Caldeirão da Bolsa

Finanças querem Alcochete, Economia quer a Ota

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por karlitos » 6/1/2008 21:46

rpmt Escreveu:Para quem não viu
Fica com uma ideia, dos problemas

http://br.youtube.com/watch?v=Ia-XTEnVPQo


nao tinha visto ainda.

e se duvidas tinha ficaram dissipadas.

alem de se ser (na ota) sobre uma zona aquifera, no meio de montanhas, acrescentam-se as dificuldades de trafego aereo.

a ultima frase do senhor resume tudo. fosse muita gente em portugal como ele aparenta ser e o pais estava bem melhor.
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por zer0 » 6/1/2008 21:30

E porque continuam em insistir em alcochete? Supostamente fica em vendas novas.
 
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por rpmt » 6/1/2008 20:41

Para quem não viu
Fica com uma ideia, dos problemas

http://br.youtube.com/watch?v=Ia-XTEnVPQo
 
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por LTCM » 6/1/2008 20:29

rpmt Escreveu:
Os Pilotos


Os Pilotos?

:roll:
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por rpmt » 6/1/2008 19:44

Falta perguntar aqueles que têm o papel + importante

Os Pilotos
 
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por silvaxico » 6/1/2008 18:46

Mas foi bem jogado pelo primeiro ministro: adiou a decisão para evitar a presidência da CE e agora pode decidir como quiser porque o relatório é "redondo" e permite argumentos quer para um lado quer para o outro. E como tem a comunicação social toda nas palmas das mãos, ninguém o incomoda e ele faz o que quiser.
 
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por Mariachi » 6/1/2008 17:42

Boas


...Só um grande político conseguirá explicar ao País...
Grande politico, isso exite? Em altura é capaz de haver, mas como Homem, nao conheci nenhum...

...
A ideia é que o próprio Primeiro-ministro, José Sócrates, terá nas suas mãos uma decisão final que será muito difícil: se defender a Ota parece já incomportável, ir para Alcochete pode descredibilizar o Governo.

Descredibilizar o governo??? Alto lá, mas isso não foi já feito pelo próprio governo? Então onde estão as promessas eleitorais? Quando um primeiro ministro está felicitar e a cumprimentar o ministro dos negocios estrangeiros e desvia a mão para cumprimentar outra pessoa, a mim, pessoalmente, dá-me muita credibilidade...

Um abraço e bons negocios
 
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por kpt » 6/1/2008 17:38

Há anos e anos que se andam em estudos e mais uma vez:

Despesas com estudos - 10xxxxxxx
vs
Resultados - 0

Devia haver um totobola para a questão da ota, o pessoal acertava sempre no resultado.

É incrível como se enrolam tanto estas questões, depois de tanta polémica à volta da birra e obsessão do Ministro pela OTA.

O argumento de que a OTA seria melhor para a economia devido à existência de maiores aglomerados populacionais também não me convence. Esta situação não poderia ser vista como uma oportunidade de maiores desenvolvimentos para a margem sul? Será que o resto do país fica a perder com o desenvolvimento de uma região?

Cada vez se luta mais para travar o envelhecimento e sub-desenvolvimento de certas regiões mas depois quando há uma oportunidade de trazer nova a vida a certas zonas já é má ideia porque não há lá desenvolvimento nenhum, e prefere-se tornar a investir numa zona que só por si não deverá precisar de tanto investimento. Um pouco hipócrita!
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por Presa36 » 6/1/2008 17:31

E o vencedor é....

OTA.

Mário Lino está lá, e o Cravinho tambem.

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Finanças querem Alcochete, Economia quer a Ota

por silvaxico » 6/1/2008 17:28

Parece que o LNEC quer deixar margem para o nosso primeiro decidir.

LNEC entrega relatório inconclusivo
O presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Matias Ramos, já tem na sua posse os relatórios finais das sete comissões que nomeou para estudar outros tantos itens relacionados com duas das opções de localização do novo aeroporto de Lisboa - Ota e Alcochete. Como se previa, o relatório final, resultante do estudo encomendado pelo Governo, será inconclusivo em matéria de escolha.

Em termos de impacto económico para o país, a Ota é mais vantajosa. Por razões financeiras Alcochete poderá ser o preferido, porque é mais barato, embora não tanto como a determinada altura foi dito, ou do que o estudo da CIP apontava.

Segundo fontes ligadas ao processo, ouvidas pelo DN, a preferência do Ministério da Economia penderia para a Ota, ideia respaldada pelo estudo do LNEC. Nisso se juntaria aos homens do Ambiente e a Mário Lino, que publicamente há muito manifestou a sua preferência. Do ponto de vista económico, a Ota está mais perto de aglomerados populacionais significativos e serve um maior número de empresas.

Mas com os apertos financeiros existentes no País, o Ministério das Finanças não está disposto a gastar mais um centavo se puder gastar menos. Alcochete permite um investimento faseado apoiado na solução Portela+1 e, segundo o DN apurou, é um pouco mais barato (menos de 500 milhões de euros) que a Ota, embora isso dependa muito dos itens avaliados. E há sempre escolhas que se podem fazer. Por exemplo, se for tomado em conta o desenho inicial da linha de alta velocidade (TGV) entre Porto e Lisboa, o desvio que posteriormente foi introduzido para servir a Ota é um custo. Quanto a Alcochete, terá de ser assegurada uma ligação ferroviária. Se for via ponte Chelas/Barreiro, será necessário também um desvio para servir o aeroporto, opção ainda assim menos cara e penalizadora para o TGV que mudar a travessia para o eixo Beato/Montijo, como queria a CIP.

É por isto que o relatório do LNEC não será conclusivo. "Só um grande político conseguirá explicar ao País porque se optou por uma ou outra das localizações", disse ao DN uma fonte ligada ao processo, quando questionada sobre se a opção penderia mais para o aspecto económico ou para o financeiro.

A ideia é que o próprio Primeiro-ministro, José Sócrates, terá nas suas mãos uma decisão final que será muito difícil: se defender a Ota parece já incomportável, ir para Alcochete pode descredibilizar o Governo.

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