Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Perspectiva Cambial EUR/USD

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por D1as » 18/10/2003 19:46

qd falei em sobrecompra/sobrevenda tinha como intenção aludir ao indicador SO que me parece mais indicado para tentar aferir esses estados em vez do RSI.

pode ler a minha opiniao aqui:

http://www.clubeinvest.com/phorum/read. ... eply_30257

abraço

Registado: 7/11/2002 19:47

Caro D1as

por Visitante » 18/10/2003 18:42

Segundo a definição do RSI que é um indicador de força do movimento, este pode oscilar entre os 0-100% (ou pts), e tem duas zonas distintas. Acima dos 70/80 pts, é designada por zona de sobrecompra, significa que o titulo está relativamente caro, mas tal não significa necessariamente que não se possa vir a valorizar mais (um sinal de venda é dado quando o RSI corta a linha dos 70/80% na descendente), e abaixo dos20/30pts é designada por zona de sobrevenda- significa que o titulo está relativamente barato, mas não significa necessariamente que não se possa vir a desvalorizar mais(um sinal de compra é dado quando o RSI corta a linha dos 30% na ascendente). Portanto no meu entendimento julgo que não estou a fazer nenhuma confusão, e que estes termos se conjugam.
Quando digo que o sigo à risca, evidentemente que não é no sentido de o usar como sendo uma varinha mágica ou uma lâmpada do Aladino como arma de decisão, refiro-me que o observo, estudo e retiro as minhas conclusões. Continuo a afirmar que normalmente a evolução do par EUR/USD, reage a este indicador, sempre condicionado pelo grande bicho chamado mercado: esse sim, tem sempre razão.
Bem, mas o meu objectivo com o post era o de conhecer outras opiniões, por isso caríssimo colega, assim que possa exponha a sua.

Abraço
pergas
Visitante

por djovarius » 18/10/2003 17:35

Boas,

Se me permitem uma intromissão no tema. o índice de força relativa em relação ao EUR/USD não só tem mostrado valores diversos em fundos e topos de mercado, como muitas vezes não marca a esperada inversão. Em vez disso, acaba por marcar um ponto morto de 1 a 3 dias com menor movimentação no par, o que acaba por aliviá-lo devido a essa passagem do tempo, verificando-se um retorno ao movimento que deu origem ao valor extremo.
Algumas vezes, porém, acaba mesmo por marcar uma correcção ou inversão de tendência de curto prazo.

Verifica-se também que estados de sobrecompra ou sobrevenda, medidos por outros indicadores, que não só o RSI, acabam por se mostrar ineficazes em momentos de extremo ruído especulativo derivados de informações ou rumores.
Foi o caso da antecipação do que seria acordado na célebre reunião do G-7 que fez correr muita tinta.
São alguns os momentos em que esses detalhes derrubam a AT, sendo que isso nem sempre acontece no estado "normal" do mercado, pelo que é possível e muito desejável seguir a AT para negociar este par cambial, cuja liquidez é extraordinária, tanto no mercado à vista, como no das opções.

Um abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Re: Caríssimo D1as...

por D1as » 18/10/2003 17:13

pergas Escreveu:Eu nunca disse que negociava sempre com sinal de entrada longa ou curta pelo RSI. O que eu disse e volto a dizer é que o seguia à "risca"

o q entende entao por seguir "à risca"?

pergas Escreveu:quantas acções sobrecompradas continuam a subir e sobrevendidas continuam a descer?

a meu ver, o conceito de sobrecompra/sobrevenda é diferente de força relativa e não se devem misturar, como o fez. no entanto, gostava, se possivel, q desenvove-se a sua ideia.

pergas Escreveu:Em relação à sua resposta esperava que o " não me parece", merecia ser melhor explicado.

o "nao me parece" tinha somente a intençao de reafirmar o q escrevi nos gráficos: nao me parece q este indicador por si só seja um "santo graal" de tomada de decisoes, pelo contrário. neste e em qq activo, I might add...

abraço

Caríssimo D1as...

por pergas » 18/10/2003 11:46

... fico contente por ver que alguém se deu ao trabalho de analisar tão detalhadamente os gráficos. Eu nunca disse que negociava sempre com sinal de entrada longa ou curta pelo RSI. O que eu disse e volto a dizer é que o seguia à "risca", pois as suas ondas são para mim um elogio à beleza da análise técnica. É evidente que várias vezes deu sinal contraditório, mas meu amigo, quantas acções sobrecompradas continuam a subir e sobrevendidas continuam a descer? E eu não fico à espera desse sinal, ele é para mim uma confirmação, pois se verificar, normalmente, a cotação do EUR/USD aliviando o seu estado de sobrecompra volta a disparar.
Em relação à sua resposta esperava que o " não me parece", merecia ser melhor explicado.

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por Visitante » 18/10/2003 9:02

caro tennis

esta semana foi colocado aqui no forum uma BD gratuita do EUR/USD.

faça uma pesquisa aos posts desta semana que irá encontra-la

Cumprimentos
Visitante

por Tennis » 18/10/2003 1:31

Se alguém pudesse colocar o indicador MACD para o mesmo activo agradecia (não tenho gráficos do EUR/USD).

É que o MACD, aparentemente, parece-me mais seguro...

Obrigado,

Tennis

Registado: 4/11/2002 23:01

Re: Perspectiva Cambial EUR/USD

por D1as » 18/10/2003 0:55

pergas Escreveu:este indicador anda de mãos dadas com esta evolução da cotação , não se pode negar.

nao me parece... :|
Anexos
EUR_USD_Curto1.PNG
EUR_USD_Curto1.PNG (54.22 KiB) Visualizado 543 vezes
EUR_USD_Longo1.PNG
EUR_USD_Longo1.PNG (50.14 KiB) Visualizado 545 vezes

Perspectiva Cambial EUR/USD

por pergas » 18/10/2003 0:06

Caros colegas,

Eis a minha posição sintética relativamente à evolução cambial do Euro-Dólar.
Não me pretendo alongar em dados macroeconómicos certamente por vós conhecidos. É certo que o défice da Balança de Transacções Correntes Americana em 2002 rondou os 4,7% do PIB, e mesmo que este no ano em causa tenha recuperado uns p.p., julgo que a BTC se encontra em terreno perigoso e pode requerer uma desvalorização mais acentuada da moeda, atenuando dessa forma a situação. Mas, meus amigos, não vou perder mais tempo neste paleio.
O meu objectivo é partilhar com vocês e trocar impressões sobre este tema numa perspectiva puramente técnica. É evidente a LTA de mlp que vem suportando a paridade do EUR/USD que tem o seu início no primeiro trimestre de 2002. Desde lá até então, a moeda americana já sofreu uma evidente desvalorização face ao euro. Esta última subida acentuada que culminou com um máximo de 1,1932, foi posteriormente corrigida precisamente até à dita LTA mlp, tendo ganho novo fôlego e arrancado decisivamente com os olhos postos nesse máximo. Tentativa que por poucos pontos não foi alcançada. Agora, está a corrigir, o que considero muito saudável, e quem sabe se num futuro próximo o máximo de sempre em torno dos 1,24 seja quebrado. Estamos agora num canal descendente que sinceramente não faço ideia onde irá levar a cotação, mas no curto prazo, parece-me evidente esta correcção pela análise do RSI, indicador que sigo à risca e que no caso EUR/USD tem funcionado de uma forma quase perfeita. Dos gráficos que anexo, retirem as vossas conclusões, mas que este indicador anda de mãos dadas com esta evolução da cotação , não se pode negar.
Para terminar digo que num horizonte temporal de mlp que iremos assistir a uma desvalorização do USD face ao EUR. No curto prazo, julgo que seria muito bom que a cotação em causa corrija mais um pouco, em valor ou em tempo ( bom bom seria testar novamente a LTA mlp, dando-lhe mais validade), por forma a ganhar ainda mais garra para atacar a moeda americana.
É a minha opinião e tem o valor de ser minha.

Abraços
Anexos
EUR_USD_Curto.png
EUR_USD_Curto.png (22.13 KiB) Visualizado 573 vezes
EUR_USD_Medio.png
EUR_USD_Medio.png (23.72 KiB) Visualizado 573 vezes
EUR_USD_Longo.png
EUR_USD_Longo.png (24.5 KiB) Visualizado 565 vezes
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Google [Bot] e 276 visitantes