Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pequeno SPX update 02-10-2003

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por D1as » 4/10/2003 0:13

lol, q exagero! mas fico contente por saber q gostaste :)

só tenho pena q n o faça de uma forma regular... mas enfim, faz-se o q se pode :)

abraço Arnie

Registado: 7/11/2002 19:47

por arnie » 3/10/2003 19:12

D1as

Não tinha ainda lido esta tua colherada

Parabens, está um must

Diz tudo :wink: :mrgreen:

um abraço
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por D1as » 3/10/2003 18:40

Mto obrigado pela explicação Arnie, ficou tudo claro como água :-)

já agora, a proposito de "depois dos acontecimentos é muito facil falar" deixo aki a "publicidade" à minha "colherada" de 30 de set :-)

abraço

por arnie » 3/10/2003 18:29

Marta

Eu trabalho :twisted:
Acordo todos os dias às 06:10 da matina em ponto. É verdade que até às 07:00 que ninguém me dirija a palavra pois ou não respondo ou se responder será certamente uma resposta azeda. Tenho um pessimo acordar.
Antes de sair por norma vou dar uma vista de olhos como correu a overnight session e claro, ver o CdB :mrgreen:

D1as

Para te ser sincero, position trading neste momento (refiro a position numa optica de uma posição que poderá durar + de 2 dias), não possuo valores de entrada.

Como agora já estou em casa e como tal, com mais tempo, vou tentar explicar a minha leitura.

Quando referi de manhã em "overall" estava a referir-me somente ao up trend desde Agosto.

Vamos lá ver se me faço entender:

Foi iniciado um uptrend em Março de 2003. Tivemos o topo do mesmo em Junho onde durante 3 meses consolidou posições. A partir desta consolidação, desenhamos dois caminhos. A quebra em alta do range fará com que o anterior uptrend desde Março se resuma, ou seja, iremos ver mais um rallie com novos highs e se quebrar o range em baixa, numa 1ª leitura iremos ver um maior retracement relativamente ao anterior up trend.

Ora nos inicios de Agosto, o SPX iniciou um novo rallie dentro do range que acabou por quebrar o mesmo em alta. Para mim, este novo rallie é um novo uptrend mas neste caso menor pois encontra-se situado dentro do uptrend desde Março. Dá para entender? Isto é um bocado dificil de explicar por escrita.

Ora eu estando bear no overall relativamente ao uptrend desde Agosto é devido ao facto de não ter gostado de ver uma queda tão grande, quebrando o suporte entre os 1007 e os 1011 pts.

Agora aqui é preciso dividir as coisas. Relativamente ao uptrend desde Março, este ultimo movimento de queda produziu uma amplitude de 50 pts o que mantem este intacto, ou seja, este pequeno "bull market" que nos situamos à cerca de 7 meses continua intacto agora o uptrend desde Agosto é que para mim ficou em risco.

Naturalmente que o dia de hoje, com esta abertura em gap como esperado, deita (quase) :P por terra o meu feeling. Tivemos um movimento de queda de 7 dias e apenas em 3 dias, até agora anulámos 92% do anterior movimento. O momentum é bastante forte e como tal shorts neste momento nem vê-los :twisted:

Num uptrend devemos comprar nos retracement s e vender nos rallies, ou seja, devíamos ter comprado a semana passada e vendido por exemplo durante o dia de hoje. Isto é a maneira correcta.

No entanto, dizem as "regras" que num uptrend, os retracements nunca deverão quebrar em baixa o anterior swing high pois deixa o trend em risco e muito menos quebrar o anterior swing low que aqui anula mesmo o trend. Ora foi isto que aconteceu no SPX a semana passada.

Este facto impedia-nos de abrir longos no retracement pois as "regras" tinham sido quebradas. Quebrando as regras no que diz respeito ao uptrend desde Agosto teríamos que nesta situação olhar para o main trend, aquele iniciado em Março e ver qual o "worst case scenario" que poderíamos ver dentro doa parametros normais observados durante estes ultimos 7 meses.

O weekly report apresentei um grafico com todos os movimentos counter trend feitos desde Março e nele podíamos ver que o nosso "worst case scenario" seria uma queda de 52 pts.
Ora sabendo isto, podiamos aqui nesta situação abrir uma posição longa na esperança de um rallie de alivio. Aqui sim, seria o ponto ideial para "position trading".

Agora, depois dos acontecimentos é muito facil falar. Se fizermos um registo de todas estas situações podemos no futuro estar mais bem preparados psicologicamente pois teremos todas as probabilidades gravadas no nosso cerebro.

Resumindo tudo o que foi dito :wink:
Nos actuais valores jamais iria abrir posições longas numa situação de position.
Longos só daytrade.

Relativamente a curtos... position é possível mas não num dia como o de hoje.

Espero ter ajudado no entendimento de como faço a minha leitura gráfica. Pelo menos espero não ter criado mais duvidas :oops: :?

Um abraço
arnie

PS: Certamente que pelo feddback recebido estou certo que todos entendem :lol: :lol: :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :twisted:

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por D1as » 3/10/2003 15:32

Arnie,

Mais uma vez venho agradecer-te por partilhares a tua leitura do mercado.

Neste caso concreto não partilho da tua opinião. No overall tou bullish (desde o dia 30 de set.) e só equaciono saltar com a quebra em baixa dos 1000 ou com a formaçao de um duplo-topo no ultimo high diário (q anda nos 1040).

A minha pergunta é a seguinte: que condições te parecem favoráveis a abertura de position trading?

um abraço

por PLPINTO » 3/10/2003 8:42

Boa Arnie. Obrigado!

Registado: 22/5/2003 15:08

por Pata-Hari » 3/10/2003 7:17

Tuacordas mesmo cedo... :shock:
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por arnie » 3/10/2003 7:14

Oi cook

Graficamente a barra de ontem deixou no indice "fortes" probabilidades de se ver um novo rallie. Essa é a minha leitura.

No entanto, existe algo chamado feeling que por norma é o destruidor da maioria das carteiras que existem :twisted:
Esse feeling diz-me que este rallie vai falhar e como tal deverá ser aproveitado para a abertura de shorts.

O que fazer?
Como no overall eu acredito na falha deste rallie, jamais irei abrir posições longas numa perspectiva de position. Para daytrade sim, posso abrir longos mas nunca para position.

Repara que eu não estou a ir contra o que o gráfico me diz neste momento. O gráfico está bull, sem sombra de duvidas mas tomar uma posição longa para position trading nos actuais valores é um risco enorme.
Se o SPX resumir o forte rallie de 4ª feira, quebrando o high de ontem, então sim podemos abrir longos mas sempre numa posição de daytrade, fechando essa mesma posição no final da sessão.

Mas como disse, vamos ver o que nos reserva a 1ª hora de negociação.
Os dados de desemprego pode criar algum desequilibrio na abertura dos mercados e a 1ª hora de negociação será muito importante para o movimento até ao final da sessão.

O tempo agora é escasso para mais explicações. No fim de semana logo se conversa melhor sobre o tema :)

um abraço
arnie

por Kooc » 2/10/2003 23:58

boa noite:

Não estarás a misturar o teu tipo de análise de barras(que até afirmas ser bull, com a barra de ontem), com outros factores, que acreditas serem bear?

Não poderá dar "asneira" :twisted:

cumps

Registado: 30/11/2002 0:36

Pequeno SPX update 02-10-2003

por arnie » 2/10/2003 23:52

Isto é um update muito pequenino pois estamos practicamente no fim de semana, altura do "weekly testamento" :mrgreen:

Depois de uma 4ª feira que deixou os bears à beira de um ataque de nervos o dia de hoje serviu para consolidação.

Depois de terem sido necessários 7 dias para produzir uma amplitude de 50 pts (lembrem-se que a amplitude máxima feita desde Março até agora num movimento counter trend foi de 52 pts), foram necessários apenas 2 dias para anular 62% do anterior movimento descendente.
Isto é sem dúvida uma situação bullish.

Amanhã são divulgados os dados do desemprego americano e o mundo inteiro estará a olhar para eles.

Chamo a atenção para os gaps na abertura.
Tomem nota dos valores da 1ª hora de negociação. Uma abertura em gap, seja up ou down, terá como valores de referência o high e o low dessa 1ª hora. A quebra de um destes confirmará o movimento intraday consequente.

Muita atenção aos 1032 pts em caso de existir um rallie durante a 1ª hora. Esta é a resistência das resistência para o dia de amanhã. A quebra destes deixará o SPX pronto para os 1038 e por fim os 1041 pts, o que originará um novo high relativamente ao uptrend desde Março.

Apesar de que graficamente a barra de hoje deixar fortes probabilidades de assistirmos no dia de amanhã a mais um rallie, pessoalmente não acredito que vejamos um resumo do uptrend que nos situamos desde Março.

Conclusão - Amanhã, pelo menos durante a 1º hora, principalmente se os dados do desemprego provocarem movimentos bruscos nos futuros, evitem fazer qualquer tipo de leitura do mercado.

Um up gap testando os 1032 pts reagindo em baixa aos mesmos poderá ser uma boa oportunidade de shorts

Um down gap, nunca quebrando em alta os 1019 pts poderá dar uma boa oportunidade de shorts.

Posições longas não são equacionadas pois não acredito no rallie actual. Estamos aqui, como é obvio, a falar de position trading pois no que diz respeito a daytrade, nunca se sabe os padrões que o SPX pode desenhar :wink:

Um abraço
arnie

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Crosses, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PacoNasssa, trilhos2006, yggy e 229 visitantes