Caldeirão da Bolsa

Portugueses perderam poder de compra em 2006

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Portugueses perderam poder de compra em 2006

por Keyser Soze » 17/12/2007 13:51

Portugueses perderam poder de compra em 2006

O poder de compra do português médio registou uma quebra no ano passado, tendo descido para os 75% da média europeia, contra os 76% verificados em 2005. Segundo os dados hoje divulgados pelo Eurostat, Portugal encontra-se já abaixo da Eslovénia e da República Checa em termos de poder de compra, estando a Grécia bastante acima do nosso país.

Segundo os dados hoje divulgados pelo Gabinete Europeu de Estatística (Eurostat) relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) em termos do poder de compra, enquanto que os portugueses perderam poder de compra em 2006, ficando no mesmo valor que tinham em 2004, no mesmo período de tempo os gregos viram as suas possibilidades de compra aumentar de 97 para 98% da média europeia, valores semelhantes aos dos espanhóis, que passaram de 103 para 105% da média europeia.

Já os eslovenos se encontram confortavelmente acima dos portugueses, estando agora com 88% do poder de compra de um europeu médio, enquanto o poder de compra de um checo é de 79% da média da União Europeia (UE).

A mesma fonte adianta que, em 2006, o maior poder de compra na União Europeia foi registado no Luxemburgo (280% da média), seguido pela Irlanda (146% da média) e Holanda (131%).

O documento precisa que os valores do Luxemburgo são anormalmente altos devido ao facto deste país ter muitos trabalhadores activos dentro das suas fronteiras mas que residem noutro Estado da União, o que significa que estes contribuem para o PIB do país, mas não são contabilizados em termos de população para os efeitos destes dados macroeconómicos.

Na UE, os poderes de compra mais baixos pertencem de longe à Bulgária (37%) e à Roménia (39%), surgindo em antepenúltimo lugar a Letónia, com 54% da média europeia.

De todos os países da União Europeia, de 2005 para 2006 foram registadas quebras no poder de compra em mais oito países para além de Portugal, nomeadamente na Bélgica, Dinamarca, Alemanha, França, Itália, Chipre, Áustria, Suécia e Reino Unido.


Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3299
Registado: 8/2/2006 17:32

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO e 45 visitantes