Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

weekly report PTC 20-04-2003

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

livro

por TerraVerde » 21/4/2003 0:19

Arnie,

disseste:______________
Fizemos então a seguinte pergunta: Se "hoje" o título fechar acima do valor da abertura, quais as probabilidades de abrir "amanhã" acima desse valor? E quais as probabilidades de nesse dia seguinte, o rallie continuar até ao fecho, ou seja, se "hoje" fechámos acima da abertura, quais as probabilidades do rallie continuar até ao fecho de "amanhã"?

há um livro que li e tenho que talvez gostasses de ler também.

Como não o tenho ao pé de mim, para a semana espero poder dizer-te qual é.

se me esquecer, manda-me uma msg para eu me lembrar

um abraço
TerraVerde

..................................
É preciso cuidar do meio ambiente!
terraverde00@ymail.com

Registado: 29/11/2002 18:49

weekly report PTC 20-04-2003

por arnie » 20/4/2003 22:44

Gráfico Diário - Tal como foi referido na 3ª feira no Caldeirão, o lap produzido nesse dia deixava um outlook positivo para o dia seguinte. Era necessário um fecho acima dos 6.73 euros para que este padrão fosse confirmado mas tal acabou por não acontecer. 4ª feira abriu em up gap, fazendo o high nos 6.76 euros. Reage em baixa, fechando o gap e inicia o fecho do lap do dia anterior. 5ª feira era o 6º dia desde os highs de 08-04 e um low neste dia poderia por o mesmo em risco. Acaba por fazer um low idêntico a 2ª feira, deixando assim toda a contagem em suspence.
O facto de não ter existido um novo low da 5ª feira deixa uma probabilidade de uma nova tentativa de teste aos 6.73 euros.

Continuando eu nos meus testes, deixo aqui uns resultados bastante interessantes e que poderão ser levados em consideração relativamente a uma abertura de posições. A minha base de testes continua a ser os dias da semana e na tentativa de encontrar os melhores dias da semana, se é que existem, para uma abertura de posições colocando as probabilidades a nosso favor.

Fizemos então a seguinte pergunta: Se "hoje" o título fechar acima do valor da abertura, quais as probabilidades de abrir "amanhã" acima desse valor? E quais as probabilidades de nesse dia seguinte, o rallie continuar até ao fecho, ou seja, se "hoje" fechámos acima da abertura, quais as probabilidades do rallie continuar até ao fecho de "amanhã"?

Os resultados foram bastante interessantes. 4ª e 5ª feiras mostraram ser os melhores dias para comprar PT se existir um fecho acima da abertura. Vejamos, se 4ª feira houver um fecho acima da abertura, existe uma probabilidade de 86.6% de a abertura de 5ª feira ser em alta e uma probabilidade de 73.3% desse rallie continuar até ao fecho. Se 5ª feira fechar acima da abertura, teremos uma probabilidade de 69.2% em ver uma abertura em alta na 6ª feira e uma probabilidade de 77% do rallie continuar até ao fecho desse mesmo dia.

Visto que estes 2 dias mostram ser os melhores dias para ir às compras, isto, se existir um fecho acima da abertura, fizemos uma outra pergunta, e se juntarmos os 2 dias, ou seja, abrindo posições ao valor de fecho de 4ª feira, quais as probabilidades (margem de lucro) que obtemos fechando as posições apenas na 6ª feira?

Pois bem, se 4ª feira existir um fecho acima da abertura, existe uma probabilidade de 86.6% de a abertura de 6ª feira ser acima desse fecho e uma probabilidade de 66.6% do rallie continuar até ao fecho desse mesmo dia.

Ora se juntarmos a estes dias, expirações de ciclos, counter trend moves ou mesmo testes a trendlines importantes, poderemos construir um "sistema" que poderá nos trazer resultados interessantes. Deixo agora ao vosso critério a utilização desta informação.

Lembrem-se que este teste apenas é valido para a PT. Outros títulos poderão dar outro tipo de resultados.

É importante deixar aqui a ficha técnica deste teste. Estes valores foram obtidos com uma leitura a partir do dia 01-10-2002, os lows de Outubro.

5ª feira, dia 24 de Abril, teremos o preço a quadrar com o tempo, expirando assim neste dia um ciclo de 71 dias. Teremos que estar atentos pois dependendo da performance do título até esse dia, poderemos ver um qualquer tipo de inversão.

Conclusão - Temos então a PTC sob um suporte obvio, o que nos poderá dar um movimento de consolidação nestes valores.
Este down swing em que o título se encontra já deixou todo o uptrend desde os lows de Fevereiro em risco mas enquanto os 6.33 euros não forem quebrados, os 6.76 euros não serão considerados como um movimento counter trend.

O high de 4ª feria produziu um rallie com uma amplitude de 43 ticks. Este tipo de amplitude não é indicadora de um rápido e forte movimento descendente e é esse facto que me deixa na expectativa de ver aqui uma consolidação.

Irei continuar de fora dos mercados, pelo menos do português, focando-me neste momento no estudo de linguagem de programação e continuando nos meus estudos e testes gráficos.

Possuo uma posição curta no SPX com um stop logo acima dos highs de 4ª feira. Se o mercado for iniciar um down swing não poderá quebrar em alta estes valores, nos 897 pts. Atenção aqui com a overnight session pois nos futuros (ES) esse high situa-se nos 903 pts. Será acima destes valores que um stop deverá ser colocado para quem negoceia futuros ou CDF's.
Anexos
ptc53.gif
ptc53.gif (14.44 KiB) Visualizado 569 vezes
ptc_gann02.gif
ptc_gann02.gif (15.35 KiB) Visualizado 526 vezes

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 129 visitantes