Caldeirão da Bolsa

Guarda De Titulos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por longBlackCandle » 30/12/2007 3:03

A questão é que as próprias bolsas, como por exemplo a Euronext, cobra, anualmente penso eu, uma percentagem sobre os valores mobiliários detidos pelos intermediários financeiros: corretoras, bancos, etc.

Essa percentagem é minima mas no total perfaz com toda a certeza um valor considerável, daí os bancos e corretoras fazerem recair esse custo na chamada comissão de guarda de títulos.

Obviamente essa comissão, usualmente paga trimestralmente, chega e sobra para cobrir essas taxas. ;)

Bom 2008 e bn

Registado: 2/6/2005 13:54

Guarda De Titulos

por gato_vadio » 30/12/2007 1:58

Boas

Estive a analisar os preçarios dos bancos e todos eles têm comissão trimestral ou semestral por guarda de titulos.

Acham que se justifica este custo por guarda de titulos?

Sei que há muitos anos, como comprar acções implicava papela e era necessario um gestor de conta para tratar do assunto, e como tal a custo tinha justificação.

Hoje em dia, a guarda de titulos é apenas um registo informatico, e eu creio que não se justifica.

Aliás não acham que a abolição de certo tipo de comissões ajudaria a que cada vez mais pessoas optassem por investir dinheiro em acções?

Registado: 15/10/2007 23:22

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, latbal, malakas, Masterchief, Mavericks7, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, PXYC, Shift72, Shimazaki_2, trilhos2006, VALHALLA, yggy e 118 visitantes