Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A bolha como estado mental ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

A bolha como estado mental ...

por Incognitus » 4/5/2003 22:38

Antes, eu disse que a bolha nunca acabou, que o que acabou foi o dinheiro necessário para a continuar a propulsionar. E que de resto, nas cabeças dos eufóricos, a bolha está tão viva hoje como em 2000.

Para além das milhentas recuperações do mercado, há um outro sinal que mostra o quanto esta bolha está enraízada na mente dos eufóricos, e quão espalhados estes eufóricos estão.

Esse sinal vem dos comentários, que sempre procuram apontar como razão para as subidas, a possível recuperação económica (geralmente, no segundo semestre ...).

Não se trata de existir ou não recuperação. Aliás, a economia norte americana até tem continuado a crescer durante todo este bear market.

Trata-se sim, do que está implícito nesses comentários. Que SE eventualmente houvesse uma recuperação económica, ENTÃO FAZIA SENTIDO que determinados papéis eufóricos VOLTASSEM A SUBIR. É ainda implícito que, não fosse a maleita económica, então esses papéis talvez não tivessem caído.

E assim, mostra-se que TODA a lição do rebentamento da bolha, de que as valorizações CONTAM, não foi aprendida. A mera hipótese de uma recuperação, faz com que tudo isso seja esquecido. The Bubble lives on.

E nem um comentador se interroga porque é que milhentos papéis eufóricos continuam a transaccionar a um BRUTAL prémio para papéis normais não obstante a sua péssima performance como empresas, e nem ninguém esperar - recuperação ou não - que estas venham a ter um desempenho que justifique o valor a que transaccionam. Aliás, toda a vez que alguém procura exposição longa ao mercado, para a "recuperação", é logo esses papéis que vai comprar. Trata-se portanto, da continuação da pirâmide que gerou a bolha.
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, danielme1962, Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 134 visitantes