Caldeirão da Bolsa

mais e menos valias o que fazer? com exemplo prático

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 22/12/2007 0:30

Quanto à questão das mais valias/menos valias, sim, podes vender e comprar as perdedoras para compensar os ganhos da galp.

Quanto aos fundos (presumo que os tenhas depositados cá, num banco em Portugal), quando os venderes, ser-te-à retido o imposto devido ao estado. Nos fundos nacionais isso até é feito automáticamente na cotação que vês diáriamente. De qualquer modo, to make a long story short, não tens que te preocupar ou fazer o que quer que seja com os fundos a não ser que os tenhas no estrangeiro (e aí as obrigações são outras).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Menos valias vrs mais valias

por pedropinto1 » 21/12/2007 23:53

Boa noite,

No desenrolar este topico quero colocar a seguinte questão e caso pratico:

- Comprei X acções na OPV da Galp e vendi-as por cerca de 12 euros, realizando mais valias (- de 1 ano)

- Neste momento sou um dos muitos "entalados" com o BCP e a sua amiga TDU. A minha questão seria:

- Para minimizar as mais valias da GALP não seria possivel vender TDU ou BCP (por forma a anular as mais valias) e recomprar novamente as acções ?

E relativamente aos fundos, declara-se as mais valias ou não ?

Muito obrigado

Bom Natal e prospero ano novo

Registado: 21/12/2007 23:40

Desculpem ser chato mas

por mfsf » 21/12/2007 15:33

algum dos colegas de forum que já investe em bolsa há mais tempo e já passou por esta questão o que fez? e foi a melhor solução :?: desculpem insistir neste tema mas parece-me importante para todos. Abraços e bons negocios :lol:
"Master Blaster is the Owner of the City Fair" - Citação de Tina Turner em "Mad Max 3 - Beyond the Thunderdome"

Registado: 24/4/2007 16:33

Obrigado a todos!

por mfsf » 21/12/2007 10:34

Pelo menos fiquei mais esclarecido. Já tenho uma ideia do que fazer. As acções onde tenho menos valias são "fortes" :mrgreen: (apesar de agora levarem "porrada" a torto e a direito :lol: ). Penso que irão subir. A outra possibilidade de equilibrar a balança é fazer um donativo a uma Instituição do Estado (que é bonificada em 40%) e assim ficar "em casa" versus as mais valias. Fico "bem visto" e pago menos :mrgreen:
Abraços e bons negocios
"Master Blaster is the Owner of the City Fair" - Citação de Tina Turner em "Mad Max 3 - Beyond the Thunderdome"

por Jaimek » 21/12/2007 0:53

hugangelo Escreveu:Jaimek,

aconselho-te a ler esse tópico que indicaste até ao fim. Pela leitura que foi feita do CIRS (pelo ftomas e por mim) é mesmo preciso englobar também os rendimentos da Categoria E.

abraço.

Afinal esse tópico foi actualizado e não cheguei a ler os últimos posts que referem isso :oops:

Sendo assim, não vou poder assumir (nunca) menos-valias nas acções, já que em rendimentos de depósitos a prazo + fundos de investimento + certificados + etc., ascendem os 6 dígitos (além de possuir contas bancárias lá fora, mas com essas não deve haver problemas).

Registado: 21/9/2007 16:30

por hugangelo » 21/12/2007 0:43

Jaimek,

aconselho-te a ler esse tópico que indicaste até ao fim. Pela leitura que foi feita do CIRS (pelo ftomas e por mim) é mesmo preciso englobar também os rendimentos da Categoria E.

abraço.

Registado: 14/10/2007 19:31

por Jaimek » 21/12/2007 0:35

hugangelo Escreveu:queria só deixar um alerta. Caso as menos-valias sejam superiores às mais valias, até as podem englobar o que irá abater nas mais valias dos próximos anos. Há no entanto um senão... Terão que englobar também todos os rendimentos de capitais (Categoria E), como dividendos, juros de depósitos, fundos, etc... é apenas mais uma opção.

Estás enganado. Isso é o que muitos pensam, mas aqui neste tópico poderás verificar que estás enganado: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59368
Editado pela última vez por Jaimek em 21/12/2007 0:50, num total de 1 vez.

por hugangelo » 21/12/2007 0:25

Boa noite!

realmente a estratégia parece boa. eliminar as mais-valias tributáveis com as menos-valias e depois pró ano logo se vê como vão estar os mercados. Não tenho nada contra (pelo contrário), mas parece-me que depende da lógica do investidor (como aliás quase tudo).

queria só deixar um alerta. Caso as menos-valias sejam superiores às mais valias, até as podem englobar o que irá abater nas mais valias dos próximos anos. Há no entanto um senão... Terão que englobar também todos os rendimentos de capitais (Categoria E), como dividendos, juros de depósitos, fundos, etc... é apenas mais uma opção.

Registado: 14/10/2007 19:31

Re: Há um problema nesta estratégia...

por OLDMAN » 20/12/2007 23:54

master blaster Escreveu:é que ao vender e comprar, de facto eu tenho as menos valias registadas. E neste ano não tenho mais valias. No entanto passei a ser alvo de mais valias potencialmente superiores sobre as acções acabadinhas de comprar... :shock: Ou seja, na realidade eu não pago mais valias já mas corro o risco de as pagar, em numero mais elevado no ano seguinte. Não sei mesmo o que fazer :roll: :roll:

...pagar e morrer,... :roll: quanto mais tarde melhor! :mrgreen:

Abraço
OLDMAN
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca

Registado: 22/2/2006 0:39

por Garfield » 20/12/2007 22:10

Jaimek Escreveu:Caro enologo,

Ao neutralizar as suas mais-valias, está a poupar únicamente 10% da carga fiscal do IRS:

Imagine que tem uma mais valia actual de 5.000 Euros. Iria pagar 500 Euros de Imposto.
Contudo, tem títulos em carteira, que, ao vender, as mais valias reduzem-se a 1.000 Euros, o que significa que vai pagar 100 Euros.

Se por outro lado ficar com os títulos mais de 1 ano (e nessa altura já deve ter recuperado as suas menos-valias), deixará de pagar os 10% de imposto. E é esta táctica que eu uso, pois sou invisto a médio/longo prazo.

basicamente é escolhe entre poupar 400€ em IRS ou assumir 4.000€ de perdas que por enquanto sao apenas potenciais e que podem ( ou não ) tornar-se em futuras mais valias.

antes de se preocupar com os 400€ de IRS acho que devia preocupar-se com os 4.000€ de perdas e avaliar se têm possibilidade de se tornarem mais valias futuras ou pelo contrario tornarem-se ainda mais penosas.

neste ultimo caso deve concerteza aproveitar a infelicidade do negocio para reduzir o encargo fiscal mas no primeiro cenario é de longe preferivel aguardar pela inversao do negocio.

Registado: 9/2/2005 4:29

por enologo » 20/12/2007 19:52

Jaimek Escreveu:Se por outro lado ficar com os títulos mais de 1 ano (e nessa altura já deve ter recuperado as suas menos-valias), deixará de pagar os 10% de imposto. E é esta táctica que eu uso, pois sou invisto a médio/longo prazo.

E se não tiver recuperado dessas menos-valias?, passa esse "1 ano", não as deduzi no entretanto, e depois também não me adianta deduzir, pois não vai abater as mais-valias entretanto, potencialmente, feitas!
Neste caso, eu jogo pelo seguro, como não sei o que lá vem, prefiro não pagar as mais-valias actuais!
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!

Registado: 1/11/2006 11:28

Há um problema nesta estratégia...

por mfsf » 20/12/2007 19:48

é que ao vender e comprar, de facto eu tenho as menos valias registadas. E neste ano não tenho mais valias. No entanto passei a ser alvo de mais valias potencialmente superiores sobre as acções acabadinhas de comprar... :shock: Ou seja, na realidade eu não pago mais valias já mas corro o risco de as pagar, em numero mais elevado no ano seguinte. Não sei mesmo o que fazer :roll: :roll:

por Jaimek » 20/12/2007 19:03

Caro enologo,

Ao neutralizar as suas mais-valias, está a poupar únicamente 10% da carga fiscal do IRS:

Imagine que tem uma mais valia actual de 5.000 Euros. Iria pagar 500 Euros de Imposto.
Contudo, tem títulos em carteira, que, ao vender, as mais valias reduzem-se a 1.000 Euros, o que significa que vai pagar 100 Euros.

Se por outro lado ficar com os títulos mais de 1 ano (e nessa altura já deve ter recuperado as suas menos-valias), deixará de pagar os 10% de imposto. E é esta táctica que eu uso, pois sou invisto a médio/longo prazo.

por enologo » 20/12/2007 18:55

master blaster, eu faria (e estou a fazer) isso mesmo!
Se tenho menos-valias potenciais, e se tenho mais-valias já feitas, não vou pagar ao estado por essas mais-valias, vou "neutraliza-las".
De momento, não estou a re-comprar logo no segundo a seguir, mas quando delineei essa estratégia, foi um dos pontos que me lembrei, no entanto, agora vou aguardar por melhores pontos de entrada!
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!

Registado: 1/11/2006 11:28

Penso que não existe limite para as menos valias...

por mfsf » 20/12/2007 18:33

Navete Escreveu:Essas menos valias 10%, têm algum limite 500E, 1000E?

Pelo que sei. As mais valias é que pagam 10% :evil:

por Navete » 20/12/2007 18:29

Essas menos valias 10%, têm algum limite 500E, 1000E?

Registado: 29/10/2007 16:09

por Jaimek » 20/12/2007 18:19

Tens razão no que dizes, e realmente é isso que acontece perto do final do ano. Aliás, os movimentos ocorridos hoje poderão ser para esse efeito.

Eu também estou na mesma situação que tu, só que prefiro manter as acções em carteira durante mais de 1 ano (e consequentemente não pagar imposto).

mais e menos valias o que fazer? com exemplo prático

por mfsf » 20/12/2007 18:13

Antes de tudo desculpem abrir mais um tópico sobre este tema mas não encontrei o ultimo que enviaram. :oops:

O exemplo que apresento é seguinte:
1 - No ano de 2007 tive (até agora) mais valias de 3700€ e menos valias de 600€; saldo: 3.100€
2 - já percebi que o melhor será, caso nada se altere, optar pela tributação autonoma e pagar 10% de mais valias
3 - Tenho no entanto uma alternativa, e é aqui que necessito da vossa ajuda :mrgreen: - tenho em carteira acções que, se vendidas, eliminam esta mais valia
4 - a minha questão é: vale então a pena vender estas acções, ter a menos valia registada e comprá-las no segundo a seguir pagando apenas as despesas da operação. Será assim tão simples? ou estou a ver mal o filme :oops:
agradeço a vossa opinião.
Abraços e Bons negócios

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Hawk66, iniciado1, mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, SA Traffic e 60 visitantes