Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

pedido comt á portucel e graf

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Pavel...

por XCalibur » 21/10/2003 22:53

tão só para fazer alguns comentários :
não sei se faz análise técnica, e isso não me parece relevante, mas digo-lhe, dependendo da maneira como se faz , sim, ao contrário do q diz, havia efectivamente algo na AT q nos dizia q algo podia acontecer, e foi a actuar consoante essa ideia q eu próprio entrei antecipadamente nesses 2 títulos,Pti e Son :
existiam 2 canais de consolidação de preços muitos iguais nos 2 títulos, q tinham sido formados após duas subidas. Nos meus moldes de estudo, isso p mim eram situações a ter em conta, era só saber esperar se haveria breakout ou não, e mesmo q não houvesse , podia sempre comprar na base do canal formado, sabendo nessa situação q o trade era na consolidação,certo?.Eu antecipei-me por achar q o momentum nos outros mercados,acabava por ter impacto cá, e quando os vals foram rompidos, reforcei ainda +. Mas para quem não antecipou, uma das + básicas permissas a aplicar era q após movimentos bem definidos, seguidos de consolidação (o tempo q demora é uma incógnita),em quebra dos valores de referência, digo máximos ou mínimos, com volume,e isto é q interessa na AT, abre-se um trade na mesma direcção, se + tarde considerar-mos um falso breakout, as percas raramente são significativas, pois o "momentum" gerado, por si só, dá-nos quase sempre tempo de saiar incólumes, e as probabilidades de ganhos neste género de trades são fortíssimas.Nada melhor q começar a aplicar esta técnica e ver os resultados. É simples e eficaz.
Cumps,
XCalibur.

Registado: 10/1/2003 3:26

por Ulisses Pereira » 21/10/2003 20:04

Pavel,

Eu não disse que a AT previa tudo. Nada disso! O que digo é que se esperamos pelas notícias para negociar em função delas, geralmente já vamos tarde demais. Agora se conseguimos antecipar essas notícias, aí já a história é outra...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

portucel

por Pavel » 21/10/2003 19:58

Os gráficos são importantes mas não dizem tudo. A prova, no que respeita à Portucel, é que era por demais evidente já desde há várias semanas que o título iria mexer por altura da Assembleia Geral quando as pessoas começassem a interiorizar o facto de que havia uma forte probabilidade de haver mexidas na estrutura accionista com implicações no preço. Viu-se claramente quando a 1 de Outubro creio houve uma passagem de um bloco muito significativo de acções. Mas a generalidade dos investidores permaneceu alheada e só acordou com as "headlines" nos jornais. Nada isto se reflectiu no comportamento da Portucel pré-1 de Outubro e quem olhasse para os gráficos não teria nada a dizer sobre o título - mas quem lê jornais certamente que sim.

O mesmo se aplicou ainda recentemente em relação à Sonae! Alguém poderia ver no gráfico da Sonae que andava nos 0.46-0.48 já desde há bastante tempo, um indício de subida? Não! E por que razão subiu? Porque era um título que em termos fundamentais estava fortemente subvalorizado (e continua subvalorizado) e relativamente ao qual houve uma notícia que impressionou o mercado. A extensão da subida mais não é do que o resultado do mini-bull market que tem estado em curso nos últimos meses.

A análise técnica é uma ferramenta muito útil, sabiamente usada por muita gente neste fórum, mas não sobrestimemos as suas potencialidades...

Registado: 11/8/2003 19:04

ulisses

por vmerck3 » 21/10/2003 13:06

estou na teoria do Ulisses na analise da PTI, emora não tenha nenhuma PTI(ja as vendi a 1.41)
Ja repararão na SAG? isso +é q é Bull o 104 compra disto no dia 24 /11 ha uma Assembleia extraodinaria q promete novidades(ha a aprovação de obrigações no valor de 90.000.000 com maturidade a 5 anoscom objectivo de reestruturar a divida a curto prazo
vmerck3

por Ulisses Pereira » 21/10/2003 12:41

Pikas,

Eu acredito que nos gráficos (ou melhor, nos preços!) estão incorporados os sentimentos, as notícias, as especulações, os rumores, etc... Ou seja, se o gráfico está com este aspecto (na minha opinião bom) é porque há um conjunto de factores que o fizeram assim, incluindo as expectativas futuras.

Ou seja, há aqui um pormenor que nos divide: O Pikas acredita que serão as notícias e rumores que farão o título mexer. Eu, além disso, acredito que o gráfico actualmente já nos permite antever o que aí vem.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por PIKAS » 21/10/2003 12:37

Ulisses:

Considerando a privatização, a luta em torno do controlo, a posição da Sonae, sou de opinião que neste título neste momento o que conta é a especulação pura. Não há gráfico ou opinião que valha.
Ou seja, o título subirá ou descerá em função de rumores e notícias.
É um título que de um momento para o outro pode subir 5 ou 10 tiks ou igualmente descer bastante sem que o vulgar dos investidores saiba o porquê.
Quero informar que tenho este título em carteira.

Cumprimentos,
PIKAS

por Ulisses Pereira » 21/10/2003 12:25

Belo gráfico, na minha opinião. "Breakout" com um volume monumental a 1,34, a que se seguiu um reteste à resistência quebrada (agora tornou-se um suporte) e a acção parece estar a consolidar, de forma a aliviar a sua situação de "sobrecompra", ganhando fôlego para mais altos voos. Não esquecer que a Portucel não é uma corredora de 100 metros..

Só um fecho abaixo de 1,34 me fará perder este optimismo em torno da Portucel.

Abraços e beijos,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Visitante » 21/10/2003 9:36

obrigado,

opinioes bem vindas
Visitante

por Pata-Hari » 21/10/2003 9:30

Aqui fica o gráfico sem grandes comentários. Não me inspira grande coisa, além do comentário que o breakout parece estar a perder gas.. :|
Anexos
pti.png
pti.png (17.36 KiB) Visualizado 703 vezes
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

pedido comt á portucel e graf

por Visitante » 21/10/2003 9:21

agradecia grafico de velas se possivel e ligeiro comentario, ja que neste monento parece haver entradas lig no titulo
obrg
Visitante

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: josehenry400 e 213 visitantes