Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vdax cai 5%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por D1as » 22/6/2003 4:40

é o q dá escrever tanto e já cansado....

tenho varias erratas a fazer mas a mais gritante e portanto a unica q vou fazer é esta:

Agora imagine-se q nao ha um corte: o mercado desce no imediato pq andou a descontar o q nao se verificou, respira e ganha folego pra novas subidas (e assim tv se explique a divergencia actual do VIX q numa primeira analise poderia indicar subidas).

esta parte sublinhada nao era para estar aki mas sim a seguir a esta parte:

Se o corte for de 50 pts tv ainda tenhamos de subir mais um pouco antes de cair.

Registado: 7/11/2002 19:47

por D1as » 22/6/2003 4:28

Nos US foi a mesma coisa. O S&P500 fechou um pouco feio (apesar da semana ser verde, subio no primeiro dia e ou outros 4 foi pra baixo) e o VIX tb fechou vermelho.

Tenho pensado este fds na divergencia do VIX com o S&P500 e ainda ando a partir a cabeça sem conclusões!

Se repararmos nas ultimas 4 sessões do S&P500, o mercado tem descido (dois dojis, uma vela vermelha e por fim mais um doji). Neste 4 dias o VIX tb desceu. Isto não bate certo.

Para alem do facto de serem já 3 dojis (apesar do ultimo ser um bocado "aldrabado") em 4 dias, o q não é normal (eu pelo menos não me lembro de ver, 3 dojis em 4 dias), temos uma divergencia igual à que tivemos no passado recente. Falo na divergencia de o mercado cair e o VIX cair tb, deixando a "sugestao" de ida a valores ainda mais baixos em termos de volatilidade implicita quebrando o range em q se encontra. A ultima vez que que esta divergencia aconteceu foi precisamente antes de começar o rally da guerra (ou seja, antes de o mercado subir 8 dias consecutivos). Do que tenho aprendido do VIX, o mercado costuma dar-lhe razao.

(bom, deixa ca ler o q já escrevi, pq tou com a sensação q ainda n disse bem o q queria dizer... eu avisei q ainda ando às voltas com o assunto e n formei bem uma ideia...!)

Enfim, so me apetece apagar tudo pq n faz mto sentido e ainda n cheguei a lado nenhum. :)

Vou ser mais sintetico:

S&P500
- Ultimas 3 semanas; primeira branca, segunda doji, terceira hammer ( apesar de ser branco)

- Variação nessas 3 semanas; a primeira foi "porreira", nas ultimas duas andamos +/- de lado.

VIX
- Ultimas 3 semanas; branca, vermelha, vermelha.

- Variação nessas 3 semanas; as duas primeiras "porreiras" e a ultima ainda maior.

Divergencias
- Na primeira semana subiu o mercado e o VIX. A divergencia acabou qd o mercado fez aquele dia em gap up "grande" e acabou a fechar vermelho com descidas nos dias a seguir.

- Na segunda semana tivemos um doji no S&P500 e o VIX caiu. Não é mto preocupante já q a tendencia é ascendente, é expectavel q o VIX desça mesmo q o mercado n vá a lado nenhum. No entanto, é um aviso.

- Nos ultimos 4 dias o S&P500 cai e o VIX tb cai. A ultima vez q tivemos este tipo de divergencia foi antes de o mercado subir 8 dias seguidos, "provocados" pelo inicio da guerra.

Conclusoes (aparentes)

Sabendo o pouco q sei sobre o VIX e a sua análise comparada ao S&P500, posso ter como "certo" que o mercado acaba por respeitar o VIX. Se o Medo diminui e o mercado desce, acabará por subir (o inverso, obviamente tb se aplica, a questao é saber quantificar estas divergencias pra saber qd elas sao aplicaveis em termos praticos). No entanto, há q ter em conta o seguinte: na altura da divergencia antes do rally da guerra a tendencia era descendente e agora é ascendente. Portanto nao se pode tirar a conclusao q o mercado vai subir! essa seria a conclusao aparente.

Conclusoes

Com uma tendencia descendente (antes do rally) começou a desaparecer o Medo de compras, e depois o mercado subiu. Foi recompensado que "acreditou" que o mercado respeitaria o VIX.

Agora temos o mesmo tipo de divergencia mas a tendencia é ascendente. A conclusao, na minha opiniao, é que sao quedas q estao pra vir.

Mas calma, ha varios cenarios a ter em conta: a divergencia pode manter-se mais uns dias (quem sabe até ao dia da decisao sobre as taxas) e realmente o mercado depois subir (indo ao encontro do estudo do Tito) "respeitando" o VIX. Mas já não será uma subida fulgurante dado que estamos em tendencia ascendente (só se o mercado cair um "bom bocado" primeiro), para depois inverter tendencia (indo de novo ao encontro do estudo do Tito).

Outro cenário q me parece plausivel é começarem as quedas e o VIX ter de dar "a mão à palmatória" (ou seja, subir e o mercado continuar a descida q começou à 4 dias). Apesar de achar q o mercado respeita "o Medo" (com algum delay e por vezes sem ser aproveitavel esta análise), tenho de ter em conta q foi nesta semana q expiraram as opções (nunca fui grande adepto da ideia q as posiçoes tivessem sido tomadas num dia mas sim em varios sendo o "dia das 3 ou 4 ou 2 bruxas" mais folclore q outra coisa) e este facto pode tv influenciar os dados do VIX tendo em conta as quantidades envolvidas nestes dias.

Enfim, ideias q eram soltas q resolvi escrever o q tenho pensado, já q ha mais pessoas com curiosidade no assunto.

Agora uma questao, tv um pouco mais abrangente. N estará o mercado "quesilento" precisamente por causa das taxas?

:arrow: Se houver um corte pode-se pensar q o pior ainda n passou (dai a necessidade do corte) portanto o mecanismo de desconto já foi activado (aproveitando pra limpar a cabeça a quem tem visto descidas nos ultimos 3 anos) e agora ha q descontar o tal "pior" q está pra vir! Se o corte for de 25pts, tudo normal e as quedas virão normalmente. Se o corte for de 50 pts tv ainda tenhamos de subir mais um pouco antes de cair.

:arrow: Por outro lado, se não houver um corte, entao pode-se tv pensar q o pior já passou o q faz supor que as quedas q se avizinham serao desejadas e saudaveis para um ganhar de folego a novas subidas.

Agora imagine-se q nao ha um corte: o mercado desce no imediato pq andou a descontar o q nao se verificou, respira e ganha folego pra novas subidas (e assim tv se explique a divergencia actual do VIX q numa primeira analise poderia indicar subidas).

Enfim, já me "estiquei" na conversa mas ficou mais ou menos resumido o q tenho pensado.

O q espero q aconteça? Estava muito tentado em pensar q não havia corte e tinhamos um crash a caminho (tipo 87 em q depois do crash foi sempre a subir), mas assim n tinha piada nenhuma pq o trabalho de "limpar cabeças de 3 anos de quedas" seria inglório. Portanto inclino-me para um corte de 25pts. Isto tudo numa de "psicologia". Em termos de AT tenho o exemplo do Japão q anda em Bear market há uma "catrefada" de anos e isso não o impediu de fazer higher highs. Em termos de AF, tenho o argumento dos PER's e esse já me basta :P

just some Bear thoughts... :wink:

Registado: 7/11/2002 19:47

Por acaso...

por Gpinto » 20/6/2003 12:23

É um tema interessante.

O Dax ontem chegou a estar a cair praticamente 3% e o Vdax esteve a subir bem mas, hoje, para um ligeiro aumento do do valor do índice, o VDax cai + de 5% (uma queda superior ao aumento de ontem, para valores mto mais modestos).

É um dado interessante e do qual peço opiniões, aproveitando o post do Bigusa.
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

Vdax cai 5%

por BigUsa » 20/6/2003 11:43

Alguém me pode explicar como é possivel hoje o VDAX estar a cair 5%!

Cumprimentos
BigUsa

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Google [Bot], niceboy, Rolling_Trader e 154 visitantes