Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Optimus perderia 15 milhões com descidas no fixo-móvel; quer

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Optimus perderia 15 milhões com descidas no fixo-móvel; quer

por TRSM » 14/7/2003 18:37

Optimus perderia 15 milhões com descidas no fixo-móvel; quer garantias para consumidor



Segunda, 14 Jul 2003 18:05

A Optimus perderia 15 milhões de euros, caso acorresse à descida anunciada pelos outros dois concorrentes de cerca de 25% nas tarifas fixo-móvel até Julho de 2004. A operadora só reduz tarifas com garantias de transferência para o consumidor e no âmbito do rebalanceamento dos preços nos móveis.

A TMN e a Vodafone Telecel concordaram numa descida, trimestral até Julho de 2004, de 7% nas tarifas de interligação fixo-móvel.

Sobre a posição da operadora, António Casanova, presidente da Optimus em declarações telefónicas ao Negocios.pt afirmou que «a Optimus não tem nenhuma intenção de fazer nenhum movimento a não ser que se traduza insofismavelmente numa melhoria do preço para o consumidor».

As operadoras de telecomunicações têm de pagar às suas concorrentes os custos de interligação nas chamadas que são realizadas entre redes diferentes, ou seja, a empresa detentora da rede onde é iniciada uma chamada, neste caso, na rede fixa, terá de pagar um preço ao operador de destino (rede móvel) da mesma ligação. E foi este valor que tanto a TMN como a Vodafone Telecel baixaram, auferindo um valor inferior ao anterior por parte dos operadores fixos.

A operadora móvel da SonaeCom «não compactua com aumento das margens dos operadores fixos», defendeu Casanova, alertando que «esta decisão não vai de todo de encontro à intenção do regulador».

As duas maiores operadoras móveis nacionais acordaram com a Anacom em baixar as tarifas fixo-móvel. Esta decisão foi apoiada pelo regulador, cuja intenção seria a de reduzir os preços das chamadas entre os fixos e móveis. No entanto, o grupo Portugal Telecom, dono da maior operadora de telefonia fixa ainda não transferiu esse benefício dado pelos operadores móveis para os seus consumidores. O presidente da PT Comunicações, Carlos Vasconcellos Cruz, disse recentemente que estava a estudar este assunto.

O argumento da PT é que esteve a financiar as operações móveis, uma vez que saía mais barato para os consumidores ligarem entre telemóveis do que receber chamadas da rede fixa. «É verdade que a TMN e a Vodafone Telecel beneficiaram deste nível de tarifas, durante sete anos ou oito anos, mas a Optimus beneficiou apenas durante um ano», lembrou Casanova.

A Optimus perderia 15 milhões de euros em receita, caso optasse por reduzir as taridas fixo-móvel na mesma amplitude já anunciada pelos seus concorrentes, afirmou ao Negocios.pt António Casanova. «Por baixar 25% como foi anunciado, ou seja a diferença do ponto de partida face ao ponto de chegada seria de 15 milhões de euros», disse o presidente da Optimus.

Optimus quer garantias para consumidor e rebalanceamento das tarifas
«A Optimus nunca mexeria nas tarifas se essa queda não passasse para o consumidor e sem as garantidas dessa alteração», acrescentou a mesma fonte.

Além desta garantia dos operadores fixos de manterem a redução junto dos consumidores, a Optimus queria que a mesma fosse acompanhada de uma «rebalanceamento» das tarifas entre dentro e fora da rede.

«A descida em nosso entender deveria integrar um cabaz, um rebalanceamento para o consumidor», adiantou Casanova «É preciso repensar o equilíbrio das tarifas dentro e fora das redes», sublinhou o presidente da Optimus.

Este caminho de seguir a tendência na Europa de aumento dos preços na rede móvel é defendida por Casanova. «Estamos muito disponíveis a pensar nisto, visto que há uma tendência de rebalancear as tarifas», afirmou.

As acções da SonaeCom encerraram nos 2,01 euros, a ganhar 0,50%.




por Canal de Negócios
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Rafael Abreu, zulu404 e 226 visitantes