Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Gráfico Actualizado...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Precisamente Marco...segundo alguma teoria...

por XCalibur » 5/9/2003 15:41

Os H&S têm ainda + validade, quando um suporte anterior (que formou uma têndencia perfeita),é quebrado com a dita figura em formação, sendo que aquele suporte é testado na formação do ombro direito.Ou seja prolongue no seu gráfico o suporte e verificará que foi o topo do ombro direito.
Contúdo, são apenas características técnicas.
Cumps,
XCalibur.

Registado: 10/1/2003 3:26

por MozHawk » 4/9/2003 22:29

Não vou aqui discutir o H&S do Marco. Nem tão pouco comentar o que quer que seja sobre o que aqui foi dito porque não acho muita piada a comentários mais enviesados sobre o que cada um vê nos gráficos, esteja certo ou errado.

Agora uma coisa é certa, o padrão técnico da EDP não é famoso no curto-prazo. Senão vejamos:

1. A EDP fechou hoje abaixo da MME50 o que já não acontecia desde 17.03.2003!!! É significativo, na minha opinião. A confirmar amanhã se é uma falsa ruptura ou não, mas penso que não...

2. Andou ali a oscilar nas Bandas de Bollinger mas não conseguiu inverter e depois de algum estreitamento pela consolidação, ruma agora a sul com o papel na banda inferior;

3. O RSI está desde ontem abaixo dos 50 em movimento claramente descendente;

4. O MACD está bearish há 4 sessões;

5. Atenção para o Estocástico que está já em sobrevenda...

Penso igualmente que os 1.80 serão um bom suporte para o papel tendo pelo meio os 1.84 que é a MME200 caso o cenário fique mesmo complicado.

Não analisei os números, confesso. Apenas li as notícias e dei uma vista de olhos no gráfico. Entrei curto hoje, pela manhã.

Para referência:

MME20...2.00
MME50...1.97
MME200...1.84

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por MarcoAntonio » 4/9/2003 22:21

Estimado Armindo/Visitante, o seu post tem muita matéria interessante (infelizmente, alguma ou a maior parte pelo aspecto negativo).

Em primeiro lugar devo registar o tom do seu post que não se coaduna com as linhas que orientam este espaço. Refiro-me obviamente, não ao facto manifestar ter uma opinião diferente da minha, mas à forma como manifesta a sua opinião, sem respeito para com os demais...

Começando pelo fim, no que diz respeito aos dividendos, lamento ter uma opinião diferente da sua. A sua é, aparentemente, a de que a opção mais correcta do ponto de vista técnico é descontar o dividendo. A minha é de que não é (e como eu, existem muitos autores com a mesma opinião). Sobre as minhas razões, pode encontra-las em diversos locais, não as vou repetir aqui (estão registadas nos artigos e nos foruns).

Quanto ao facto de dever traçar todas as linhas possíveis, estou mais uma vez em desacordo. As análises técnicas mais simples são as que mais aprecio além de que entendo que a subjectivadade <b>faz parte</b> da Análise Técnica (infelizmente, para a AT, as abordagens puramente objectivas têm-se revelado cientificamente pouco eficientes ao longo do tempo... existe muita literatura sobre este aspecto, se pesquisar). Por seu turno, uma análise que contemple todas as linhas possíveis, em minha opinião, não é uma análise... é uma confusão!...
:lol:

Uma Análise Técnica, na sua forma convencional, é também uma opinião e logo, subjectiva. Neste forum e por esse mundo fora o que mais encontra são Análises Técnicas diferentes ao mesmo activo... Sempre assim foi e sempre assim será.

Por fim, em relação à possibilidade da EDP estar a consolidar o movimento ascendente... convido-lhe a ler a minha última análise à EDP.

É que subjectividade não é sinónimo de parcialidade, pelo menos no meu dicionário.
:wink:

Por outras palavras, tenho <b>todo o gosto</b> em assumir que as minhas análises são subjectivas. Parciais é que não são!... Ou não tivesse eu estado bastante <i>bull</i> na EDP durante vários meses a esta parte como poderá facilmente constatar se consultar análises e opiniões anteriores...
:wink:
<i>
Para finalizar, lamento humildemente ter uma opinião diferente da sua no que à Análise Técnica diz respeito (o que devo ou não traçar, o que devo ou não descontar) mas dado que tenho opiniões diferentes (fundamentas, registadas e coerentes) vou manter a linha que tenho seguido até aqui... Assim, só me resta pedir-lhe que respeite a minha opinião, apesar de diferente da sua. O que se pede a todos os participantes e para com todos os participantes... neste espaço!
</i>
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Analise tecnica da EDP-resposta ao Marco

por Armindo » 4/9/2003 22:00

Deves traçar as linhas possiveis e não as que a tua mente quer para manipular o texto. Traça uma linha maior do que a verde azulada que traçaste. uma que intercepta duas resistencias em abril, uma em maio, e os teus suportes da tua linha que está mal traçada.
Esta linha evidencia que oas resistencias passam a suporte, e que este valor de 1,96 deverá funcionar como suporte. A EDP está a consolidar o movimento de alta que deverá fazer um W e nunca um HS.Só umas mente preversa vê um HS.Além disso laboras em erro pois não corriges os dividendos.
Armindo

por MarcoAntonio » 4/9/2003 21:50

Estimado Ze-To, não encontro nenhuma razão para uma opinião ser enviada por mail. O forum serve especificamente para esse fim (divulgar opiniões). Por outro lado, repare, eu não diría em privado algo diferente do que digo em público...

Em relação à questão dos resultados esse é um aspecto que para mim, como a maioria dos participantes já sabe, é praticamente irrelevante. Não pesam na minha opinião quanto a performances futuras no título. Baseio-me praticamente em exclusivo no gráfico. Nem tão pouco vou discutir se os resultados são/foram bons ou maus (já vi argumentarem que são bons e já vi argumentarem que são maus... vi-o, é certo, com uma certa distância desinteressada pois é um aspecto que não pesa na minha opinião, por diversas razões, mas não deixo de notar a curiosidade).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por ze-to » 4/9/2003 21:21

trsm e marco antonio
voçes com experiencias de açoes
gostava de uma opiniao vossa
mas em particular neste caso para nao interferir com o ppl todo do caldeirao
a edp deu maus resultados ontem
mas hoje sairam milhentas noticias entre aspas
e tou confuso
confuso porque porque tou dentro com 30 mil açoes a 2.04
e nao sei que faça se me desfaça delas ou nao
quando digo em particular e derivado a minha experiencia tambem de bolsa de 20 anos
e ha coisas que tem que ser em particular
para nao desconformar investidores novos
quer dizer seja a opiniao qual for e um risco e nao quero os novos correr esses riscos
por isso em particular
eu tenho a minha opiniao mas como experiente e humilde na bolsa gostava de saber a vossa
meu mail é gomes2002@netvisao.pt
aate amanha

Registado: 31/1/2003 18:04

por TRSM » 4/9/2003 20:01

Iberdrola tem 30 dias para decidir se quer comprar acções postas à venda por EDP

Quinta, 4 Set 2003 19:19

O presidente executivo da eléctrica portuguesa anunciou hoje a intenção de vender este ano os cerca de 27 milhões de acções que detém na eléctrica espanhola. A Iberdrola tem 30 dias, portanto até ao final deste mês, para decidir se quer comprar as acções.

Fonte oficial da Iberdrola disse ao Negocios.pt que, segundo o acordo de parceria assinado a 28 de Maio de 1998 entre as duas empresas, a empresa espanhola tem direito de preferência na compra dessas acções correspondentes a 3% do seu capital. Isso significa que as acções não são «de livre circulação», acrescentou.

A operação, que resultará num encaixe da ordem dos 410 milhões de euros ao preço do fecho de ontem, insere-se num plano de desinvestimento em participações financeiras hoje anunciado por João Talone.

A notícia da intenção de venda já este ano apanhou de surpresa a Iberdrola, embora a EDP [Cot, Not, P.Target] já tivesse admitido várias vezes a venda após ter rompido a parceria estratégica com a eléctrica espanhola.

De resto a eléctrica espanhola reafirmou a sua intenção de manter a participação de 5% na EDP.

Registado: 5/11/2002 11:30

por MarcoAntonio » 4/9/2003 18:59

Aproveito para referir que caso a figura se concretize, o primeiro <i>target</i> são os 1.91€ (s/r horizontal) e caso esse seja quebrado em baixa, uma visita aos 1.80€ torna-se bastante provável...

Mas obviamente é um cenário prematuro que requerirá acompanhamento...
Imagem

Administrador Fórum

por ze-to » 4/9/2003 18:49

pois e marco ta complicado
nao sei que faça nem que diga

Registado: 31/1/2003 18:04

EDP - Gráfico Actualizado...

por MarcoAntonio » 4/9/2003 18:18

A EDP encontra-se numa situação técnica complicada, na iminência de completar um dos padrões referidos na última análise ao título ( http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=166 ), o <i>H&S</i>.

O volume tem estado forte nas últimas sessões o que ajudará a reforçar a figura caso se verifique o <i>breakout</i>.
Anexos
EDP-20030904a.png
EDP-20030904a.png (17.74 KiB) Visualizado 790 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado: