Caldeirão da Bolsa

Mas está tudo doido??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Acredito numa subida de curto prazo mas...

por Green October » 18/3/2003 16:21

...penso que como o estalar do conflito e dias posteriores umas quedas que poderão ser algo fortes devido às dúvidas do que o Senhor de Bagdad poderá fazer.
Acredito que ele está a fazer bluff e embriagado a pensar no poder que deteve e pensando que o povo iraquiano se vai esfolar pra salvar o seu líder. Pra mim eles tão-se borrifando pra ele. Mas claro, há sempre alguns fanáticos...
Quando as coisas começarem a tomar contornos mais claros (2 semanas...) a Bolsa sobe outra vez.
Penso eu de que...
Abraço ao Caldeirão! :mrgreen:
Green but not span

Registado: 12/11/2002 2:58

Obrigado

por GetSmarter » 18/3/2003 16:07

Os mecanismos de antecipação dos mercados são engraçados. Não sei se já reparou, pex, q a "tradicional" queda de Outubro foi antecipada para Agosto e em Outubro já se sobe. Bem, isto é só uma impressão, tinha de ir aos gráficos para confirmar em termos numéricos. mas o pessoal q pensa q se desceu muito em Outubro é q vai mesmo abaixo fica surpreendido. quanto à actualidade, acho q o q vem aí, é principalmente muita volatilidade. Hoje já se está a ver
Um abraço
"MASTER RULE: STOP LOSS."

"Plan the trade, trade the plan. Don't let fear or greed get in the way."

Registado: 3/12/2002 19:20

por Patrícia M. » 18/3/2003 14:37

Em 1991 para mim a bolsa só se fosse a bolsa de estudos! Mas eu confesso que tenho medo. Tenho medo porque quando o Saddam estiver encurralado é capaz de no desespero ordenar coisas inimagináveis. Isso assusta-me.

Jinhos,
tixa

Registado: 25/2/2003 16:43

por Ulisses Pereira » 18/3/2003 14:21

Getsmart,

Não tenho aqui nenhum gráfico para te mostrar bem o que aconteceu. Mas lembro-me perfeitamente posi estava a dar os mus primeiros passos nos mercados.

Ao longo de vários meses, depois da invasão do Kuweit por parte do iraque e do acentuar das hipóteses de Guerra, os mercados cairam, cairam, cairam... O medo da Guerra estava muito presente e não era certo que fosse uma Guerra fácil e que terminasse ganha. Muitas histórias sobre o fabuloso exército de Saddam foram contadas e o medo estava presente. Quanto mais se aproximava a Guerra mais o medo aumentava e os vendedores despejavam acções no mercado.

Depois a Guerra começou e, com o medo no seu máximo e com o mercado seco de vendedores, perante a estupefacção de todos (eu incluo-me nesse lote... era os meu início nos mercados) as bolsas subiram, subiram, subiram.... O movimento foi muito forte e foi causado pelos excessos do pré-Guerra.

Julgo que agora a situação é um pouco diferente. o medo est+á muito pouco presente. A vitória dos Aliados e a sua facilidade está presente na boca de todos. Mesmo antes da Guerra se iniciar, os mercados já estão a voar acreditando numa vitória fácil e na repetição, nos mercados, do que aconteceu em 1991.

O grande problema é que, quando tudo se tenta antecipar, na altura em que tudo parecerá perfeito, as coisas costumam correr ao contrário. É por isso que acredito que 2003 será diferente de 1991 e, dois ou três dias depois do início da Guerra, os mercados poderão inverter para espanto de todos.

É nisto que os mercados nunca mudam: Quando todos esperam algo, ele troca-lhes as voltas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Mas está tudo doido??

por GetSmarter » 18/3/2003 14:05

Alguém tem gráficos do q acontece em 91. tenho idiea de q foi tb subida qunado do início da guerra e depois down. mas é incrível como se pode fazer subidas destas (e o volume não foi ouco ontem nos States) face à perspectiva de uma guerra. é q se a incerteza sobre se ela se verificaria diminuiu, a ppa guerra é um foco de incertezas em si :?
"MASTER RULE: STOP LOSS."

"Plan the trade, trade the plan. Don't let fear or greed get in the way."

Registado: 3/12/2002 19:20

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 265 visitantes