não saber estar a ganhar
22 mensagens
|Página 1 de 1
OK, eu já não me lembrava bem desse processo, mas a idéia que tenho é que a cotação esteve bastante tempo acima desse valor nos anos anteriores ao lançamento dessa OPA, mas talvez esteja enganado(??)
O que eu queria salientar é que tem de haver muito cuidado com compras tendo em conta o valor fundamental de uma empresa pois podemos comprar algo que esteja bastante barato que irá ser no futuro opado por um preço ainda mais baixo... a C. do Caima foi comprada pela Cofina com um per de 5 ou 6, quem comprou com um per de 9/10 estaria aparentemente a fazer um bom negócio...
Depois tb há o problema de vermos as coisas mal, uma empresa parece valer x, mas mais tarde sabemos que afinal havia coisas que desconheciamos e por isso só vale metade de x... é só um exemplo, de alguém que não tem conhecimentos suficientes (nem paciência) para analisar os fundamentais de uma empresa, logo..
Enfim, isto dava pano para mangas...
1 abraço
O que eu queria salientar é que tem de haver muito cuidado com compras tendo em conta o valor fundamental de uma empresa pois podemos comprar algo que esteja bastante barato que irá ser no futuro opado por um preço ainda mais baixo... a C. do Caima foi comprada pela Cofina com um per de 5 ou 6, quem comprou com um per de 9/10 estaria aparentemente a fazer um bom negócio...
Depois tb há o problema de vermos as coisas mal, uma empresa parece valer x, mas mais tarde sabemos que afinal havia coisas que desconheciamos e por isso só vale metade de x... é só um exemplo, de alguém que não tem conhecimentos suficientes (nem paciência) para analisar os fundamentais de uma empresa, logo..
Enfim, isto dava pano para mangas...
1 abraço
- Registado: 20/11/2003 11:37
Repara, eu não digo que não fizeste as compras tendo em conta os fundamentais das empresas, o que digo é que não foi propriamente por isso que ganhaste dinheiro, embora possa ter alguma relação...
Relativamente à Inapa eu não sei, até porque não costumo estudar a fundo os fundamentais de nenhuma empresa, mas muitos analistas (incluíndo nos fóruns)diziam que estava barata à muito tempo...
Em relação à C. do Caima dizes que quem comprou a 10/11 mas quem comprou antes a 12/13 (ou mais) demorou mais tempo que tu e ficou com toda a certeza aflito quando soube que a Cofina lançou a OPA a 12 (salvo erro)... além disso falavasse que a Cofina iria lançar uma OPA potestativa ao preço da OPA inicial... aliás o mesmo aconteceu na Telecel!!
Relativamente à Inapa eu não sei, até porque não costumo estudar a fundo os fundamentais de nenhuma empresa, mas muitos analistas (incluíndo nos fóruns)diziam que estava barata à muito tempo...
Em relação à C. do Caima dizes que quem comprou a 10/11 mas quem comprou antes a 12/13 (ou mais) demorou mais tempo que tu e ficou com toda a certeza aflito quando soube que a Cofina lançou a OPA a 12 (salvo erro)... além disso falavasse que a Cofina iria lançar uma OPA potestativa ao preço da OPA inicial... aliás o mesmo aconteceu na Telecel!!
Bom...
Vamos por partes:
Cin:
a) Gostaria de comprar bem mais do que 2000.
b) Ir rapar todas as ofertas que consigo ver no COF é uma maneira de negociar deselegante. E 5.47 é um preço elevado em relação à média dos últimos tempos.
c) Essas vendas estão divididas em 7 lotes! Iria pagar cerca de 7*2 + 7.4 = 21.4 euros de custos por um negócio de poucas acções...
Os bons negócios referidos foram mesmo por motivos fundamentais. Demoraram cada um uns meses a concluir,
mas se durassem apenas 1 dia, teriam continuado a ser baseados nos fundamentais das empresas.
A verdade é que fundamentais muito desajustados das cotações obrigam (mais tarde ou mais cedo) a uma correção das cotações...
Inapa: Barata?
Já experimentaste calcular o PER desse bicho?
A Inapa está caríssima em termos fundamentais.
Sim, a Celulose do Caima estava muito barata. E vender na OPA da Cofina teria sido mal vendido, mas deu 50% de lucro a quem comprou nos 10 ou 11 euros.
Mas quem não vendeu multiplicou o investimento por 3, 4 ou 5, dependendo do preço exacto da compra.
(Nota: Há ano e meio, pagou 24 euros de dividendo por acção, quando a OPA foi a 16... - Valores e datas indicados de memória, pois não tenho tempo/vontade de ir consultar dados exactos...)
De qualquer forma, essa OPA foi lançada a um PER de 5 ou 6, o que significa que foi comprada de borla pela Cofina...
Eu vendi uma parte das minhas na OPA, e uma parte mais tarde...
Cin:
a) Gostaria de comprar bem mais do que 2000.
b) Ir rapar todas as ofertas que consigo ver no COF é uma maneira de negociar deselegante. E 5.47 é um preço elevado em relação à média dos últimos tempos.
c) Essas vendas estão divididas em 7 lotes! Iria pagar cerca de 7*2 + 7.4 = 21.4 euros de custos por um negócio de poucas acções...
Os bons negócios referidos foram mesmo por motivos fundamentais. Demoraram cada um uns meses a concluir,
mas se durassem apenas 1 dia, teriam continuado a ser baseados nos fundamentais das empresas.
A verdade é que fundamentais muito desajustados das cotações obrigam (mais tarde ou mais cedo) a uma correção das cotações...
Inapa: Barata?

Já experimentaste calcular o PER desse bicho?
A Inapa está caríssima em termos fundamentais.
Sim, a Celulose do Caima estava muito barata. E vender na OPA da Cofina teria sido mal vendido, mas deu 50% de lucro a quem comprou nos 10 ou 11 euros.
Mas quem não vendeu multiplicou o investimento por 3, 4 ou 5, dependendo do preço exacto da compra.
(Nota: Há ano e meio, pagou 24 euros de dividendo por acção, quando a OPA foi a 16... - Valores e datas indicados de memória, pois não tenho tempo/vontade de ir consultar dados exactos...)
De qualquer forma, essa OPA foi lançada a um PER de 5 ou 6, o que significa que foi comprada de borla pela Cofina...
Eu vendi uma parte das minhas na OPA, e uma parte mais tarde...

Até 5.47 tens lá 2000 CIN a vender!!!
Quanto aos bons negócios que realizas-te penso não ter sido por razões fundamentais, até porque os fizeste em pouco tempo. Não achas que subiram por razões que não tiveram propriamente a ver com os seus fundamentais??? Se assim foi porquê comprar acções com base nos seus fundamentais??
A INAPA é uma acção que muitos dizem estar barata, mas já diziam o mesmo quando estava ao dobro do preço actual...
A C. do Caima também estava claramente barata, mas quem comprou 1 ou 2 anos antes da Cofina lançar a OPA, na espectativa de o "mercado lhe dar razão" acabou por ficar a perder...
Podia dar mais exemplos de empresas com bons fundamentais que são maus negócios mas penso que estes servem perfeitamente como exemplo...
Quanto aos bons negócios que realizas-te penso não ter sido por razões fundamentais, até porque os fizeste em pouco tempo. Não achas que subiram por razões que não tiveram propriamente a ver com os seus fundamentais??? Se assim foi porquê comprar acções com base nos seus fundamentais??
A INAPA é uma acção que muitos dizem estar barata, mas já diziam o mesmo quando estava ao dobro do preço actual...
A C. do Caima também estava claramente barata, mas quem comprou 1 ou 2 anos antes da Cofina lançar a OPA, na espectativa de o "mercado lhe dar razão" acabou por ficar a perder...
Podia dar mais exemplos de empresas com bons fundamentais que são maus negócios mas penso que estes servem perfeitamente como exemplo...
Poucas, em Portugal....
A única em relação à qual não tenho dúvidas é a CIN. (Mas essa não se consegue comprar porque os vendedores secaram completamente.)
Depois acho que não estão muito caras a SAG, Cofina, C. Amorim, Ibersol e poucas mais. Mas estas já tem algum risco, em termos de relação custo/benefício.
Já não estou a encontrar boas oportunidades na nossa bolsa. (Em parte por culpa das subidas recentes...)
No passado já fiz negócios fundamentais soberbos, apanhando valorizações de 100% em pouco tempo. (Foram os casos do BPSM, do B. ESSI e da C. do Caima.) Mas esses tempos já la vão...
Depois acho que não estão muito caras a SAG, Cofina, C. Amorim, Ibersol e poucas mais. Mas estas já tem algum risco, em termos de relação custo/benefício.
Já não estou a encontrar boas oportunidades na nossa bolsa. (Em parte por culpa das subidas recentes...)
No passado já fiz negócios fundamentais soberbos, apanhando valorizações de 100% em pouco tempo. (Foram os casos do BPSM, do B. ESSI e da C. do Caima.) Mas esses tempos já la vão...

Para Pergas...
Vejo que a questão da relação do valor nominal da Sonae e do seu valor efectivo (fundamental) já está respondida.
Quanto ao valor fundamental da Sonae SPGS propriamente dito, acho que é dificil de calcular, porque a Sonae SPGS é uma soma de partes.
(Sonae.com, Modelo Continente, Sonae Imobiliária, Sonae Indústria...)
Em qualquer caso essas partes estão a portar-se muito mal, e a dívida da SPGS tem de ser subtraida dessa soma de valores.
Numa análise muito superficial, eu diria que a Sonae SPGS vale uns 10 a 20 cêntimos, mas não é uma empresa que me interesse (as jogadas do tio B. tornam-na muito pouco transparente e demasiado arriscada para mim).
Quanto ao valor fundamental da Sonae SPGS propriamente dito, acho que é dificil de calcular, porque a Sonae SPGS é uma soma de partes.
(Sonae.com, Modelo Continente, Sonae Imobiliária, Sonae Indústria...)
Em qualquer caso essas partes estão a portar-se muito mal, e a dívida da SPGS tem de ser subtraida dessa soma de valores.
Numa análise muito superficial, eu diria que a Sonae SPGS vale uns 10 a 20 cêntimos, mas não é uma empresa que me interesse (as jogadas do tio B. tornam-na muito pouco transparente e demasiado arriscada para mim).
Re: Sonae
Rural Escreveu:O Sr. Ulisses ou outra pessoa sabe informar o valor contabilístico de cada acção da Sonae ? Desde já muito obrigado por eventual resposta recebida.
sem querer interferir na sua decisão, julgo que quem fez um estudo sobre essa acção SONAE.SGPS, foi o Drº Vasco Soares; ver //www.VascoSoares.com
-
as1113697
Re: Eu acho...
Anonymous Escreveu:..que nem o Eng. sabe, mas não te preocupes mt com isso, pois o valor contabilistico da EDP diz-se que é de 2.10€ e ela andou pelos 1.40€ e não foi por isso que todo mundo correu a comprar.
Valor contabilistico de EDP é de 2.10...nem o eng.sabe????...anda tudo louco...ou quê????...
Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
----------------------------------
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Eu acho...
..que nem o Eng. sabe, mas não te preocupes mt com isso, pois o valor contabilistico da EDP diz-se que é de 2.10€ e ela andou pelos 1.40€ e não foi por isso que todo mundo correu a comprar.
-
Visitante
Re: Saber sair
oscarcoelho Escreveu:Esta é uma questão que não aparece explicitamente debatida no forum e acho que era do maior interesse. De facto o assunto até poderá parecer tratado à inversa pela referência às entradas (sejam longas ou curtas), mas um ponto de entrada longo não é necessáriamente um ponto de saída curto e vice-versa.
Não é bem assim...

A questão tem sido referida (por mim e não só) diversas vezes neste espaço.
E a diferença estabelece-se a vários níveis como por exemplo (um outro a que faço referência a miúdo): um ponto que não seja seguro para entrar não é necessariamente um bom ponto para sair.
Este é talvez ainda mais difícil de aceitar, dado que o que referes é fácil de justificar pelo facto de que existem alturas em que não é seguro nem estar longo nem curto pelo que o facto de ser «aconselhável» sair acaba por não ser justificativo para entrar curto.
No caso que referi, a questão coloca-se noutro nível e tem a ver com o posicionamento do investidor: imaginemos que um investidor que já entrou há algum tempo detém uma posição longa num título como a SON ou a PTC (para citar exemplos recentes) em franca progressão <i>bullish</i>... Não existe qq razão para o investidor sair pelo que deverá manter a posição por forma a deixar correr os lucros. No entanto, tal não significa que seja um bom ponto de entrada para quem está fora devido ao facto do ponto poder apresentar uma relação benefício versus risco desfavorável. Usando uma linguagem mais directa: perder de ganhar não é o mesmo que ganhar uma perda.
Enquanto o primeiro investidor já capitalizou um determinado ganho e a partir daquele ponto pode progredir ou regredir nesse ganho mas em qq dos casos pode dar-se ao luxo de «pagar para ver» com parte do que já ganhou, o segundo não tem qq ganho capitalizado e ao entrar poderá estar a assumir um risco demasiado elevado (por exemplo, apanhar um topo ou o activo muito perto do topo acabando por inverter quase logo de seguida para uma correcção técnica que fará o investidor incorrer em perdas e vender no susto... enquanto o primeiro investidor está ainda em terreno positivo).
Estas são questões que dizem respeito ao investimento em si e por isso eu estabeleço muitas vezes as diferenças nas minhas análises quando refiro por exemplo que determinado título está bullish/bearish mas a aquele determinado nível não é atractivo para a abertura de posição (o que não quer dizer que quem está dentro deva sair).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Saber sair
Esta é uma questão que não aparece explicitamente debatida no forum e acho que era do maior interesse. De facto o assunto até poderá parecer tratado à inversa pela referência às entradas (sejam longas ou curtas), mas um ponto de entrada longo não é necessáriamente um ponto de saída curto e vice-versa.
Outra diz respeito à forma como interpretar/reagir a acontecimentos "anormais" de que dou aqui dois exemplos que me lembro de momento:
- O título que cai/sobe 17% numa sessão.
- O título que faz uma sessão normal segundo a generalidade do mercado ou do sector e cai/sobe 5% no "after hours" e na sessão seguinte continua como se nada tivesse acontecido.
Outra diz respeito à forma como interpretar/reagir a acontecimentos "anormais" de que dou aqui dois exemplos que me lembro de momento:
- O título que cai/sobe 17% numa sessão.
- O título que faz uma sessão normal segundo a generalidade do mercado ou do sector e cai/sobe 5% no "after hours" e na sessão seguinte continua como se nada tivesse acontecido.
- Registado: 29/3/2003 20:29
Pergas,
O valor nominal da acção não tem nada a ver com o seu "valor fundamental". Ou seja, parece-me que estás a considerar o valor nominal como o "valor actual" e estás a considerar que, face às tuas boas perspectivas do futuro da empresa, que a empresa valerá mal. Não me parece que possas entrar por esse tipo de raciocínio.
Um abraço,
Ulisses
O valor nominal da acção não tem nada a ver com o seu "valor fundamental". Ou seja, parece-me que estás a considerar o valor nominal como o "valor actual" e estás a considerar que, face às tuas boas perspectivas do futuro da empresa, que a empresa valerá mal. Não me parece que possas entrar por esse tipo de raciocínio.
Um abraço,
Ulisses
Caro Ming...
...como pode dizer que a preços actuais a Sonae SGPS, em termos fundamentais, vale menos. Vejamos, e rapidamente: sendo o VN de cada acção de 1 euro, e os resultados acumulados manifestamente positivos, a Sonae na minha humilde opinião e a AT assim o confirma, só poderá subir!
Abraço
Abraço
pergas
- Registado: 5/11/2002 10:43
Concordo com o artista.
Embora ache que a Sonae, em termos fundamentais, vale menos do que a cotação actual, e portanto ache que vender (às cotações presentes e a ganhar) é boa ideia, já agora pode escolher em termos técnicos o momento da venda...
E já agora:
Parabens por ter tido a paciência e a sabedoria para transformar a posição em Sonae, com perdas, num negócio que acaba por dar lucro...
Embora ache que a Sonae, em termos fundamentais, vale menos do que a cotação actual, e portanto ache que vender (às cotações presentes e a ganhar) é boa ideia, já agora pode escolher em termos técnicos o momento da venda...
E já agora:
Parabens por ter tido a paciência e a sabedoria para transformar a posição em Sonae, com perdas, num negócio que acaba por dar lucro...
não saber estar a ganhar
Ando nisto da bolsa, desde,a 1º fase de privatização da EDP,como tal apanhei o bull, o bear, etc,etc,aguentei o bear,com uma posição deveras perdedora, cheguei a estar a perder,mais de 50% da carteira, fiz preços medios e por ai fora,consegui um preço medio da SONAE a 0,69, e agora que elas fecharam a 0,71,não sei o que fazer.....é o que se chama " não saber estar a ganhar".
Está aberto o debate.
Está aberto o debate.
-
Visitante
22 mensagens
|Página 1 de 1