BackTest de sistema - "Sell in May and go away"
11 mensagens
|Página 1 de 1
Fazer esse tipo de teste apenas compensa para os indices que realmente negoceias. Os outros são apenas perda de tempo.
Sim, hedging é a unica forma que vejo para poder tirar partido deste tipo de estudo.
A minha BD só vai até 1980. Realmente o DOW, de 1980 a 2000 possui uma barras algo estranhas.
Um abraço
arnie
Sim, hedging é a unica forma que vejo para poder tirar partido deste tipo de estudo.
A minha BD só vai até 1980. Realmente o DOW, de 1980 a 2000 possui uma barras algo estranhas.
Um abraço
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Nota sobre a alavancagem...
Pretendi que neste teste a alavancagem fosse 1, ou seja usar sempre 100% do capital, mas como são vários indices e ajusto a exposição à volatilidade, torna-se dificil controlar... parti do princípio de que a volatilidade média dos indices seria de 2% medida pelo ATR% (dividindo o ATR pelo close e multiplicando por 100).
Na pratica constatei agora que a alavancagem da carteira oscila em torno de 1, mas com tendencia a ser um pouco superior a 1, indo em certos extremos acima de 2!
Sendo algo do género daquilo que se vê nesta imagem, em que a linha vermelha mostra a alavancagem da carteira se os trades fossem colocados naquele momento (na realidade apenas existem 2 trades por ano por indice).
Isto é importante só porque altera um pouco a rentabilidade do sistema... que eu pretendia que não usasse alavancagem.
red.
Na pratica constatei agora que a alavancagem da carteira oscila em torno de 1, mas com tendencia a ser um pouco superior a 1, indo em certos extremos acima de 2!
Sendo algo do género daquilo que se vê nesta imagem, em que a linha vermelha mostra a alavancagem da carteira se os trades fossem colocados naquele momento (na realidade apenas existem 2 trades por ano por indice).
Isto é importante só porque altera um pouco a rentabilidade do sistema... que eu pretendia que não usasse alavancagem.
red.
- Anexos
-
- exposição.gif (24.38 KiB) Visualizado 1524 vezes
olá Flying Turtle, é, dizem que é o unico ciclo consistente no mercado de acções... Não há duvida de que há algo por detrás, não sei o quê...
Hei Arnie! Tens razão, eu tinha pensado fazer isso, mas dá tanto trabalho fazer isto tudo... ehehehe... mas sim, sou capaz de fazer para alguns, SP500 ou DOW pelo menos...
Pois, lembrei-me agora, não fiz do dow desde muito recuado porque no yahoo ele tem o high e low errados :\ e lixava os filtros de entrada e saida. Tu consegues arranjar o Dow desde 1930 ou coisa parecida?
Não percebi bem essa das divergências, falas de quê, hedging?
Abraço aos dois,
red.
Hei Arnie! Tens razão, eu tinha pensado fazer isso, mas dá tanto trabalho fazer isto tudo... ehehehe... mas sim, sou capaz de fazer para alguns, SP500 ou DOW pelo menos...
Pois, lembrei-me agora, não fiz do dow desde muito recuado porque no yahoo ele tem o high e low errados :\ e lixava os filtros de entrada e saida. Tu consegues arranjar o Dow desde 1930 ou coisa parecida?
Não percebi bem essa das divergências, falas de quê, hedging?
Abraço aos dois,
red.
nice
very nice
Red
Bastante interessante este teu teste.
Apesar de o teste ter sido feito sob um portfolio de indices, talvez fosse interessante ver a performance de cada um individualmente podendo depois negocia-los aproveitando as divergências existentes entre ambos.
Afinal a tradição já não é o que era
Um abraço
arnie
PS: uma pergunta idiota - qual o ano de um teste de 4000 barras? 1987?
Red
Bastante interessante este teu teste.
Apesar de o teste ter sido feito sob um portfolio de indices, talvez fosse interessante ver a performance de cada um individualmente podendo depois negocia-los aproveitando as divergências existentes entre ambos.
Afinal a tradição já não é o que era

Um abraço
arnie
PS: uma pergunta idiota - qual o ano de um teste de 4000 barras? 1987?
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Espantoso Red
nunca pensei que tal sistema desse mesmo assim um tão bom rendimento!
É no mínimo muito curioso, certamente as estatísticas demonstram que o período de Outubro a maio é melhor para posições longas e o de Maio a Outubro melhor para posições curtas... Quem diria?
Vá lá, eu neste momento tenho 3 posições curtas e apenas uma longa (pequena, por sinal) abertas - Maio está no fim!
Um abraço
FT

É no mínimo muito curioso, certamente as estatísticas demonstram que o período de Outubro a maio é melhor para posições longas e o de Maio a Outubro melhor para posições curtas... Quem diria?

Vá lá, eu neste momento tenho 3 posições curtas e apenas uma longa (pequena, por sinal) abertas - Maio está no fim!

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Esqueci-me de...
dizer que obviamente o sistema entra longo e curto... tendo os trades curtos resultados muito piores, e provocando drawdowns muito grandes, de maneira que uma alternativa é apenas fazer trades no
lado longo...
red
lado longo...
red
Simulação C: (Europa 2500 barras)
Simulação C: (Europa 2500 barras)
AEX, ATX, BFX, FCHI, FTII, FTMC, FTSE, GDAXI, KFX, MIBTEL, OMX, PSI20, SSMI
- Anexos
-
- may_october_perf_C.gif (13.2 KiB) Visualizado 1631 vezes
-
- may_october_prof_C.gif (40.19 KiB) Visualizado 1636 vezes
Simulação B: (Mundial 2500 barras)
Simulação B: (Mundial 2500 barras)
AEX, AORD, ATX, BFX, GDAXI, GSPTSE, HSI, KFX, N225, NDX, OMX, PSE, PSI20, SPX, STI
- Anexos
-
- may_october_perf_B.gif (13.13 KiB) Visualizado 1639 vezes
-
- may_october_prof_B.gif (41.74 KiB) Visualizado 1646 vezes
Simulação A: (Mundial 4000 barras)
Simulação A: (Mundial 4000 barras)
AORD, FTMC, FTSE, GSPTXE, HSI, N225, NDX, SPX
- Anexos
-
- may_october_perf_A.gif (13.21 KiB) Visualizado 1647 vezes
-
- may_october_prof_A.gif (41.83 KiB) Visualizado 1652 vezes
BackTest de sistema - "Sell in May and go away"
Olá,
Muito a proposito por estarmos ainda em Maio, e por os mercados ameçarem cair, resolvi testar o sistema de comprar o mercado em Otubro e vender em Maio, usando um portofolio de indices... A minha ideia era fazer umas estatisticas para pôr juntamente com os resultados do sistema, mas faltou-me a coragem.
O sistema original é extremamente simples, mais simpes só o "buy and hold", eu introduzi filtros de entrada e saida que diminuem bastante o dradown, sem prejudicar muito a rentabilidade ou até aumentando-a um pouco. Continua a ser muito simples.
As regras são:
A exposição para cada indice é de 100% do capital a dividir pelo numero de indices negociados, ajustado depois consoante a volatilidade, medida pelo ATR. Em média a exposição total da carteira deve rondar os 100%
Não se fiem muito nestes resultados pois não perdi muito tempo a confirmar tudo, mas sempe fica pelo menos uma ideia do que poderiamos esperar se usassemos o "Sell in May and go away".
Há certos indices em que este sistema não dá grandes resultados, tais como o Nikkei e o AORD australiano, o que explica que a rentabilidade seja menor na simulação B e sobretudo A.
red
Muito a proposito por estarmos ainda em Maio, e por os mercados ameçarem cair, resolvi testar o sistema de comprar o mercado em Otubro e vender em Maio, usando um portofolio de indices... A minha ideia era fazer umas estatisticas para pôr juntamente com os resultados do sistema, mas faltou-me a coragem.
O sistema original é extremamente simples, mais simpes só o "buy and hold", eu introduzi filtros de entrada e saida que diminuem bastante o dradown, sem prejudicar muito a rentabilidade ou até aumentando-a um pouco. Continua a ser muito simples.
As regras são:
- Compra se a data passar de 4 de Outubro e se a cotação quebrar o máximo de 5 dias.
- Fecha a posição longa se a data passar de 1 de Maio e a cotação quebrar o minimo de 2 dias.
- Shorta se a data passar de 1 de Maio e a cotação quebrar o mínimo de 5 dias.
- Fecha a posição curta se a data passar de 4 de Outubro e a cotação quebrar o máximo de 2 dias.
A exposição para cada indice é de 100% do capital a dividir pelo numero de indices negociados, ajustado depois consoante a volatilidade, medida pelo ATR. Em média a exposição total da carteira deve rondar os 100%
Não se fiem muito nestes resultados pois não perdi muito tempo a confirmar tudo, mas sempe fica pelo menos uma ideia do que poderiamos esperar se usassemos o "Sell in May and go away".
Há certos indices em que este sistema não dá grandes resultados, tais como o Nikkei e o AORD australiano, o que explica que a rentabilidade seja menor na simulação B e sobretudo A.
red
11 mensagens
|Página 1 de 1