Às vezes, parece que estou em 1999...
23 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Ok Ulisses e compadres trambiqueiros...
Ovos Moles Escreveu:Meus caros amigos, os estrangeiros estão cá! Cada corretora tem um ou mais representantes com investidores institucionais nacionais e estrangeiros, cuja missão principal é agirem como intermediários de acesso ao mercado portugues. Julgo que a imagem que ultimamente tem passado lá para fora sobre o nosso Portugal, a nivel politico-financeiro, assusta um pouco a entrada de capital. Também não duvido que qd acontecer o reverso da medalha, o nosso mercado vai dar um pulo de gigante e os principais da nossa bolsa vão agir para valores que supera a técnica: PTC para 10, SON para 0.85, EDP 2.5; PTM 23; BCP 2.5; SNC 3.15, etc. Imaginem o valor máximo para cada acção q podia vir a atingir e acrescentem 30% mais e ai teremos o PSI a subir novamente aos 90% num ano, tempos bons não? Os valores que eu dei, não liguem muito, pois sonhar é viver, heheh.
Um abraço
Já superaram estes valores...Porque não devem atingir os agora apontados?
Abraço
R. Martins
-
Visitante
Esperava uma resposta desse género, Antunes... e como esperava, já estava preparado (sem malícia, note-se).
Mas se será que estivemos mesmo em Bear-Market?
Nota: é claro que estivemos em Bear Market, tudo dependerá é do time-frame... qnt a garantias, não temos nenhumas, nem tivemos em 99 nem temos agora. Em 99 vinhamos de um longo bull-market e o mercado (caso do SPX) já pouco subiu (quer em valor quer em regime temporal) e o que mais fez desde então foi... descer. Agora, vimos de um Bear-Market e o que o mercado mais tem feito é subir... e nada nos diz que não vá ser o que mais fará nos próximos tempos.
Garantias, garantias, não temos nenhumas, nem em 99 nem agora...
O presente parece-nos sempre mais incerto que o passado, por mais incerto que o passado tenha sido na realidade. É uma ilusão natural... conhecemos o Futuro do Passado mas não conhecemos o Futuro do Presente.
Mas se será que estivemos mesmo em Bear-Market?
Nota: é claro que estivemos em Bear Market, tudo dependerá é do time-frame... qnt a garantias, não temos nenhumas, nem tivemos em 99 nem temos agora. Em 99 vinhamos de um longo bull-market e o mercado (caso do SPX) já pouco subiu (quer em valor quer em regime temporal) e o que mais fez desde então foi... descer. Agora, vimos de um Bear-Market e o que o mercado mais tem feito é subir... e nada nos diz que não vá ser o que mais fará nos próximos tempos.
Garantias, garantias, não temos nenhumas, nem em 99 nem agora...
O presente parece-nos sempre mais incerto que o passado, por mais incerto que o passado tenha sido na realidade. É uma ilusão natural... conhecemos o Futuro do Passado mas não conhecemos o Futuro do Presente.
- Anexos
-
- spx-20030908mlp-b.gif (13.09 KiB) Visualizado 847 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco...
Entendi a tua observação, de facto nós nunca sabemos verdadeiramente o que nos espera do lado direito oculto dos gráficos, o que é dizer, desconhecemos completamente o futuro.
Depois é claro que passado algum tempo já sabemos a resposta para as nossas duvidas, mas essa é a razão como tu bem sabes pela qual cada vez muitos traders tornam-se adeptos das ferramentas tecnicas de analise em busca de alguma segurança em relação ás suas posições nos mercados.
Em 1999, como poderemos ver pelo teu gráfico, não ocorreu até altura qualquer «lower-high», logo o bullmarket estava firme e o momentum estava bullish, dai que na altura não deveria existir grandes duvidas o incertezas.
Abraço!
Depois é claro que passado algum tempo já sabemos a resposta para as nossas duvidas, mas essa é a razão como tu bem sabes pela qual cada vez muitos traders tornam-se adeptos das ferramentas tecnicas de analise em busca de alguma segurança em relação ás suas posições nos mercados.
Em 1999, como poderemos ver pelo teu gráfico, não ocorreu até altura qualquer «lower-high», logo o bullmarket estava firme e o momentum estava bullish, dai que na altura não deveria existir grandes duvidas o incertezas.
Abraço!
Surfer
Que a monotonia é grande, é! Basta olhar para as nossas blue chips. A "democratização" dos investimentos permitiu à maioria dos investidores aplicar o seu capital em mercados muito mais voláteis e líquidos permitindo assim maiores ganhos (ou perdas)... Nunca mais me esqueço que no período quente de 1999-2000 cheguei a ter em carteira quase a réplica do PSI-20 e neste momento apenas transacciono PTC e esporadicamente EDP ou BCP. Para além disso, dei já início às incursões em Forex. Para quê perder o meu tempo no n/mercado!? Felizmente que a LJ Carregosa deu acesso ao mercado de CFDs em Portugal...
Uma última nota: porque carga de água haverá o n/mercado de vir a ser atrativo nos próximos tempos se estamos numa clara recessão!? Com o PIB a contrair-se da forma que o fez no primeiro semestre deste ano e em particular no 2º Trimestre?
Um abraço,
MozHawk
Uma última nota: porque carga de água haverá o n/mercado de vir a ser atrativo nos próximos tempos se estamos numa clara recessão!? Com o PIB a contrair-se da forma que o fez no primeiro semestre deste ano e em particular no 2º Trimestre?
Um abraço,
MozHawk
Re: E em....
MarcoAntonio Escreveu:Surfer Escreveu:
Só que agora o panorama é bem diferente, actualmente independentemente das convicções e analises de cada um de nós, <u>não existem garantias aonde nos encontramos.</u> Num alivio (bolha?)do longo bearmarket ou no inicio de um novo bullmarket?
Surfer, em 99 tb não tinhamos garantías de onde estavamos. Essa é uma ilusão natural de quem olha para o passado sabendo o que se passou depois...
Já agora, deixou um gráfico de muito longo prazo (velas mensais) do SPX para ver onde estavamos em 99 e onde estamos hoje.
MarcoAntónio,
Em 1999 tínhamos a garantia de estarmos num bull-market há muitos anos (mais inflacionado a partir de 1995). Agora temos a garantia de estarmos num bear-market desde 2000! É essa a grande diferença entre 1999 e 2003 e penso que será essa diferença que marcará o futuro...
Ok Ulisses e compadres trambiqueiros...
Meus caros amigos, os estrangeiros estão cá! Cada corretora tem um ou mais representantes com investidores institucionais nacionais e estrangeiros, cuja missão principal é agirem como intermediários de acesso ao mercado portugues. Julgo que a imagem que ultimamente tem passado lá para fora sobre o nosso Portugal, a nivel politico-financeiro, assusta um pouco a entrada de capital. Também não duvido que qd acontecer o reverso da medalha, o nosso mercado vai dar um pulo de gigante e os principais da nossa bolsa vão agir para valores que supera a técnica: PTC para 10, SON para 0.85, EDP 2.5; PTM 23; BCP 2.5; SNC 3.15, etc. Imaginem o valor máximo para cada acção q podia vir a atingir e acrescentem 30% mais e ai teremos o PSI a subir novamente aos 90% num ano, tempos bons não? Os valores que eu dei, não liguem muito, pois sonhar é viver, heheh.
Um abraço
Um abraço
Aqui eu concordaria com a questão do acesso democrático a muitos mercados no exterior e até ao Fx. É relevante o facto das pessoas procurarem liquidez e volatilidade. Factores importantes. Hoje também temos mais derivativos que nos permitem ir para fora cá dentro.
E tenho de concordar com o meu quase conterrâneo J. Pinto - se é uma bolha nova ou uma reprise da outra bolha, falta a total euforia, o grande pânico comprador que leva a subidas semanais brutais, sem respiração...
Quanto ao capital estrangeiro, reparem no seguinte:
Em 1999, Portugal entrara no Euro, tornando-se apetitoso numa óptica de composição de carteiras de títulos da zona Euro. Esse efeito já passou.
Agora o mercado procura valorização especulativa: Brasil, Austrália, China, Japão, Alemanha... um pouco em cada região do mundo !!
Querem ver algumas acções nacionais a subir com força? Seria só o Euro tornar-se realmente forte, acima de 1,20, atraindo capitais de todo o mundo para as Bolsas da zona Euro, a exemplo de aconteceu com os Estados Unidos a partir de 1995 até 2000 !!
Nesse caso, 3 ou 4 papéis portugueses seriam altamente beneficiados, mas não mais do que isso...
Um abraço
dj
E tenho de concordar com o meu quase conterrâneo J. Pinto - se é uma bolha nova ou uma reprise da outra bolha, falta a total euforia, o grande pânico comprador que leva a subidas semanais brutais, sem respiração...
Quanto ao capital estrangeiro, reparem no seguinte:
Em 1999, Portugal entrara no Euro, tornando-se apetitoso numa óptica de composição de carteiras de títulos da zona Euro. Esse efeito já passou.
Agora o mercado procura valorização especulativa: Brasil, Austrália, China, Japão, Alemanha... um pouco em cada região do mundo !!
Querem ver algumas acções nacionais a subir com força? Seria só o Euro tornar-se realmente forte, acima de 1,20, atraindo capitais de todo o mundo para as Bolsas da zona Euro, a exemplo de aconteceu com os Estados Unidos a partir de 1995 até 2000 !!
Nesse caso, 3 ou 4 papéis portugueses seriam altamente beneficiados, mas não mais do que isso...
Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Re: E em....
Surfer Escreveu:
Só que agora o panorama é bem diferente, actualmente independentemente das convicções e analises de cada um de nós, <u>não existem garantias aonde nos encontramos.</u> Num alivio (bolha?)do longo bearmarket ou no inicio de um novo bullmarket?
Surfer, em 99 tb não tinhamos garantías de onde estavamos. Essa é uma ilusão natural de quem olha para o passado sabendo o que se passou depois...
Já agora, deixou um gráfico de muito longo prazo (velas mensais) do SPX para ver onde estavamos em 99 e onde estamos hoje.
- Anexos
-
- spx-20030908mlp.gif (10.21 KiB) Visualizado 913 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Certo Ulisses...
E concordo plenamente com o que acima escreveste, eu só acrescentar á tua observação que naquela altura não exitiam grandes duvidas quanto ao momentum dos mercados, mas hoje essa é maior incognita, dai o meu "reparo" e que me parece na minha opinião, faz uma grande diferença.
Mas tu melhor do que eu sabes fazer analogia entre Set/99 e Set/03, aliás eu naquela altura ainda surfava outras "ondas" da vida!
Abraço!
Mas tu melhor do que eu sabes fazer analogia entre Set/99 e Set/03, aliás eu naquela altura ainda surfava outras "ondas" da vida!

Abraço!
Surfer
FT,
De acordo. Mas se a facilidade de acesso aos diversos mercados mundiais faz com que muitos investidores nacionais escolham outras praças, também não é menos verdade que facilitará o acesso dos estrangeiros à nossa praça.
Claro que com a volatilidade nula existente actualmente, ninguém estará interessado nisso mas, quando os mercados mundiais estiverem todos esticados e virem que há um mercado que ficou para trás, não tenho grandes dúvidas que aqui virá aqui um grande estrangeiro puxar isto. E nessa altura, os pequenos virão também.
Um abraço,
Ulisses
De acordo. Mas se a facilidade de acesso aos diversos mercados mundiais faz com que muitos investidores nacionais escolham outras praças, também não é menos verdade que facilitará o acesso dos estrangeiros à nossa praça.
Claro que com a volatilidade nula existente actualmente, ninguém estará interessado nisso mas, quando os mercados mundiais estiverem todos esticados e virem que há um mercado que ficou para trás, não tenho grandes dúvidas que aqui virá aqui um grande estrangeiro puxar isto. E nessa altura, os pequenos virão também.
Um abraço,
Ulisses
Surfer,
Eu não estava aqui a discutir se estávamos a iniciar um "bull market", nem tão pouco estava a referir-me aos mercados internacionais. Estava mesmo só a referir-me a esta monotonia incrível na nossa bolsa, só comparável a 99. E aqui estou plenamente de acordo contigo: Só o capital estrangeiro empurra convicentemente o nosso mercado.
Um abraço,
Ulisses
Eu não estava aqui a discutir se estávamos a iniciar um "bull market", nem tão pouco estava a referir-me aos mercados internacionais. Estava mesmo só a referir-me a esta monotonia incrível na nossa bolsa, só comparável a 99. E aqui estou plenamente de acordo contigo: Só o capital estrangeiro empurra convicentemente o nosso mercado.
Um abraço,
Ulisses
Incognitus, pode ser outra bolha. Mas nesse caso, ainda nos falta a fase da euforia. Ainda se vê muita gente com dúvidas, se é bull, ou se é um alivio do bear.
Para não falar em volumes, que são insignificantes.
Lá fora, os indices andam com ganhos no ano entre 20 e tal e 40 e tal %, nós estamos pelos 2%.
Será que está para breve a entrada de capital estrangeiro?
Muitas duvidas ainda pairam no ar...
Abraço
j.pinto
Para não falar em volumes, que são insignificantes.
Lá fora, os indices andam com ganhos no ano entre 20 e tal e 40 e tal %, nós estamos pelos 2%.
Será que está para breve a entrada de capital estrangeiro?
Muitas duvidas ainda pairam no ar...
Abraço
j.pinto
A diferença, Ulisses, é que agora o acesso aos mercados internais está mais democratizado. Eu, por exemplo, dificilmente embarcaria nessa aventura agora caso tivesse as condições de acesso de 1999. E a verdade é que, neste momento, cada vez olho com menos interesse para o mercado nacional. E dou comigo frequentemente a questionar-me sobre as razões que me levam a gastar ainda tempo com ele: Normalmente, chego à conclusão de que sou um sentimentalista...
Quanto ao facto de haver lixo tecnológico a subir, que alguns referiram, isso para mim é irrelevante: Desde que seja lixo líquido, posso apanhar boleia na subida e depois na queda, sempre com os stops lá bem no seu lugar, incluindo os trailing stops. Se conseguir ganhar nos dois carrinhos, tanto melhor!
Um abraço
FT

Quanto ao facto de haver lixo tecnológico a subir, que alguns referiram, isso para mim é irrelevante: Desde que seja lixo líquido, posso apanhar boleia na subida e depois na queda, sempre com os stops lá bem no seu lugar, incluindo os trailing stops. Se conseguir ganhar nos dois carrinhos, tanto melhor!

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Aqui eu discordo claramente do meu conterrâneo Ovos Moles e do Camisa Roxa. Em 1999, muita gente também "emigrou". Eu investia desde 1989 e só em 99, devido à monotonia da nossa bolsa, decidi dar o salto. Na altura, conhecia muita gente na mesma situação.
Isto numa altura em que os mercados internacionais começavam numa subida constante e nós sem os conseguirmos acompanhar. Era quase desesperante. Mas, como já era hábito, o capital estrangeiro para empurrar o nosso mercado chegou mais tarde.
Não vejo qualquer diferença em relação a 1999 neste aspecto.
Um abraço,
Ulisses
Isto numa altura em que os mercados internacionais começavam numa subida constante e nós sem os conseguirmos acompanhar. Era quase desesperante. Mas, como já era hábito, o capital estrangeiro para empurrar o nosso mercado chegou mais tarde.
Não vejo qualquer diferença em relação a 1999 neste aspecto.
Um abraço,
Ulisses
E em....
Setembro de 1999 ela finalmente acordou e deu-se inicio á maior bolha de sempre elevado o valor dos titulos para valores impensavéis, mesmo tendo em conta que estavamos num longo bullmarket.
Só que agora o panorama é bem diferente, actualmente independentemente das convicções e analises de cada um de nós, não existem garantias aonde nos encontramos. Num alivio (bolha?)do longo bearmarket ou no inicio de um novo bullmarket?
Mas sabemos que um longo bearmarket termina nomeadamente quando o mercado está "esvaziado" de publico, os per's das empresas na globalidade são baixos, criando assim condições para o surgimento de um novo bullmarket, mas não foi isso que se verificou.
Depois existe outro factor comum da nossa bolsa, é que como é de conhecimento de todos a nossa bolsa sem as "mãos-fortes" dos estrangeiros não tem "asas" para grandes voos duradouros e segundo "reza" a história os "mãos-fortes" costumam chegar aos "micro-mercados" quando lá os principais mercados externos já se encontram a dar as "ultimas".
Só nos resta esperar..... e depois veremos o que o futuro nos reserva!!
Abraço!
P.S. Já agora, este bullmarket (?!) não começou pelas bluechips como é habitual no inicio de um longo bullmarket!
Só que agora o panorama é bem diferente, actualmente independentemente das convicções e analises de cada um de nós, não existem garantias aonde nos encontramos. Num alivio (bolha?)do longo bearmarket ou no inicio de um novo bullmarket?
Mas sabemos que um longo bearmarket termina nomeadamente quando o mercado está "esvaziado" de publico, os per's das empresas na globalidade são baixos, criando assim condições para o surgimento de um novo bullmarket, mas não foi isso que se verificou.
Depois existe outro factor comum da nossa bolsa, é que como é de conhecimento de todos a nossa bolsa sem as "mãos-fortes" dos estrangeiros não tem "asas" para grandes voos duradouros e segundo "reza" a história os "mãos-fortes" costumam chegar aos "micro-mercados" quando lá os principais mercados externos já se encontram a dar as "ultimas".
Só nos resta esperar..... e depois veremos o que o futuro nos reserva!!
Abraço!
P.S. Já agora, este bullmarket (?!) não começou pelas bluechips como é habitual no inicio de um longo bullmarket!
Surfer
Pois..
Eu tenho a sensação de estar em 2003, corrijam-me se estiver enganado, hehe. Finalmente as "pessoas" aperceberam-se que investir no nosso mercado é uma perda de tempo e dinheiro. Com tanta liquidez nos mercados externos e com tamanha volatilidade que os caracteriza, para que perder tempo no nosso.
Um abraço
Ovos
Um abraço
Ovos
Às vezes, parece que estou em 1999...
Estes últimos meses na nossa Bolsa fazem-me, muitas vezes, lembrar 1999. O esforço para não adormecer em frente ao computador é grande! A volatilidade é absolutamente inexistente e quando uma acção varia mais do que 2% há festa na nossa praça!
Recordo-me que, em 1999, muitos prognosticavam a morte da nossa Bolsa. De facto, ela parecia morta. Mas, depois, ela moveu-se... e de que maneira!
É esta a sensação que paira no ar neste momento entre os investidores da nossa Bolsa: Será que vai morrer? Será que alguma vez vamos voltar a pular de alegria ou a chorar de tristeza no final de uma sessão?
Acredito que sim. Nada disto é novo.
Um abraço,
Ulisses
Recordo-me que, em 1999, muitos prognosticavam a morte da nossa Bolsa. De facto, ela parecia morta. Mas, depois, ela moveu-se... e de que maneira!
É esta a sensação que paira no ar neste momento entre os investidores da nossa Bolsa: Será que vai morrer? Será que alguma vez vamos voltar a pular de alegria ou a chorar de tristeza no final de uma sessão?
Acredito que sim. Nada disto é novo.
Um abraço,
Ulisses
23 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, dragom, karaya75, latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, Tosta mista e 334 visitantes