Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que são dividendos?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jotix » 23/5/2003 16:44

Sempre sábio nas tuas respostas!
És um optimo administrador! Parabêns.
Jotix

Registado: 17/5/2003 17:50

por MarcoAntonio » 23/5/2003 16:41

Uma sessão de bolsa é um dia de negociação (ou seja, todos os dias em que a Bolsa está a operar).

Não sei se a EDP já tem data marcada, é possível que já tenha mas normalmente não estou muito atento a isso pois considero os dividendos irrelevantes, não me servem para negociar...

Mas imaginemos que um determinado título fará a distribuição de dividendos na próxima quinta-feira (dia 29). Assim, o dia de ex-dividendos é na próxima segunda. Se hoje, no fecho, detinha títulos dessa empresa então irá receber os dividendos na próxima quinta. Segunda feira já podería vender que receberia na mesma os dividendos. Quem comprar na segunda é que já não tem direito pois o título já negoceia em ex-dividendos.

O problema é que se hoje detinha títulos dessa empresa, na segunda feira vai vê-los devalorizar aproximadamente o valor do dividendo logo na abertura, o que vai compensar o valor que vai receber em cash. Portanto não ganha nada com o dividendo em si. Pode ganhar é com a especulação que o dividendo cria em torno do título (mas tb pode perder).

Ou seja, a regra é, não compre <b>pelo dividendo</b>. Pode comprar se entender que o título vai subir por causa do dividendo (o que nem sempre ocorre).

Imagine que lhe dão um bónus no valor de 100€ num concurso que estão a fazer dentro de uma festa, mas que cobram 100€ de entrada na festa. É lógico que não vai lá pelo bonus, certo?... Poderá ir por outros motivos (divertimento, conhecimentos, etc...) mas pelo bonus não porque lhe dão com uma mão e tiram-lhe com a outra...
:wink:

O exemplo é um pouco simplório mas penso que trasmite a ideia...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Flying Turtle » 23/5/2003 16:35

Jotix, sessão de bolsa é aquilo que há momentos terminou - o período em que a bolsa está aberta num determinado dia. A sessão de bolsa na maioria dos mercados europeus vai das 8h às 16h30, hora continental Portuguesa. No caso alemão estende-se até às 19h, tb hora continental Portuguesa.

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Jotix » 23/5/2003 16:27

E o que é uma sessão?
Podes-me dar um exemplo, como a EDP, que vai realizar brevemente os dividendos?
Jotix

por MarcoAntonio » 23/5/2003 16:07

Jotix, embora a questão não seja para mim, ela já me tinha sido colocada e eu já lhe tinha respondido, não sei se não viu a resposta ou se não a considerou (veja neste post logo na primeira resposta que lhe dirigi http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight= )...

Pode comprar títulos e ter direito a receber o dividendo enquanto o título não entrar em ex-dividendos (entra em ex-dividendos, ou seja, deixa de dar direito aos dividendos 3 sessões antes da distribuição, logo pode comprar até à 4ª sessão antes da distribuição que ainda tem direito a eles). Recebem todos aqueles que as tiverem em carteira nesse fecho. No dia de ex-dividendos já as podem vender que 3 sessões depois recebem o dividendo na mesma.

Mas como já lhe tinha explicado, não se deve comprar para receber o dividendo, pois no dia de ex-dividendos regra geral a cotação cai o valor correspondente ao dividendo. Pode comprar quanto muito por achar que vai subir por causa do dividendo (por vezes sobe, mas nem sempre, depende caso a caso e não se pode generalizar) mas não pelo divendo em si. Vender na véspera do ex-dividendo ou vender no dia de ex-dividendo (e receber o dividendo) normalmente na prática vai dar ao mesmo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por basher » 23/5/2003 16:07

Não tenho bem a certeza, mas penso que tens que deter as acçõe até um certo dia. Só que, no primeiro dia ex-dividendos ( isto é, o dia em que quem tem acções já não tem direito a receber os dividendos) o valor das acções cai. O mercado reajusta o valor da acção. Costuma-se dizer que nunca se deve entrar numa acção só para receber os dividendos.

Geralmente a "época" da distribuição de dividendos é em Abril e Maio, algumas das nossas empresas já distribuiram, outras ainda não, como a EDP.
Riding the wave..

Registado: 12/12/2002 1:41

por Jotix » 23/5/2003 15:58

Pata-Hari, depois de se saber quanto e quando vão ser feitos os dividendos, eu posso comprar acções desse titulo, para receber algum? Ou os dividendos, são apenas para aqueles que já lá estão, antes de ser marcada a tal data?
Jotix

por Pata-Hari » 21/5/2003 17:35

Bem, sabe-se o valor exacto e a data depois da assembleia geral. Mas o mercado costuma extrapolar dos anos anteriores o valor do dividendo e por isso começa a descontar e a ter isso em conta antes. Ou seja, tem -se uma ideia sempre e depois da AG sabe-se o valor exacto e a data.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Jotix » 21/5/2003 17:07

Muito obrigado Pata-Hari(as vezes que eu já agradeci neste fórum!)!
E como é que se sabe quando vão ser feitos os dividendos?
Jotix

por Pata-Hari » 21/5/2003 17:05

Xim senhor, é depositado automaticamente na conta em função no numero de titulos (X por acção).

Se tiver lucros negativos, são prejuizos, não há dividendos. É feito anualmente.
Administrador Fórum

por Jotix » 21/5/2003 17:01

Ou seja, segundo o que percebi será um depósito na nossa conta, em dinheiro e em função do número de acções que possuímos.
É assim?
De quanto em quanto tempo é que é feito os dividendos?
E como é se a empresa apresentar lucros negativos?
Jotix

por Pata-Hari » 21/5/2003 16:52

Epá, dividendos são distribuições de lucros das empresas pelos accionistas das mesmas. No entanto, a distribuição pode não ter lugar, ou ser parcial quando a empresa decide reinvestir os lucros do exercicio. São decididos em assembleia geral, acho, e distribuidos algum tempo a seguir (penso que a data é decidida tb em AG).

O mercado faz estimativas do que serão os dividendos e lucros das empresas e as cotações ajustam de forma natural pela oferta e procura de acções, daí que eu não acredite que se deva corrigir os gráficos para dividendos.

Eu cá sou um "pé" em contabilidade, estou certamente a ser generalista e simplista e mesmo a excluir casos importantes de não distribuição de lucros, mas pronto, acho que se percebe, né?
Administrador Fórum

O que são dividendos?

por Jotix » 21/5/2003 16:31

Eu sei que esta pergunta, parece um pouco parva, mas a verdade é que não sei o que são dividendos!
O que são dividendos?É alguma espécie de depósito nas nossas acções? Em que períodos se realizam os dividendos?
Em que medida os dividendos afectam o desenvolver do gráfico de cotações de uma determinada empresa?
:roll:
Jotix

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, latbal, Luzemburg, OCTAMA, PAULOJOAO, Àlvaro e 172 visitantes