depois cerca de 2 anos sem ter sido testada...

Essa LT dizia respeito a um canal descendente que há muito que perdeu a validade. De qq das formas considero, pelos motivos que expus, a situação do BCP mais flagrante. A consistencia das LT's é para mim um aspecto muito importante (e sou dos que mais importancia dá às LT's) e no caso do BCP por exemplo, as LT's que podem ser traçadas violam princípios importantes que na minha opinião abalam a sua fiabilidade. Ora, entre uma má referência e referência nenhuma, eu prefiro referência nenhuma (uma coisa que eu digo por vezes, pois existe essa tentação entre quem valora as LT's, é a de que nada obriga a que exista uma LT válida a «todo o momento» e quando não existe uma LT (suficientemente) válida o melhor é não a considerar sequer na análise).

Obviamente esta questão é susceptível de outras opiniões e outras abordagens...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Patdav » 18/2/2004 11:59

Bom dia a Todos :wink:

rumores:

:arrow: Entrada de investidores estrangeiros no BCP.

:arrow: Fala-se novamente na venda da Seguros e Pensões no curto prazo.

São só rumores :mrgreen:

Siga a AT!

Abraço
Patdav

Registado: 25/11/2002 22:19

por MozHawk » 18/2/2004 11:52

Marco,

Pega no longo bear-market que caracterizou a EDP e o canal descendente desenhado para ver qual o espaçamento entre os vários toques da linha de oferta desse mesmo canal.

Um abraço,

MozHawk

Re: Entar no espaço!!!

por MarcoAntonio » 18/2/2004 11:50

ghost Escreveu:..a que se refere implica certamente alguma consistência. E, consistência implica certamente convicçao no volume no tempo e possivelmente na amplitude que mostrar face a quebra da barreira que refere. Será assim?

Cumps
Ghost

Ghost, creio que a questão era para mim e refere-se ao texto que surge no gráfico. Aquele texto foi colocado lá quando o BCP se encontrava nos 1.7x e eu aguardava por um sinal (acreditando que ía ser em alta). Entretanto o sinal já foi dado (e já entrou no tal «espaço»)...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

BCP

por JAS » 18/2/2004 11:43

Pois é Moz mas o BCP sobe, e bem, contra a tua AT...

As 2 linhas de resistência indicadas pelo Marco têm pontos do "novo BCP" e funcionaram bastante melhor.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Entar no espaço!!!

por ghost » 18/2/2004 11:42

..a que se refere implica certamente alguma consistência. E, consistência implica certamente convicçao no volume no tempo e possivelmente na amplitude que mostrar face a quebra da barreira que refere. Será assim?

Cumps
Ghost

Em tempos de crise a imaginação é mais importante que o conhecimento
Albert Einstein

Registado: 5/11/2002 1:30

por MarcoAntonio » 18/2/2004 11:12

Se me permitem, e creio que já disse isto há algum tempo atrás numa análise, eu considero que não existe nesta altura qualquer LTd de longo-prazo credível no BCP. A que existia e que se apoia no início da tendência há muito que não é testada e que perdeu a sua validade...

Na realidade, o BCP teve duas fases durante o Bear que são bem visíveis no gráfico de longo-prazo: uma primeira onde caia muito lentamente, fase em que foi das empresas menos penalizadas; e uma segunda fase em que o BCP entrou em «rota de colisão» e passou a ser até das mais penalizadas. Foi um período negro para o BCP, um título que tinha até aí como característica a sua enorme inércia.

Sendo assim, não existe uma LT fiável que represente todo o Bear Market (e por isso prefiro nem traçar qualquer LT descendente de longo-prazo).

Os grandes sinais do BCP têm surgido antes em quebras de resistências horizontais: primeiro os 1.63€ e depois os 1.85€.

Uma última nota: em gráficos de longo-prazo eu apenas considero LT's com pelo menos 3 bons pontos e que estejam bem espaçados no tempo (ou seja, que representem fielmente a tendência).
Anexos
bcp-20040218c.png
bcp-20040218c.png (24.02 KiB) Visualizado 928 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MozHawk » 18/2/2004 11:09

Ok, de qualquer maneira muito interessante a sessão de hoje no BCP.

A LTD do semanal está a ser hoje quebrada em alta com forte volume.

Reentrada de vários indicadores em sobrecompra com particular destaque para o RSI.

Ataque à MME200semanal nos 1.99 bem sucedido para já.

Upper band das BB nos 2.00 violada em alta.

Isto promete!

Um abraço,

MozHawk

ltd

por birra » 18/2/2004 11:02

A fonte foi o wif.pt
Junto com a AT do caldeirao sao os unicos que conheco onde se pode fazer AT de graca...

De facto o weekly nao esta bem construido :oops:
Mas os valores por onde passou a ltd parecem certos, confirmei com o daily. Ja agora:
Anexos
bcp-daily.JPG
bcp-daily.JPG (37.96 KiB) Visualizado 931 vezes
birra

por MozHawk » 18/2/2004 10:38

Birra,

Esse gráfico, logo à partida, está "esquisito". Um papel com a regularidade do BCP não pode ter esses gaps todos... Qual é a fonte?

Um abraço,

MozHawk

Linha de tendencia. Duvida...

por Birra » 18/2/2004 10:25

Sem querer discutir sobre a qualidade da AT do MozHawk, alias pq sou um perfeito "beginner" e so quero perceber como funcionam as coisas, aqui vai a minha duvida:

Esta LTD que marquei parece-me mais credivel uma vez que toca (ou quase) o grafico em 3 pontos e 2 deles sao claramente maximos relativos. Tudo bem que tem um ponto fora, mas tb e um ponto um pouco "fora do contexto"

Esta LTD ja foi batida ha 6 meses. As diferencas sao bastante grandes... o que acham?
Anexos
bcp-week.JPG
bcp-week.JPG (43.24 KiB) Visualizado 1000 vezes
Birra

Re: Re

por MozHawk » 17/2/2004 19:44

JAS Escreveu:Lembro-me sempre da estatística dos frangos que rezava o seguinte:
A população estava bem alimentada pois estatísticamente comiam em média meio frango por dia.
Ao fim de um ano constatou-se que metade da população tinha morrido.

Esta já é tão velhinha... LOL Eu conhecia a das laranjas... De qualque maneira JAS, lembro-me de uma vez ver apenas no BCP um suporte muito antigo que dava o BCP na zona dos 1.30 ou algo do género. E a verdade é que foi lá. E a LTA vinha desde 199x e também na altura alguém levantou essa questão da linha já ser muito antiga. Mas perante o cenário de quedas sucessivas não vistas no BCP há muitos anos, era das poucas a que nos podíamos agarrar.

Agora, também sabes que eu sou um misto. Não sou 100% AT... gosto igualmente de dar uma vista de olhos noutros dados.

Fica agora o gráfico diário. Pode subir? Pode. Mas que está novamente HOT, parece-me que sim.

Um abraço,

MozHawk

PS-Mas concordo contigo. Qualquer que seja o caminho, cada um teria as suas razões para justificá-lo. ;)
Anexos
bcp.PNG
bcp.PNG (81.19 KiB) Visualizado 1038 vezes

por nunofaustino » 17/2/2004 19:36

Antes de mais tenho de dizer q utilizo mais a AT do que a AF (essencilamente pq é mais simples de utilizar) e que, tal como o MA, não costumo ligar muito a notícias (uma vez que n conheço ninguém que possa dar dicas antes do pessoal todo saber, prefiro n ligar a isso...).

Assim sendo vamos ver se demonstro que a AT consegue indicar pontos de resistência e de suporte, mesmo após uma grande modificação da empresa.

Em junho de 1999 o BCP lançava uma OPA sobre a MC (indicado no gráfico com um círculo azul). Antes de OPA, o BCP tinha andado a marinar num canal entre os 4.6 e os 5€ durante quase 5 meses - ver seta azul). Pouco tempo antes do anúncio da OPA o BCP quebrou o suporte e caíu até aos 4,2 (mais coisa menos coisa) tendo atingido o mínimo em Setembro de 1999 (perto dos 4€).
De setembro a Novembro o BCP sobe até perto dos 5€ (limite superior do canal antes da OPA) caindo até aos 4.6 (limite inferior do referido canal) em Janeiro, sendo que voltou a testar estes limites em Março, Abril e Junho reforçando a importância desses valores (ver setas vermelhas). Em Dezembro/Janeiro de 2000/2001 o voltou a "namorar" estes valores, sendo que qdo o BCP quebrou definitivamente o suporte dos 4.6 (em abril de 2001) caiu até aos 3€ em Setembro de 2001 (mais setas vermelhas).

JAS... n sei se consegui demonstrar que a AT é muito útil em indicar pontos de resistência/suporte mesmo após um acontecimento que altera fortemente a empresa em causa. Eu acredito que é, mas compreendo que possas achar que não.

Um abraço
Nunofaustino
Anexos
BCP.png
BCP.png (17.16 KiB) Visualizado 1060 vezes
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MozHawk » 17/2/2004 19:35

Entretanto JAS,

Deixo-te mais 2 gráficos actualizados do BCP. O primeiro é o semanal. Independentemente da LTD que, tratando-se de um papel novo, que fortes motivos tens para que continue a subir? Ou melhor ainda, estatisticamente as probabilidades, partindo do histórico dos indicadores, tendem para que lado?

Um abraço,

MozHawk

PS-Mas como eu disse, se aquela LTD for quebrada com volume vou pensar no BCP.
Anexos
bcp-s.PNG
bcp-s.PNG (72.25 KiB) Visualizado 1078 vezes

Re

por JAS » 17/2/2004 19:30

MozHawk Escreveu:Pergunto-te então com que base é que se passa a fazer ATs ao que quer que seja...

AT's podes fazer sempre.
As conclusões é que podem não ser fiáveis.
Há que interpretar a estatística.

Lembro-me sempre da estatística dos frangos que rezava o seguinte:
A população estava bem alimentada pois estatísticamente comiam em média meio frango por dia.
Ao fim de um ano constatou-se que metade da população tinha morrido.
(Constatou-se que a população era constituída pelo patrão e pelo empregado... Um comia o frango e o outro chupava os ossos)

Voltando à AT, tu descobres uma resistência do "antigamente" e ficas muito preocupado pois o título pode chegar lá e ter dificuldade em passá-la.

Eu se calhar penso que essa resistência do passado distante é pouco fiável e não lhe ligo nenhuma.

Provavelmente tomaremos opções diferentes de investimento.

Mas no final toda a gente terá razão...
Os AT's dirão que "as resistências existem para ser quebradas" e eu direi "como se viu não havia resistência nenhuma"...

Um abraço,
JAS

por MozHawk » 17/2/2004 19:05

Pois é JAS,

Nesse caso já estaríamos a misturar AF com AT. De qualquer maneira, eu não porque era muito novo na altura lol, pergunta lá aos ATs o que é que fizeram quando foi a OPA ao BPA, aquando da fusão do BM e por aí fora...

Na realidade, o próprio mercado trata de valorizar os diversos acontecimentos. Indo para uma terminologia mais vaga, nada acontece por acaso e muito menos em termos estatísticos. Isto para dizer que quando se fala na S&P o mercado reage e depois claudica em determinados pontos (resistências?). Fala-se no Millennium e o mercado reage e fala-se em AC e o mercado reage. Enfim, quantas não serão as empresas com acontecimentos de grande envergadura? E por isso andamos a fazer tábua rasa do passado??? Quando analisas um activo financeiro a longo prazo (vários anos) com definições de suportes e resistências, acaba-se com isso pura e simplesmente porque houve movimentos de grande envergadura passando os títulos todos a serem novos?

Pergunto-te então com que base é que se passa a fazer ATs ao que quer que seja...

Um abraço,

MozHawk

por JAS » 17/2/2004 18:40

MozHawk Escreveu:Como deves imaginar os aumentos de capital provocam precisamente ajustes nas cotações. Ora se deixasses de poder traçar o que quer que seja e todas as resistências/suportes identificadas após ajustamento das cotações anteriores significa isso que a AT deixaria de ter qualquer validade após qualquer ajustamento de capital. Acreditas mesmo nisso?

Eu nos ajustes pelos aumentos de Capital acredito.
O que eu digo é que a AT não faz os ajustes para outros factos igualmente importantes...

Daí eu considerar que os dados anteriores a esse "facto novo" não são fiáveis em termos de extrapolação.

Mas a minha pergunta mantém-se.
Tu continuarias a considerar fiáveis os suportes e as resistências de um "novo BCP", por exemplo, após uma OPA ao BPI?

JAS

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Luzemburg, navaldoc, Shimazaki_2 e 142 visitantes