Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Forex EURUSD: especulação e pedido de opinião dos entendidos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MozHawk » 7/7/2003 14:41

Actualização com o dia de hoje...

Um abraço,

MozHawk
Anexos
eurusd.PNG
eurusd.PNG (58.39 KiB) Visualizado 500 vezes

Registado: 25/10/2002 10:08

por MozHawk » 6/7/2003 20:52

Tive que retirar alguma informação para entrar.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
copra.PNG
copra.PNG (74.95 KiB) Visualizado 593 vezes

por MozHawk » 6/7/2003 20:29

Caro arnie,

Antes de mais o meu muito obrigado pela resposta. Como sempre, gosto do teu olhar particular que acompanho há longos meses.

É bem verdade que parte do que desenhei no gráfico nada mais é que wishful thinking e daí o título ser "especulação..." :lol:

Quanto à aplicação da AT a outros activos, deixo-te aqui um outro gráfico de uma commodity (deixei de acompanhar a partir de Janeiro deste ano) para a qual apontei em determinada altura o price-target de 313 dólares por tonelada. A quebra da neckline deu-se a 04.04.2002 e o preço-alvo foi atingido 8 meses depois com o preço da copra a atingir um máximo de 2 anos e meio. Embora as questões fundamentais fossem para nós "fundamentais", não se deixava de dar uma espreitadela aos "gráficos" ;)

Um abraço,

MozHawk

por arnie » 6/7/2003 8:44

Moz

Eu não sou nenhum entendido no forex, apenas comecei a olhar para ele à umas semanas atrás mas um gráfico é um gráfico e esse tipo de análise que tu fizeste é extremamente perigosa pois estamos a assimilar algo que simplesmente não existe.

Ao referires o H&S irás a partir de agora, embora inconscientemente, olhar para o EUR com um outlook bearish e isso pode ser a morte do artista :wink:

Tudo bem que existe ali um pequeno duplo topo confirmado e o facto de não ter conseguido quebrar os 1.17 deixa-o numa posição extremamente fraca que ao quebrar os 1.14 apenas deverá encontrar suporte nos 1.10 mas daí a formar um H&S vai uma grande distância.

Ok, se existir uma queda até aos 1.10, o que equivale a uma desvalorização de 7%, ou seja, 2% acima dos 2 movimentos counter trend anteriores teremos a indicação que não estamos perante mais um movimento counter trend e que poderemos ter visto um qualquer tipo de topo no EUR no médio prazo mas volto a repetir, daqui até um H&S vai uma grande distância.

Olhando para o rallie de Fevereiro de 2002 a Julho de 2002, vemos um retracement de 38% e uma amplitude de 5%.
Olhando para o rallie de Fevereiro de 2002 a Março de 2003, vemos um retracement de 25% e uma amplitude de 5%.
Olhando para o rallie de Fevereiro de 2002 a Junho de 2003, os 1.10 corresponde a um retracement de 25% mas a uma amplitude de 7%, ou seja, apesar da amplitude ser superior, o que nos indicaria algo de errado em todo o rallie dos ultimos 18 meses, os 25% de retracement dá-nos um obvio suporte.

Resumindo, espera-se um suporte nos 1.10 e como tal, existem fortes probabilidades de um rallie ser gerado nestes valores, isto, se não existir um novo high acima dos 1.20 entretanto, mas o facto de os 1.10 ter provocado uma amplitude de 7%, esse rallie irá ser observado com muita atenção pois poderá dar-nos uma entrada curta com um target na quebra dos 1.10, nos 1.06.

Isto é uma análise feita em "cima do joelho" pois confesso que não sei até que ponto certas "regras" de AT usadas nas equities podem ser usadas nas currencies.

Um abraço
arnie

PS: Bolas, eu a dizer que o H&S te dava inconscientemente um outlook bearish para o EUR e agora, relendo o meu post, vejo que estou na mesma, dou também um outlook bearish para o EUR :oops: :roll:
Bem, pelo menos posso dizer que estou bearish devido ao padrão actual do gráfico :P

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Forex EURUSD: especulação e pedido de opinião dos entendidos

por MozHawk » 5/7/2003 18:10

Caros companheiros de fórum,

Vou deixar aqui pela primeira vez um post sobre forex, não tanto na qualidade de investidor mas na qualidade de alguém que convive diariamente com uma economia dolarizada, com todos os benefícios e prejuízos associados.

Olhando para o gráfico diário que aqui vos deixo, sou tentado a produzir algumas constatações e especular sobre o que (gostaria eu!) poderá ser a evolução no curto-prazo.

Pela forte evolução em alta do euro face ao dólar, o fim do bear-market do euro terá ocorrido a 17 de Maio de 2002, já lá vão 14 meses que se traduziram num movimento em alta de 30% (mais coisa menos coisa). Após movimentos algo bruscos em alta, há paragens para consolidação retomando o euro de seguida o movimento altista.

A seguir ao máximo de 27 de Maio, em fecho, o euro vacilou corrigindo cruzando em movimento descendente a MME20 (curto-prazo) e agora a MME50 (médio-prazo) anteontem. Para além disso, o MACD está bearish desde o dia 30.05.2003 quando cruzou o sinal em baixa e o RSI voltou para baixo da linha intermédia no dia 23.06.2003 depois de 2 meses e 1 semana acima da mesma.

A juntar a tudo isto, não posso deixar de [tentar] ver no gráfico o que me parece poder ser uma cabeça e ombros a desenhar-se. Alguém corrobora esta opinião?

A título de referência: MME200 1.0792 MME50 1.1482 MME20 1.1564

Um abraço e obrigado pelas opiniões de quem acompanha este mercado mais de perto,

MozHawk
Anexos
eurusd.PNG
eurusd.PNG (58.27 KiB) Visualizado 771 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, fatura.pt, Google [Bot], Opcard33 e 167 visitantes