Caldeirão da Bolsa

Ainda a produtividade luxemburguesa vs a portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Produtividade

por C.N. » 26/12/2007 18:38

Voltando ao core do topico...

O que e a produtividade? A produtividade e o que mede um (Production) dos 5 factores que influenciam o aumento do nivel de vida de um individuo ou grupo de individuos. Estes 5 factores estao organizados por esta ordem:

:arrow: Evaluation
:arrow: Production
:arrow: Saving
:arrow: Investment
:arrow: Innovation

Ou seja, um individuo primeiro faz uma avaliacao dos recursos disponiveis, a seguir produz algo que necessite e/ou que outros necessitem, e poupa e/ou investe em inovacoes para aumentar a producao. Como ja aqui foi mencionado, explicar a maior produtividade do Luxemburgo com "a forte motivacao" nao basta :P

Abraco

CN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 807
Registado: 28/9/2004 8:29
Localização: Singapore, Saigon, Shanghai

por Camisa Roxa » 20/12/2007 10:25

asae-mental, fazia-te bem ler istoa propósito do teu comentário sobre as facturas electrónicas e a indústria da celusose
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2475
Registado: 5/11/2002 11:27
Localização: Leiria

por lutav » 20/12/2007 2:32

asae-mental Escreveu:
BOM EXEMPLO
o engraçado mental,
iliteracia funcional
E se tu nao percebeste isto
PS - "asae mental" é lindo!!! :wink:


Aqui penso que o caso já é mais grave, esse trocadilho com os nicks revela falta de educação, e o escrever em maiusculas, deve saber que na net siginifica gritar, baixe lá o volume que aqui ninguem é surdo»»»penso que essa regra é comum nos foruns, aqui não deverá ser excepção«««««


ai ai mental, essas citacoes truncadas; ao menos usa (...) para vermos que faltam coisas à frente ou atras:

"o engraçado mental, é teres razao!" -> tas a ver? mental, é o sujeito, és tu, é o TEU NICK (mais a frente, explicacao que isto nao é gritar :wink: ; engraçado, é o facto de teres razao! certo? :roll:

iliteracia funcional -> é uma opiniao minha, penso que nao leva "h"...

e se tu nao percebeste isto -> parece que seja o inicio de uma frase...

asae mental é de facto lindo: completamente nonsense, e mto original; achas os trocadilhos de mau gosto? hmmm...e com tantos nicks disponiveis...

na net, Senhor Asae Mental, escrever em maiusculas, uma palavra ou expressao, nao é gritar: é uma forma mais pratica de chamar a atencao para uma palavra ou expressao;

(ALIAS, GRITAR, É ISTO!! CERTO?)

mas pronto, ja que pediu com tanto jeito, eu baixo o volume; vou fazer de conta, que és moderador ;)

beijos e abraços


PS- na parte a sublinhado do que cito das tuas palavras, tu nao percebes efectivamente a questao do valor acrescentado... a BIC pode até dar 100% de margem, mas se depois essa percentagem corresponder a 1cent.... que interessa? certo? :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por Sei lá » 20/12/2007 2:20

Para quem me pediu calma, informo que nunca perdi a calma, nem tenho intenção de a perder, porque senão estava lixadinho da vida. :mrgreen:

Simplesmente não gosto que gozem com a minha cara, e quando o fizeram pela terceira vez, decidi que basta. Sou teimoso, mas dou o braço a torcer publicamente quando entendo que estou errado, como ficou provado na discussão da segurança social, por isso não admito que haja uma atitude diferente para comigo. Quem não está bem sai, eu saí.

Continuarei a vir ao forum pontualmenmte, mas acabou a participação activa com a frequência que a tinha.

Também gostava de esclarecer que não tive qualquer tipo de cinismo com o Ulisses. O forum é de todos mas ele é o administrador, é soberano. Se ele entendeu que a minha atitude serviu para incendiar o forum, só tenho de a aceitar, daí a minha saída.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 942
Registado: 19/7/2007 0:21
Localização: 14

por redhot » 19/12/2007 23:21

asae-mental Escreveu:
redhot Escreveu:Produtividade é por exemplo isto:

eu recebia as facturas da TV Cabo por correio.

Processo:

- TV Cabo emite lotes de facturas para a impressora.
- a impressora faz os envelopes com as facturas (ou alguem as coloca manualmente no envelope).
- agarram nas facturas e colocam nos correios.
- os correios levam as facturas ao centro de distribuição mais próximo.
- os correios transportam as facturas por todo o país aos centros de distribuição.
- o correio da zona vai ao centro de distribuição levantar o saco com as cartas.
- desloca-se a minha casa na sua ronda diária e coloca-me a factura na caixa do correio.
- quando eu chego a casa sou obrigado a ir à caixa do correio e vejo lá a carta da TV Cabo.
- Transporto a carta para casa abro o envelope.
- Deito o envelope no lixo.

Quanto dinheiro é que isto custou?... Desde o papel gasto aos ordenados pagos aos intermediários (por imputação de custos em relação ao envio de uma carta)?...


Novo processo:

- Recebo um email com assinatura digital com a factura da TV Cabo.

Isto é transformar um processo que envolve dezenas de pessoas intermediárias num processo simples. ISTO É PRODUTIVIDADE!!!!!

Mas para conseguir fazer isto é necessário "knowledge". Neste caso informático.

Por isso digo: produtividade é directamente proporcional aos nossos conhecimentos. Quanto mais souberem e estudarem mais produtivos serão (se quiserem claro...).


Redhot, viva, existe um processo por trás de tudo isso que eu conheço muito bem, essas cartas que são enviadas pelos CTT, dão trabalho a muita gente, pois não são executados na TVCABO, são executados em firmas externas de prestação de serviços, a factura digital pode ter as suas vantagens, mesmo em questoes ambientais, mas uma coisa é certa são mais umas centenas de postos de trabalho que vão "à vida", este tipo de empresas está com varios problemas, esse será mais um.


Por outro lado é bom nao esquecer que o suporte papel vai existir sempre, e ao fim ao cabo a industria da celulose tambem tem o seu "papel" na economia.

Ainda sobre o computador e a mão de obra humana, aqui à tempos, li algo sobre este assunto, onde era explicado que numa linha de produção totalmente automatizada chegaram à conclusão, que ea mais barato e o trabalho era de melhor qualidade se fossem pessoas a efectuar determinadas tarefas, estamos a falar salvo erro do Japão, mas como nós ainda estamos a evoluir, pelo caminho tambem vamos cometer erros que depois vamos ter de corrigir com as mesmas medidas, informatizar e automatizar sempre, mas à que dar muita atenção à parte humana será sempre o homem a prevalecer sobre a máquina e não o contrário.


Boas festas


Hummm, vamos lá ver se eu percebo :-k

Por um lado queremos ser mais produtivos...

Por outro quando eu apresento um exemplo de optimização de um processo (facturas electrónicas da TV Cabo) em que um conjunto de intermediários passa a ser obsoleto e onde se poupam árvores (aí a PTI...)e muito dinheiro e muito tempo , então aí temos de ter atenção aos empregos envolvidos...

Bom em que ficamos? :lol:

A minha resposta é:
Um emprego a dobrar cartas não é humano.
Com uma percentagem do muito dinheiro que se poupa com o novo processo, cria-se um fundo para por essas pessoas a estudar durante 5 anos. Com os estudos essas pessoas passam a ter competências muito superiores às iniciais (dobrar cartas e colocá-las em envelopes) e consequentemente terão acesso a empregos mais interessantes.
Háaaaa mas há uma coisa: os preguisoços que não quiserem estudar ficam por sua conta...

Que tal? Boa ideia?... 8-)
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1075
Registado: 20/3/2007 18:26
Localização: Zoo de Lisboa, Jaula 4

por Jocanet » 19/12/2007 23:19

Atomez Escreveu:Melhor comparação cá do Portugal devia ser feita com a Irlanda, país que tem muitas semelhanças - país pequeno, católico, população semelhante, muita emigração, ao lado de uma potêncai maior que historicamente o tende a dominar.

Só que a produtividade e o PIB per capita lá é 150% da média europeia, até é superior aos EUA, é mais do dobro da nossa!

E nem imagnam o gozo que lhes dá terem ultrapasasdo a Inglaterra em PIB per capita!

Imaginem como seria o gozo por cá se ultrapassássemos a Espanha...


Olá Atomez

Gostaria de discordar em parte da tua opinião pois trabalhei e vivi na Irlanda e talvez haja outros países para estabelecer comparações com Portugal.
A Irlanda em primeiro lugar tem 4 milhões de habitantes e além disso cerca de 60 por cento da população está abaixo dos 35 anos. Há outros factores por detrás do conhecido boom económico apelidado de Celtic Tiger e o UK teve um papel também decisivo na economia Irlandesa, pois sempre existiu grande colaboração entre os dois países apesar dos "The troubles" nos últimos 10 anos. A emigração irlandesa faz parte do passado posso-te garantir e inclusivé muitos Irlandeses radicados nos EUA estão a regressar a casa. O PIB é extremamente alto e 2º na Europa logo atrás do Luxemburgo porque a população é pequena mas obviamente como já foi referido, há grandes industrias e produtos com grande valor a serem produzidos, tanto nas TI como na Indústria Farmaceutica, só para citar dois. :roll:

Mas o fenómeno Irlandês é digno de ser estudado e seguido. Pesquisem na wikipedia "Celtic Tiger" quem estiver interessado.. :wink:

Cumprimentos

Jocanet
 
Mensagens: 8
Registado: 29/11/2007 4:31
Localização: BRAGA

por asae » 19/12/2007 23:00

Ulisses Pereira Escreveu:Exactamente cibmic. No Caldeirão sempre houve tradição de alguns off-topics sopbre este género de temas bastante interessantes. Tudo com conta, peso e medida.

Agora vir voltar a pegar em divergências de há 3 semanas atrás para "incendiar" de novo o tema para mim é querer eternizar uma discussão.

Um abraço,
Ulisses


Boas noites Snr. Ulisses, tem toda a razão , no entanto este post está a ser alimentado não só pelo Sr Jam, mas tambem por outros, só se calam quando levarem a bicicleta, é o costume teimosos e de mau feitio»»»»»»»e depois dizem que é um mito :pray: :shame: :wall: .

Boas festas
 
Mensagens: 17
Registado: 17/12/2007 23:16

por asae » 19/12/2007 22:50

ja muito foi disto, mas o mental (até pelo condescendente "Senhor"), merece concerteza a minha atencao matinal (aproveitar que tou a dormir ainda :mrgreen:).


A minha formação faz com que de forma natural eu trate as pessoas por Sr., não sei em que parte do Sr, se ofendeu, ou em que parte o Sr. se sente perseguido por condescendência :shock: :shock: :shock: :x .

O exemplo que dou, e que todos perceberam,


As MPS não sugerem de todo o que acaba de afirmar :roll: :roll: .


numa porcaria de uma actividade de pastilhas, e vais "desperdicar" o teu empreendorismo (grosso modo) de forma ingloria


Aqui revela um total ignorância em relação a este tipo de industria, da sua capacidade produtiva vs rentabilidade.



BOM EXEMPLO
o engraçado mental,
iliteracia funcional
E se tu nao percebeste isto
PS - "asae mental" é lindo!!! :wink:


Aqui penso que o caso já é mais grave, esse trocadilho com os nicks revela falta de educação, e o escrever em maiusculas, deve saber que na net siginifica gritar, baixe lá o volume que aqui ninguem é surdo»»»penso que essa regra é comum nos foruns, aqui não deverá ser excepção«««««


nao faço refencia à Chip_nao_sei_das_quantas.... ja foi tudo dito: uma árvore é uma árvore.... mas uma floresta, sao muitas arvores... :mrgreen:


Um arvore é uma arvore, mas uma floresta são muitas arvores :mrgreen: :mrgreen: :clap: \:D/


Boas festas
 
Mensagens: 17
Registado: 17/12/2007 23:16

por asae » 19/12/2007 22:32

redhot Escreveu:Produtividade é por exemplo isto:

eu recebia as facturas da TV Cabo por correio.

Processo:

- TV Cabo emite lotes de facturas para a impressora.
- a impressora faz os envelopes com as facturas (ou alguem as coloca manualmente no envelope).
- agarram nas facturas e colocam nos correios.
- os correios levam as facturas ao centro de distribuição mais próximo.
- os correios transportam as facturas por todo o país aos centros de distribuição.
- o correio da zona vai ao centro de distribuição levantar o saco com as cartas.
- desloca-se a minha casa na sua ronda diária e coloca-me a factura na caixa do correio.
- quando eu chego a casa sou obrigado a ir à caixa do correio e vejo lá a carta da TV Cabo.
- Transporto a carta para casa abro o envelope.
- Deito o envelope no lixo.

Quanto dinheiro é que isto custou?... Desde o papel gasto aos ordenados pagos aos intermediários (por imputação de custos em relação ao envio de uma carta)?...


Novo processo:

- Recebo um email com assinatura digital com a factura da TV Cabo.

Isto é transformar um processo que envolve dezenas de pessoas intermediárias num processo simples. ISTO É PRODUTIVIDADE!!!!!

Mas para conseguir fazer isto é necessário "knowledge". Neste caso informático.

Por isso digo: produtividade é directamente proporcional aos nossos conhecimentos. Quanto mais souberem e estudarem mais produtivos serão (se quiserem claro...).


Redhot, viva, existe um processo por trás de tudo isso que eu conheço muito bem, essas cartas que são enviadas pelos CTT, dão trabalho a muita gente, pois não são executados na TVCABO, são executados em firmas externas de prestação de serviços, a factura digital pode ter as suas vantagens, mesmo em questoes ambientais, mas uma coisa é certa são mais umas centenas de postos de trabalho que vão "à vida", este tipo de empresas está com varios problemas, esse será mais um.


Por outro lado é bom nao esquecer que o suporte papel vai existir sempre, e ao fim ao cabo a industria da celulose tambem tem o seu "papel" na economia.

Ainda sobre o computador e a mão de obra humana, aqui à tempos, li algo sobre este assunto, onde era explicado que numa linha de produção totalmente automatizada chegaram à conclusão, que ea mais barato e o trabalho era de melhor qualidade se fossem pessoas a efectuar determinadas tarefas, estamos a falar salvo erro do Japão, mas como nós ainda estamos a evoluir, pelo caminho tambem vamos cometer erros que depois vamos ter de corrigir com as mesmas medidas, informatizar e automatizar sempre, mas à que dar muita atenção à parte humana será sempre o homem a prevalecer sobre a máquina e não o contrário.


Boas festas
 
Mensagens: 17
Registado: 17/12/2007 23:16

por asae » 19/12/2007 22:21

Sr Atomez disse:
A motivação conta muito pouco para a produtividade
Pode contar em casos muito particulares e a curto prazo, mas se queres aumentar a produtividade em 3% ao ano durante 20 anos não é com motivação que lá chegas.


Viva Sr. Atomez»»»»»»não concordo quando diz que a motivação conta pouco para a produtividade, vindo de si por um lado compreende-se, porque me parece que a sua formação, é muito centrada nos processos de trabalho, mas podia ter dito antes , a motivação só por si não é tudo, ai estariamos de acordo, no entanto para mim é um factor decisivo, por muitos bons processos de trabalho, se não houver forte motivação não existe produtividade.



Sr aAtomez disse:
Dou-te um exemplo muito concreto que se passou na minha actividade - uma assistente comercial fazia 10 propostas para clientes por dia. Passou a fazer 100 por dia. Um aumento de produtividade de 1000%!

De 1 hora para fazer uma proposta passou a 5 minutos
.

Aqui, acho que havia qualquer coisa de muito errada, nos metodos de trabalho de referida empresa, por um lado temos provavelmente uma pequena empresa familiar, com um patrão informaticamente "analfabeto", se só agora percebeu a mais valia da informatica e se os resultados obtidos após alterações informaticas tão basicas ao que parece»»»»acho exagerados os numeros, ninguem faz 100 propostas por dia, não estou no entanto a duvidar da bondade da sua afirmação««««««««esse exemplo tambem é muito interessante tenho a certeza que o pobre diado do empregregado deve ter sido diversas vezes alcunhado de improdutivo.


Boas festas.
 
Mensagens: 17
Registado: 17/12/2007 23:16

por lutav » 19/12/2007 14:35

JAM Escreveu:(...)Esteja descansado que eu não eternizarei nenhum discussão no Caldeirão. Podem ficar tranquilos com as vossas análises técnicas e com as vossas discussões técnicas, e acima de tudo com o vosso grupo elitista que faz parte das pessoas de bem, que estão bem, são os melhores, os mais dotados, os mais inteligentes, os mais sabedores, os que verdadeiramente trabalham, os unicos que enfrentam verdadeira competição a trabalhar, e principalmente as unicas pessoas que souberam aproveitar as oportunidades que surgiram. Nem sei porque é que alguns dos que aqui escrevem não estão na politica, sempre contribuiriam para melhorar Portugal.

Afinal isto é um forum de bolsa e para quê estarmos a discutir os problemas do país, especialmente os sociais? Desde que tenhamos o nosso pujante salário no bolso o mundo corre bem não é?

Fiquem bem e ate sempre. Um incómodo teimoso acaba de deixar a participação activa neste forum.


nao consigo deixar de comentar isto (à laia da forma, nao do conteudo):

a ironia (cinismo?) com que brindas o Ulisses directamente, (e mtos dos aqui escrevem indirectamente), com as palavras que vinco na citacao, mostram que se calhar, tens coisas mal resolvidas ao nivel ideológico, e usas essa mesma ideologia para tirada algo preconceituosas (baseadas, na tal diferença ideologica latente).

como eu nao tenho nenhum salario pujante, nem aspiracoes a politico, nem estomago para ouvir e calar frases do tipo " Podem ficar tranquilos com as vossas análises técnicas e com as vossas discussões técnicas", tenho que NAO lamentar o teu amuo do "Um incómodo teimoso acaba de deixar a participação activa neste forum". Até porque, tambem aqui, nota-se algum (mais) preconceito: tu és o gajo porreiro que só gosta de dialéctica, todos os outros sao os maus capitalistas, que tentam converter e subverter os socialmente injustiçados, vulgo trabalhadores....

cumprimentos; espero que a minha frontalidade, nao seja interpretada de outra maneira, que nao um profundo desacordo com a forma do teu ultimo post...

beijos e abraços

Um (as vezes) incomodo e activo membro do Forum, vulgo, corja de malfeitores
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por Al_Trader » 19/12/2007 13:59

Calma JAM

Só vou intervir pois percebo a posição do JAM e gostaria que se manteve-se activo.
Não deixo de lamentar que por vezes nos
nossos comentários de "autoflagelação" nacional nos agridemos uns aos outros inconscientemente.
Devagar se vai ao longe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 111
Registado: 9/11/2007 9:42
Localização: 20

por Ulisses Pereira » 19/12/2007 13:27

Exactamente cibmic. No Caldeirão sempre houve tradição de alguns off-topics sopbre este género de temas bastante interessantes. Tudo com conta, peso e medida.

Agora vir voltar a pegar em divergências de há 3 semanas atrás para "incendiar" de novo o tema para mim é querer eternizar uma discussão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Tenham calma, pá

por cibmic » 19/12/2007 12:29

JAM and all:

Não costumo particpar neste forum, mas sou leitor mais ou menos assíduo.

Mas uma coisa que me custa compreender é que as pessoas afinem só por causa de ideias.

Tem calma JAM.

De qq forma a produtividade é um tema importantíssimo. Sem ela não poderemos melhorar o país, nem ter mais dinheiro no bolso.
E para termos produtividade temos de mudar muita coisa no país - enfim, essencialmente o ensino (que é marxista, de pensamento quase único, incompetente ... leiam por favor o livro do Nuno Crato: o Eduquês em Discurso Directo).

Claro que num forum de bolsa não podemos discutir essencialmente estes temas, mas de vez em quando... tb dá, e o Ulisses tb não diz que não, só diz é para não se estar sempre a insistir no mesmo tema.
 
Mensagens: 97
Registado: 29/11/2007 2:38
Localização: 16

por Sei lá » 19/12/2007 11:13

Pata-Hari Escreveu:Estou aterrada, JAM. É que nenhum de nós mudou nenhum argumento e continuamos todos a dizer-te o mesmo. Se agora estás de acordo, tant mieux.


A diferença é que agora não vens aqui dizer que os trabalhadores portugueses são preguiçosos e que não são produtivos por sua própria culpa.

Ontem dei-me ao trabalho de reler velhas discussões para não opinar em vão, e não coloquei aqui citações suas, porque a ultima vez que coloquei citações de alguém fui acusado de só mostrar o que me interessava.

No entanto realço que já na altura a Pata referiu a formação como a base do sucesso de um país, opinião que naturalmente concordo e concordei (não sei se esse pormenor lhe escapou...). Por ver essa sua opinião, e a seguir vê-la atacar ferozmente os trabalhadores portugueses e acusá-los da forma que acusou, é que fiquei algo chocado e reagi como reagi. Mas repito, gosto de ver a discussão da forma que agora está, mesmo não concordando com algumas coisas, acho que se olha para o problema como deve ser. Se repararem ninguém disse que os trabalhadores não são produtivos porque não querem... só por isso já leva um rumo melhor.

Caro Ulisses

Esteja descansado que eu não eternizarei nenhum discussão no Caldeirão. Podem ficar tranquilos com as vossas análises técnicas e com as vossas discussões técnicas, e acima de tudo com o vosso grupo elitista que faz parte das pessoas de bem, que estão bem, são os melhores, os mais dotados, os mais inteligentes, os mais sabedores, os que verdadeiramente trabalham, os unicos que enfrentam verdadeira competição a trabalhar, e principalmente as unicas pessoas que souberam aproveitar as oportunidades que surgiram. Nem sei porque é que alguns dos que aqui escrevem não estão na politica, sempre contribuiriam para melhorar Portugal.

Afinal isto é um forum de bolsa e para quê estarmos a discutir os problemas do país, especialmente os sociais? Desde que tenhamos o nosso pujante salário no bolso o mundo corre bem não é?

Fiquem bem e ate sempre. Um incómodo teimoso acaba de deixar a participação activa neste forum.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 942
Registado: 19/7/2007 0:21
Localização: 14

por lutav » 19/12/2007 9:14

asae-mental Escreveu:Sr Lutav, esse exemplo das canetas BIC é um excelente exemplo de alta produtividade, mas neste caso devido ao produto em si mesmo,os pequenos produtos, são à partida uma formula de sucesso, dou como exemplo as pastilhas, as bolachas e produtos alimentares desse genero, os pregos, parafusos, as canetas , os lapis, e por ai fora.

Esse exemplo não tem comparação com o exemplo irlandês, porque enquanto a irlanda vende x numero de chips as BIC vendem y numero de canetas e produtos com essa marca ,fica por dizer quanto vende um e quanto vende outro, esses dados não foram disponibilizados, já que deu esse exemplo até seria interessante saber esses dados.


um gajo vai jantar fora, e isto avança logo bastante...

ja muito foi disto, mas o mental (até pelo condescendente "Senhor"), merece concerteza a minha atencao matinal (aproveitar que tou a dormir ainda :mrgreen:).

O exemplo que dou, e que todos perceberam, e que vem atras da citacao do Keyser (e posterior acrescento da Pata), tem a ver com: produtos que acrescentam MAIS VALOR! Logo, tem a ver com a nossa capacidade, de podermos produzir produtos mais complexos com maiores margens (que por sua vez, depende muito da formacao LATA da populacao - como alguem disse, POPULACAO é POPULACAO, nao é só os gajos que apertam porcas!).

E claro, dou o exemplo da Irlanda (sim, como é inventado, eu até podia ter posto a fabrica de chips no Tibete) porque é um BOM EXEMPLO de cooperacao estratégica entre os 3 principais actores sociais, com acordos trienuais ao longo de mais 12 anos.

o engraçado mental, é que este post que cito teu, quase servia para mostrar o que é efectivamente iliteracia funcional (ver parte a bold e a sublinado! :shock:), que mostra que efectivamente nao percebeste o importante do que escrevi: produtos com valor acrescentado.


E se tu nao percebeste isto, e mesmo que sejas empreendedor como nunca visto, vais se calhar investir, numa porcaria de uma actividade de pastilhas, e vais "desperdicar" o teu empreendorismo (grosso modo) de forma ingloria.

espero ter-me explicado de forma melhor;

bom dia


PS - "asae mental" é lindo!!! :wink:


edit: nao faço refencia à Chip_nao_sei_das_quantas.... ja foi tudo dito: uma árvore é uma árvore.... mas uma floresta, sao muitas arvores... :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por Pata-Hari » 19/12/2007 8:01

Estou aterrada, JAM. É que nenhum de nós mudou nenhum argumento e continuamos todos a dizer-te o mesmo. Se agora estás de acordo, tant mieux.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 19/12/2007 1:58

JAM, espero que não eternizes esta discussão no Caldeirão. É apenas isso que te peço.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Sei lá » 19/12/2007 1:48

Gostaria de deixar aqui o meu agrado porque finalmente começo a ver as pessoas discutirem verdadeiramente os problemas da produtividade.

Quando há 3 semanas me cairam em cima por eu defender insistentemente que a falta de produtividade não era só culpa dos trabalhadores portugueses, pensei que já não conhecia o país em que vivia. Até mal educado me chamaram...

Mas agora vejo que a coisa mudou e até a PataHari já não vem escrever que os trabalhadores portugueses são preguiçosos e ficam à espera que tudo lhes caia do céu e que os empresaário é que são os coitados porque correm o risco a investir capital e criar empresas.

Algum dia estas discussões teriam de começar a levar um rumo correcto. :mrgreen:

Vou dormir :mrgreen:
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 942
Registado: 19/7/2007 0:21
Localização: 14

por redhot » 19/12/2007 0:36

Produtividade é por exemplo isto:

eu recebia as facturas da TV Cabo por correio.

Processo:

- TV Cabo emite lotes de facturas para a impressora.
- a impressora faz os envelopes com as facturas (ou alguem as coloca manualmente no envelope).
- agarram nas facturas e colocam nos correios.
- os correios levam as facturas ao centro de distribuição mais próximo.
- os correios transportam as facturas por todo o país aos centros de distribuição.
- o correio da zona vai ao centro de distribuição levantar o saco com as cartas.
- desloca-se a minha casa na sua ronda diária e coloca-me a factura na caixa do correio.
- quando eu chego a casa sou obrigado a ir à caixa do correio e vejo lá a carta da TV Cabo.
- Transporto a carta para casa abro o envelope.
- Deito o envelope no lixo.

Quanto dinheiro é que isto custou?... Desde o papel gasto aos ordenados pagos aos intermediários (por imputação de custos em relação ao envio de uma carta)?...


Novo processo:

- Recebo um email com assinatura digital com a factura da TV Cabo.

Isto é transformar um processo que envolve dezenas de pessoas intermediárias num processo simples. ISTO É PRODUTIVIDADE!!!!!

Mas para conseguir fazer isto é necessário "knowledge". Neste caso informático.

Por isso digo: produtividade é directamente proporcional aos nossos conhecimentos. Quanto mais souberem e estudarem mais produtivos serão (se quiserem claro...).
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1075
Registado: 20/3/2007 18:26
Localização: Zoo de Lisboa, Jaula 4

por atomez » 18/12/2007 23:43

asae-mental Escreveu:O mesmo emprego na espanha o 2º trabalhador ganha 1000 euros mais comissoes qual a motivação?

A motivação conta muito pouco para a produtividade.

Pode contar em casos muito particulares e a curto prazo, mas se queres aumentar a produtividade em 3% ao ano durante 20 anos não é com motivação que lá chegas.

A motivação também conta para é para "dar o salto" e começar a fazer coisas novas, mas daí em diante há outras coisas qua contam muito mais.

Quais? Processos de trabalho. Tecnologia. E acima de tudo, produzir produtos e serviços com maior valor para o cliente.

Dou-te um exemplo muito concreto que se passou na minha actividade - uma assistente comercial fazia 10 propostas para clientes por dia. Passou a fazer 100 por dia. Um aumento de produtividade de 1000%!

Por mais motivação que tivesse nunca o conseguia se continuasse a trabalhar como dantes. Como foi possível? Mudando o processo de trabalho e aplicando tecnologia informática. Em vez de ter de procurar preços de produtos, escrever a proposta em processamento de texto, imprimir e enviar por fax, passou a usar uma aplicação para indicar part numbers e quantidades e com um click enviar a proposta devidamente formatada em PDF por email.

De 1 hora para fazer uma proposta passou a 5 minutos.

Mas nem isso é o mais importante para a produtividade. O mais importante é produzir produtos ou serviços de maior valor para o cliente.

E o valor de uma coisa é aquilo que alguém está disposto a pagar por ela.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por rpmt » 18/12/2007 23:20

Agora um aparte como estamos no Natal, e muita gente se calhar pensa numa maquina fotografica aqui vai um site muito bom:

http://www.dpreview.com/

e mais este que não tem haver com fotografia mas tambem é muito bom

http://www.eusou.com/

Espero que seja util
 
Mensagens: 302
Registado: 14/11/2006 17:47

por rpmt » 18/12/2007 23:03

Red hot
tens razão naquilo que dizes, mas agora vejamos se os empresários sem formação, a quiserem ter, também não há.
Devia haver cursos condensados com matéria que fosse essêncial e que os prepara-se para uma melhor gestão.
Lembrei-me agora quanta gente há que quer abrir um negocio,e não sabe como geri-lo e outros falham porque não tem conhecimentos de gestão.
E isto que falta no mercado de trabalho as pessoas não tem formação, por muitas razões na vida não interessa, é necessario criar ferramentas para que todos possam progredir.
 
Mensagens: 302
Registado: 14/11/2006 17:47

por rpmt » 18/12/2007 22:56

Dou aqui um exemplo que até ja devem ter ouvido.
No norte havia desempregados que receberam formação e passaram a tecnicos altamente especializados e estão a trabalhar no no Centro de excelência e inovação da industria automovel ( o tal onde foi feito o Vinci)isto é o exemplo de como se pode pegar em portugueses dar-lhes formação tecnica.
Mas não podemos dar-nos ao luxo de desperdiçar-mos mão de obra como se faz em Portugal uns são novos outro velhos e.... temos de aproveitar todos.
 
Mensagens: 302
Registado: 14/11/2006 17:47

por Pata-Hari » 18/12/2007 22:44

Um trabalhador ganha 420 euros {penso ser valor de retribuição minima} motivação X

O mesmo emprego, um trabalhador ganha 750 euros mais comissoes, ou premio qq que seja, motivação Y

O mesmo emprego na espanha o 1º trabalhador ganha 650 euros qual a motivação?

O mesmo emprego na espanha o 2º trabalhador ganha 1000 euros mais comissoes qual a motivação?



Um tipo produz 10 batatas, outro 30. Porque há um terceiro tipo que aprendeu como fazer mais batatas na mesma terra e consegue portanto pagar ordenados maiores ao tipo que cava a terra. Aliás, melhor exemplo é a azeitona e a produção de azeite: é exactamente isso que os espanhois estão a fazer na nossa terra. Na mesma terra ganham dinheiro onde os tugas perderam dinheiro nas mesmas azeitonas. É assim tão complicado entender que o dinheiro não cresce das árvores e que não aparece da boa vontade do terceiro tipo só e apenas?!
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Hawk66, iniciado1, mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, SA Traffic e 53 visitantes