Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PEX: opiniões...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Incognitus » 18/11/2003 13:51

maeinvestidora, há uma cotada que produz componentes para medicamentos (Cipan), que curiosamente é para mim uma das empresas que conheço com maior potencial de valorização, não só por estar brutalmente subvalorizada, como por estar num mercado em crescimento. Existem ainda outras biotecnológicas/farmacêuticas a operar em Portugal, mas todas no dominio privado, não sendo de excluir que algumas se venham a cotar.

Registado: 6/11/2002 19:27

PEX

por maeinvestidora » 18/11/2003 13:09

Eu tenho estado muito afastada dos negócios por razões de saúde, mas tenho lido uma coisas sobre o PEX e parece que talvez venham a transaccionar-se produtos do género dos warrants, o que seria bastante interessante para os day traders. Ainda por cima tendo em conta que é mais barato no PEX...

E depois a altura não terá sido a melhor...andaram as corretoras todas preocupadas em aumentar os preços da corretagem e a cobrar comissões de custódia, em vez de darem acesso ao PEX.

No entanto, tenho impressão que pode vir a ser um mercado mais dinâmico daqui a algum tempo. Gostava de ver algumas empresas novas a cotarem ali. Talvez uma bio-tecnológica...Há dessas em Portugal?
Lar, doce lar, ou o gosto amargo das tarefas domésticas!

Registado: 30/1/2003 15:54

por Incognitus » 18/11/2003 11:58

Eles têm 2 problemas por enquanto - um é o sistema de negociação que pode ser melhorado, o outro é o reduzido número de cotadas. Ambas as coisas podem ser melhoradas, a minha opinião é que um passo que deveriam dar seria o das ECN's americanas: cotar tudo o que cota nos mercados oficiais, mesmo que as empresas não paguem um listing fee.

De qq forma devem vir a existir novidades por parte deles, especialmente ao nível das cotadas.

Se vale ou não a pena investir nas empresas que venham a lá cotar vai depender essencialmente dessas empresas. Como as que entrarem novas não o farão num ambiente de bolha óbvio (em Portugal), a probabilidade de virem a ser bons investimentos a prazo é maior. Mas depende das empresas.

Uma coisa importante a reter sobre "bons investimentos" em startups, é que a maiorias dos bons investimentos em startups são feitos em startups que se revelam boas economicamente logo de início, tipo DELL, MSFT, etc.

É usual as pessoas atribuirem valorizações gigantescas a startups que não são ainda "boas" economicamente, na premissa de que isso mudará no futuro. Mas curiosamente, coisas como a DELL, MSFT, etc, NÃO transaccionavam a valorizações gigantescas na maior parte do seu percurso.

Registado: 6/11/2002 19:27

PEX: opiniões...

por jfigueira » 18/11/2003 11:49

Olá a todos,

Não tenho podido participar no fórum tão frequentemente como desejava por razões profissionais mas de vez em quando lá há uma aberta para comentar estou ou aquele ponto de vista.

Por questões relacionadas com o meu perfil de investidor, dá-me particular prazer investir (embora com conta, peso, medida e com riscos perfeitamente dissecados) em start-ups e empresas de spin-off com especial preferência para as tecnológicas. É pois com satisfação que vejo o aparecimento do PEX (embora de start-ups e spin-offs ainda tenha muito pouco) que virá possivelmente minimizar riscos para o investidor de empresas desta natureza em fase de consolidação e que venham a pretender expandir o seu negócio.

Tenho acompanhado o PEX assim como todas as mensagens sobre este tema aqui no fórum. Aliás, abrindo um pequeno parêntesis, cruzando a informação na Homepage da OPEX e esta mensagem aqui:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=12986&highlight=pex

acho que o CEM anda a fazer das suas... :wink: Jut a guess. Fecho de parêntesis.

Dizia eu que tenho acompanhado as mensagens, artigos e entrevistas sobre o PEX aqui no caldeirão.
- É verdade que, para já é um mercado pouco líquido (mas também, na minha opinião, investimentos no PEX fazem sentido mais numa lógica e médio/longo prazo e não numa de daytrading).
- É um facto que as taxas e comissões são aliciantes;

mas para além disso gostaria de saber da vossa experiência no PEX. Passados cerca de dois meses após a sua abertura:
- Já negociaram? Numa perspectiva de curto/médio ou longo prazo?
- Qual a vossa opinião sobre a carteira de empresas disponível? Gostariam de ver a curto prazo mais empresas da actual euronext ou alternativamente novas empresas desconhecidas em fase de arranque?
- Tendo em conta a retoma que se avizinha é uma boa altura para investir em novas empresas com novos negócios que venham eventualmente a recorrer ao PEX?

Um abraço
[/url]
Comportamento gera comportamento

Registado: 8/1/2003 19:49

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, HFCA, Kury Yozo, m-m, malakas, MiamiBlue, MR32, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, SalvaFP, Sinedrio, Tosta mista, zulu404 e 759 visitantes