Iberia com 1.138 milhões de euros para aquisições
2 mensagens
|Página 1 de 1
Iberia com 1.138 milhões de euros para aquisições
"A companhia aérea espanhola Ibéria fechou o primeiro semestre de 2003 acumulando uma liquidez de caixa de 1.138 milhões, mais 37% que no Verão de 2001 e o triplo que detinha em Junho de 2000.
O objectivo da empresa é, por um lado, manter um colchão financeiro, caso a crise se mantenha, e por outro lado, ter capacidade para investir e comprar empresas face a um previsível processo de fusões no sector, que se poderá iniciar em breve com a Air France e a KLM.
A Ibéria, parceira da TAP, tem conseguido passar ao largo da crise em que está mergulhada a indústria aérea mundial de uma forma positiva. De acordo com o jornal Cinco Dias, não só a companhia conseguiu ser o operador de rede europeia mais rentável nestes últimos anos, como também tem conseguido armazenar liquidez, que a converte numa das empresas aéreas europeias com maior solidez financeira.
Nos primeiros seis meses do ano, a companhia de bandeira espanhola acumulou uma caixa, ou seja o valor dos investimentos financeiros temporais e a tesouraria, de 1.138 milhões de euros. A
Iberia afirma que esta política de acumulação de recursos foi um objectivo prioritário da empresa desde os ataques terroristas de 11 de Setembro e o subsequente agravamento da crise que já se fazia sentir no sector.
Assim, em quase dois anos, desde os atentados de Nova Iorque, a Iberia elevou as suas disponibilidades de caixa em 313 milhões de euros. “A liquidez acumulada dá-nos tranquilidade e liberdade para tomar decisões”, afirma a Iberia, citada pela mesma fonte.
Anteriormente, já se vislumbrava a possibilidade de consolidação do sector, com várias empresas em falência, através de fusões e tomadas de participação. O processo acabou por não se adiantar, mas a Iberia manifestou abertamente a sua disposição de ter um papel protagonista, apoiada na sua capacidade financeira e a sua complementaridade com outros operadores europeus.
O novo presidente da Iberia, Fernando Conte, parece ter esquemas estratégicos similares aos do seu antecessor, Xavier de Irala, que aquando a assinatura do acordo de code-share com a TAP, deixou em aberto uma possível entrada no capital da companhia aérea nacional.
A atitude da Iberia pode pôr-se à prova a partir de agora, quando a Air France e a KLM parecem ter chegado a ponto de alcançar um acordo de integração. Um possível primeiro grande passo da consolidação do sector na Europa."
...É desta que vai passar a haver uma companhia aérea ibérica... (quem tem unhas toca guitarra)
O objectivo da empresa é, por um lado, manter um colchão financeiro, caso a crise se mantenha, e por outro lado, ter capacidade para investir e comprar empresas face a um previsível processo de fusões no sector, que se poderá iniciar em breve com a Air France e a KLM.
A Ibéria, parceira da TAP, tem conseguido passar ao largo da crise em que está mergulhada a indústria aérea mundial de uma forma positiva. De acordo com o jornal Cinco Dias, não só a companhia conseguiu ser o operador de rede europeia mais rentável nestes últimos anos, como também tem conseguido armazenar liquidez, que a converte numa das empresas aéreas europeias com maior solidez financeira.
Nos primeiros seis meses do ano, a companhia de bandeira espanhola acumulou uma caixa, ou seja o valor dos investimentos financeiros temporais e a tesouraria, de 1.138 milhões de euros. A
Iberia afirma que esta política de acumulação de recursos foi um objectivo prioritário da empresa desde os ataques terroristas de 11 de Setembro e o subsequente agravamento da crise que já se fazia sentir no sector.
Assim, em quase dois anos, desde os atentados de Nova Iorque, a Iberia elevou as suas disponibilidades de caixa em 313 milhões de euros. “A liquidez acumulada dá-nos tranquilidade e liberdade para tomar decisões”, afirma a Iberia, citada pela mesma fonte.
Anteriormente, já se vislumbrava a possibilidade de consolidação do sector, com várias empresas em falência, através de fusões e tomadas de participação. O processo acabou por não se adiantar, mas a Iberia manifestou abertamente a sua disposição de ter um papel protagonista, apoiada na sua capacidade financeira e a sua complementaridade com outros operadores europeus.
O novo presidente da Iberia, Fernando Conte, parece ter esquemas estratégicos similares aos do seu antecessor, Xavier de Irala, que aquando a assinatura do acordo de code-share com a TAP, deixou em aberto uma possível entrada no capital da companhia aérea nacional.
A atitude da Iberia pode pôr-se à prova a partir de agora, quando a Air France e a KLM parecem ter chegado a ponto de alcançar um acordo de integração. Um possível primeiro grande passo da consolidação do sector na Europa."
...É desta que vai passar a haver uma companhia aérea ibérica... (quem tem unhas toca guitarra)

---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
2 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], JUKIMSUNG, m-m, malakas, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, Tiago2006 e 180 visitantes