Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

médias móveis exponenciais - curiosidade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 28/4/2003 0:28

Viva RED,

trouxeste ao forum um tema interessante.

Trata-se de uma curiosidade, mas é interessante fazer referência a estas curiosidades pois os fundamentos da AT (porq tem fundamentos matemáticos e estatísticos, registe-se) são importantes para a qualidade da análise.

Por exemplo, é diferente a análise de alguém que olha para um indicador e faz uma análise empírica da análise de outro alguém que conhece o comportamento do indicador e percebe porque ocorrem determinados <i>events</i> no indicador (ou porq é q é determinado indicador é melhor/pior do que outro porq filtra/introduz determinadas anomalias).

No caso da MME, o número de dias é uma aproximação: os dias que se considera que têm um peso relevante no valor actual da MM (os restantes dias para trás <i>ad infinitum</i> influenciam o valor mas com pesos sucessivamente inferiores e portanto, desprezíveis). No entanto, é um valor convencionado, a uma MME20 tanto se lhe podia chamar MME19 como MME21 (depende se consideramos que o dia 19, 20 ou 21 ainda tem um peso relavante no valor da MME).

Já agora, a principal vantagem das MME face às MMS (simples), principalmente mas tb ainda um pouco em relação às MMP (pesadas) é o facto de um salto (um <i>gap</i> por exemplo) na cotação há <i>xis</i> dias atrás não provocar um desvio «brusco» na MM porque num dia entrava no seu cálculo e no dia seguinte já não entra. Nas MME ele entra e entrará sempre, mas à medida que o tempo passa cada vez pesa menos até pesar praticamente zero. Portanto, não existe um dia em que ele saia fora do cálculo. Resultado, a MME é mais <i>smooth</i> em comparação com as outras duas.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

médias móveis exponenciais - curiosidade

por Red » 27/4/2003 23:57

Sabiam que existem duas fórmulas diferentes para calcular as médias móveis exponênciais?
Eu já tinha ouvido falar disso mas hoje fui investigar e fiquei a saber... como me vou esquecer rapidamente, vou escrever aqui para quando precisar, vir ver como é :idea: :lol:

ao contrário da média móvel simples e pesada (weighted), que pega num certo numero finito de valores passados, por exemplo os 5 últimos valores, e dá um peso diferente a cada um deles (iguais na simples), na exponencial o que é feito é pegar numa percentagem do ultimo valor calculado e uma percentagem do valor actual.
A consequência é que mesmo que seja uma MME de 5 dias, ao fim de 1000 dias (ou barras), o valor da primeira barra ainda tem influência, apesar de muito muito pouca! Isto tem uns nomes técnicos que eu não sei...

Falar de MME de n dias não faz muito sentido já que esse número de dias é apenas uma referência, o importante no cálculo é a percentagem do dia anterior (ou barra) que é usado no cálculo da MME do dia actual.
Se for uma MME de 5 dias, a percentagem do dia anterior a usar é de 66.6% e a percentagem a usar do dia actual é de 33.3% (0.33), uma constante de suavização.

há duas formulas para calcular esta constante, e é por isso que há duas hipoteses para calcular as MME.

:arrow: A mais comum e usada no Metastock: Constante = 2 / (periodo +1).
:arrow: A outra formula: Constante = 2 / periodo;

e finalmente a formula para calcular a MME:

MME de hoje = [valor de hoje] * [constante] + ([MME de ontem] * (1 - constante) )

para uma MM de 5 dias, a influencia de cada dia passado seria:

Hoje: 33.33%
Ontem: 22.22%
Há 2 dias: 14.81%
Há 3 dias: 9.88%
Há 4 dias: 6.58%
Há 5 dias: 4.39%
Há 6 dias: 2.93%
Há 7 dias: 1.95%
Há 8 dias: 1.30%
Há 9 dias: 0.86%

e por aí fora, multiplicando por 0.67. Estes 10 dias já são responsáveis por 97.39% do valor actual da MME de 5 dias, o resto até aos 100% vem dos outros dias anteriores, até ao início dos tempos! Claro que na prática isto não é possível pelo que se começa por calcular uma média móvel simples para primeiro valor!

red.

Registado: 6/11/2002 15:42

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Carrancho_, OCTAMA, Phil2014, VALHALLA e 143 visitantes