Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

mensagem de apoio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 6/11/2003 22:44

Pertinente, atenção que já existe um glossário da autoria do Ulisses na Biblioteca Online...

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pertinente » 6/11/2003 22:39

Olha, não era má ideia criar um dicionário de termos de bolsa e colocá-lo aqui no site.

Registado: 14/10/2003 1:34

por Pikas » 6/11/2003 18:48

Completamente esclarecido.
Obrigado Marco.
Pikas

por MarcoAntonio » 6/11/2003 18:17

Pikas, os termos curto (ou short) e longo não dizem respeito a prazos temporais mas ao tipo de posição no mercado.

A posição longa é a posição «normal» em que se compra para lucrar com a subida enquanto a posição curta é quando se vende (o que se não tem) para ganhar com a descida (recomprando mais barato). O termo entretanto generalizou-se aos warrants em que a abertura de posições longa em warrants put (não é possível shortar warrants) é tomado como uma posição curta face ao subjacente (ou seja, comprar warrants put da PTC é uma forma indirecta de estar curto na PTC).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por PIKAS » 6/11/2003 18:13

Marta ou Marco:

Há um termo muito utilizado e que eu, pessoalmente, não sei o significado temporal que lhe é atribuido.

Assim, muitas voçês falam em CURTO ou SHORT e no inverso um LONGO.

Agradeço-vos que me esclareçam, em termos de dias ou semanas aproximadamente, o que se pode identificar por curto ou longo.

Agradeço-vos
PIKAS

por MarcoAntonio » 6/11/2003 14:38

Marta, não há problema nenhum, ora essa...

Estava apenas a distinguir dois aspectos que considero diferentes (e importantes de distinguir): a PTC cair e a PTC estar interessante para <i>shorts</i>.

Em qq dos casos é uma opinião. Estava portanto apenas a sublinhar um aspecto que considero importante. Problema, não há nenhum... obviamente!

Ai que a Marta hoje tá sensível... já tou queimado para o dia de hoje!...
:lol:
Imagem

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 6/11/2003 14:30

Marco... não entendi. Onde queres chegar...? eu estou a enumerar as pessoas que discordam da minha abertura de curtos. Qua parte é incompativel com a tua opinião (que é válida, aliás)?

Eu expliquei a minha ideia, expliquei o que estou a fazer, I have put the money where the mouth is. Qual é o problema....?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 6/11/2003 13:59

Marta, nota uma coisa (e penso que era isso que estava em discussão): o facto da PTC vir a cair não significa necessariamente que é um bom momento para comprar.

Pessoalmente, acredito numa correcção a estes níveis, mas não é uma correcção que me fizesse abrir curtos (antes que me faria aguardar por um momento favorável para abrir longos).

É claro que esta questão é uma questão complexa e não se resume ao sentido que toma o activo mas à gestão que se faz das posições. Da mesma forma que algo que está a subir não está necessariamente num bom nível para comprar (como por exemplo venho considerando a PTC nas últimas sessões apesar da sua clara tendência de alta), igualmente nem sempre que um activo está a cair traduz-se num bom nível para <i>shortar</i>...

Isto leva-nos ainda a outra questão que é a de não obrigatoriedade de termos sempre uma posição no mercado (curta ou longa). Estar de fora, por exempo, também é ter uma posição... e bem importante!
:lol:

Enfim... isto dava pano para mangas!...
Imagem

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 6/11/2003 13:52

VIVAAAAAAAAAAAAAAAAA, lolol! ok, retiro de imediato o abra-curtidix da minha lista de passaros do mau agoiro :mrgreen: :P !!!!!!

E cala-te com o ires apanhar o bcp cá em baixo, tanto agoiro, tão poucas horas do dia :roll:
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

mensagem de apoio

por abraracourcix » 6/11/2003 13:32

Pata é nestes momentos dificeis que vemos quem são os amigos!(hehehehe) :P Bem, eu escrevo-te estas poucas palavras para te dizer que estou do teu lado. Tens aqui um ombro amigo!
E a PT, parece que também me acompanha neste sentimento! Não gostou de repousar na caminha do quarto 7,27. Agora vai experientar o 7,21.
Cumprimentos e BON COURAGE!!! :P :)
É tentando o impossível que se realiza o possível. (Henry Barbusse)

Registado: 3/11/2003 1:44

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], josehenry400 e 280 visitantes