Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Atenção! EDP sobrevendida...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Patrícia M. » 26/2/2003 21:20

E o meu gestor de conta no banco a dizer-me desde 2001 que eu tenho que comprar EDP que não há melhor acção. Lá para os 1,2 euros eu começo a olhar para ela. E quando abrir conta de CFD`s, começo a olhar para ela mas é para a shortar.

Beijos

Registado: 25/2/2003 16:43

por MarcoAntonio » 26/2/2003 20:31

Pois, o meu comentário ia precisamente nesse sentido. Aliás, tinha intenção de colocar um gráfico de muito longo prazo para se ver que níveis costuma atingir a EDP mas entretanto tive de sair... e o Ulisses já me poupou o trabalho... :wink:
:mrgreen:

Isto não quer dizer que a EDP não suba amanha ou depois, quer dizer que comprar com base neste facto (estar a caminhar para uma situação de sobrevenda) é uma base de apoio muito arriscada (tanto mais que acabou de quebrar um importantíssimo suporte).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 26/2/2003 19:26

Deixo aqui dois gráficos da EDP para se comparar os estados "sobrevendidos" do papel em diferentes momentos do tempo. Se considerarmos o RSI 14, verificamos que a EDP ainda não está "sobrevendida" (está quase!). Mas o mais interessante do primeiro gráfico é podermos verificar que a EDP já atingiu níveis de "sobrevenda" fortíssimos. Ou seja, comprar EDP porque está a ficar "sobrevendida" é um risco tremendo e pode originar maus resultados.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp1.gif
forum-edp1.gif (16.28 KiB) Visualizado 1000 vezes
forum-edp2.gif
forum-edp2.gif (14.54 KiB) Visualizado 996 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

edp

por jarcorrreia » 26/2/2003 19:11

Ora aqui está uma possibilidade de ressalto:

A SonaeCom prevê crescimentos das vendas em 2003, depois de ter registado quebras no último trimestre do ano passado, aguardando nova proposta da EDP para fusão das actividades nas telecomunicações fixas, disse a empresa numa conferência com analistas.

O volume de negócios consolidado da empresa liderada por Paulo Azevedo aumentou 8% para 793 milhões de euros em 2002, embora no quarto trimestre tenha registado uma queda de 3% face ao período homólogo.

Na reunião com analistas, a operadora liderada por Paulo Azevedo anunciou a estimativa de crescimento das vendas em 2003, mas numa amplitude reduzida.

Os investimentos previstos para o presente ano, vão traduzir um decréscimo face ao capital despendido em 2002, afirmou a SonaeCom, sem especificar valores.

A SonaeCom investiu 125 milhões de euros, dos quais a Optimus, operadora de telefonia móvel a absorveu 72% desse total ou 90 milhões de euros, com 22% a serem gastos pela Novis, operadora de telecomunicações fixas.

Este valor representou uma quebra de 36,6% face aos valores de 2001.

Para 2003, a operadora quer apostar nos serviços de Internet da banda larga, tendo salientado aos analistas a necessidade do regulador actuar junto da Portugal Telecom com vista a bloquear os entraves ao acesso directo aos clientes através das centrais telefónicas.

A SonaeCom acredita que esta área tem elevado potencial de crescimento, à semelhança dos casos espanhol e britânico. A quota de mercado do Clix atingiu, em 2002, os 21,6%, segundo um estudo da Marktest, tendo-se sentido a perda de 3% dos clientes que migraram para soluções de Internet de banda larga antes da oferta do Clix, informou a empresa.

SonaeCom aguarda proposta de fusão da EDP nas telecomunicações fixas
A SonaeCom aguarda sugestões da Electricidade de Portugal para fundirem as actividades de telefonia fixa, após o desaparecimento da ONI Way, disse a empresa aos analistas.

A Electricidade de Portugal rejeitou, em 2002, a proposta da SonaeCom para a consolidação dos activos das duas empresas na área das telecomunicações, por a considerar decepcionante, estando no entanto disponível para uma fusão ao nível da «holding» da empresa liderada por Paulo de Azevedo.

A SonaeCom [Cot, Not, P.Target] propôs à EDP, a 15 de Julho de 2002, a realização de uma fusão da Novis com a ONI, no sector das telecomunicações fixas, e que a ONI Way desistisse da sua actividade nas telecomunicações móveis, tal como veio a acontecer.

A EDP estaria mesmo disponível para deter uma posição inferior à da Sonae na empresa que pode resultar do cenário de consolidação e admitiu também a hipótese da Comunitel, subsidiária da ONI em Espanha, ficar de fora deste negócio.

O consenso entre as operadoras não imperou, estando, neste momento, a SonaeCom susceptível a receber novas propostas da eléctrica nacional no sentido de juntarem esforços no sector de telecomunicações fixas.

Aos analistas, a SonaeCom explicou hoje que não espera qualquer proposta, antes da nomeação dos novos órgãos sociais da eléctrica que deverá ocorrer em Março/Abril.

A EDP controla 56% da ONI, sendo o restante capital repartido pela Brisa, BCP e Galp Energia.

A Sonae controla a maioria do capital da SonaeCom, que detém a Optimus e a Novis.

As acções da SonaeCom encerraram nos 1,62 euros, a cair 1,22%.
jarcorrreia

edp

por jarcorreia » 26/2/2003 19:04

O que se passa é que os espanhóis estão a aproveitar o momento "bear" para fustigar. Claro que tem condições para um ressalto interessante. Mas enquanto o sentimento negativo pairar no mercado o mais provável é que desça. Instala-se a ideia que se pode apanhar mais abaixo e quando esta ideia se generaliza o movimento dá-se no sentido de baixa. Até um dia...Claro que adivinhar é proibido. Eu hoje entrei a comprar devagarinho. Há que fazer contas. O risco é só um...a edp pode vir a necessitar de um aumento de capital. Alguma vez será a primeira. Excluindo este factor está em saldo.
jarcorreia

por MarcoAntonio » 26/2/2003 18:11

Joca, a EDP não chegou a estar sobrecomprada neste último rallye nem nos meses... Faz muuuuito tempo que a EDP não chega a estar sobrecomprada. Pudera, vimos de um longo bear market e de uma longa e mais recente lateralização.

E isto em si não é relevante para o que se estava a discutir.

Mas há algo que é: a EDP tem estado ao longo deste bear (e mesmo durante a lateralização) mais sobrevendida do que está hoje, já por várias vezes ao longo do bear.

Resumindo, é quase certo que a EDP irá ter algures no futuro (amanha, depois, na segunda, na terça... eu sei lá) um ressalto. Isso é quase certo... O que não é certo é o momento. E com base na sobrevenda menos ainda porque como ela está hoje, já esteve bem pior e continuou a cair.

É a este aspecto q estou a chamar a atenção: em termos de sobrevenda a EDP não está nada de especial neste momento, isso só por si não consitui um sinal de compra... Já esteve por diversas vezes bem mais sobrevendida que agora e prolongou a queda por vários dias...

Agora que ela virá a ter um ressalto aproveitável para um trade de curtísismo-prazo, algures no futuro próximo, acho bastante provável sim.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Faço esta pergunta:

por Joca » 26/2/2003 17:58

A EDP chegou a estar sobrecomprada neste ultimo rally? pois....eu também não tenho essa indicação...

A EDP tem um comportamento próprio que não pode ser comparado com a evolução dos restantes papeis...o factor psicológico que incide e pende sobre a edp em termos de queda é muito maior do que em outra acção da nossa praça. A Edp pode aliviar mas não deixa de estar sobrevendida, por isso acho que é uma boa oportunidade de compra.

Abraço,
Joca :lol:
Joca

por MarcoAntonio » 26/2/2003 17:52

Joca, não discuto o que faz cair a EDP já que a minha abordagem é puramente técnica.

Mas repara numa coisa, não faz sentido dizer que a EDP está sobrevendida há muito tempo porque a EDP lateralizou durante mais de meio ano. E teve um <i>down-swing</i> em Janeiro mas passou três semanas a consolidar num canal ascendente o que aliviou o papel da queda anterior.

Em termos técnicos a EDP não está (particularmente) sobrevendida nem tem razões (técnicas) para tal.

Tal não impede que venha a ter um ressalto (creio mesmo que vai ter). Mas pode ser amanhã, depois de amanhã, na segunda... enfim!... Pode começar aqui nos 1.42€, nos 1.36, nos 1.30€... É muito imprevisível... Até porque a EDP não está particularmente sobrevendida (está segundo o O.Est. mas esse é muito rápido a entrar em sobrevenda, já no RSI só agora se encosta à zona de sobrevenda).

Eu concordo que a EDP venha a dar uma boa oportunidade de curtíssimo-prazo (falo disso no meu post da EDP) mas nada me diz do ponto de vista técnico que esse momento já chegou. Comprar agora parece-me perigoso, mas é apenas uma opinião...
Imagem

Administrador Fórum

mas..

por Info » 26/2/2003 17:51

..Joca.. tu estás a ver uma situação de sobrevenda à muito tempo em que indicador e em que "espaço temporal"? Nesse molde eu não vejo.

Cump.

P.S o máximo que aqui poderá acontecer é um esgotamento na venda.. mas hoje ainda não se viu nada.
Info

A EDP é diferente

por Joca » 26/2/2003 17:45

A EDP está sobrevendida há muito tempo....portanto o seu down side não pode ser comparado com as demais acções(pt e outro papeis)...
O que faz cair a EDP, não é o mesmo que faz cair os outro papeis.
Uma recuperação até 1.50€ ou ligeiramente acima é bastante razoável.

Abraço,
Joca

por MarcoAntonio » 26/2/2003 17:37

Numa situação de mercado <i>Bear</i> a sobrevenda é mais sinal de «não-venda» do que de compra. Quanto muito é aconselhável uma redução de exposição em posições curtas. Mas é preciso mais do que simplesmente uma sobrevenda para termos um sinal de compra quando as tendências são descendentes.

Além disso a EDP nem está particularmente sobrevendida (ver o meu post sobre a EDP). Se a EDP está sobrevendida então o que dizer da PTC e de outros papeis...

De qq das formas o momento ideal para vender ou shortar EDP foi na quebra dos 1.47 isto pelo menos numa perspectiva de curtíssimo-prazo. Para o médio-prazo um <i>lower-high</i> ou um <i>retest</i> à resistência (ex-suporte) se ocorrerem serão boas oportunidades.
Imagem

Administrador Fórum

Joca-...

por Info » 26/2/2003 17:33

...o estar a entrar em sobrevenda ..num dado indicador ..não nos diz nada como sinal de compra... dis-nos é se sai dessa zona de sobrevenda.
O que mais há é papel que passa dias ou semanas em zona de sobrevenda antes de dar sinal de entrada longa.

Cump.
Info

Atenção! EDP sobrevendida...

por Joca » 26/2/2003 17:19

Oportunidade de compra...up side acima de 1.50€

Abraço,
Joca

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crosses, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, PacoNasssa, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 368 visitantes