Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC g.a.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

PTC

por JAS » 7/11/2003 19:50

Acho que hoje é complicado tirar grandes conclusões sobre a PTC ou sobre qualquer outro título.

A integração na plataforma europeia não correu bem e passámos o dia sem informação sobre cotações, cofres e possivelmente terá havido muitos investidores que nem terão conseguido dar ordens de bolsa.

Com uma sessão assim é possivel dizer que o valor de abertura, um determinado máximo ou mínimo, ou o valor de fecho são representativos do comportamento do título?

Eu diria que dependem da representatividade da amostra... Mas não faço a mínima ideia se o problema afectou muitos ou poucos investidores, se afectou apenas os pequenos, qual foi a % dos afectados, etc.

Foi a pensar nisso que disse à Pata que gostava muito de a ver do meu lado mas que tinha muitas dúvidas sobre a inversão do trade.

Eu, como toda a gente sabe, estou longo na PTC porque acho que a compra de acções próprias a irá fazer subir no médio prazo.
Nessa perspectiva terei de considerar que a inversão da Pata foi acertada.

Mas para quem usa tanto a AT, e só a AT, parece-me que o mais acertado teria sido assumir uma posição neutra no dia de hoje.
Haverá motivos para acreditar que os máximos anteriores vão ser fácilmente ultrapassados e não irão constituir uma resistência?

Bom fim de semana e boa meditação sobre a PTC...

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

PTC

por JAS » 7/11/2003 19:18

Sir Patrick,
Não leves tão a peito as discussões comigo... Acho que não distorci o teu post e o facto de o ter partido aos bocados foi apenas para tentar clarificar a resposta.

O que estava em causa era o trade da Pata e os posts que apareceram, se reparares bem, foram todos correctos e construtivos.
Cada um deu a sua opinião sobre o que achava da PTC, com a maioria a dizer que era arriscado e apenas com 2 a considerarem o posição curta correcta.

Abstraindo o caso das flores (que por não me conheceres bem poderás ter afinado...) eu justifiquei porque não acreditava no sucesso do trade ou, pelo menos, num grade sucesso.
Assim como tu o fizeste na posição contrária.
portanto acho que a discussão que tivemos foi construtiva se atendermos a que ambos, no fim de contas, estavamos a dar uma opinião à Marta.
Era disso que se tratava e não penses que era qualquer guerra pessoal.

A única coisa de que não gostei, e disse-to, foi de vires dizer a posterior que tinhas razão.
E foi apenas por isso que que considerei que o facto de ter descido para 7,20 não era um argumento válido que pudesses invocar.
Só seria um argumento válido se tu tivesses previsto esse valor como target para encerrar o trade. O que não era o caso.

Relativamente ao teu post de hoje em que citas "Plan the trade, and trade with the plan..." fazes uma crítica implícita por a Marta ter reduzido os stops abaixo dos teus valores.
Por acaso sabes se nos planos dela o stop não estava colocado desde início 2 ticks acima do seu preço de compra (que foi 7,30)?
Se estavam ela até respeitou o seu plano.

Mas mesmo que não tivesse respeitado, num caso destes cujo sucesso à partida já parecia duvidoso, respeitar o plano seria assim tão importante?
Não é mais lógico alterá-lo se o comportamento do título se altera?
Se alguém que está convencido que a PTC vai descer, e vê que ela dá um sinal de subida com uma abertura cheia de força, deve esse alguém manter o plano ou deve alterá-lo?
Eu acho que se a permissa que nos levou a estabelecer o plano falha é mais lógico alterar o plano do que o manter.
Acho que as teimosias em bolsa nunca deram bom resultado.

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

PTC...

por SirPatrickBateman » 7/11/2003 17:37

Bons dias,

É com muita pena que vejo a Pata-Hari não respeitar o trade que tinha planeado. "Plan the trade, and trade with the plan..." Qualquer coisa assim já foi dita muitas vezes por este forum. Sem querer entrar no campo da validade do trade, quero mesmo realçar que este tipo de decisões leva muitas vezes a "over trading", o que a julgar pelos comentários que já li sobre as novas comissões, não é nada positivo!! :P
Com o comportamento evidenciado pela PTC hoje é de esperar que realmente um "short" tenha a vida muito dificil. No entanto, e repetindo-me um pouco, se o stop fosse colocado 2 ou 3 ticks acima dos máximos recentes, havia que respeitar isso, porque no minha opinião é assim que nos aproximamos de um método, respeitando o trade planeado até ao final.

Aproveito estar aqui um "post" do JAS para lhe deixar um pequeno recado. Não é por separar o meu texto por partes, e escrever uma ou outra opinião entre elas que vai valorizar o seu comentário. Notei que tenta sempre dar a volta ao conteúdo para arranjar espaço para a sua verdade. O que é bom!!!

Cumprimentos aos dois,

SirPatrickBateman
 
Mensagens: 869
Registado: 6/11/2002 16:28
Localização: Avr

PTC

por JAS » 7/11/2003 17:27

Gosto muito mais de ter ver do meu lado.
Mas olha que o dia de hoje com todos os bugs que houve não deve ser de fiar...

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 7/11/2003 17:22

Bem, invertido o trade. Pata de calça longa. Cheira-me que este tb vai ser stopado rápidamente, aiaiaia.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

ainda vais a tempo...

por pergas » 7/11/2003 16:52

...de apanhar o barco dos longos. Eh, Eh! Espero uma consolidação acima do actual suporte para depois, upa upa, e a PTC é especialista nisto!!

Abraço
pergas
 
Mensagens: 1010
Registado: 5/11/2002 10:43
Localização: Braga

por Pata-Hari » 7/11/2003 13:51

xiii, o que eu acho é que um fecho a estes niveis que indicia que a tendencia leva a melhor e que continuará a subir. Ou seja, para mim faz sentido entrar longo agora já que o "boneco curto" deixa de fazer sentido, ou pelo menos fica menos provavél. Mas é a minha forma de ver a coisa...... A ordem que deixei foi tal e qual como descrevi em cima.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por tiopatinhas » 7/11/2003 13:37

D. Pata, necessito entrar neste título mas talvez só 2ª feira,hoje estarei ausente. Será de entrar agora ou agurardar até inverter? Perspectiva alguma vinda do título aos 7.15, por aí :oops: ?Estou convencido que no fim deste ano a PT estará nos 8 euros.as recomendações são de comprar.Queria acompanhá-la :? .
bem-haja
tiopatinhas
 

PTC g.a.

por Pata-Hari » 7/11/2003 13:17

Beeeemmmm, o dia é meio esquisito pelas mudanças todas nos sistemas. De qualquer modo, tenho que ignorar isso.

Da minha parte, vou esperar pela tarde, fim da tarde. Se o preço de equilibrio estiver a estes niveis (acima de 7.32) inverto a posição. Saltitante entre 7.31 e 7.32, fecho o trade, perdendo 2 ticks e comissões (spread). Naturalmente que abaixo destes valores, não me mexo.

Aqui fica o boneco.
Anexos
ptc.png
ptc.png (18.62 KiB) Visualizado 553 vezes
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], josehenry400, MADxMAX, MPCER e 453 visitantes