Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ONIWAY- Será que é desta?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

ONIWAY- Será que é desta?

por BuzzLightYear » 22/11/2002 22:17

LISBOA, 22 Nov (Reuters) - A EDP-Electricidade de Portugal confirmou que recebeu, por parte dos três operadores de GSM, propostas de aquisição de uma parte significativa dos activos da ONIWay e da totalidade do capital social desta, anunciou a EDP.

Adiantou que "as propostas, que têm um prazo de validade de cinco dias, encontram-se sujeitas à negociação e celebração dos respectivos contratos, cujos efeitos dependem da verificação de determinadas condições".

A EDP - maior accionista indirecto da ONIWay - não se pronuncia sobre as condições precisas das propostas feitas, nomeadamente quanto a preços ou valores de activos propostos.

"A EDP informa que, nesta data, a sua subsidiária Oni-SGPS, recebeu três propostas formais e individualizadas da Vodafone (Telecel) , da TMN e da Optimus para a aquisição de uma parcela significativa de activos operacionais da OniWay", refere, em comunicado, a EDP.

"No caso da Vodafone, também (uma proposta) para a aquisição da totalidade das acções representativas do capital social da OniWay", acrescenta.

Acrescenta que "a Oni, os seus órgãos de gestão e seus respectivos accionistas, encontram-se a analisar as propostas apresentadas".

"Uma vez tomada uma decisão sobre o assunto será imediatamente prestada a respectiva informação ao mercado", frisa a EDP.

A Imprensa tem referido que o 'deal' rondará os 200 milhões de euros (ME) com os accionistas da OniWay a receberem 100 ME pelo espectro pagos em partes iguais por cada um dos três operadores de GSM, cerca de 50 ME pelos activos e podendo haver também um crédito fiscal de cerca de 50 ME.

Uma fonte próxima do processo já tinha dito à Reuters, ao início da noite de hoje, que estas propostas tinham sido entregues à EDP, numa operação que, a concretizar-se, ditará o fim da ONIWay.

Segundo analistas, o encerramento da ONIWay é benéfico para os seus accionistas pois evita ter de investir elevados montantes e agravar prejuízos para tentar concorrer com os três players actuais de GSM que têm já uma penetração de 85 pct.

Estes três players - TMN da Portugal Telecom (PT) , Vodafone Telecel e Optimus da Sonae.com - também beneficiam com o afastamento de um quarto operador de UMTS que poderia, para tentar ganhar quota de mercado, enveredar por uma estratégia agressiva de preços demasiado baixos.

A OniWay é detida em 68 pct pela ONI-SGPS, 20 pct são da norueguesa Telenor , oito pct da espanhola Iberdrola , três pct da Media Capital e um pct da Efacec .

A ONI-SGPS é controlada em 56 pct pela EDP, em 22,8 pct pelo Banco Comercial Português (BCP) , 17 pct pela Brisa e 4,1 pct pela Galpenergia.

lisbon.newsroom@reuters.com))
" Se não Encontro um caminho, Faço-o"

Registado: 5/11/2002 16:20

Quem está ligado: