Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

AXA e S&P

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Incognitus » 26/11/2003 9:31

JAS, obviamente o BCP não apresentou prejuízos porque não quis apresentar prejuízos, mas deves saber que teve prejuízos bastante avultados anos a fio, segundo as normas GAAP americanas.

De resto, BCP pode ser um bom titulo (pode subir), porque "é o BCP" e "está a 1.69 EUR". São razões suficientes para muita gente comprar. É como chegarmos a uma loja respeitável e terem lá umas camisolas Lacoste a 20 EUR. Se são boas ou não pouco importa, são Lacoste a 20 EUR. Faz-me lembrar as camisas YSL. Não eram grande coisa, mas caramba, eram camisas com o logo YSL (verdadeiras) e custavam o mesmo que as outras. Havia alguma dúvida?

Registado: 6/11/2002 19:27

BCP

por JAS » 26/11/2003 2:46

Um fala de alhos e outro de bogalhos...

Apenas 2 correcções.

1. Julgo que o BCP não é o 2º banco português. Estava em igualdade com a CGD mas após o ultimo aumento deve ter passado a 1º.

2. Quanto ao "consumir dinheiro"... Parece que já ninguém se lembra que o BCP começou do zero e numa época muito conturbada. E que nos primeiros tempos multiplicou por 10 ou por 20 os investimentos dos seus accionistas.
Consumir dinheiro para investir é uma coisa, consumir dinheiro em prejuizos é outra... E o BCP não apresentou prejuizos que eu me lembre. Apenas reduziu lucros e nada mais do que isso.
É verdade que nos últimos tempos teve investimentos que se revelaram desastrosos. Eureko, CPR, EDP, BRI, etc. Mas o BCP não é directamente responsável pela queda das cotações dessas empresas... E como elas estão a recuperar as provisões excessivas, que últimamente penalizaram as cotações, transformam-se em lucros.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Visitante » 25/11/2003 22:26

Guzziman, para mim o facto de uma determinada empresa madura passar anos e anos a consumir dinheiro é melhor pista para o valor dessa empresa do que qualquer juízo de valor acerca das pessoas, dos activos ou da imagem.

Claro, isso tb pode estar errado. Mas evita muitos dissabores.
Visitante

resp.

por Guzziman » 25/11/2003 22:20

Ok, este ano houve um claro aumento de acções em circulação, correcto.

Agora a redução no negócio, é natural, estivémos em recessão, e convirá não esquecer que o negócio dos bancos é emprestar dinheiro.

Ora se o Português apertou o cinto, tomou certamente maiores precauções no que concerne a pedidos de dinheiro à banca.

Diz-se que o banco tem óptimos gestores certo ? pelo menos são pagos a preço de ouro.
Vamos ver, se todos eles têm tacho por cunha, ou se alguns têm tacho por qualidade e são suficientes para dar a volta ao texto.

Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

por Visitante » 25/11/2003 22:07

Guzziman, quando esse banco estava a 5 Euros, tinha menos de metade das acções emitidas, e lucros maiores.
Visitante

por zé povinho » 25/11/2003 22:02

Guzziman

eu até estou de acordo com a sua postura perante o BCP, mas

se a venda da S&P não se fizer (no inicio era dito que deveria ficar concluida até Outubro), fatalmente haverá novo AC ou empréstimo obrigacionista.

os "rumores" dizem que a Mpafre se afastou de vez, e que só restando a AXA o BCP não pode "apertar" muito no valor que pretende.

vamos esperar.

Registado: 4/11/2002 23:38

resp.

por Guzziman » 25/11/2003 21:56

Falamos de um banco.
Aqui e ao contrário por ex de uma PAD temos demasiados bens que têm cotação de mercado, estamos a falar de 1000 balcões, imóveis sem fim, etc.

Estes bens convertidos em dinheiro atribuem um valor por acção correcto ?

Falamos do 2º maior banco nacional e maior privado.

Uma carteira de clientes individuais e empresas bastante larga ...

Depois vêm outras análises e repare que este mesmo banco já esteve cotado a mais de 5 euros em 2001 ...

Se é verdade que o que sobe também desce, o que desce também sobe.

Eu acredito no BCP enquanto acção e não vou sair, pois tem para mim a melhor rentabilidade/risco, e gosto de não ter uma carteira demasiado exposta.

Cumptos,
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

por Visitante » 25/11/2003 21:42

Pela AF~é difícil acreditar numa empresa que aparentemente só consome dinheiro há mais de uma década.
Visitante

AXA e S&P

por Guzziman » 25/11/2003 21:09

Não pretendo lançar qq rumor, nem ser mal interpretado, neste comentário. Ele tem o valor que tem, pois não sou eu quem vai efectuar a venda da S&P.

Neste momento, de todos os ditos candidatos possíveis para a aquisição da S&P, apenas a AXA, vai massacrando com pedidos vários para analisar a carteira e a contabilidade da S&P.

A Mapfre foi a última das companhias a deixar de pedir informações, pelo que a proposta final consta poder vir ou já ter vindo da AXA.

Nos usuais "rumores" internos, consta que o neggócio até já esteja efectuado, contudo isto é especulação e eu não pretendo entrar por aí.

Contudo, não é inocente a constante análise a áreas, sectores, projectos em curso que a S&P tem presentemente.

Algumas das áreas que me falaram estarem a ser alvo desse interesse, são já tão ligadas ao Core, a sinistralidades por ramo, que ultrapassam as usuais tentativas de saber valores de provisões, Resseguro aceite e cedido entre outras áreas bem específicas daquela actividade.

Parece-me que o Administrador da AXA joão Lemos (salvo erro) tem forte interesse em ver-se no topo da área seguradora, dando força a um interesse da AXA que já vem de longe.

Contudo, o BCP parece continuar a exagerar no valor a pedir pela área seguradora (não vida).

A ver vamos, mas o final de tarde do título foi claramente negativo, cortando as minhas extactivas uma vez mais.

Tenho muito BCP em carteira por acreditar no título, mas contínuo a não acreditar que seja a venda da S&P que vai fazer o título voar. Acredito no título unica e exclusivamente pela AF.

Guzziman
Alvin Toffler

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], macau5m, OCTAMA, Shimazaki_2 e 252 visitantes