Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: As ilusões do mercado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JAOR » 6/12/2003 19:08

Caro tiopatinhas.do que me lembro do srº Ministro Cavaco...foi ter dito ,qualquer coisa de muito parecido com....anda-se a vender gato por lebre ...desculpe...mas é disto que me lembro..e o logo a seguir...o mercado.....BUMMMMMMMMMMMM

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por tiopatinhas » 6/12/2003 18:31

Ulisses, o seu artigo está óptimo! Claro, como habitualmente!
Agora, afastando-nos um pouco dessa perspectiva e colocando-nos na de um investidor vulgar mas atento, eu entendo que o investidor deve afastar-se da bolsa de valores sempre que o engraxador e a dona de casa fala das acções que comprou. Por outro lado, deve afastar-se do mercado sempre que a crise económica é forte e consistente e os indicadores económicos nesta situação, não estejam em situação de inversão de tendência. Este aspecto não se pode excluir do contexto socio-politico internacional.Como exemplo temos o caso do Ministrio Cavaco que chamou os Portugueses a investir na BVL em altura já um pouco tardia (estavamos no pico). Daí alguns portuguese ficarem "entalados" (passo o termo); alguns com dividas para com o seu banco devido a compra de acções. No oposto, temos a actual crise económica que só agora começa a dar sinais incipientes de retoma e nem em todos os países. Parece ter-se afastado o espectro da Argentina, Brasil etc., ou estão adormecidos. Bom, concluindo, é dificil ganhar uns trocos e o Ulisses está de parabéns. Cada vez gosto mais deste fórum. Um abraço.
tiopatinhas

por fproenca » 5/12/2003 22:41

Hoje consegui arranjar um tempinho para vir aqui, vejo que isto continua muito interessante.

Gostei muito do teu artigo Ulisses, principalmente da frase "Os ursos continuam a desvalorizar as subidas", engraçado que na queda os Touros também desvalorizavam as quedas, é este tipo de sentimento que faz mover os mercados.

Aquelas frases "isto não pode cair mais", "isto já bateu no fundo", ou o inverso, são erros grosseiros de muitos investidores, por isso é que gosto tanto da AT

Raramente quero saber se a Empresa é boa ou má se está bem ou não em termos fundamentais, na maioria das vezes basta olhar para um gráfico com os respecivos volumes (muito importante) e está la tudo o que precisamos de saber, na maioria das vezes basta "ir na onda", riscos ? há sempre, mas dimunem se formos mais vezes na "onda" do que contra ela ...

Também concordo que o mercado precisa de "respirar" e também estou muito satisfeito por ver uma tendência tão consolidada, sem grandes oscilações sem Gaps descomunais, enfim ... a avaliar pela LT médio/longo prazo, temos tudo para um Bull duradouro mas muito calmo, longe das euforias de 1999

Um abraço
Fernando Proença
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por artista_ » 5/12/2003 21:16

Como estamos a ir para fim-de-semana até vou contar uma história verdadeira...

Tenho um amigo que até tem formação em economia, mas que a única coisa que comprou em bolsa foram 100 acções da EDP na privatização a 4300$00 (ainda hoje as tem). Este meu amigo diz-me muitas vezes coisas do género "devias ter vendido" "estava-se mesmo a ver" "qualquer pessoa minimamente entendida via que o que estava para acontecer"... eu bem lhe tentava explicar que as coisas eram muito mais complicadas do que a ele lhe parecia, mas ele nunca se conveceu muito...

Um dia apanhei-o a jeito, tinha eu comprado umas PTM a 100 euros (não tenho a certeza do valor da compra mas acho que foi por aí) e estava numa situação de indecisão entre vender ou não a 99. Como o tinha ali ao pé perguntei-lhe, "então como é vendo ou não?" e ele respondeu-me claramente "não, já estiveram a quase 150 euros, eu não vendia"... felizmente vendi, e por acaso foi a última vez que fiz um trade em PTM.

Até hoje sempre que me vem com alguma das sua "bocas foleiras" leva logo com a PTM a 99...

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

bom fim-de-semana pra todos

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 5/12/2003 21:05

Essa é a ilusão de quem olha para o passado e parece fácil, "entrava aqui (estava-se mesmo a ver!!) saia ali (200%!!!)" :lol: :lol: :lol:

por PLPINTO » 5/12/2003 20:35

Estou de acordo com a ideia geral que o artigo no seu todo transmite, pois foca exactamente aquilo que se pensa sobre o mercado antes de se por em pratica a nossa actividade ou então aquilo que um leigo nos responde numa conversa sobre os mercados. No entanto o Ullisses esqueceu-se de uma ilusão:
Aquela ilusão que se tem quando se abre um gráfico de um activo ao fim do dia que não se acompanhou por qualquer motivo e se acha sempre que houve ali bons momentos de entrada e saída, os quais nos teriam dados bons trades caso estivéssemos a acompanhar o mercado. Olhando para traz num gráfico é fácil esquecer-nos que no momento que se formou o movimento não tínhamos a certeza de onde ele nos levaria e, por conseguinte, nada nos garante que teríamos tomado a decisão certa na altura.

Registado: 22/5/2003 15:08

por Pipoca » 5/12/2003 16:11

Grande artigo!!

No entanto, tenho que dizer que mesmo os 30%/ano de uma forma consistente me parece muito dificil, enquanto que valores tipo 60% já considero perto do impossível...

Alguém que consiga de uma forma consistente fazer valores anuais na casa dos 20% já deve ser considerado um super trader, como se pode ver pelos resultados dos melhores Hedge Funds a nível mundial...

Registado: 28/5/2003 14:29

por MarcoAntonio » 5/12/2003 15:55

Já agora, devo dizer que concordo com todos os pontos, mais com uns e menos com outros, mas em todos os casos parece-me que percebi o que o Ulisses pretendia dizer. É claro que alguns dos pontos são subjectivos e ao ser aprofundados poderíam ser tratados noutra perspectiva (por exemplo, um daytrader tem mesmo de passar o dia em frente ao ecran... mas a questão de fundo que o Ulisses coloca, eu estou de acordo com ela).

Creio que algumas das discordancias que aqui surgiram derivam desse 'diferente tratamento' da questão. O mesmo se aplica, creio, à questão dos fundos, em que penso (e se estiver a interpretar mal o Ulisses corrige-me) que ele pretendia dizer que os Fundos não controlam o mercado o tempo todo (mensagem que muitas vezes se tenta fazer passar). É claro que pontualmente terão alguma influencia e algum controlo... mas quem tenta fazê-lo o tempo todo acaba esmagado pelo mercado.

Há ali pontos que são tocados pelo Ulisses que de facto considero muito importantes: a questão e a gestão das oportunidades, a admissão do erro, a consistência dos resultados, a tentativa de controlo sobre o mercado, etc...

Excelente!...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Dracull » 5/12/2003 15:45

Gostei bastante! Achei que o artigo focou bem aquelas ideias mais pré-concebidas do trading way of life...
Gostei particularmente da parte em que o trading é só prazer e nada de stress...quem disse tal disparate é obvio que nunca esteve numa situação de fazer day-trading constantemente, a adrenalina dispara que é uma coisa doida, por vezes extasiante, outras stressante.
Remember, remember, the fifth of November,The gunpowder treason and plot.I know of no reason why gunpowder treason Should ever be forgot.

Registado: 19/11/2003 12:15

por Camisa Roxa » 5/12/2003 15:45

Eheh, subscrevo plenamente
Acho que todos já passámos por essas ilusões em algum ponto da nossa vida

Contudo, estou empenhado em contrariar a ilusão dos 30% ao ano, macacos me mordam. Acho difícil é bater essa rentabilidade com valores de investimento muito elevados. Mas investindo uma quantidade de $ que se mantenha dentro de um limite razoável dá bem para gerir. Quanto aos lucros é meter ao bolso enquanto se pode!

Registado: 5/11/2002 11:27

por Kopas » 5/12/2003 14:26

Muito bom artigo, conciso, objectivo e elucidativo.

Um abraço,
Kopas

Registado: 5/11/2002 0:44

por TRSM » 5/12/2003 13:34

Muito objectivo, Ulisses.

Revejo-me em muito do que dizes no teu artigo, sem trabalho nada feito.

Parabéns

abraço Ulisses

TRSM

Registado: 5/11/2002 11:30

Ulisses

por Dark » 5/12/2003 13:21

Gostei de ler.
Para quem é novo nestas andanças "cair na real" é importante, e nunca é bom demais lembrar duas coisas:
se fosse assim tão fácil, todos ganhavam muito
e
"a prática faz o mestre ..."

Parabéns pelo excelente artigo e pela dose de bom senso (BS).

Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por Comentador » 5/12/2003 12:48

Caro Ulisses Pereira,

O seu artigo vale como um “back to basics” indispensável para quem é inexperiente ou para quem tem demasiadas certezas sobre o mercado.

Experiência, aprendizagem permanente e bom senso são fundamentais.

Um excelente artigo!

Abraço

Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

por artista_ » 5/12/2003 11:46

Esqueci-me de concluir:

É claro que tb posso estar iludido em relação aos fundos... :wink: :wink: :wink:

por artista_ » 5/12/2003 11:42

Excelente artigo e muito importante, em especial para os mais novos (de certa forma até me incluo neles)...

Discordo um pouco no ponto em que falas dos fundos... acho que realmente eles "pontualmente" controlam os mercados, e a razão porque não têm ganhos visiveis é a mesma que levou Pedro Caldeira à ruptura, ninguém consegue vencer o mercado, mas penso que eles por vezes controlam as cotações de alguns títulos...

É claro que essas situações deverão ser observadas pelos mais atentos traders que devem tirar partido delas, ou evitá-las conforme os casos...

Não concordo

por Marques » 5/12/2003 11:06

com as duas primeiras.
Quem se dedica mais tempo, tem muito mais possibilidades. Pode não as aproveitar ou até fazer erros mas isso depende do talento(+ trabalho) de cada um.
Acho que é ilusão dizer que é melhor ganhar x% ao ano durante 15 ou 20 anos, já que isso é práticamente impossível. Cada ano vai arriscando mais capital sendo mais difícil manter rentabilidades. E a probabilidade (perto dos 100%) de durante uma vida acontecerem situações completamente inesperadas, podem a qualquer momento destruir tudo o que amealhou até aí.
E repare que todas as ilusões que referiu têm um fundo de verdade.

Um abraço
Marques

Registado: 3/12/2003 12:47

Excelente momento e timing

por pr0fit » 5/12/2003 3:03

Uma nova oportunidade para (re)refletir sobre o mais básico do trading.
É bom relembrar de tempos a tempos para se manter o navio no seu rumo. Ás vezes a nossa própria mente tende a pregar-nos partidas que nos fazem vergar subtilmente algumas das regras de ouro.

Um abraço Ulisses
Although we have never met...

Registado: 5/11/2002 17:02

Para Sr. Ulisses Pereira

por Rui Sa Fernandes » 5/12/2003 1:12

li seu artigo em:
Artigos Didácticos

As ilusões do mercado

4 Dez 2003

Penso que num ou noutro aspecto por serem ASPECTOS AMBIGUOS se poderia acrescentar algo mais ou contestar determinados aspectos pois sao situaçoes muito discutiveis e sensiveis.

Particularmente gostei, é sem duvida um BOM artigo,
é uma mais valia para o Caldeirao.
Aconselho vivamente a lerem e refletirem sobre tais assuntos.
meus sinceros Parabens pelo artigo
Á espera do proximo, cordialmente
RSF
Salteador dos EUROS da bolsa

Registado: 1/12/2003 16:29

Amigo Ulisses

por Cem » 5/12/2003 0:36

Um excelente artigo, bem ao teu estilo directo a que nos habituaste.
Talvez falte uma pequena alusão a um pormenor importante: todos os bons traders têm uma característica comum que os distingue, a paixão com que se dedicam a esta actividade fascinante.
Cada dia é sempre diferente, podemos aplicar sempre as mesmas regras mas os resultados são sempre uma incógnita. Desconhece-se no início de cada sessão se no final do dia se vai ganhar ou perder...
O curioso no fim disto tudo é que a curva de capital tem um sentido bem determinado e exponencial.
Só aí se fica a saber que os mercados, para esses traders em que o Ulisses obviamente se encontra em lugar destacado, não é um jogo ou actividade aleatória, apenas se lida com o melhor e mais fascinante negócio do mundo, onde o dinheiro e o desafio podem atingir proporções descomunais!
Aquele abraço,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Ilusões

por jarcorreia » 5/12/2003 0:08

Quem as não tem... E que bom é acreditar que a magia está sempre pronta para acontecer. A realidade, dura, burra e sempre pronta a tirar-nos das nuvens, é o antídoto à doçura da ilusão.
Eu queria ir deitar-me com o sonho de amanhã acordar com a página da carteira a piscar uma mensagem de "bingo! A sua carteira valorizou 300%!" e dificilmente consigo.

A sério e na real acho o artigo pedagógico.
Uma pequena discordância: é mais fácil ser um bom arquiteto passando mais tempo ao estirador. A repetição(treino) é uma condição para a aprendizagem. Porém tb é verdade que essa condição não determina tudo.

Registado: 24/7/2003 2:05

por JAOR » 5/12/2003 0:03

"....Estas são as principais ilusões que vejo na maior parte dos investidores. Por certo, alguns de vocês discordarão de algumas delas. Quem sabe se não serei eu que estou iludido?"

Penso que não...penso???...NÃO!! tenho a certeza..

Mais um belo trabalho...

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por habiplus » 4/12/2003 23:50

Mais um excelente trabalho do nosso druída! É pena, é que as poções sejam poucas, mas temos que compreender que a gestão deste site deve exaurir as forças do Ulisses! Para quando a poção da omnipresença?
Os trabalhos que nunca se começam, são os que nunca se acabam

Registado: 16/10/2003 21:12

por Visitante » 4/12/2003 23:42

Brilhante.
Visitante

Novo artigo: As ilusões do mercado

por Ulisses Pereira » 4/12/2003 23:28

Acabei de publicar na Primeira Página um novo artigo didáctico, intitulado "As ilusões do mercado":

http://www.caldeiraodebolsa.com/

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], IX Hispana, Shimazaki_2 e 111 visitantes