BdP a tentar demissão de administração de BCP?
BCP
Ulisses Pereira Escreveu:Aqui parece-me que o que poderá estar em causa é gestão danosa. E são processos de accionistas com base neste pressuposto que acredito que começarão a aparecer.
Não me parece que a compra de acções próprias possa ser considerada gestão danosa pois ela, no fim de contas, destinou-se a sustentar a cotação do título.
Repara que o que está em causa é mais "não ter sido comunicado ao mercado" e pode ser que também seja ilícito "comprar acções próprias durante um AC".
De qualquer forma se a compra de acções próprias pode ter gerado prejuízos nos AC's de 2001 e 2002 de certeza que não os causou no AC de 2003.
Normalmente todas as Administrações fazem aprovar nas AG's autorizações de compra de acções próprias até 10% e julgo que o BCP, nessa altura, tinha isso aprovado.
Quanto aos perdões de dívidas apenas li nos jornais 2 casos que me parecem distintos:
1) A do filho do Jardim Gonçalves de 15ME será com certeza um caso de favorecimento de um familiar do Presidente da Administração.
Mas, em termos percentuais no meio do crédito a clientes não tem qualquer relevância...
(e parece que até foi agora paga pelo papá)
2) relativamente à dívida da off-shore do Goes Ferreira haverá que averiguar se a off-shore era realmente dele ou se era uma das utilizadas pelo BCP.
A mim dá-me ideia que era do BCP mas posso estar enganado.
De qualquer forma se for mesmo do Goes Ferreira voltamos ao mesmo de não ter grande relevância em termos percentuais pelo que o resultado desse perdão, que pode ser considerado "gestão danosa", a dividir por tantas acções, não dará para grandes indemnizações.
(30ME dariam menos de 0,01/acção)
O mais curioso é que julgo que o Joe, por essa altura, nem tinha qualquer participação qualificada no BCP...
É duvidoso que possa receber uma indemnização por "gestão danosa" em tempos anteriores a ser accionista.
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Apesar do homem (JB) ser um destruidor de valor, numa coisa tem mérito, mostrar que os CA's não estão impunes e que os acionistas podem e devem questionar as decisões que eles tomam. Nos states processos contra empresas mal geridas ou que não acrescentam valor ao acionista são mato...
Brokas
- Registado: 29/11/2007 2:20
Na minha opinião, não. Há empresas que vão de aumento de capital em aumento de capital até à insolvência e mesmo assim é difícil de se provar que houve uma gestão danosa.
Se os factos que têm vindo a lume forem dado como provados, aí sim penso que será muito difícil que não seja considerado gestão danosa. A grande questão é saber se, nesse caso, os accionistas conseguirão receber alguma indemnização.
Um abraço,
Ulisses
Se os factos que têm vindo a lume forem dado como provados, aí sim penso que será muito difícil que não seja considerado gestão danosa. A grande questão é saber se, nesse caso, os accionistas conseguirão receber alguma indemnização.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Aqui parece-me que o que poderá estar em causa é gestão danosa. E são processos de accionistas com base neste pressuposto que acredito que começarão a aparecer.
Um abraço,
Ulisses
E não pode ser considerado gestão danosa o consequente aumentos de capital?
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
Eu só acho que se as empresas dos Gois Ferreira tiveram o perdão, todos os outros tem de o ter tambem.
Se não existisse o caso Gois Ferreira, nunca teria falado sobre este tema, até porque não me diz respeito, mas todos os do BCP quando vendiam as acções diziam que não havia risco e que era o melhor negóçio dos últimos anos. Claro que muitos incautos foram na tentação...
Felizmente, cortei relações com o BCP em 1998 quando queriam obrigar-me a ter um cartão de crédito BCP, apesar de mencionar diversas vezes que tinha um de outra institução desde sempre e não queria mais nemhum. Foi de tal maneira a insistênçia que perderam um cliente.
Se acham que isto está bem e é um bom serviço...
Se não existisse o caso Gois Ferreira, nunca teria falado sobre este tema, até porque não me diz respeito, mas todos os do BCP quando vendiam as acções diziam que não havia risco e que era o melhor negóçio dos últimos anos. Claro que muitos incautos foram na tentação...
Felizmente, cortei relações com o BCP em 1998 quando queriam obrigar-me a ter um cartão de crédito BCP, apesar de mencionar diversas vezes que tinha um de outra institução desde sempre e não queria mais nemhum. Foi de tal maneira a insistênçia que perderam um cliente.
Se acham que isto está bem e é um bom serviço...
Artur Cintra
Artur Cintra
jjgustavo Escreveu:Conheço pelo menos dois casos, em que o financiamento só foi aprovado porque o cliente comprou acções no amumento de capital. Não falem do que não sabem.
Mas no mercado só havia o BCP a quem recorrer para pedir empréstimos??
cumps
user[/quote]
Caro jjgustavo,
É claro que não. No mercado há sempre alternativas, mas você não conhece é os problemas que podem estar por trás de uma decisão destas. E isso não invalida que o condicionamento que na altura esses clientes sofreram fosse ilegal. "Ah você quer este financiamento? Então compre-nos aqui uns milhares de acções que estamos a precisar de papel..." É para isso que deveria servir o Bdp e os milhares de euros que aquela adminsitração nos custa por mês, para fiscalizar estas vigarices, e no entanto...
Brokas
Brokas Desinvest Escreveu:Viva,
Conheço pelo menos dois casos, em que o financiamento só foi aprovado porque o cliente comprou acções no amumento de capital. Não falem do que não sabem.
Isso não elimina o poder de decisão ao cliente. Primeiro, ele pode rejeitar. Segundo, existem muitas outras instituições bancárias.
Se um cliente bancário aceitasse tudo o que o banco lhe sugere ou cedesse a essas pequenas pressões/condições estava atolado em cartões de crédito, PPRS e créditos pré-aprovados.
Eles têm objectivos a cumprir, mas o cliente tem de saber o que faz senão sujeita-se.
- Registado: 29/11/2007 14:05
A questão aqui não é só essa, mas porque é que uns tiveram de pagar os empréstimos que contraíram para adquirir as acções à taxa de juro fixada para esse empréstimo (incluindo colaboradores do banco) e a outroa accionistas foram perdoados os juros desses empréstimos. A ser verdade é uma discriminação de uns accionistas perante os outros.
Para além disso é necessário averiguar se existiram transacções efectuadas por offshores ligadas ao banco que andaram a comprar acções e permitiram que as cotações se mantivessem estáveis na altura dos aumentos de capital. Isso, pelo menos, tentativa de manipulação do mercado.
bn
ps - tenho uma posição no bcp
Para além disso é necessário averiguar se existiram transacções efectuadas por offshores ligadas ao banco que andaram a comprar acções e permitiram que as cotações se mantivessem estáveis na altura dos aumentos de capital. Isso, pelo menos, tentativa de manipulação do mercado.
bn
ps - tenho uma posição no bcp
- Registado: 27/5/2007 23:05
Conheço pelo menos dois casos, em que o financiamento só foi aprovado porque o cliente comprou acções no amumento de capital. Não falem do que não sabem.[/quote]
cumps
user
cumps
user
- Registado: 3/12/2007 11:12
Ulisses Pereira Escreveu:Nisso, também concordo convosco. Mas o que está aqui em causa são as outras supostas irregularidades. É isso que está na base de todas estas investigações. E é por elas que a Administração vai cair.
Um abraço,
Ulisses
Caro Ulisses eu pessoalmente acho positivo que esta administração seja afastada, isto porque podem vir nomes de peso tomar conta desta baralhada toda, fala-se muito no actual ceo da CGD, no entanto ponho as minhas dúvidas relativamente à tomada de lugar por Santos Ferreira, mas nunca se sabe...
Uma nova administração acho que seria bastante positiva para o BCP na medida em que iria fazer uma espécie de "refresh" ao banco...Mas até lá acho que muita agua ainda vai correr..

- Registado: 5/12/2007 16:26
acintra Escreveu:USA Boy Escreveu:
Esses accionistas que reclamam terem sido enganados, deviam era estar calados. Foram forçados? Não sabiam o que estavam a fazer? Era o que faltava serem indeminizados pelas menos-valias.
Cumps.
Não foram forçados, mas a insistênçia dos comerciais e dos gerentes de balcão foi de tal forma intensa e enganadora que muitos cairam na "esparrela".
afirmavam que não tinha risco nenhum e houve muito gente que se endividou para comprar BCP e depois fizeram sucessivos aumentos de capital.
Viva,
Conheço pelo menos dois casos, em que o financiamento só foi aprovado porque o cliente comprou acções no amumento de capital. Não falem do que não sabem.
Brokas
[quote="acintra"]Os clientes do BCP que foram enganados, quando compraram acções do banco através de crédito e que depois perderam o dinheiro todo e ainda tiveram que pagar o que deviam, estão a ganhar força com esta confusão toda.
Uma coisa não percebe: os Clientes que compraram as acções foram obrigados, ameaçados, chantageados ?
Quando elas baixaram de valor, foram impedidos de as vender? há provas disso??
Havia garantias do próprio banco que as acções não iriam descer. Existe algum documento onde isso conste?No contrato de empréstimo para aquisição de acções havia alguma cláusula que salvaguardasse o Cliente de perdas potenciais?
Porque é que até ao momento ng viu o BCP condenado em tribunal( pelo menos que se saiba ) a indemnizar accionistas??? E continuo na mesma, as pessoas quando compram acções, são inconscientes ao ponto de assumir essa compra sem risco de perda de capital?
cumps
user
Uma coisa não percebe: os Clientes que compraram as acções foram obrigados, ameaçados, chantageados ?
Quando elas baixaram de valor, foram impedidos de as vender? há provas disso??
Havia garantias do próprio banco que as acções não iriam descer. Existe algum documento onde isso conste?No contrato de empréstimo para aquisição de acções havia alguma cláusula que salvaguardasse o Cliente de perdas potenciais?
Porque é que até ao momento ng viu o BCP condenado em tribunal( pelo menos que se saiba ) a indemnizar accionistas??? E continuo na mesma, as pessoas quando compram acções, são inconscientes ao ponto de assumir essa compra sem risco de perda de capital?
cumps
user
- Registado: 3/12/2007 11:12
USA Boy Escreveu:Esses accionistas que reclamam terem sido enganados, deviam era estar calados. Foram forçados? Não sabiam o que estavam a fazer? Era o que faltava serem indeminizados pelas menos-valias.
Quanto ao perdão a Goes Ferreira e outros, claro que estou contra e ainda bem que isso está a ser investigado.
Quanto a JB gostava de saber se depois do concurso "vamos ver quem compra mais bcp" o BCP tivesse continuado a subir até aos 5 ou 5.50, se ele estaria tão interessado em expor os podres do bcp e a brincar ao pequeno herói dos pequenos accionistas e trabalhadores.
Cumps.
Concordo plenamente caro USA boy.. Os investidores que subscreveram as acções deveriam saber o que estavam a fazer.. acções implicam risco.. risco pode implicar menos valias... pedir empréstimos para comprar acções?! .....

Quanto ao sr. berardo.. este não faz mais do que zelar pelos seus interesses.. acho incrível como é que ninguém decide investigar este homem.. Desde "pseudo-opas" a clubes de futebol(SLB), a sua magnifica fundação cheia de arte e mais arte.. tudo para encobrir o óbvio.. enfim é o país em que vivemos..
Bons negócios

- Registado: 5/12/2007 16:26
USA Boy Escreveu:
Esses accionistas que reclamam terem sido enganados, deviam era estar calados. Foram forçados? Não sabiam o que estavam a fazer? Era o que faltava serem indeminizados pelas menos-valias.
Cumps.
Não foram forçados, mas a insistênçia dos comerciais e dos gerentes de balcão foi de tal forma intensa e enganadora que muitos cairam na "esparrela".
afirmavam que não tinha risco nenhum e houve muito gente que se endividou para comprar BCP e depois fizeram sucessivos aumentos de capital.
Artur Cintra
Artur Cintra
acintra Escreveu:Os clientes do BCP que foram enganados, quando compraram acções do banco através de crédito e que depois perderam o dinheiro todo e ainda tiveram que pagar o que deviam, estão a ganhar força com esta confusão toda.
Se houve o perdão ao Gois Ferreira a ás suas empresas, todos os outros accionistas tem direito de ter as mesmas condições.
Caso aconteça aonde é que o BCP vai parar?
Em que posição fica o JBerardo? Se por um lado diz que quer defender os pequenos accionistas a terem os mesmos direitos, por outro está a perder dinheiro.
Estou convencido que uma das razões da fusão não ter avançado, foi os podres do BCP e que o BPI passou a saber na integra.
Mais uma péssima jogada do BCP e óptima do BPI. Acho Eu.
Quanto ao perdão a Goes Ferreira e outros, claro que estou contra e ainda bem que isso está a ser investigado.
Quanto a JB gostava de saber se depois do concurso "vamos ver quem compra mais bcp" o BCP tivesse continuado a subir até aos 5 ou 5.50, se ele estaria tão interessado em expor os podres do bcp e a brincar ao pequeno herói dos pequenos accionistas e trabalhadores.
Cumps.
- Registado: 29/11/2007 14:05
Os clientes do BCP que foram enganados, quando compraram acções do banco através de crédito e que depois perderam o dinheiro todo e ainda tiveram que pagar o que deviam, estão a ganhar força com esta confusão toda.
Se houve o perdão ao Gois Ferreira a ás suas empresas, todos os outros accionistas tem direito de ter as mesmas condições.
Em que posição fica o JBerardo? Se por um lado diz que quer defender os pequenos accionistas a terem os mesmos direitos, por outro está a perder dinheiro.
Estou convencido que uma das razões da fusão não ter avançado, foi os podres do BCP e que o BPI passou a saber na integra.
Artur Cintra
Artur Cintra
JAM, concordo com a primeira parte do teu post, não com a última. A verdade é que, havendo queixas na Procuradoria Geral da República, os processos de investigação têm que avançar. E, provavelmente, já avançaram.
Pelo facto de, noutras instituições, não haver denúncias, não podemops fechar os olhos ao que está a acontecer no BCP. E com a Procuradoria e com a SEC já envolvidas no processo, estou certo que ocnheceremos a verdade.
Um abraço,
Ulisses
Pelo facto de, noutras instituições, não haver denúncias, não podemops fechar os olhos ao que está a acontecer no BCP. E com a Procuradoria e com a SEC já envolvidas no processo, estou certo que ocnheceremos a verdade.
Um abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dragon56, Ferreiratrade, Hawk66, iniciado1, mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, SA Traffic e 62 visitantes