Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ora cá vai mais uma opinião...para 23/05/2003

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

pequena nota

por DAYTRADER » 22/5/2003 23:40

Podem parecer intervalos enormes, mas considero na minha optica que se os titulos variarem durante a sessão dentro destes valores será normal. Fora destes intervalos é que considero anormal.
Candelsticks :
- ptc entre os 6.25/6.45
- edp entre os 1.70/1.80 (indefinido para mim)
- bcp entre os 1.36/1.40

Registado: 29/11/2002 18:12

ora cá vai mais uma opinião...para 23/05/2003

por DAYTRADER » 22/5/2003 21:47

Amanhã será mais um dia fraco em termos de volume. Também deve ser mais um dia de pequenas oscilações. A PTC como tem acontecido, sobe, sobe, sobe, começa a resvalar, resvala e cai. Aguardo os dias em que acontecerá o oposto (desce, desce, vai subindo e explode). Hoje não foi para baixo dos 6.30 o que é agradável para quem aposta na subida. Nota-se por parte de alguns comentários nos corredores da bolsa e nos foruns também que já começa a existir um sentimento de que a PTC está sobrevendida. Escusado será dizer que muitos pensam o contrário. Certo é que a maioria está a passar para os bulls. O volume diminui e um facto é que o suporte dos 6.20 não deve mais ser testado (só se vier outro 11 de setembro). O suporte dos 6.20/6.25 está lá. Tudo indica que os 6.20 fazem parte da história pelo facto de duas vezes ter ido lá e de repente haver uma mola incrivel, uma forte força compradora neste nível. Sinceramente, não estou a ver a PTC a negociar a estes valores de novo. O sentimento bear vai-se desvanecendo por todo o mundo e mesmo com indicadores não positivos vindos dos states o certo é que as acções estão a ser compradas e o nasdaq a começar a cimentar os 1500. Como dizia atrás, a PTC que tinha o suporte nos 6.20/6.25 está a consolidar a passagem deste suporte para os 6.25/6.28. Caso nas próximas sessões quebre os 6.40 em definitivo então o suporte dos 6.28/6.30 passa a ser o suporte fundamental (depois os 6.30/6.35...e por aí fora). Estou longo em PTC pois acredito que o sentimento de mercado, espelhado pela British Telecom e pela Deutch Telekom, a vai levar para a próxima semana acima dos 6.40 aguardando depois o ataque (até fim do mês?) aos 6.45/6.50 (para mim a verdadeira resistência está nos 6.65).
Agora falemos da EDP. Menina bonita de tantos portugueses que os levaram a enrascadas para pagar o valor dos emprestimos das opvs. Hoje esteve bem embora não fechasse tão bem assim. Penso que a EDP está um pouco sobrecomprada e que irá descer nas próximas sessões e quiçá se os 1.70 estarão lá à espera para se fecharem posições curtas? A EDP é uma caixinha de surpresas. Assim como falo que pode ir aos 1.70 nas próximas sessões até pode ir acima dos 1.80 (estou a dar uma no cravo outra na ferradura). Penso que depois desta assembleia geral os accionistas vão realizar um profit taking e que as compras vão aliviar e as vendas vão aparecer com mais intensidade e se irão transformar em compras em acções que vão entrar de novo na moda como é o caso da PTC e do BCP. A EDP tem um potencial enorme, é excelente para daytrading e é sempre uma acção segura. A situação económica no Brasil vai melhorando, o real vai-se valorizando e os lucros da EDP vão aumentando. Neste momento estou curto em edp mas atento a um stop perto dos 1.70/1.73 (quiçá até amanhã). Não tenho por norma estar de fora do mercado embora pense que a EDP é uma faca de dois gumes. Sentimento mundial menos bear e mais bull poderá ajudar a EDP a subir nos próximos meses para perto dos 2. Veremos se a luz é para continuar.
Agora o sr.BCP (ainda português).
O BCP a nivel gráfico tem um optimo aspecto e todos sabemos que muitos grandes investidores dão ordens de compra ou venda consoante os sinais técnicos transmitidos pelos gráficos. Está a bons preços e estes 1.38 deverão dentro em breve fazer parte da história do banco como o valor a que se encontrava em maio de 2003. Estou longo em BCP pois é daqueles titulos que menos me apraz falar pois só uma coisa me vem ao pensamento: vai subir sem grandes dúvidas. O Jardim Gonçalves é um mestre na direcção do banco e deve saber muito bem que a Espanha está compradora de bcp. Mas também convém entrar aos poucos, pois ordens de 20 ou 30 milhões de acções por dia iam fazer muita gente desconfiar e então é que era corrida a este mesmo titulo. BCP, tal como disse, só tens um caminho : o da subida.
Concluindo, são estas as minhas posições, que podem ser o maior disparate para alguns, mas que são as minhas:
- longo em PTC
- curto em EDP (mas muito atento)
- Longo em BCP

Um abraço a todos e bons negócios.

Registado: 29/11/2002 18:12

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], HFCA, latbal, Luzemburg, OCTAMA, PAULOJOAO, Àlvaro e 163 visitantes