Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A minha visão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

..

por Aragorn » 8/7/2003 12:29

Olá

Recordo a minha carteira teorica:
JMT ( 45% )
SEM ( 5%)
PTI (20%)
Liquidez (30%)
(+ ganhos)

Como já o tinha afirmado antes, com a jmt a fechar acima de 7, reforço com mais 5% da carteira com este titulo!)

Portanto se jmt fecha hoje acima de 7 a carteira ficará:

JMT ( 50% )
SEM ( 5%)
PTI (20%)
Liquidez (25%)
(+ ganhos)

Amigo JAS - e as Maldivas ali tão perto...ai ai!

Um abraço e sinceros votos de bons negocios!
Disclaimer: por acaso estou com a mesma carteira "real" que esta teorica neste momento (se bem o digo, melhor o faço!) mas podiia não ser esse o caso!
The market may be bad, but I slept like a baby last night. I woke up every hour and cried.

Registado: 6/11/2002 2:27

por zé povinho » 20/6/2003 8:55

PTC Man

sobre os valores da dívida e da venda do complexo desportivo, são esses mas em vez de serem milhões de € são contos.

dívida */- 50 milhões de contos
receita com a venda +/- 68 milhões

Registado: 4/11/2002 23:38

Re: ..

por PTC Man » 20/6/2003 7:45

Aragorn Escreveu:É do genero:

imagina o Real Madrid, julgas que não se endividou ao maximo para ter no seu plantel os jogadores que tem???
Claro que sim, agora se souber gerir esse endividamento / investimento bem, também exponecia os seus rendimentos, certo?
Merchandising, bons resultados, etc...

Épá

Segundo li, o real pagou toda a sua duvida aquando da eleição do actual presidente com a venda de todo o complexo desportivo dentro da cidade de Madrid, ficando apenas com o estádio até que o novo complexo esteja construido nos arredores da cidade.
O mundo futebolistico ficou de boca aberta com este negocio pois uma divida de + de 50 milhões de euros?? (não quero mentir, já li esta noticia à já algum tempo, mas penso que a duvida rondava estes valores) foi totalmente extinguida com um só negocio, tendo ainda sobrado cerca de 20 milhões para iniciar o novo complexo. Este artigo saiu num dos nº da Exame.

Para melhorar a situação das finanças o clube gere a imagem dos jogadores, recebendo 50% dos ganhos em publicidade. Também a venda de camisas paga grande parte dos ordenados dos jogadores.

Isto sim, é um gestor.
A compra do Beckam é mais um golpe de mestre. Mesmo que ele não vá jogar grande coisa, a venda de camisolas e os 50% da imagem do jogador prometem que rapidamente recupere os 35 milhões investidos.

O mundo do futebol é agora um mundo empresarial que para subreviver tem que gerar lucros fabulosos e a unica solução é a venda de jogadores e a exploração dos mesmos (refira-se, imagem dos jogadores, não comecem a ter ideias com outro tipo de exploração, apesar..............de existir alguns que......eheheheheh)

Peço desculpa por desviar-me do assunto principal.
Relativamente à carteira , uma coisa é position trading, outra coisa é um simples swing trading. Independente da actual situação do BCP, EDP e PTC, as mais valias poderão ser identicas à tua carteira, bastando para isso ter a estratégia correcta.
Há quem prefira as hot stocks pois as amplitudes geradas entre 1 a 3 dias são o suficiente e há aqueles que preferem titulos menos volateis, mais virados para o position.
Naturalmente, que em Portugal, as amplitudes geradas entre 1 a 3 dias podem ser a morte do artista visto serem em média extremamente diminutas mas........ nada é impossivel :mrgreen:

Cumprimentos

Registado: 9/12/2002 22:58

por ze-to » 19/6/2003 16:45

Pata-Hari Escreveu:eu só quero se for soneva fushi, aquele corredor da saída do bar é demasiado estreito para as curvas que eu penso dar à saída :mrgreen:hahha patinha quem sabe nessa altura ja sou rico e me convidam pro jantar assim nao tens problemas no caminho porque eu te levo ao colo hihihiihih

Registado: 31/1/2003 18:04

por zé povinho » 19/6/2003 10:13

Maldivas....

não está mal

contem comigo

também estou bem "metido" na JMT

Registado: 4/11/2002 23:38

por Pata-Hari » 19/6/2003 8:56

eu só quero se for soneva fushi, aquele corredor da saída do bar é demasiado estreito para as curvas que eu penso dar à saída :mrgreen:
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

eheheh

por JAS » 19/6/2003 8:51

Se eu não estou em erro essa foto é de Soneva Gili...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

tá boa essa!

por Aragorn » 19/6/2003 8:47

Lá nos encontraremos, meu caro JAS...

Um abraço!
Anexos
des_94b.jpg
des_94b.jpg (45.64 KiB) Visualizado 1825 vezes
The market may be bad, but I slept like a baby last night. I woke up every hour and cried.

um olhinho na concorrência...

por JAS » 19/6/2003 1:22

Vim logo dar uma espreitadela, convém estar a atento aos movimentos do "adversário" já que por aqui apenas existem duas carteiras publicadas.

Com essa entrada de leão na JMT lá terás que ser o 5º membro de um jantar que se realizará nas Maldivas antes do final do ano.
Isso acontecerá quando a cotação da JMT igualar o valor xx,xx(*1)
Julgo que sabes quem são os outros convivas que pertencem ao clube...

Um abraço,
JAS

(*1) Não posso revelar qual é porque não me diz respeito.

Update

por Aragorn » 19/6/2003 0:50

actualizo carteira reforçando para "jogada do ano" (espero)

reforço com parte da liquidez que disponho em JMT
tudo o que conseguir apanhar amanha até 6,97 de manhazinha.

ah, é verdade! vou vender o resto de bpi (15%) até 2,60)

conto ficar com a seguinte carteira a final do dia:

JMT ( 45% )
SEM ( 5%)
PTI (20%)
Liquidez (30%)
(+ ganhos)
conto comprar mais JMT assim que ela passar os 7,00 € que conto seja já amanha

bons negocios!

ainda...

por Aragorn » 11/6/2003 0:42

Ainda existe (e relacionado com tudo isto) a velha questao do "barato" e do "caro" em bolsa.

Lembro-me por ex. em 2001 com ptms a 60 (já em "queda livre" de que muita gente já dizia que era "dada" a esse preço e as pessoas já deitavam maos à cabeça do doloroso "bear"market que estava a decorrer...

por outro lado meses antes com ela a 100 (fase ascendente) toda a gente a comprava porque ela estava "barata"!

2002 estagnou completamente nos valores que já sabemos (sim eu sei que nao era a mesma ptm que antes, mas adequa-se à mesma o ex.) e ninguem lhe tocava... e aí? já nao estava "barata"? pelos vistos até estava...
da que pensar, nao da?

analisando friamente contabilisticamente (desde que os dados sejam veridicos, ehehe) poderemos afirmar se esta ou nao "barata", mas isso nao chega para que ela suba... a esta analise fundamental, dever-se-a adicionar uma pitada de tecnica para encontrar o momento certo de entrar..

Ai ganha-se $$$, mas e depois? e agora? vendo nao vendo?
vendo... ai... a dor de a ver subir nos dias a seguir é terrivel... vou voltar a entrar que ela tem muito ainda para dar... ok é hoje vou reentrar! eis senao quando ela inverte: vou activar já um stoploss imediato para nao perder os ganhos ou deixo-me andar que isto é apenas uma correcçaozinha?
Activo SLoss. Eis senao quando ela volta a retomar tendencia ascendente... ai que dor.... pronto, nao olho mais para ela... passa uma semana e ela já subiu mais de 10 % !!!! ahhhhh
Nao consigo olhar para o lado, nao consigo ja entrar a estes niveis, vou esperar a correcçao... ok ja esta a cair 2 ou 3% - altura de entrar! vamos la: passado um mes: já perdi todos os ganhos e ja estou a entrar pelo cano!

eheheh quem nunca passou por isto?

o bull market saberemos que FOI, e nunca que VAI SER.

Caro dwer

por Aragorn » 11/6/2003 0:26

Na altura em que coloquei aqui esta carteira "ideal" (que como sempre o faço por aqui, assumi como real que é para mim . disclaimer) foi com o intuito apenas de demonstrar que determinados titulos que estavam a ter pouca atençao por aqui, mas que na minha visão estavam "bull". ou seriam uma boa alternativa de investimento para aqueles que nao gostam muito de andar nas "volumosas" (piada) ptc, edp, bcp...

Considero importantissimo e penso que deveria ser regra neste tipo de foruns, o chamado disclaimer; acho que cada um de nós se emitir opiniao sobre um titulo deve assumir se o tem ou nao (e os primeiros a faze-lo deviam ser os bancos qd emitem price targets, avaliaçoes, ratings, etc deveriam de seguida afirmar qual a participaçao actual deles no titulo visado)

Esta minha alternativa mostrou-se, pelo menos para já, positiva. Não fiz as analises a que voces tvz estejam habituados (não pq nao as soubesse fazer, mas apenas porque alem de nao as querer (poder) fazer por aqui - vcs já estão mt bem servidos nesse aspecto).
Pensei apenas em quem chegasse ao forum à procura de "ideias" concretas de investimento ("o que é que eu hei-de comprar?")

A definiçao bull / bear, é, como já o tinha afirmado anteriormente, muito relativa. penso que é fundamentalmente uma questão de HORIZONTES TEMPORAIS. Lido com investidores todos os dias, e aqueles que me dizem "ahhh, eu sou investidor de longo prazo..." - é aquele que obviamente está a perder nos titulos que teima deter. Se comprasse m titulo e nos 10 minutos a seguir esse titulo subisse 15%, será que ele continuaria a ser de "longo prazo"???
Voltando ao Bull / bear... se observares um grafico do dji por ex de 20 anos (ou mais), este enorme "bear market" de 3 sofridos anos, parecer-te-a provavelmente uma ligeira correcção ao colossal "bull" market que vivemos desde à decadas!

há que viver dia a dia... nós nem sequer sabemos o que vai acontecer amanha nos mercados, quanto mais prever um movimento bull ou bear! ao longo destes 3 anos, embora me tivesse apercebido com nitidez da tendencia descendente dos mercados, estive na maior parte do tempo longo em determinados titulos! a questao psicologica conta muito nisto tudo...

Penso (e já me estou a alongar a serio) que quem faz a bolsa somos todos nós (uns mais que outros, claro), mas ninguem consegue estar no mercado com essa consciencia "global", e toma-o (ao mercado) como um ente estranho, com pensamento proprio e vida propria. como lidar com ele é que é o segredo do sucesso! tentar "percebe-NOS" é onde reside o lucro...

Respeito imenso as opinioes do JAS (somos ambos fãs da sem, eheheh - está a correr bem, eihn?) e penso que a maneira dele ver o mercado atinge um pouco essa tal "consciencia global" que falo.

Um abraço

p/Dwer

por JAS » 10/6/2003 23:36

JAS Escreveu:Quero esclarecer que a decisão de publicar a minha carteira, que é real, é apenas um desafio a mim próprio.
Não tem qualquer intuito de competir com quem quer que seja nem me obriga a divulgar a priori as razões ou os timings dos meus movimentos.

No meu caso não significa necessariamente um "sinal" Bull.
Toda a gente sabe que, mesmo nos períodos Bear, eu prefiro adoptar posições longas aproveitando as esporádicas subidas.
Esse é o jogo de que eu gosto.

Ao tomar a decisão de publicar a carteira eu tive a noção que poderia influenciar alguns participantes deste Fórum.
Portanto, num período acentuadamente Bear e assumindo eu posições longas e arriscadas, era-me vedado, na minha opinião, andar a divulgar quais os títulos em que entrava.
Essa é a minha postura no Fórum.

JAS

Aragorn e JAS - Sinais do Bull?

por Dwer » 10/6/2003 23:10

Há muito tempo que não via um interesse tão acentuado nos títulos da nossa bolsa.

Como tanto o Aragorn e o JAS são claramente investidores / especuladores esclarecidos não será este um sinal bull para o PSI20?

A seguir de perto os novos indicadores bull - ARA e JAS.

Abraços,

PS: Este post pode parecer irónico ou sarcástico mas não é! Acho que quando o Aragorn ou JAS publicam as respectivas carteiras e demonstram um tal interesse pelas acções nacionais é porque algo está a mexer.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

son

por jarcorreia » 10/6/2003 22:18

Concordo que a son se torna cada vez mais desisteressante. É certo que alguma especulação tem animado o título mas na verdade a dívida é elevada e ou há mais vendas de activos (o retalho no Brasil por exemplo) ou a cotação não sobe sustentadamente. A embrulhada com a Portucel só piora o cenário. À son interessa a compra mas todos se recordam que Belmiro se queixa da maneira como a banca trata a son (ora pois claro...) e portanto comprar nem pensar e vender ainda menos (seria ruinosdo vender a portucel a estes preços). Daí a son que até há pouco era um exercício de espera para vender um acima, tornou-se um exercício de bater bolas de golf nas dunas (tanto pode cair no "vale" como na "montanha").
jarcorreia

Carteira

por JAS » 10/6/2003 18:30

Ainda não tinha reparado que andavas a publicar a tua carteira.
Como já saiste da SON, a qual eu não negoceio por pertencer ao range de baixo valor, vou manter a concorrência debaixo de olho...

JAS

Boas!

por Aragorn » 10/6/2003 11:42

Nesta minha carteira desfaço-me agora de 50% de Bpi (fico com 15% da carteira, portanto) e da SON toda - Pura mais-valia... nothing else...

Mantenho SEM (5%), jmt (20%) e pti (20%) com liquidez 65% mais os ganhos das operações atras referidas.

SONAE

por mata cães » 3/6/2003 16:02

Sou da opinião de que existem ambas...
Dai a minha renitência em relação à SONAE, e como gato escaldado de àgua fria tem medo...
Life is brutal my friend...

Registado: 2/6/2003 17:20

..

por Aragorn » 3/6/2003 15:50

Promiscuidade ou falta de informação aos investidores?

Core Business

por mata cães » 3/6/2003 15:32

Peço desculpa se não consigo fazer a distinção entre o Core business da SGPS e das suas empresas participadas, mas quando existente tamanha promiscuidade as coisas ficam um pouco enevoadas...

..

por Aragorn » 3/6/2003 15:15

Qual é para ti o core business da SONAE S.G.P.S? É dessa que estamos a falar não é?

SONAE

por mata cães » 3/6/2003 15:06

Concordo plenamente com a afirmação de que a nossa banca é fracote....

No entanto a SONAE tomou opções de Investimento, fora do seu core business bastante arriscadas e sem tomar algumas precauções.

Além do mais ainda não vi da parte da administração uma verdadeira preocupação em criar valor para accionista.... :shock:

By the way se nao restruturarem o Capital Social da Sonae.com esta vai entrar em autoliquidação em 2005... :?:

..

por Aragorn » 3/6/2003 14:59

É do genero:

imagina o Real Madrid, julgas que não se endividou ao maximo para ter no seu plantel os jogadores que tem???
Claro que sim, agora se souber gerir esse endividamento / investimento bem, também exponecia os seus rendimentos, certo?
Merchandising, bons resultados, etc...

..

por Aragorn » 3/6/2003 14:54

Caro Mata caes

Compreendo esse teu receio, mas por outra perspectiva, tambe´m podias considerar que uma empresa tem que investir (endividar) para alavancar os seus rendimentos além de se expandir...

o endividamento (visto na optica do investimento) é normal e saudavel numa empresa.

Agora considera ainda que o grupo sonae adquiriu já um nivel de investimento e expansao tal que a nossa banca já não tem capacidade de o alimentar (o investimento)

Ora, de quem será o problema? do grupo sonae, que já atingiu um nivel maior que o nosso país ou da nossa fraquinha banca que não consegue acompanhar?

Carteira

por mata cães » 3/6/2003 14:37

Assim à 1ª vista parece uma carteira interessante, embora eu tenha alguns receios no que diz respeito à SONAE, quando o balanço desta empresa está uma vergonha, e a nível nacional já tem os limites de crédito todos tomados...
Atenção não estou a prever que aconteça nehuma catástrofe à SONAE, mas não podemos negar que neste momento o WORKING CAPITAL dela não é nada famoso com tendência a agravar-se.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Jonas74, niceboy e 184 visitantes