PTC - Update
8 mensagens
|Página 1 de 1
Como eu defendia no fim-de-semana, a PTC tinha pela frente uma das melhores oportunidades de todo o <i>bear market</i> para quebrar a LTd... E quebrou mesmo!
Como é óbvio, e como sublinhei antes, uma quebra desta envergadura necessita de algumas sessões (para verificar que não se tratou de um falso <i>break-out</i>) além de que temos ainda duas referências importantes: os 7.27 (médio-prazo) e os 7.45-7.50 (longo-prazo), ambas resistências horizontais.
Para já, os dados positivos e que funcionam em favor de uma quebra genuína, são:
Forte volume durante a quebra, credibilizando a mesma;
Gap-up na sessão ontem, que penso que poderá ser entendido como um <i>break-away gap</i>.
Entretanto o título ficou sobrecomprado como era de esperar (ainda para mais com a sessão de ontem) e hoje já é difícil realizar novos máximos destacados. Era interessante no entanto que conseguisse subir mais um pouco e que depois entrasse em retracção com fraco volume ou consolidasse lateralmente (ou em ligeira baixa). Ideal ainda era se a LTd passasse a funcionar como suporte.
Em resumo, o aspecto continua <i>bullish</i> e os dados disponíveis inclinam-se mais para uma quebra genuína. Mas a batalha ainda não terminou...
Como é óbvio, e como sublinhei antes, uma quebra desta envergadura necessita de algumas sessões (para verificar que não se tratou de um falso <i>break-out</i>) além de que temos ainda duas referências importantes: os 7.27 (médio-prazo) e os 7.45-7.50 (longo-prazo), ambas resistências horizontais.
Para já, os dados positivos e que funcionam em favor de uma quebra genuína, são:

Entretanto o título ficou sobrecomprado como era de esperar (ainda para mais com a sessão de ontem) e hoje já é difícil realizar novos máximos destacados. Era interessante no entanto que conseguisse subir mais um pouco e que depois entrasse em retracção com fraco volume ou consolidasse lateralmente (ou em ligeira baixa). Ideal ainda era se a LTd passasse a funcionar como suporte.
Em resumo, o aspecto continua <i>bullish</i> e os dados disponíveis inclinam-se mais para uma quebra genuína. Mas a batalha ainda não terminou...
- Anexos
-
- ptc-20030408a.gif (20.97 KiB) Visualizado 895 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Finalmente disponho de gráficos actualizados (estive com alguns problemas na net durante a manhã).
O <i>gap</i> da abertura é um dado <i>bullish</i> pois tem melhores condições para se tratar de um <i>break-away gap</i> do que de exaustão.
De qq das formas reforço que uma quebra deste calibre necessita de algumas sessões de confirmação e de um <i>retest</i> de preferência. Além disso temos duas importantes referências horizontais, nos 7.28 (médio-prazo) e outra por volta dos 7.50€ (de longo-prazo).
O <i>gap</i> da abertura é um dado <i>bullish</i> pois tem melhores condições para se tratar de um <i>break-away gap</i> do que de exaustão.
De qq das formas reforço que uma quebra deste calibre necessita de algumas sessões de confirmação e de um <i>retest</i> de preferência. Além disso temos duas importantes referências horizontais, nos 7.28 (médio-prazo) e outra por volta dos 7.50€ (de longo-prazo).
- Anexos
-
- PTC-20030407a.gif (21.14 KiB) Visualizado 1021 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
PTC acima da LTd de longo-prazo (que se encontra agora nos 6.80-6.90). A PT em termos intradiários encontra-se agora num valor algo significativos, os 7.00€...
De momento não posso actualizar os gráficos. Mantém-se (e reforça-se) uma excelente oportunidade para uma quebra da LTd. De qq das formas, uma linha desta amplitude necessita de pelo menos umas duas sessões de confirmação e se possível um <i>retest</i> à linha.
De momento não posso actualizar os gráficos. Mantém-se (e reforça-se) uma excelente oportunidade para uma quebra da LTd. De qq das formas, uma linha desta amplitude necessita de pelo menos umas duas sessões de confirmação e se possível um <i>retest</i> à linha.
Claro que ainda não foi quebrada, isso já nós sabemos. E tb sabemos que mais tarde ou mais cedo virá a ser quebrada...
A questão que se coloca é se está em boas condições para a quebrar, mas isso já respondi várias vezes, Marta. Penso que é uma das melhores oportunidades de todo o <i>bear</i>, poucas foram as vezes que a PTC atingiu estes níveis do RSI tão próximo da LTd (em quase todos os casos a PTC atingiu estes níveis estando ela bastante mais afastada da LTd).
Nota que o RSI tem tendência a «quebrar» a partir dos 60pts, o seu comportamento não é muito linear. Ou seja, o RSI atinge muito facilmente os 60, 60 e poucos pontos... Mas a partir daí o «subjacente» pode continuar a subir assinalavelmente com subidas contidas no RSI.
Resumindo, a PTC atingiu por muitas vezes estes níveis do RSI ao longo do <i>bear</i> e podemos constatar o seguinte:
diversas foram as vezes em que depois disso subiu consideravelmente no curtíssimo-prazo;
poucas foram as vezes em que o RSI atingiu estes níveis já com a PTC tão próxima da LTd.
Isto não garante de forma alguma que vá quebrar a LTd como é óbvio. O que tenho estado a dizer é que é uma das melhores oportunidades de todo o <i>bear</i>. Se pode quebrar?... É claro que eu acho que pode, senão nem faria sentido escrever o post (inicial) que escrevi.
Agora, há que distinguir duas coisas, uma diz respeito ao <i>trading</i> e outra à análise:
Uma quebra da LTd com níveis do RSI relativamente elevados (como provavelmente acabará por ocorrer caso a PTC continue a subir e quebre) desaconselha a uma entrada longa de imediato, o mais aconselhável será aguardar por uma retracção ou um <i>retest</i> à LTd;
Tal não impede que o título suba e suba consideravelmente a partir do momento actual, com ou sem LT... Mas uma coisa é a tendência e força/firmeza do título e outra é a escolha do momento ideal para entrar «longo» no título.
A questão que se coloca é se está em boas condições para a quebrar, mas isso já respondi várias vezes, Marta. Penso que é uma das melhores oportunidades de todo o <i>bear</i>, poucas foram as vezes que a PTC atingiu estes níveis do RSI tão próximo da LTd (em quase todos os casos a PTC atingiu estes níveis estando ela bastante mais afastada da LTd).
Nota que o RSI tem tendência a «quebrar» a partir dos 60pts, o seu comportamento não é muito linear. Ou seja, o RSI atinge muito facilmente os 60, 60 e poucos pontos... Mas a partir daí o «subjacente» pode continuar a subir assinalavelmente com subidas contidas no RSI.
Resumindo, a PTC atingiu por muitas vezes estes níveis do RSI ao longo do <i>bear</i> e podemos constatar o seguinte:

Isto não garante de forma alguma que vá quebrar a LTd como é óbvio. O que tenho estado a dizer é que é uma das melhores oportunidades de todo o <i>bear</i>. Se pode quebrar?... É claro que eu acho que pode, senão nem faria sentido escrever o post (inicial) que escrevi.
Agora, há que distinguir duas coisas, uma diz respeito ao <i>trading</i> e outra à análise:

A questão que eu levantei não era se com este valor de RSI a ptc poderia subir (essa parte eu sei que a resposta é afirmativa). O que eu questionei é se com este rsi será que a ptc consegue quebrar a linha de tendência? Até agora a ptc não conseguiu quebrar a linha de tendência com nenhum rsi - daí ainda ser a linha de tendência.
Eu creio que tem. Se vai ultrapassar ou não, teremos de aguardar para saber. Mas já agora, a prova que tem é a seguinte:
na sessão de 7 de Janeiro a PT fechou a 6.88€ com o RSI nos 62.8pts;
na sexta-feira a PTC fechou a 6.72€ com o RSI precisamente nos mesmo 62.8pts;
Acontece que no primeiro caso, a PTC subiu mais 5.7% até efectuar um topo. Uma subida desse calibre no momento actual levaria a PTC aos 7.10€, ou seja, quebraria claramente a LTd.
Este é o caso mais recente, mas há casos mais «flagrantes», por exemplo, em 14 de Novembro o RSI encontrava-se a 61.9pts e a PTC subiu depois disso mais 11%...
Conclusão, pelo RSI a PTC pode quebrar perfeitamente a LTd. Esta é aliás das melhores oportunidades para o fazer ao longo de praticamente todo o <i>bear</i>. Se o vai fazer ou não, teremos de aguardar para saber...

Acontece que no primeiro caso, a PTC subiu mais 5.7% até efectuar um topo. Uma subida desse calibre no momento actual levaria a PTC aos 7.10€, ou seja, quebraria claramente a LTd.
Este é o caso mais recente, mas há casos mais «flagrantes», por exemplo, em 14 de Novembro o RSI encontrava-se a 61.9pts e a PTC subiu depois disso mais 11%...
Conclusão, pelo RSI a PTC pode quebrar perfeitamente a LTd. Esta é aliás das melhores oportunidades para o fazer ao longo de praticamente todo o <i>bear</i>. Se o vai fazer ou não, teremos de aguardar para saber...
Marco , o que me preocupa a ptc é exactamente o que me preocupa no Dax. Tudo parece indicar agora que tem capaicade para uma subida pelo menos no curto prazo. No entanto a pouquissimos ticks, tem uma linha de tendência de longo prazo a ultrapassar. Achas que com o RSI a estes níveis que a ptc tem capacidade para ultrapassar um teste à linha de tendência?
PTC - Update
Interessante tem estado a PTC, sem dúvida. Depois de uma falsa quebra da última consolidação a PTC reagiu em alta a uma LTa de curto-prazo (na altura em formação) o que me fez rever quase de imediato a minha posição (em relação à quebra da consolidação).
Alguns dados adicionais e na sua generalidade <i>bullish</i>:
A PTC volta a apresentar um padrão de fortes volumes nas subidas o que parece indicar que o recúo da PTC foi aproveitado para novas compras (ou reforço de posições longas). Este ponto é algo discutível e poderá mesmo estar a passar-se o contrário, com uma distribuição muito bem dissimulada. Teremos que aguardar mais algumas sessões isto porque não estamos em máximos, estamos algo abaixo do máximo relativo pelo que o cenário de distribuição é pouco credível. Se olharmos para o OBV este parece indicar que a forte queda da PTC entre Janeiro e Fevereiro foi fortemente aproveitada para novas compras ou para reforço de posições;
O RSI encontra-se com um padrão <i>bullish</i> e tem espaço de subida não estando ainda <i>sobrecomprado</i>. As duas consolidações ao longo da subida refrescaram o título e o último recuo da PTC com toque na LTa coincidiu com um <i>retest</i> do RSI aos 50pts;
Outro dado é a Firmeza Relativa face ao mercado em geral ao longo dos últimos meses, principalmente se compararmos a performance da PTC com a performance do PSI20;
Deixo, além do gráfico de curto-prazo, um gráfico de longo-prazo bastante limpo (para facilitar a leitura) e onde se pode constatar a tendência positiva do OBV que diverge da tendência de longo-prazo do título. Neste gráfico pode constatar-se ainda que a situação actual é algo diferente da do pós 11 de Setembro com a qual é bastante comparada. As diferenças situam-se tanto ao nível dos volumes quanto ao nível da força relativa dos diversos máximos.
Não está colocada de parte uma reacção negativa à LTd, afinal esta tem resistido ao longo de praticamente todo o <i>bear</i> mas a verdade é esta, neste momento a PTC está em muito melhores condições para atacar a LTd de longo-prazo do que em Janeiro e uma das melhores hipóteses de todo o <i>bear</i>.
Alguns dados adicionais e na sua generalidade <i>bullish</i>:

Deixo, além do gráfico de curto-prazo, um gráfico de longo-prazo bastante limpo (para facilitar a leitura) e onde se pode constatar a tendência positiva do OBV que diverge da tendência de longo-prazo do título. Neste gráfico pode constatar-se ainda que a situação actual é algo diferente da do pós 11 de Setembro com a qual é bastante comparada. As diferenças situam-se tanto ao nível dos volumes quanto ao nível da força relativa dos diversos máximos.
Não está colocada de parte uma reacção negativa à LTd, afinal esta tem resistido ao longo de praticamente todo o <i>bear</i> mas a verdade é esta, neste momento a PTC está em muito melhores condições para atacar a LTd de longo-prazo do que em Janeiro e uma das melhores hipóteses de todo o <i>bear</i>.
- Anexos
-
- ptc-20030405a.gif (21.73 KiB) Visualizado 1312 vezes
-
- ptc-20030405b.gif (17.18 KiB) Visualizado 1307 vezes
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Mar58 e 88 visitantes