Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Astrologia, Gann e os Mercados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por galvao99 » 11/5/2003 23:33

Peço desculpa por so agora responder, mas este post passou-me sem que eu perceba como, e so agora o vi depois de chamado á atenção por uma pessoa do forum.

Existem muitas duvidas sobre a vida do Gann e nao so sobre a sua fortuna pessoal. Existem duvidas, inclusive, sobre o material astrologico descrevendo as suas tecnicas: ha quem diga que Gann mandatou o seu Advogado para, á sua morte, destruir todos os documentos do seu escritorio. Quem defende essa posiçao refere que o material que circula por aí é, em parte material desconexo a que Gann atribuía pouca importancia, e outra parte, material que foi forjado por pessoas interessadas em fazer dinheiro através da venda de livros com a chancela do Gann.

Depois temos de desmistificar uma outra coisa, para quem nao esta metido nestas coisas da astrologia.

1º o Gann usava tecnicas de variaçao tempo/preço. Correcto.A astrologia é o que faz quando a actuar no campo das previsoes: aplica metodos que indicam ciclos de variaçao de conjuntura, e a variaçao de preços seria mais uma dessas variaçoes. O metodo astrologico tem a sua genese no tempo e no espaço. Senao reparem que para o levantamento de qualquer mapa astrologico é necessario o tempo do nascimento, e o local... Num mapa astrologico voces encontram o indicador de espaço no ascendente, e do tempo no Meio do ceu.

2ºHa que fazer a distinçao entre a Astrologia e o campo esoterico. A astrologia, na sua vertente mais tradicional, tem um metodo:logico, perceptivel e racional (e nao estou aqui a menosprezar a astrologia esoterica ou qualquer outro campo esoterico). Tem regras bem definidas. Podem dizer que existem varios metodos no ambito da analise astrologica. Mas eu poderia dizer o mesmo da analise financeira tecnica. E podem dizer que por vezes os Astrologos enganam-se, mas eu tambem poderia invocar que ja muito corrector de alta qualidade falhou forte e feio.Nao ha so um metodo que funciona.
Senao veja-se o caso da cosmobiologia, a chamada astrologia cientifica nascida da escola de hamburgo (astrologia uraniana). O seu metodo de analise é relativamente simples e de caracter altamente tecnico: nao ha qualquer importancia dada quer ás casas quer aos signos astrologicos (é um metodo puramente fisico e matematico). O que se faz é pura e simplesmente encontrar pontos intermedios entre planetas e angulos do mapa astrologico.

3º na minha opiniao, para conseguir aferir do potencial de qualquer metodo ha que conhecer a fundo a sua teoria, e depois aplica-lo a fundo durante algum tempo. E digo-o por experiencia propria. Ha varios anos que faço astrologia, e tem sido atraves de erros que tenho aprendido mais. Recordo-me de situaçoes em que "acertei" nas minhas conjecturas, mas so hoje, depois de alguma evoluçao, sei verdadeiramente e em toda a sua extensao quais os factores astrologicos que concorreram para isso, e de que forma. A astrologia é tao vasta que nem em 300 anos eu conseguiria estudar tudo o que ela tem para oferecer. Ou seja, a astrologia nao é um metodo em que possamos inserir dados e obter uma resposta automatica com resultados a 100%. Exactamente porque os factores a concorrer entre si variam, e ha que saber interliga-los correctamente.

"Mas o certo é que cada vez menos gente acorria aos seus cursos, não estavam à altura da sua dimensão de conhecimentos misteriosos, o pessoal queria conhecer a "fórmula mágica" e nada mais..."

Tal como em qualquer metodo existem muitos factores em concorrencia numa dada situaçao. È precisa experiencia para que se possa ir encaixando cada pecinha no seu lugar.A Astrologia nao foge á regra. Certamente que voces conhecerao casos de muita gente que entra no campo da AT dos mercados financeiros e que tambem procura essa formula magica. E de certeza que ao lerem a opiniao deles voces, mais experientes e conhecedores, veem á légua os erros que eles estao a cometer, do que é que se estao eles a esquecer na sua analise, e se calhar, a reverem-se neles ao tempo em que começaram o vosso estudo tecncico dos mercados.
Ja disse varias vezes aqui no caldeirao qual é a minha espacialidade astrologica a nivel financeiro, e que passa pela analise individual de cada investidor. Logo, sou um rookie na analise astrologica aos mercados de per si, estou a dar os primeiros passos, procurando adaptar os metodos astrologicos que individualmente me deram excelentes resultados. Mas la porque alguma analise minha tenha ou venha a dar bons resultados isso nao faz com que o metodo esteja imediatamente provado. E o contrario idem! Se nao funciona porque é que funcionou?quais sao os aspectos que o indicam? e mais, porque é aconteceu daquela maneira e nao de outra? o que é levou a tal resultado e nao a outro? E se falhar ha que fazer o mesmo.
Nao podemos é, simplesmente, desistir so porque aplicamos uma vez e falhou. Ha que aprofundar e perceber a razao pois tal como na AT, existem sempre varios factores em concorrencia.
Agora, perceber quais os factores decisivos que marcam uma tendencia a medio prazo é uma vantagem , e a partir daí entao fazer todo o caminho de desmultiplicação do curto prazo.
Na astrologia, como em qualquer outro metodo, nao existem formulas magicas. O que temos é um instrumento que podemos aprofundar, testar, e conhece-lo de tal forma que cada aspecto nao tem segredos para nos na sua manifestaçao, e em conjugaçao com outros factores.So o trabalho poderá fazer com que tiremos o maximo de qualquer metodo.

Um abraço,

galvao99

Registado: 2/5/2003 19:01

Ó Cem

por lmm » 8/5/2003 18:44

Aquela do "can you pull the trigger" era uma pergunta de retórica, pá! Atão ainda eu nem sabia o que eram os mercados já lá tu andavas no OEX... eheheh.

Paulo32,

O nick é "éle" "éme" "éme" (lmm) :twisted:
50 à hora?! 50 quê?? :twisted:

Abraço,
lmm
Posso bem ser o pior trader da História:

Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;

Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!

Registado: 5/11/2002 0:26

amigas ?

por paulo32 » 8/5/2003 17:19

:lol:

Gostei do post do Imm quando aborda as "amigas".
Eu também tenho amigas dessas só que me levam 50 hora,por isso não me admira nada que ele tenham morrido na miseria.Qualquer tipo morria.
Por isso tambem eu vou morrer na miseria de certeza,mas pelo menos morro farto...

Ficam aqui as obras dele ainda possíveis de serem compradas:

Truth of the Stock Tape: A Study of the Stock and Commodity Markets With Charts and Rules for Successful Trading and Investing-William D. Gann

45 Years in Wall Street by William D. Gann (Hardcover)

Tunnel Thru the Air or Looking Back from 1940 by W. D. Gann (Hardcover)
Magic Word-William D. Gann (Paperback)

New Stock Trend Detector: A Review of the 1929-1932 Panic and the 1932-1935 Bull Market: With New Rules and Charts for Detecting Trend of Stocks
by William D. Gann (Hardcover - January 1994)

The Commodity Writings
by William D. Gann (Hardcover - November 1982)

Speculation: How to Make It a Profitable Profession
by William D. Gann

The Commodity Trading Course
by William D. Gann, William F. Eng (Editor)

Registado: 25/4/2003 22:04

por Pata-Hari » 8/5/2003 17:11

Moi? eu não....!

Imagem
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Agradecido pelos vossos simpáticos comentários

por Cem » 8/5/2003 17:02

Em relação a alguns pontos focados pelo LMM devo desde já acrescentar que há muitos episódios biográficos do Gann ainda hoje obscuros e não completamente esclarecidos, sendo o mais badalado o caso do valor da sua "fortuna" quando morreu. Os seus defensores argumentam que terá de facto deixado uma conta misteriosa num off-shore, mas a realidade é que tal nunca se comprovou...
A revelação que terá morrido na "miséria" vem de facto de fontes ligadas à sua família ( mas tenho de admitir que isso também se pode ter devido ao facto de querer despistar o Fisco...), é um termo forte porque na realidade nunca terá passado fome, mas para quem ganhou para cima de 50 milhões de dólares ( 500 milhões aos valores inflacionados de hoje) convenhamos que dá que pensar!
A história ligada às dúvidas de eficácia acerca dos seus sistemas de quadratura do time x price apareceu algures na década de 40 quando abandonou por uns anos os seus métodos gráficos ( fonte: "Stocks and Commodities" de algures entre 1998 a 2000). Nota que eu não disse que foi o Gann que terá posto em causa os seus estudos relacionais geométricos anteriores mas essa terá sido a conclusão implícita ou dedução do respectivo biógrafo!
Enfim, personagem misterioso, muita lenda e romance à mistura, admitamos que especulação e aventura, pelo que dizes, nunca faltou na sua vida...
Quanto ao "pull the trigger" sabes bem que sim, um sistema quando é construído com cabeça e pés é mesmo para ser seguido. Já agora acrescento que não tenho nenhum segredo do Gann a seguir religiosamente, embora tenha por muitos dos seus conceitos gráficos uma admiração extrema. Aproveitei, isso sim, muitos dos seus conceitos básicos para construir um sistema que para mim faz bastante sentido, ao colocar todos os indicadores que necessito a "ganir" para mim! Desde que vão dando algum para a caixa vou ficando satisfeito...
Abraços ao lmm, Ulisses e Santo e beijinhos prás simpáticas raparigas ( embora uma delas me pareça ultimamente um tanto ou quanto zangada comigo)!
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Oi Cem

por lmm » 8/5/2003 15:41

Sobre alguns dos feitos do Mr. Gann, nada como ler as entrevistas que se encontram no domínio público como a famosa "The Ticker and Investment Digest" que se houver interesse posso deixar aqui [tenho-a algures no disco...].

Dizem as más línguas que, para justificar os valores milionários dos seus cursos que passaram a ser o seu ganha-pão posterior, escreveu uma série de umas dezenas de publicações muito herméticas e altamente encriptadas, baseadas em estudos de pesquisas no campo astrológico...

Bom, segundo informação que disponho ele não foi à falência. Mesmo quando faleceu, os cerca de 100 ou 150 mil UDS que deixou mais a casa são ainda o cerne de grande discussão sobre se ele era trader ou só vendia cursos. A verdade é que ele não se dava bem com o filho e muito menos com a mulher (ele preferia velejar e andar no seu avião particular sempre rodeado de muitas "amigas") e, segundo as boas linguas, a sua fortuna pessoal orçada em cerca de 50 milhões USD à data da morte (isto sim, seria DINHEIRO!) está algures numa offshore das Bahamas e só estará disponível para ser movimentado após a morte da família. Ele terá tentado ensinar o filho mas ele nunca apreciou este tipo de coisas...

Não há duvida que trader foi, pois os trades mais famosos foram acompanhados em real por um jornalista e reportados mais tarde com a tal percentagem incrível de trades correctos em preço e na hora dos topos/minimos.

Não há dúvida também que vendia cursos, lol.

A fase dos cursos coincidiu igualmente com o período em que fez pouco ou quase nenhum trading na conta pessoal devido ao facto de ter passado a trabalhar para uma casa de investimento.

Mas o certo é que cada vez menos gente acorria aos seus cursos, não estavam à altura da sua dimensão de conhecimentos misteriosos, o pessoal queria conhecer a "fórmula mágica" e nada mais...

Os cursos não são assim tão esotéricos quanto isso (a componente astrológica foi essencialmente passada verbalmente).A fórmula mágica é que sim... ele não a parece ter divulgado a ninguém apesar de já ter falado com pessoas que dizem que existe e que somente 1 ou 2 estão vivos levando a vida com muita... discrição. Enfim, acho que estas coisas fazem parte do mito.

Se se prestar atenção as referências à astrologia, pelo menos em termos explicitos, são muito reduzidas. São exemplos disso a May Coffee Santos D de 19 de Março de 1954 e a March Coffee de 1 de Outubro de 1936. De resto, só olhando para os gráficos originais para aqui e ali identificar referências astrológicos marcadas manualmente.

Sobre os livros esotéricos há dois: Magic Word (interpetações biblico-maçónicas que pouco ou nada terão a ver com trading) e Tunnel Through the Air (bastante interessante em diversos aspectos se prestarmos atenção...)

O Gann era fanático da perfeição, o seu estudo de indicadores ( necessariamente limitado há 1 século atrás) tinha entrado numa relação numérica muito avançada para o campo das matemáticas até que chegou a um ponto em que o Gann questionou todo o passado...inclusivé se tudo o que fizera para trás não seria um puro golpe de sorte estatística!

Se chegares a ler isto, diz-me onde posso ler sobre isso pois nunca li que ele tenha afirmado que podia somente ter tido sorte.

Paralelamente ao trading, gosto de estudar sempre e tenho tentado construir sistemas de negociação rentáveis integrando a componente astrológica, mas até ao momento sem grande sucesso quando comparado com os vários sistemas pessoais que tenho usado.

Mas pessoalmente prefiro em definitivo a genialidade do Gann enquanto autor interpretativo dos factores gráficos da relação preço x tempo e das definições gráficas e simples de tendências através de meros swings...no fundo tudo aquilo não passava do princípio correcto, do ponto de vista técnico, de ir buscar carradas de dinheiro ao "go with the trend"!

Dado que até ao momento sou obrigado a reconhecer a minha falta de capacidade em tirar partido dos aspectos astrológicos aplicados ao trading sou levado a concordar plenamente contigo!

Em termos de reflexão geral, a realiade de tudo isto sobre os sistemas é que até podem muitos ser óptimos mas... será que os conseguimos aplicar convenientemente? Can you pull the trigger? well... can YOU!?

Abraço,
lmm
Posso bem ser o pior trader da História:

Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;

Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!

Registado: 5/11/2002 0:26

por Ulisses Pereira » 8/5/2003 12:15

Muito, muito bom Cem! Foi óptimo saber um bocadinho mais de Gann, uma das personagens míticas dos mercados. Não acredito é que o teu post passe sem que alguém o rebata, pois Gann continua a ser uma referência para muita gente e o teu texto desmistifica o estatuto de quase "Deus" que alguns lhe atribuem.

Excelente texto!

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Pata-Hari » 8/5/2003 11:31

Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

caro Cem ....

por OSanto » 8/5/2003 11:14

falou k escreveu no passado um (ou varios) artigos sobre as "barras Cem", onde o/s posso ir buscar por favor?? gostava de os ler.

ganda xi
OSanto

ps:"nunca tenho certezas...apenas duviads a espera de serem esclarecidas"
OSanto

por Carocha » 8/5/2003 10:56

Adorei ler isto, ganda pinta a deste Cem! :)

Jinhos!
Se a verdadeira beleza é a interior, aposta na lingerie!

Registado: 25/11/2002 0:04

A Astrologia, Gann e os Mercados

por Cem » 8/5/2003 10:30

É preciso ter uma grande dose de coragem fazer previsões nestes campos perigosos e misteriosos...
Eu pessoalmente sou muito céptico da Astrologia aplicada aos mercados mas como gosto de me cultivar e adoro este hobby/negócio, fui um curioso aprendiz, aqui há uns anos atrás em que procurava devorar tudo o que dizia respeito a métodos de previsão, do "pai" desta matéria, um indivíduo brilhante chamado William Delbert Gann.
Resumindo em poucas palavras, o Gann foi percursor de algumas técnicas de swing trading que ainda hoje gosto de aplicar aos gráficos que pretendo estudar e de quadraturas do binómio preço x tempo em que procurava detectar pontos de viragem prováveis dos mercados na intersecção das suas linhas gráficas geométricas traçadas a uma escala manual, em papel milimétrico.
Curiosamente a faceta brilhante do Gann vem da sua habilidade e talento matemáticos para lidar com números, escalas e as suas combinações geométricas e de ângulos, usando igualmente ferramentas conhecidas de outras fontes, como os números de Fibonacci, por exemplo.
Ficou lendário no seu tempo, por publicar uma newsletter que, em plena década dos frenéticos anos 20, acertou positivamente em cerca de 92% das suas trades, umas centenas delas devidamente registadas.
Foi obra! Que performance inacreditável, não admira a quantidade infindável de admiradores que na altura o veneravam, terá sido porventura o grande mago, o Guru do século XX!
Tudo isto baseado no seu famoso método de swings, com muitas semelhanças a um outro que aqui publiquei sob o título de "Barras Cem", passe a modéstia mas já disse que fui beber as regras a muitas fontes.
Diz-se que nessa altura chegou a ganhar para cima de 50 milhões de dólares...
Mas existe o reverso da medalha, com o crash de 29 correu o rumor que o Gann tinha ido à falência, nunca tal foi provado, só se sabe que a partir de certa altura abandonou as acções e dedicou-se às commodities e a procurar vender os seus conhecimentos através de seminários pagos a peso de ouro, aproveitando a fama anterior granjeada.
Dizem as más línguas que, para justificar os valores milionários dos seus cursos que passaram a ser o seu ganha-pão posterior, escreveu uma série de umas dezenas de publicações muito herméticas e altamente encriptadas, baseadas em estudos de pesquisas no campo astrológico... pois desta forma teriam de o ouvir com a máxima da atenção para apreender o essencial da mensagem!
Mas o certo é que cada vez menos gente acorria aos seus cursos, não estavam à altura da sua dimensão de conhecimentos misteriosos, o pessoal queria conhecer a "fórmula mágica" e nada mais...
Este desvio para campos que o público em geral sempre desconfiou, e que ainda hoje de certa forma ainda são um taboo, fez com que apenas uma minoria de "fieis" discípulos se mantivesse em contacto com os seus estudos.
O Gann era fanático da perfeição, o seu estudo de indicadores ( necessariamente limitado há 1 século atrás) tinha entrado numa relação numérica muito avançada para o campo das matemáticas até que chegou a um ponto em que o Gann questionou todo o passado...inclusivé se tudo o que fizera para trás não seria um puro golpe de sorte estatística!
Foi assim que terá chegado à firme convicção ( seria mesmo um convicto ou estaria à beira da loucura? Qualquer génio tem sempre uma dose de loucura qb...) que a resposta dos indicadores estava no sector das emoções humanas; para prever isto, nada melhor... que os astros!
Não ponho em causa a matéria ou até mesmo o facto das respostas ao futuro se encontrarem em algo que se encontra fora do nosso alcance, entramos no terreno das crenças e divindades, tenho sempre "open mind" e não rejeito em absoluto, a 100%, que não possam haver ocorrências de certos factos influenciadores. O problema é provar a relação causa/efeito e o grau estatístico de ocorrência.
Certo, certo, é que desde que se dedicou à nova causa nunca mais se ouviu falar dos trades lendários de Gann com acertos espectaculares nos pontos de viragem dos tops e bottoms.
Acabou por morrer na miséria, diz-se, abandonado por todo o séquito de antigos admiradores da sua genialidade!
Os seus livros esotéricos passaram-se a vender posteriormente por valores exorbitantes, publicitados pelos adeptos das previsões astrológicas, alegando que a chave dos movimentos, o "holy grail" dos mercados, se encontrava na decifração de um conjunto determinado de pistas que W.D. Gann terá deixado...
Ora, se nem o próprio "papa" da Astrologia beneficiou com tal conhecimento, como é possível aceitar estes argumentos como validação da Astrologia neste campo?
O que não quer dizer que um dia alguém consiga resultados espectaculares que depois venha a atribuir a factores astrológicos, probabilisticamente tudo é possível.
Mas pessoalmente prefiro em definitivo a genialidade do Gann enquanto autor interpretativo dos factores gráficos da relação preço x tempo e das definições gráficas e simples de tendências através de meros swings...no fundo tudo aquilo não passava do princípio correcto, do ponto de vista técnico, de ir buscar carradas de dinheiro ao "go with the trend"!

Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Phil2014 e 63 visitantes