Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Acerca do BCRES

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 29/6/2003 23:54

Exacto Pata, estás a interpretar correctamente :)

A únics hipótese de reentrares longa a um nível inferior ao do último topo é ser entretanto feito novo topo mais abaixo. Aí passa a ser esse novo topo que serve de referência. E este tipo de situação não é infrequente, porque os movimentos nem sempre são de tão grande amplitude sem correcções pelo meio.

Essa ear uma das hipóteses que eu tinha colocado naquele boneco do S&P.

Beijinhos
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Pata-Hari » 29/6/2003 22:01

Pois, acho que é isso mesmo plpinto. Ando a complicar estupidamente as coisas, aiaiaiia. Obrigado :wink:
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por PLPINTO » 29/6/2003 21:06

Na minha openião no ultimo gráfico tinhas que estar curta, foi dado um sinal de venda curta na linha tracejada a azul mas só é dado sinal de compra quando ultrapaçar o ultimo topo, lá para 1010 ou 1015. Embora faltem umas linhas parece que é isso.

Registado: 22/5/2003 15:08

por Pata-Hari » 29/6/2003 10:17

Pedro, a minha questão especifica era se, pelo sistema das barras diárias e apenas diárias ignorando as semanais e as mme, se a quebra daquele traçinho stopadeiro me mandaria entrar curta (independentemente de pela combinação do semanal com o diário eu acabar ficando neutra já que o semanal me manda estar longa). Se assim é, qual é o stop dessa entrada curta?

Pelo que eu tinha percebido, acho que o sistema mandaria ficar de fora até haver definição de novo swing (ou seja, um novo conjunto de barras com higher low e higher high ou lower low e lower high).

Explica-me segundo o gráfico do spx que aqui te deixo, qual a posição das barras diárias, explicas?
Anexos
spx.png
spx.png (18.9 KiB) Visualizado 2179 vezes
Administrador Fórum

por Flying Turtle » 27/6/2003 22:27

Perdão... A minha informação anterior contém um erro... DE FACTO o sistema em barras de 3 dias apresenta, entre março e Junho, um comportamento semelhante à conjugação do diário com o semanal. Porquê? Porque o diário deu sinal de short salvo erro a 24 de Abril, com nova entrada longa creio que a 6 de maio (mais ou menos, não tenho o meta aberto neste momento). Como o semanal estava longo, este período corresponde afinal a estar fora, havendo assim duas posições longas:

- De 26/03 a 24/04

- De 06/05 a 20/06

Ora estas datas andam próximas das referenciadas para o sistema com barras de 3 dias - mas com uma GRANDE diferença: No sistema conjugado está-se fora e no de 3 dias está-se short - como foi uma falso sinal (de saída ou de short), no caso do short perdeu-se dinheiro enquanto que no conjugado apenas deixou de se ganhar, logo o sistema conjugado funcionou melhor do que o simplificado... :mrgreen:

Enfim, também não é de estranhar que as simplificações sejam feitas à custa de alguma coisa... :twisted:

Beijinhos
FT

por Flying Turtle » 27/6/2003 22:06

Pata-Hari Escreveu:A unica dúvida com que fico é que me lembro de ter lido da parte de alguém (e se não estou em erro o cem confirmou) que o sistema das barras estava SEMPRE no mercado. Ora neste caso estaria de fora à espera de definição, pela quebra do minimo, ou pela quebra do máximo, certoooooooooooooo?

Depende Pata: Se usares barras diárias e semanais, de facto não estás sempre dentro, porque é preciso que os sinais dados pelos dois períodos sejam no mesmo sentido (quando são de sentido contrário anulam-se e portanto estás fora). Mas se usares a simplificação das barras de 3 dias já é um sistema SEMPRE investido - o que tem algumas vantagens, uma das quais, e certamente não a menor, é que não se corre o risco de perder o "big move", que é precisamente o que se pretende captar... :wink:

Portanto, como me parece ser o caso do SPX no gráfico de barras diárias, na verdade basta-te o sinal de entrada longa do EMA para estar validada essa entrada, uma vez que o Barras já estava longo desde antes (isto partindo do pressuposto de que também o está nas barras semanais).

Ilustrando o que te estou a dizer, junto um gráfico da EDP de barras diárias (não tenho o do SPX tão actualizado, mas tu transpões a ideia facilmente).
Imagem

O subsistema barras deu sinal longo (diário) em 26/03, primeira data em que o movimento ascendente quebrou em alta o máximo anterior, que era de 1.59 em 12/02. Desde então e até 20/06 estás longa, data em que voltas a ficar curta até ao dia de hoje (o último high foi atingido mas não ultrapassado).

Olhando agora para o gráfico semanal,
Imagem

tu terias entrado curta na última semana de Janeiro, passando a longa na última semana de Março e até agora.

Conjugando os dois períodos, terias entrado longa em 26/03 e saído em 20/06, com umganho interessante. Neste momento estarias fora, porque os dois períodos estão a dar sinais contrários. Mas entrarias imediatamente longa de novo caso fosse quebrado em alta o último máximo (como disse acima, já tocado mas não ultrapassado).

Por curiosidade, a análise em barras de 3 dias está, pelo menos neste caso, longe de ser uma boa aproximação. Vejamos:
Imagem

Terias entrado longa á mesma no final de Março mas terias shortado naquela barra feia em Abril, com um pequeno lucro, após o que terias alongado de novo em 13 de Maio (tendo perdido dinheiro no short), posição que manterias neste momento. Quer-me parecer que a simplificação te teria custado algum dinheiro e uns tantos calafrios... :twisted:

E pronto, espero ter interpretado convenientemente o subsistema das Barras. O Cem não anda por aqui para validar a minha interpretação, mas talvez o Red ou outro colega queira fazê-lo. Se há falhas no meu modo de ver, ficarei extremamente grato se me corrigirem, quem sabe se um dia não é só teoria... :wink:

Beijinhos
FT

por Pata-Hari » 27/6/2003 17:34

Ok, Pedro, Obrigado, acho que isso já me ajuda. Moral da história, o BCRES estaria de fora em SP agora. A unica dúvida com que fico é que me lembro de ter lido da parte de alguém (e se não estou em erro o cem confirmou) que o sistema das barras estava SEMPRE no mercado. Ora neste caso estaria de fora à espera de definição, pela quebra do minimo, ou pela quebra do máximo, certoooooooooooooo? (esta fica para responderes mais tarde, lol).

Quanto ao Dax, então a entrada longa teria sido dada dia 24, por se encontrarem reunidas todas as condições dos dois sistemas (apesar de que, desde que a condição de bull está "activada, ainda não tenhamos tido nenhuma correcção feita pelas MME).
Administrador Fórum

por Flying Turtle » 27/6/2003 17:25

Pata, o Sistema BCRES dá em média menos de meia dúzia de trades anuais, é extremamente selectivo mas de facto creio que reduz um tanto o risco de falsos sinais, não o eliminando totalmente claro.

Não é um sistema para pessoal de dedo nervoso no gatilho :wink:

Mas respondendo à tua questão (e por agora fico-me por aqui porque vou ter de sair) se o sinal das EMA estiver dado, não precisas de aguardar por novo sinal, claro - o que se procura é uma convergência de sinais, não uma precedência de uns sobre outros...

Beijinhos
FT

por Pata-Hari » 27/6/2003 17:22

Ah, e se o sinal das barras só for dado na quebra do máximo anterior, depois a questão é se se entra logo ou se se aguarda por mais uma correcção das MMEs, lol! opáa, que confusãooooooooo!
Administrador Fórum

por Flying Turtle » 27/6/2003 17:22

Sim Pata, a menos que seja produzido um lower high entretanto, como surge na figura (é a hipótese de entrada longa mais baixa)

Beijinhos
FT

por Pata-Hari » 27/6/2003 17:20

As barras semanais estão ok, não é problema. Mas em que momento é que as barras diárias dão nova entrada longa? só na quebra do anterior máximo....?
Administrador Fórum

por Flying Turtle » 27/6/2003 17:17

Faltou o boneco... :oops:
Anexos
SPX 20030627 FT BCRES.gif
SPX 20030627 FT BCRES.gif (28.1 KiB) Visualizado 2296 vezes

por Flying Turtle » 27/6/2003 17:16

Pata

Tens aqui 3 hipóteses de evolução e os sinais que as Barras dariam (2 longos e 1 curto). No entanto, repito, isto são barras diárias. Terás de fazer análise semelhante para as semanais. E só considerar o sinal das Barras efectivo quando ambos coincidem (isto é, quando ambos te dão numa determinada data posição longa, mesmo que com triggers em datas diferentes). Alternativamente, tens a tal simplificação das barras de 3 dias.

E reconfirmo, esquece o Meta para programar isto! :(

Beijinhos
FT

por Pata-Hari » 27/6/2003 17:10

O complicado aqui é que este é um sistema que é a combinação de dois, logo requer os dois setups completos a darem sinais e ainda por cima eu estou com dúvidas num deles.... buáaaaaaa!

Ah, e nunca fui capaz de programar o meta por forma a conseguir simular os sinais, por causa da história da parte das barras (em que era preciso ir reconhecer o minimo do swing anterior).

Eu sei que na altura houve quem tivesse percebido tudo de forma muito certinha, ninguém ajuda...!?
Administrador Fórum

por lmm » 27/6/2003 17:03

Oi Pata,

A tua questão é bastante pertinente pois é o ponto final para que um sistema possa bombar.

Sabe-se as condições dos set-ups mas o "momento" do trigger... se o que o sistema quer é um cruzamento então do ponto de vista formal só existe um momento para o trigger, ou seja, quando o tal cross das MMs ocorre, e esse cross só ocorre a um determinado preço. É esse o trigger do ponto de vista formal.

Se a ordem para o mercado, de outro modo, sai on close ou no open do dia seguinte, isso já são adornos que num sistema EOD com ranges intraday "caros" têm muita relevância mesmo! Testa tudo e escolhe a mais rentável, lol

Jinhos,
lmm
Posso bem ser o pior trader da História:

Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;

Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!

Registado: 5/11/2002 0:26

por Pata-Hari » 27/6/2003 17:00

Bem, se é assim então essa seria condição suficiente para não dar uma entrada longa em dax, já que o dax não fez nenhuma correcção dessas desde o inicio de maio (mas nessa altura a condição de bulissismo não se verificava).

Tenho ainda outra questão, e que se refere ao SP (aliás, e a mesma para o nasdaq100). A condição de stop de longos verificou-se de duas formas, pelo cruzamento das mme e pela quebra do minimo do swing anterior (marcaso com os tracinhos azuis claros). As mme estão novamente a cruzar-se para cima, indicando nova entrada longa, no entanto, como é que isto se coaduna com o stop das barras? ou seja, qual a posição do sistema das barras neste momento...? deixo -te o gráfico do SP, em que vês que com mais uma subidinha as mme se voltam a cruzar para cima, MAS, as barras stoparam-te naquele traçinho azul claro. E agora? qual é o ponto de re- entrada...?
Anexos
spx.png
spx.png (20.65 KiB) Visualizado 2319 vezes
Administrador Fórum

por Flying Turtle » 27/6/2003 17:00

Adenda:

O Cem chegou a publicar aqui um indicador para o subsistema EMA do BCRES. Já o procuraste nas Colheradas?

Quanto ao subsistema das Barras, atenção que, após conversas com o Red, o Cem adoptou para o BCRES uma simplificação que corresponde a utilizar periodicidade de barras de 3 dias - portanto se usas barras diárias tens de usar também barras semanais e conjugar os dois sinais que, não raras vezes e muito frequentemente em situações de lateralização como ultimamente na PT, dão sinais contrários - e penso que tens de considerar, para entrares longa, um fecho acima do máximo da última barra de referência.

Salvo erro, o Cem deu também exemplos de como se traçam estas barras. Eu confesso que levei algum tempo a ganhar "calo" na coisa, várias vezes dei importância indevida a "inside bars" que, neste subsistema, devem ser desprezadas...

Claro que programar o BCRES em Metastock é para esquecer. O que coloca um problema sério de verificação da fiabilidade do dito - só à unha! :evil:

Espero ter ajudado... :wink:

Beijinhos de novo
FT

por Flying Turtle » 27/6/2003 16:51

Sim Pata, o subsistema EMA do sistema BCRES, pelo menos na forma como foi difundido pelo CEM, tem, para entrada longa, um setup MME150 crescente e MME50 > MME150, um sub setup MME10 > MME15 e um trigger MME5 cruza MME10 em alta APÓS ter cruzado em baixa a MME15 e a MME10.

Para curtos é o inverso.

Ou seja, confirmo o que dizes: Não é activado no início de uma tendência, mas apenas nas retomas da mesma após retracement.

Espero não me ter enganado... :P

Beijinhos
FT

por Pata-Hari » 27/6/2003 16:46

e eu com uma frustração "do caraças"... Chiça... :(
Administrador Fórum

por MozHawk » 27/6/2003 16:39

Oooooooopssssssss!!!

:oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

LOLLLLLLLLLLLLL

Beijinhos,

MozHawk (à procura de um buraco onde se enfiar...)

Registado: 25/10/2002 10:08

por Pata-Hari » 27/6/2003 16:22

Ai meninos, eu ainda vou sabendo o que é uma mm, obrigadinho. Refiro-me às condições do sistema proposto pelo cem para testes, e que está descrito nas colheradas, em BCRES.

Tou a ver que ninguém me sabe ajudar. :|
Administrador Fórum

Parece-me a mim

por Bonaparte » 27/6/2003 14:20

que no nosso PSI está prestes o cruzamento da EMA50 pela EMA150

Registado: 28/11/2002 17:54

por MozHawk » 27/6/2003 14:13

Para mim que utilizo, entre outros, as MMEs o fecho da vela acima das MMEs (todas) e com os prazos mais curtos com um valor mais alto relativamente aos prazos maiores em movimento ascendente após uma retracção é claramente bull. Isto aliado a outros indicadores poderá reforçar bem o meu posicionamento.

Back to work ;)

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

Acerca do BCRES

por Pata-Hari » 27/6/2003 13:26

Estive a ver que no gráfico do Dax já temos várias condições satisfeitas para uma entrada longa, nomeadamente a entrada na chamada zona bull, a mme5 acima da mme10 e mme15, e as barras semanais.

A questão prende-se com o seguinte: para sinalizar uma entrada, temos que ter necessáriamente uma retracção e entrar depois da mesma (medidas pelos crosses das mmes ? e a segunda questão: temos que ter um "movimento completo das barras" diárias, ou seja, a condição de entrada obriga-me a esperar pela quebra do máximo anterior?

Palpites, aceitam-se... :|
Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Pmart 1 e 117 visitantes