Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

dax- para Ulisses

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 28/5/2003 0:54

Cook,

O teu (podemo-nos tratar por tu?) parágrafo inicial não era necessário. Conheço suficientemente a tua postura nos fóruns para saber que não és pessoa de críticas destrutivas. :wink:

Concordo com a validade das figuras por ti desenhadas no gráfico do DAX. Simplesmente, cada vez dou mais importância aos básicos suportes/resistências horizontais. Ou seja, reconhecendo no gráfico argumentos "bullishs" (a boa reacção ao suporte horizontal) e argumentos "bearishs" (os citados por ti), julgo que a melhor posição é a de neutralidade.

Se o meu argumento "bullish" deixar de existir, isto é, se os 2800 pontos forem quebrados, regresso à minha postura "bearish" no DAX. Por enquanto, aquele suporte dos 2800 tem mostrado força e faz-me ficar neutro.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

dax- para Ulisses

por Kooc » 28/5/2003 0:23

Caro Ulisses:

Antes de mais, tenho que começar este post, por referir que tenho uma grande admiração por si e pela sua maneira de estar. É de todos os frequentadores de foruns(moderadores incluidos), aquele que em minha opinião sabe analisar os melhores momentos de entrada e saída. Esse facto, é de extrema importancia,e faz de si uma opinião a ter sempre em conta.
Após isto, e escrevo isto para que fique bem claro qual a minha opinião a seu respeito, o reconhecimento que a sua sabedoria na questão dos mercados é imcomparavelmente superior à minha. No entanto não posso concordar com o artigo que escreveu hoje.

De facto, e analisando só o Dax (não analiso o S&P)há alguns aspectos que têm que ser levados em conta, e que um analista técnico como o Ulisses, não pode ignorar.

Head and Shoulders

Figura extremamente popular, bem desenhada no DAX. Para termos uma noção, após a quebra da neckline, 45% das vezes há um pullback até essa neckline. Poderá ser o caso.
Mas o que não se pode ignorar, é que no seu total, apenas 7% das formações falham sendo que se ocorre o breakout, esse número desce para 2%.
Estas formações caem em média 23%, sendo a maior probabilidade de ganhos de 15%.
98% de probabilidades de se cumprir o H&S, não pode ser ignorado.

Cunha ascendente

Figura bear, que também aparece no dax bem desenhada.

Possibilidade de 53% das vezes se dar um pullback.
Caso se dê o breakout, a probabilidade de falhar é de 6%.
Média de ganhos de 19%.
63% das vezes, atingem o target (que neste caso são os 2188 pontos)
94% de probabilidades de a cunha funcionar, também não podem ser ignoradas.

Estes argumentos, penso que poderiam mudar a sua opinião. No entanto, às vezes, fico com a ligeira impressão que o Ulisses está a ser levado por emoções que não têm a ver com os mercados, mas sim com determinadas opiniões que são emitidas por outros analistas. A forma como escreveu aquele artigo, dá a impressão que reflete um pouco isso.

Espero que este post não seja mal interpretado.

cumps
Anexos
dax-H&S.png
dax-H&S.png (12.99 KiB) Visualizado 565 vezes
dax-cunha.png
dax-cunha.png (13.94 KiB) Visualizado 560 vezes

Registado: 30/11/2002 0:36

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Purificaçao e 191 visitantes