Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS- Semana 5

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

inapa

por jarcorreia » 23/6/2003 11:32

Talvez não tenha muito a ver mas nestas coisas o efeito psicológico é sempre decisivo. Também é verdade que a Portucel vende a quem quiser comprar. E bons pontos de venda tb não faltam, via Sonae. Estou a lembrar-me do Navigator e dos hipermercados. Ferá sentido?
jarcorreia

Re: carteira

por JAS » 23/6/2003 9:06

jarcorreia Escreveu:A Inapa não só não é para cardíacos como tb não é para quem sofra da mais ligeira mazela. É muito provável uma queda neste título. A menos que saia uma notícia inesperada, o desfecho na Portucel vai fazer rombo na cotação.

O que tem a INAPA a ver com a Portucel?
Actualmente apenas comercializa papel e grande parte dos negócios são feitos fora de Portugal.
Deve ser a empresa portuguesa com maior % de negócios fora de Portugal e pode comprar a quem quiser...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

carteira

por jarcorreia » 23/6/2003 0:44

A Inapa não só não é para cardíacos como tb não é para quem sofra da mais ligeira mazela. É muito provável uma queda neste título. A menos que saia uma notícia inesperada, o desfecho na Portucel vai fazer rombo na cotação.
Em relação ao BCp aabei por ficar bull. Pois... Que outro remédio tinha eu nesta fase do campeonato?
jarcorreia

Update Carteira JAS- Semana 5

por JAS » 22/6/2003 18:57

Não houve grandes movimentos dado que estive ausente no final da semana.

A carteira ficou com as percentagens, cotações e break points(*1) a seguir indicados:
JAS Escreveu:BCP 60,2% - 1,54 (1,315)
PTM 16,2% - 14,92 (14,790)
JMT 7,0% - 6,88 (7,020)
IBS 8,2% - 3,42 (3,440)
INA 7,4% - 3,00 (3,100)
cash 1,0%
Rentabilidade(*2)- 10,05%

BCP
O BCP consolidou durante a semana e acabou muito bem terminando em alta (1,54) mas sem grande volume.
Temos uma situação Bullish com cotação (1,54) > MME.5 (1,52) > MME.15 (1,50) estanto todas ascendentes.

PTM
Acabou a semana passada a perder 1,26% ficando muito bearish...
Temos MME.15>MME.5>cotação.
A manter-se a actual tendência de queda é provavel que opte por sair e só não o fiz, até agora, por a queda se manter dentro de limites aceitaveis continuando o trade positivo.

JMT
Terminou a semana na zona inferior do "tal canal" 6,85/7,10.
Optei por continuar a reduzir a posição apesar disso me fazer subir o breakpoint para acima do valor médio do canal.
Provavel uma recompra no range 6,80/6,85 se possível ou, no caso de subida imediata, no range 6,90/6,92.

IBS
Finalmente quebrou os 3,40 abrindo boas perspectivas para a próxima semana.
Temos um cenário bullish com a cotação a 3,42> MME.5=MME.15=3,39.

INA
Não ocorreu um necessário fecho acima de 3,10 pelo que as perspectivas são sombrias no curto prazo devido a ter regressado aos mínimos.
Possibilidade de ser accionado o stop loss.
(Não recomendavel para cardíacos nem para jogadores sem experiência em Small Caps).

JAS

(*1) - Valor de venda, incluindo comissões, para lucro zero.
(*2) - Para facilitar a análise da rentabilidade os lucros não serão reinvestidos.

Re: carteira

por JAS » 22/6/2003 18:27

jarcorreia Escreveu:Atenção jas que o sector financeiro fechou em baixa. Se a isto juntarmos a quebra na edp, o bcp pode retrair-se um pouco mais.
A Ibersol segurou-se mas a coisa esteve a descambar.
A PTM, com grande pena minha, não me convence nada. Subiu muito em pouco tempo e ao primeiro sinal é o pânico.

Não estive cá 5ª e 6ª mas afinal nada de grave no BCP.
E a IBS até deu um sinalzinho da sua graça na 6ª feira.
Quanto à PTM a coisa está-se a pôr feia. Se não puxarem por ela na 2ª feira!
Mas pelo teu prognóstico vejo que já estás tão Bull como eu...

Um abraço,
JAS

carteira

por jarcorreia » 19/6/2003 1:55

Atenção jas que o sector financeiro fechou em baixa. Se a isto juntarmos a quebra na edp, o bcp pode retrair-se um pouco mais.
A Ibersol segurou-se mas a coisa esteve a descambar.
A PTM, com grande pena minha, não me convence nada. Subiu muito em pouco tempo e ao primeiro sinal é o pânico. É uma situação a evitar especialmente por hipertensos.
Acredito que subam algumas pequenas empresas que não tens em carteira, daquelas que ainda não acompanharam o comboio. Melhor, daquelas que estão há muito no apeadeiro.
jarcorreia

update Carteira JAS- Semana 5

por JAS » 19/6/2003 1:39

2 dias mais ou menos calmos cá por estas bandas e sem grandes mexidas na carteira.
Paira uma certa indefinição nalguns títulos ou, se preferirem, poderão chamar-lhe pausa para descanso.
Dos 5 títulos da carteira estou muito optimista relativamente a BCP e JMT, preocupado na PTM e neutro na IBS e INA.

Hoje apenas publico a actualização referente ao final do dia de hoje, 4ª feira, em que a carteira apresentava as percentagens, cotações e break points(*1) a seguir indicados:
JAS Escreveu:BCP 60,2% - 1,52 (1,315)
PTM 15,9% - 15,11 (14,790)
JMT 7,7% - 6,95 (7,015)
IBS 8,8% - 3,37 (3,435)
INA 7,4% - 3,05 (3,100)
cash 0,0%
Rentabilidade(*2)- 9,75%

JAS

(*2) - Para facilitar a análise da rentabilidade os lucros não serão reinvestidos.[/quote]

Carteira JAS- Semana 5

por JAS » 17/6/2003 2:59

Por ter estado ausente da bolsa na 6ª feira e por falta de tempo no fim de semana acabei por não fazer nenhuma actualização no final da semana e agora opto por incluir já o dia de hoje.

Na 5ª feira passada a carteira tinha ficado com as percentagens, cotações e break points(*1) a seguir indicados:
JAS Escreveu:BCP 45,0% - 1,57 (1,255)
PTM 22,3% - 15,48 (14,89)
JMT 11,8% - 6,86 (6,955)
IBS 9,0% - 3,40 (3,435)
INA 7,3% - 3,10 (3,105)
PTC 3,8% - 6,27 (6,295)
cash 0,8%

BCP
Fez uma correcção na 6ª feira que me apanhou desprevenido... Ainda por cima depois de ter "pregado" o uso de um stop protector dos lucros e de muita disciplina.
Mas há dias em que não devemos sair à rua e 6ª feira, dia 13, foi um deles...
O BCP estava com bom aspecto quando saí e, como estava atrasado, não deixei accionados os stops.
Quando regressei vi que tinha feito uma disparatada compra a 1,56 e que ele tinha fechado a 1,53...
Nada de grave em termos de quantidade mas poderia ter melhorado o score com uma venda para posterior recompra.
Hoje, 2ª feira, o BCP "consolidou" tendo passado o dia a negociar a 1,51/1,52.
Achei que se mantinham as condições que me fizeram entrar e que ainda tem muito espaço para subir após uma paragem que penso ser curta.
Comprei hoje mais a 1,51/1,52 aumentando a minha exposição ao título.
A MME5, que ficou practicamente horizontal, poderá servir de suporte e a análise dos cofres ao longo do dia permite-me estar optimista.

PTM
Acabou a semana passada a perder 2,5% quebrando em baixa o range de 15,20/15,62 que já durava há 16 sessões.
Hoje cruzou em baixa a MME5 que por sua vez cruzou a MME15 dando sinais bastante bearish.
Isso fez-me accionar parcialmente os stops, de protecção de lucros, reduzindo a posição.
Tendo em atenção que o trade se mantém positivo não quiz abandonar a PTM dado que o PSI se mantém bullish e a mãe PTC até lançou uma certa euforia nas Telecomunicações.
De qualquer forma, a manter-se a actual tendência de queda, é provavel que opte por sair.
Atenção redobrada pos o dia de amanhã é muito importante...

JMT
Nos dois últimos dias desceu á zona inferior do "tal canal" 6,85/7,10.
O que me chateou por ter esperado exactamente o contrário.
Optei por reduzir a posição apesar disso ma fazer subir o breakpoint para acima do valor médio do canal.

IBS
Mantém-se por lá a ordem tampão a 3,40 e eu aguardo pacientemente o fim desta prolongada consolidação...

INA
Especulativo porque é uma das 5 candidatas a entrar no PSI se houver vaga(s).
E num bom momento, na minha opinião, por ter estagnado ao fim de uma longa queda.
um fecho acima de 3,10 poderá lançá-la para altos võos.
(Não recomendavel para cardíacos nem para jogadores sem experiência em Small Caps).

PTC
É aquele título que eu compro sempre quando se aproxima do limite inferior do "Canal do Ulisses"...
Compra na 6ª feira a 6,26 e venda hoje, antes de tempo, a 6,35.
De qualquer forma foi o 3º trade realizado dentro do mesmo esquema e todos psitivos.

TDU
Saí na semana passada "quando o gráfico estava a ficar lindo" pela simples razão de que os cofres me indicavam quedas.
Mais uma vez faço notar que a AT nas Small Caps dá indicações perigosamente erradas.

No final do dia de hoje, 2ª feira, a carteira ficou com as percentagens, cotações e break points(*1) a seguir indicados:
JAS Escreveu:BCP 60,3% - 1,52 (1,315)
PTM 14,7% - 15,11 (14,75)
JMT 8,4% - 6,85 (7,01)
IBS 8,8% - 3,37 (3,435)
INA 7,4% - 3,07 (3,10)
cash 0,2%
Rentabilidade(*2)- 9,77%

JAS

(*2) - Para facilitar a análise da rentabilidade os lucros não serão reinvestidos.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, Dragon56, Google [Bot], Rolling_Trader e 160 visitantes