Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP cai. Para quê inventar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ulisses.

por Viana » 23/4/2003 0:58

Quem ganhou mais de 30% no BCP? FAcil, os curtos. O SCH e outros que afundaram o titulo, Toda a gente sabe da posicao que o SCH tinha curta no papel e da forma escandalosa como esmigalhou o papel, de tal maneira, que a certa altura, sem ninguem para lhes fazer REPOS, teve de comprar no mercado para ter papel para esmigalhar. Enfim... Eu digo isto nao por estar chateado com a posicao do SCH ou ter perdido dinheiro como o titulo, porque feitas as contas, foi um dos titulos onde mais facturei, curto claro, mas por ver um BCP desacreditado apenas porque o "manipularam". Tenho uma pequena posicao em BCP na conta de uma amigo onde faco umas brincadeiras e e longa a 1.30, salvo o erro. E so nao entro em BCP para cima a todo o vapor, pois acredito que, depois dos curtos fechados, ha quem se esteja alongar e enquanto nao encher o papo o BCP nao sobe.
Viana

já agora...

por Info » 22/4/2003 23:10

.. o BCP vai fazer amanhã (pelas 15h) uma apresentação mais pormenorizada dos resultados e perspectivas... com analistas claro.

Cump.
Info

por zé povinho » 22/4/2003 22:47

espantoso como tudo de "engole" daquilo que o Sr. Jardim diz...

desde quando é que os resultados das empresas, de qualquer empresa, são comparados com o trimestre anterior?

sempre e em todo o lado que é empresa minimamente gerida, a comparação é feita com o mesmo período do ano anterior.

isto em empresas com gestão, o que parece ser cada vez menos o caso do BCP.

aqueles comunicados e conferências de imprensa já parecem mais feitos por politicos que por gestores.

Registado: 4/11/2002 23:38

por Oeiras » 22/4/2003 22:25

JAS

Se te referes à última sexta-feira não houve bolsa.
Quanto à sessão de hoje, a rapidez com que se quebrou 1,26 1,25 e 1,24 por essa ordem de ideias, não consigo imaginar que estejamos num periodo de consolidação, agora que a lógica da evolução do título aponte para uma consolidação, bem aí não questiono, o que me parece é que não há interesse que o título caia a pique, até para ver como se vai reagir a estes resultados, por isso até acredito amanhã nalguma reacção matinal, mas se cair 2/3 ticks repentinamente, aí poderemos asistir a algum panic-sell.
Um abraço e boa sorte com as que tens em carteira.

Registado: 4/11/2002 22:29

p/ Oeiras

por JAS » 22/4/2003 22:13

Oeiras Escreveu:Já agora, qual o indicador que te permite dizeres que estamos numa "visível acumulação".

Tenho acompanhado os cofres e tenho visto limparem quantidades apreciáveis sem existirem grandes ordens visíveis.
(Mas nota que isso não aconteceu na 6ª feira passada e hoje não sei porque não acompanhei).

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Oeiras » 22/4/2003 21:14

JAS

Vamos supor que hoje pelas 15:00 estava com grande líquidez (por acaso até estava) ora como as cotações contemplavam maus resultados, e mesmo que eles fossem maus qualquer entrada era boa, porque se fossem bons excelente, é que sendo maus estavam descontados nesta descida, por isso quem não entrou no BCP não percebe nada disto, é melhor se dedicar a outra coisa.
Ou seja quem não entrou perdeu uma boa opurtunidade. Eu não vejo as coisas assim, mas também não vou manifestar para já mais nenhum parecer sobre o BCP.
Já agora, qual o indicador que te permite dizeres que estamos numa "visível acumulação".

Re

por Info » 22/4/2003 20:38

Boa noite... uma passagem rápida aqui pelo fórum para por a leitura em dia...

Olhando o que já saiu sobre as contas.. não apareceram desgraças nem surpresas... tudo dentro do minimamente previsível... apesar das consecutivas comparações com o último Trim.

Agora duas questões para a discussão:

1- estou curioso em ver as contas que o BCP apresentará nos States....

2- achei muito estranha esta saída do Sr JGonçalves, que me soa a que qq dia escolhe-se o 2º ou 3ºT ou o que mais convier:
"Em resultado da actual conjuntura económica, dominada pela guerra armada contra o Iraque, o BCP optou por fazer comparações com o último trimestre de 2002, ao invés, de comparar com o trimestre homólogo.

«O primeiro trimestre é mais comparável com trimestres mais próximos do que com os longínquos devido à conjuntura», explicou Jardim Gonçalves, presidente do BCP. Nesse sentido, salientou o crescimento dos lucros face aos últimos dois trimestres."

Cump.
Info

Re: BCP cai. Para quê inventar?

por JAS » 22/4/2003 20:10

Patrícia M. Escreveu:O pessoal aqui do fórum insistia que eram os pequeninos a vender e que os tubarões aproveitavam para comprar, enfim, a mesma história que já ouço há muito tempo. E o resultado? O BCP continua a cair. Para que é que tentamos arranjar justificações para explicar que não estamos a negociar bem?

Devo começar por explicar que tenho estado caladinho não por o BCP estar a cair mas apenas por razões profissionais...

Pois bem... A Tixa até tem razão e o BCP continua em queda.

De qualquer forma o volume tem sido pouco significativo e não tivemos até agora qualquer "panic sell" nem apareceram os milhões de pequenos accionistas a despachar as acções a qualquer preço.

A queda, em termos percentuais e partindo do preço de referência de 1,30 (correspondente a direitos a 0,12), é de apenas 4%.

Nada que assuste, por enquanto, mas reconheço que teria sido muito melhor entrar agora a 1,25 do que tê-lo feito a 1,30.

Patrícia M. Escreveu:Eu já fugi do BCP há uns meses. Fui uma das "pequenas" que vendi aos grandes e digo-vos que foi a melhor coisinha que fiz na vida, mesmo tendo que ouvir toda a gente dizer-me que eu estava a ser burra e a vender na pior altura.

A posteriori é fácil dizer se o negócio foi bom ou foi mau. Eu saí a 2,10 e também não estou arrependido mas, neste momento, não é isso que interessa.

O importante será analisar se é ou não bom negócio entrar a estes níveis ou se devemos manter as posições longas.

Em termos de AT nada aponta para uma entrada. Embora muita gente insista em olhar para gráficos onde não foram introduzidas as correcções devidas aos diversos aumentos de capital o certo é que, mesmo com as correcções, não se encontra qualquer sinal de entrada.

Em termos fundamentais temos o BCP numa situação desafogada com todos os rácios já corrigidos com a entrada de (muito) dinheiro fresco.

Temos também uns resultados trimestrais dentro das expectativas, maus em relação ao trimestre do ano anterior mas bons em relação ao último trimestre. Portanto, se até agora existia o "rumor" de que os resultados eram maus e isso provocou esta queda, agora já temos a "notícia" e deixam de existir os motivos.

Temos também tido, sem sombra de dúvida, uma visível acumulação.

Na minha mais que modesta opinião temos já muitos dos ingredientes necessários a uma inversão da tendência... Resta saber se já temos todos.

E convém não esquecer que é fácil ao BCP desencadear essa inversão. Tem cash que chegue e está autorizado a comprar acções próprias até ao máximo de 10%. Isso são "apenas" 320 milhões de acções...

JAS

P.S. Mantenho-me longo e cheio de BCP.

Registado: 5/11/2002 0:05

por Oeiras » 22/4/2003 16:06

Ulisses

Só se foi os que apanharam os migalhas no rátio, mas esses não justifica esta queda, porque as quantidades foram muito reduzidas, e também não estão a lucrar 30%, dá um pouco menos de 25%.

por Ulisses Pereira » 22/4/2003 15:24

Mas quem é que tem uma mais valia de 30%? Não percebi....

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

30% de mais valia e não se vende?

por vmerck2 » 22/4/2003 15:20

TA BOA ESSA!
vmerck2

BCP

por Zl4t4n » 22/4/2003 14:49

Caro Visitante

Mas se for anunciado hoje um novo aumento de capital como acha que os accionistas vao regir? vendendo, certo? Alias nao acha estranho estarem a vender continuamente no minimo historico?
Zl4t4n

Fazer um aumento de capital de 40%. e agora fazer outro?

por Visitante » 22/4/2003 14:35

Não acho lógica nisso...fazer um aumento de capital por partes!? quem faz um aumento de capital de 40% também o faz de 60% ou 80%...A não ser que a gestão do banco seja pouco clara...Ficava com muito mau crédito a gestão de um banco como o Bcp que depois de um aumento de capital viesse logo de seguida dizer que se tinha enganado nas contas e precisava de mais...acho que o aumento de capital é o necessário e não mais do que isso.
Visitante

patricia

por xxx » 22/4/2003 14:34

É um facto que vendeste bem a 1.90, mas nao te convenças que estás a ganhar por aí além com essa venda, uma vez que se tivesses mantido as acções terias que incorporar ás mesmas o ganho intrinseco do aumento de capital (que neste momento andaria à volta de 25% brutos (acções compradas a 1.00 e cotação a 1.25 - já as poderias ter vendido mais alto)
Taambem concordo com o facto de que a relação risco / recompensa neste momento, como foi referido por alguem antes de mim, é atractivo.
xxx

BCP

por Zl4t4n » 22/4/2003 14:24

e o pior é se anunciam outro aumento de capital... BCP a 1€ pode nao ser uma utopia
Zl4t4n

cêntimos é que está certo

por Visitante » 22/4/2003 14:21

Errata
Visitante

Quantos céntimos perdeste?

por Visitante » 22/4/2003 14:19

Acho que o mínimo deve rondar os 1.25€, para quem comprou no ultimo aumento de capital...se cair abaixo deste valor é porque a coisa está preta e saio também...caso contrário o up-side é muito grande. Não espero resultados estremamente negativos, mas claro que não sou nenhum advinho...se estiver certo ganho, se estiver errado saio com alguma perca.

Penso que o Bcp tem vindo a ser falado pela negativa agora que está a preços mais baixos... quando estava a preços elevados era tudo um mar de rosas e os pequenos a comprar. Agora que está a preços mais baixos é um mar negro tudo serve para deitar abaixo, é aumentos de capital, é racios, tudo serve....

Kisses :P
Visitante

por Patrícia M. » 22/4/2003 13:46

Vendi a 1,9 em Janeiro. E na altura dizia-se exactamente o mesmo que agora: Isto a este preço quase não tem risco, quem está a vender são os pequeninos, etc... Pois já caiu quase 40%.
Eu jurei que só voltava a comprar BCP quando houvesse sinais fortes que ia recuperar e até agora eles ainda não surgiram.
Jinhos,
Tixa

Registado: 25/2/2003 16:43

vendeste e não vendes-te

por Visitante » 22/4/2003 13:40

errata
Visitante

Vendes-te a que preço?

por Visitante » 22/4/2003 13:38

Penso que comprar a estes preços, o risco não é grande...o problema é o custo de oportunidade. é o dinheiro que deixamos de facturar noutra acção por esperar a rentabilização nesta. tenho um preço na ordem dos 1.28€, mas não vou desarmar.

Kisses :P
Visitante

BCP cai. Para quê inventar?

por Patrícia M. » 22/4/2003 13:11

O pessoal aqui do fórum insistia que eram os pequeninos a vender e que os tubarões aproveitavam para comprar, enfim, a mesma história que já ouço há muito tempo. E o resultado? O BCP continua a cair. Para que é que tentamos arranjar justificações para explicar que não estamos a negociar bem? Eu já fugi do BCP há uns meses. Fui uma das "pequenas" que vendi aos grandes e digo-vos que foi a melhor coisinha que fiz na vida, mesmo tendo que ouvir toda a gente dizer-me que eu estava a ser burra e a vender na pior altura.
Jinhos,
Tixa

Registado: 25/2/2003 16:43

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, niceboy, PAULOJOAO, PiFer, smog63 e 185 visitantes