A coisa é a sério
3 mensagens
|Página 1 de 1
djovarius Escreveu:De igual modo, nota-se algum medo em relação aos emergentes como a Bolsa de São Paulo, penso que também aí teremos um ajustamento.
Abraço
djovarius
Djo,
Ora cá está um ponto interessantissímo.
Será que os emergentes vão levar um arrombo daqueles sem dó nem piedade?
E será que isso servirá para suster as quedas nos mercados europeus e americanos?
Também me parece que a coisa até Julho não toma rumo mas penso que não entraremos em forte recessão. Os tempos são outros e os reguladores dispõem de outros instrumentos para ajudar o mercado.
Além disso, penso que a globalização ajuda a dispersar o risco dos próprios States estrarem em recessão. Dispersar, não anular.

Mas vamos a ver...
"The market can stay irrational longer than you can stay solvent." - Keynes
Vou usar o tópico do meu conterrâneo do sul para alguns aspectos daquilo que temos estado a ver:
O DAX esteve a cair hoje 7.5% e já "só" cai 5.5% !!
Há gente a aproveitar o pânico para comprar, provavelmente com vista a uma recuperação esperada. Não acredito que o fundo do poço definitivo esteja já atingido.
Ainda assim, muitos investidores recomeçam a ver valor em muitos papéis. Os indicadores estão mesmo muitos sobrevendidos em todos os prazos, pelo que poderá haver em breve um ressalto técnico.
Já se nota que estão a "segurar" alguns índices.
De igual modo, nota-se algum medo em relação aos emergentes como a Bolsa de São Paulo, penso que também aí teremos um ajustamento.
As compras de USD são um reflexo da queda de todos os activos, mas mesmo assim, nada de especial.
Até o EUR/JPY que perdia 2% já só perde 1.5%, sinal de que poderá haver aí uma recuperação da liquidez para "salvar" as subidas dos diversos activos.
Estou com isto a dizer que é hora de comprar? NÃO !!
Estou a dizer que há sinais de que o pânico ou "blowout" é um cenário interessante porque pode ser o culminar de um período negro e que o curto prazo tem condições para um cenário mais favorável.
Mas, como título do tópico, a realidade é clara, a coisa é séria e não vejo muitos aspectos positivos para o primeiro trimestre / semestre de 2008 !!
Abraço
djovarius
O DAX esteve a cair hoje 7.5% e já "só" cai 5.5% !!
Há gente a aproveitar o pânico para comprar, provavelmente com vista a uma recuperação esperada. Não acredito que o fundo do poço definitivo esteja já atingido.
Ainda assim, muitos investidores recomeçam a ver valor em muitos papéis. Os indicadores estão mesmo muitos sobrevendidos em todos os prazos, pelo que poderá haver em breve um ressalto técnico.
Já se nota que estão a "segurar" alguns índices.
De igual modo, nota-se algum medo em relação aos emergentes como a Bolsa de São Paulo, penso que também aí teremos um ajustamento.
As compras de USD são um reflexo da queda de todos os activos, mas mesmo assim, nada de especial.
Até o EUR/JPY que perdia 2% já só perde 1.5%, sinal de que poderá haver aí uma recuperação da liquidez para "salvar" as subidas dos diversos activos.
Estou com isto a dizer que é hora de comprar? NÃO !!
Estou a dizer que há sinais de que o pânico ou "blowout" é um cenário interessante porque pode ser o culminar de um período negro e que o curto prazo tem condições para um cenário mais favorável.
Mas, como título do tópico, a realidade é clara, a coisa é séria e não vejo muitos aspectos positivos para o primeiro trimestre / semestre de 2008 !!
Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
A coisa é a sério
Que a coisa é mesmo séria para o lado das financeira, não restam muitas dúvidas. Basta olhar para os gráficos do Citi que aquilo mete medo ao susto. Ainda pensei na possibilidade de uma reacção em alta nos mínimos históricos, mas qual quê...
No entanto há nos sectores do consumo muito menos pessimismo. Isso é que me faz desconfiar. Mesmo no Psi, olho para os retalhistas e fico de pé atrás. Se fosse coisa mais séria, haveria hipótese de segurar assim tanto optimismo? Ou estão à espera de uma recuperação para as largar? ou sabem que a desgraça não chega ao retalho? Vamos ver no que é que isto vai dar.
No entanto há nos sectores do consumo muito menos pessimismo. Isso é que me faz desconfiar. Mesmo no Psi, olho para os retalhistas e fico de pé atrás. Se fosse coisa mais séria, haveria hipótese de segurar assim tanto optimismo? Ou estão à espera de uma recuperação para as largar? ou sabem que a desgraça não chega ao retalho? Vamos ver no que é que isto vai dar.
3 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, carlifer, cftomas, Dar Adal, darkreflection, Google Adsense [Bot], karaya75, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, Olhar Leonino, paul_invest, PAULOJOAO, Phil2014, SerCyc, Shimazaki_2, StockRider!, yggy e 175 visitantes