Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC, leading indicator outra vez?!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Esse mesmo Nuno...

por Surfer » 3/7/2003 19:14

É esse o triangulo a que me refiro, apesar que eu optei por usar os maximos das candles como pontos de referencia para a minha LT descendente que compõe o triangulo.

Aliás a projecção desse triangulo em caso de quebra, 5,70 aproximadamente é idêntica á projecção do range lateral(6,20-6,74) de médio-prazo da PTC, são coincidentes.

O fecho hoje não significa que é este o caminho, mas é certamente um passo nessa direcção. Falta agora aguardar pelo comportamento das proximas sessões e um reteste aos 6,20 em fecho.

Chamo também atenção para o ADX(14), que no caso da PTC, sempre que este passa acima de 20 o titulo passa a ter uma performace bastante tendêncial, apesar de que um ADX acima de 25 é indicador que o titulo está tendencial ou seja, dispara num determinado sentido.
Mas na PTC um ADX >20 impõe respeito!

Deixo dois gráficos, um de curto e outro de longo-prazo.

Abraço!
Anexos
PTCsurfer0307_1.gif
PTCsurfer0307_1.gif (24.95 KiB) Visualizado 762 vezes
PTCsurfer0307_2.gif
PTCsurfer0307_2.gif (24.26 KiB) Visualizado 759 vezes
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

por Visitante » 3/7/2003 18:23

Era este o triângulo que falas?
Nota que falta a sessão de hoje...
Um abraço
Nunofaustino
Anexos
PT.png
PT.png (10.83 KiB) Visualizado 797 vezes
Visitante

.....

por Surfer » 3/7/2003 16:42

Fecho abaixo dos 6,20, no entanto durante o pré-fecho procuraram segura-la acima dos 6,15 mas observar o comportamento dos cofs não serve para tomada de posições, só alimenta curiosidade e nada mais.

Na minha humilde opinião a PTC está a afastar-se lentamente do seu range lateral e a iniciar um ciclo descendente de curto-prazo.

No gráfico (não posso coloca-lo aqui de momento) podemos ver um triangulo descendente de curto prazo, que uma vez quebrada a base (6,20) tem uma projecção para os 5,70 aproximadamente.
Surfer

Para já...

por Surfer » 3/7/2003 12:11

O comportamento confirma o que eu acima referi, abaixo do suporte 6,20 com baixa liquidez, menos de 1,5 ML até ao momento.

Mas ainda falta muito até ao fecho....
Surfer

por bruxo » 3/7/2003 12:04

Muito bem surfer ....
OPINO o mesmo

Registado: 1/7/2003 13:08

PTC, leading indicator outra vez?!

por Surfer » 3/7/2003 11:26

Tenho a impressão que hoje a PTC quebra em baixa o suporte dos 6,20 com um fecho abaixo mas com pouca liquidez, é uma "rasteira" tipica e que a PTC já nos habituou.

Em sessões de pouca liquidez, em que a maioria dos investidores atribuiem pouca importancia devido a esse facto, o suporte ou resistência é quebrado(a)de forma que ficamos todos na duvida se o sinal será falso ou não e mais tarde, por vezes já um pouco tarde demais é que assimilamos o sinal.

Bom, isto para já não passa de pura especulação, mas para quem já conhece e acompanha a PTC há muito um cenário destes não constitui novidade nenhuma. Nos ultimos 3 anos assistimos a cenários muito identicos a este, mas se bem que actualmente os mercados já não tem o mesmo sentimento bearish como durante estes ultimos 3 anos.

Uma "escorregadela" (para niveis abaixo dos 6 euros)da PTC nesta altura em contra-ciclo com os mercados externos poderá sinalizar antecipadamente quedas nos mercados durante este mês de Julho e Agosto, ao contrário do que os mercados nos parecem indicar actualmente.

É de estar atento e usar sensatez na tomada de posições para o curto prazo.
Surfer

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot] e 64 visitantes