Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Swing Trading com novo indicador / BCP e S&P 500

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Swing Trading com novo indicador / BCP e S&P 500

por frugal » 10/5/2025 21:59

Viva CEM!
8-)

Pena nunca ter tido a paciência de estudar programação no velhinho Metastock ou no outro que me esqueci do nome :-)

E o que eu adorava os charts do Advanced Get

Quando descobri a TA fiquei fascinado mas trading discricionário é emocionalmente complicado :wall:

ahhhh era o TradeStation, viva o AI, que diz que sabe programar meta, o que podia ser uma ajuda para mim, mas não sei se iria conseguir ter a confiança necessária de trading mecânico que feito por mim poderá fica demasiado otimizado.

Manda mais umas pérolas das tuas.

Abraço
Cumprimentos cordiais
☘️

Registado: 16/9/2012 22:36

por Cem pt » 9/5/2025 10:48

Amigo Vítor,

Obrigado.

A resposta sintética à sua pergunta é sim, negoceio o S&P 500 em todos os time-frames.

-----xxxxx-----

Da minha parte o tópico termina aqui, espero que tenham gostado e que os eventuais conselhos e dicas que aqui deixei possam de alguma forma ter sido úteis.

Bons negócios.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por vitorrslopes86 » 9/5/2025 10:38

:clap:

Bom dia, obrigado e parabéns pelo teu artigo. Tens aplicado este teu sistema a todos os timeframes?

Cem pt Escreveu:Como a maioria dos participantes mais antigos do fórum conhece a minha mania de desenvolver novos indicadores técnicos, hoje trago aqui ao vosso conhecimento o resultado curioso duma dessas novidades que tenho andado ultimamente a desenvolver.

A maioria do pessoal conhece apenas as figuras dos padrões técnicos e um conjunto de outros indicadores referidos por muita gente no campo da Análise Técnica: médias móveis, MACD, RSI, Estocásticos e alguns outros, com números de barras variáveis ao gosto de cada um.

No meu caso a esmagadora maioria do que tenho imaginado e passado para programação de sinais de compra e venda acaba por ir parar ao caixote de lixo, mas do pouco que é aproveitável a música passa a ser mais agradável quando detectamos ideias que acabam por resultar face aos backtests que se revelam ser bastante positivos.

Qualquer que seja a eventualidade das ideias concebidas para desenvolver um novo indicador, o objetivo do que está por trás de cada indicador é sempre o mesmo no meu caso pessoal: aplicar no trading apenas indicadores técnicos programáveis no âmbito da plataforma Metastock totalmente exclusivos, que resultam da imaginação daquilo que penso ser uma forma eficiente de tirar o melhor partido possível sobre como procurar padrões matemáticos de disparo de sinais estatisticamente favoráveis em nosso favor, em função do comportamento de atuação da maioria dos restantes traders nos mercados.

No meio desta molhada de experimentações há sempre algumas e novas ideias que acabam por resultar bastante bem no trading e daí trazer ao vosso conhecimento este recente indicador, que ainda está em fase de testes mas cujos resultados práticos dos sinais disparados recentes são deveras encorajadores, como podem observar abaixo nos dois exemplos abaixo apresentados no caso dos gráficos diários do S&P 500 e do BCP.

O indicador dá pelo nome de “Dif v005 1D”, em que “1D” corresponde aos parâmetros internos das sub-rotinas adaptados à escala diária, funcionando de modo muito simples: sempre que a linha verde em traço cheio penetra a linha verde tracejada é acionado um sinal de compra, que só é revertido por um sinal de venda quando a linha vermelha a cheio intercepta a linha vermelha tracejada.

Este indicador técnico funciona também de modo bastante satisfatório em todas as outras escalas temporais, incluindo as mais utilizadas no day trading, em particular nas time-frames compreendidas entre os 30 minutos e os 5 minutos.

Se alguém pretender pedir algum exemplo recente em ativos conhecidos negociados na Bolsa, basta pedir o nome do ativo e escala pretendida, terei todo o gosto em reproduzir aqui os sinais neste indicador com os respetivos gráficos.

BN

SPY 29250307 Dif v005 1D.png

BCP 20250307 Dif v005 1D.png

Registado: 17/4/2008 16:50

por Cem pt » 8/5/2025 15:17

Amigo Frugal,

Obrigado pelas simpáticas palavras, há muito tempo que não tinha feedbacks da tua parte e é bom deduzir que estás a lucrar com o Ouro, que obviamente se encontra numa boa tendência ascendente nas escalas de trading mais conhecidas, a diária e a semanal. Sem dúvida um bom refúgio para os tempos difíceis que estamos a atravessar.

Quanto ao day trading da carteira que aqui tenho referido trata-se dum hobby viciante para me entreter durante o tempo em que estou reformado, felizmente não preciso dos eventuais retornos que venha a obter para viver e que provavelmente, se continuarem a ser positivos, reverterão um dia para os meus netos!

Abraço.

-----xxxxx-----

Já que falo em day trading, vamos então abordar este tema.

Para que não restem dúvidas, uma vez que existem várias formas de definir as várias formas de trading, aqui estão as modalidades mais praticadas:

- Position trading: tratam-se de posições que são monitorizadas apenas no final de cada sessão e cujo posicionamento só é alterado se surgir algum sinal de compra ou venda do sistema de trading que dure mais que um período superior a um dia. Focam-se nos gráficos de escalas diárias e superiores.

- Day trading: trata-se de negociar com atenção os sinais que possam surgir nas escalas temporais sub-diárias, ou seja, em geral das 4 horas inclusive para baixo. Obviamente que alguns gráficos serão fáceis de abordar, por exemplo no caso das 4 horas basta apenas verificar no caso do S&P 500 se existe alguma modificação de sinal às 18 horas de Lisboa e no caso do gráfico da escala de 2 horas temos de verificar o registo dos sinais às 16h, 18h e 20h da hora de Lisboa bem como, evidentemente, a hora de fecho em todos os caso para todas as escalas temporais.

- Intraday trading: são os negócios de abertura e fecho de posições efetuadas na mesma sessão em escalas sub-diárias. Quanto mais baixa é a escala maiores serão as quantidades de negócios efetuados, tipicamente nas escalas de 30 e 15 minutos para baixo. Se nos focarmos num gráfico de 3 minutos é normal registar entre 4 a 20 negócios que se venham a assinalar, dependendo do sistema de trading e da configuração do andamento das barras ao longo da sessão.

Numa carteira mista como aquela que tenho referido neste tópico existem posições em todas as modalidades acima descritas: position, day e intraday trading.

Outro ponto importante a reter é o tipo de sinais do sistema de trading utilizado. No meu caso pessoal uso indicadores técnicos de 2 tipos, podendo ser tendenciais e oscilatórios desde a time-frame mensal até à escala dos 15 minutos. Daí para baixo utilizo apenas os indicadores de swing ou oscilatórios devido às justificações que poderão constatar na sequência do texto mais abaixo.

-----xxxxx-----

Voltando ao tema do day trading e caso extremo do intraday trading, a grande polémica que existe no setor é se estas modalidades serão rentáveis a longo prazo.

Recentemente apareceu muita gente a queixar-se que o day trading é uma armadilha ou um “scam” para atrair patinhos para um buraco sem fundo onde se vão registando perdas maioritárias que vão provocando uma erosão crescente e inevitável do nosso capital. Será que isto tem algum fundo de verdade?

Pois tenho a acrescentar que esta conclusão é em grande parte verdadeira, a maioria das operações do day trading conduzem a resultados crescentemente negativos na maioria esmagadora dos casos! Portanto, há que atalhar caminhos e seguir por uma via que impeça este desfecho que, felizmente, pode ser evitado.

Se virem dezenas e dezenas de vídeos que existem um pouco por todo o lado nas redes sociais dizendo que existem uns indicadores ou “setups” milagrosos que retornam resultados com sucesso probabilístico garantidos a prazo no day trading, peço-vos que não acreditem nessas patranhas. Mais de 90% desses vídeos são verdadeiro lixo e tretas.

É preciso separar bem o trigo do joio, sendo justo referir que por vezes aparecem alguns exemplos que merecem ser ouvidos com atenção em determinados “setups” usados para entrar e sair do mercado, que aparentemente resultam uma vez que mostram em paralelo documentação com os resultados dos testes e registos dos lucros reais. Refiro por exemplo no YouTube dois traders que sigo com alguma atenção para aprender novas técnicas que eu desconhecia, embora eu não siga a estratégia de qualquer um deles: o norte-americano Ross Cameron e o brasileiro Stormer.

É justo referir que a modalidade praticada pela maioria dos day traders se afasta do meu estilo de trading, havendo prós e contras em qualquer das opções. Enquanto eu uso indicadores técnicos do tipo “always in the market” alternando posições longas com curtas através de sinais de compra e venda, sem utilizar stops no intraday, a maioria do pessoal que se dedica ao day trading utiliza negócios mais baseados na forma de “scalping” em negócios individualizados em “Risk Management” que irei exemplificar a seguir num negócio tipo marcante que costuma seguir a estratégia de muitos participantes.

Neste caso exemplificativo usam maioritariamente padrões de entrada e saída baseados em análise gráfica, em determinados “setups” e em alguns indicadores técnicos simples sem grande complexidade.

Aqui está uma técnica muito divulgada adaptável, numa entrada em que é preciso aguardar por um conjunto de regras simultâneas: a média móvel de 9 barras deverá estar acima da média de 20 barras e, além disso, deverão ser observadas as 3 barras mais recentes, fazendo com que a barra atual, chamada barra “0”, possua um máximo e mínimo superior ao máximo e mínimo da barra anterior, denominada barra “-1”, que por sua vez possua um máximo e mínimo abaixo do máximo e mínimo da barra anterior “-2”. Quando este “setup” ocorre o day trader deverá colocar no arranque da barra “0” um stop de compra igual ao máximo da barra “-1”, antes de saber que o seu máximo irá exceder o máximo da barra “-1”, com um ou dois ticks acima e, se entrar, deverá colocar um “stop-loss” de saída logo abaixo do mínimo da barra “-1” e estabelecer regras de “Risk Management” através por exemplo duma ordem de venda igual a cerca de 2 vezes entre a diferença da ordem de compra de entrada na trade e a ordem de “stop-loss”, ou seja, usando um rácio “reward/risk” na ordem dos 2 para 1. Levar em atenção que a totalidade do risco no negócio, ou perda prevista se o “stop-loss” for alcançado, não deverá exceder mais de 1% ou 2% do capital disponível.

Das várias centenas de indicadores que fui testando de forma sistemática, desde os comerciais mais divulgados até muitos outros que tenho desenvolvido e testado com alguma intensidade cheguei a algumas conclusões curiosas:

- Mais de 95% dos indicadores universalmente conhecidos e de qualquer tipo retornam rácios de insucesso na modalidade de day trading, qualquer que seja o timing do número de barras empregue em qualquer das escalas sub-diárias e, dos restantes que retornam alguma performance positiva, tal só sucede em determinadas condições que focarei mais abaixo.

- À medida que vamos baixando a temporalidade para as escalas mais rápidas a eficiência dos indicadores do tipo tendencial vai descendo, e a partir dos 15 ou 10 minutos para baixo os resultados dos indicadores tendenciais passam praticamente todos a retornar resultados negativos, pelo que, na minha modesta opinião, baseada em inúmeros testes e na experiência do trading pessoal do passado, não aconselho o uso de indicadores de tendência nas escalas abaixo dos 15 minutos.

- Por outro lado apenas alguns indicadores do tipo swing ou oscilatório conseguem resultar no day trading, particularmente nas escalas mais baixas. Para isso necessitam de reversões muito rápidas para conseguir singrar no longo prazo, usando períodos de barras muito pequenos para o efeito. Até já vi alguns indicadores inacreditáveis a ser adaptados com novas regras para o efeito, sendo um deles o famoso RSI, só que usando apenas 2 períodos (!!!) em vez de se usarem os habituais 14 períodos. Na sua essência os indicadores de swing são os que procuram adivinhar a altura mais adequada em que disparam a reversão de sentido das “up legs” ou “down legs” que constituem as pequenas dezenas de pernas para cima e para baixo que compõem uma tendência. Estes sinais de swing, que se pretendem ser disparados no final e no arranque de cada swing dominante, são aquilo a que muita gente chama de fazer trading em contra-tendência. O conceito da palavra não está corretamente aplicado porque na verdade um sinal de swing tenta apenas adivinhar o início duma sub-tendência definida por uma das suas pernas constitutivas, sendo mais correto dizer que um sinal de swing deveria ser uma forma de procurar adivinhar da forma mais rápida possível o arranque duma perna de sub-tendência, em que o objetivo seja que os preços das vendas líquidas sejam executadas acima dos valores das compras líquidas, levando em conta as diferenças entre comprador e vendedor e as comissões que têm sempre um grande peso, quanto maiores forem as quantidades das operações executadas maior será o risco a longo prazo em “overtrading” que poderá ser mortal para quem não controlar este efeito.

- Finalmente a conclusão que considero ser a mais importante de todas, que é praticamente ignorada por toda a gente, será com toda a probabilidade a fonte dos maiores insucessos registados por quem até hoje nunca conseguiu obter performances positivas: o day trading só deverá ser aplicado preferencialmente em “full time” durante períodos em que a volatilidade esteja a subir. Se o mercado estiver em modo de relaxamento e em movimentos lateralizados os resultados do day trading serão com toda a probabilidade sofríveis e maioritariamente negativos, independentemente de serem usados bons “setups” e indicadores que eventualmente tenham resultado bem com algum sucesso nos testes.

-----xxxxx-----

No meu caso pessoal, tendo em conta a última conclusão acima referida, que considero essencial para quem quiser algum dia ter sucesso no day trading, poderei dar aqui algumas dicas sobre o que faço no caso da minha carteira pessoal:

- Usar dois indicadores técnicos de volatilidade relativa no gráfico diário. O primeiro é o rating do Movimento Direcional de 21 períodos, o ADXR(21), e o segundo indicador é uma relação composta dos períodos do indicador ATR (Average True Range) de 21 períodos com o mesmo indicador de 89 barras, ou seja, ATR(21)/ATR(89).

Nesta altura podem-se observar 3 cenários possíveis:

1) Se ambos os indicadores de volatilidade relativa estiverem a descer devemos resumir o day trading a uma atividade minimalista, ou seja, não praticar o day trading ou restringir a atividade apenas aos sinais de swing nas escalas de 30 e 15 minutos com posições contratuais de cerca de metade do habitual que costumamos praticar em cada escala no caso maximalista.
2) Se apenas um dos dois indicadores de volatilidade relativa estiver a subir, nesse caso utilizo day trading com os sinais de swing nas escalas de 30, 15, 10 e 5 minutos com posições contratuais de cerca de metade do habitual em cada escala referida.
3) Se tivermos os dois indicadores da volatilidade relativa em subida, temos boas perspetivas de estar perante uma boa sessão com um sentido do caminho das barras bem definido para cima ou para baixo. Nesse cenário uso os sinais de swing para efetuar o day trading na modalidade de “all in”: escalas de 30, 15, 10, 5 e 3 minutos com as posições contratuais aplicadas ao máximo, de acordo com as regras de alavancagem permitidas pelo “money management” em vigor.

-----xxxxx-----

Espero ter ajudado com estes conselhos, se puder mudar algumas perspetivas de abordagem para quem de alguma forma experimentou esta forma de atuar nos mercados e as coisas não correram como esperado terminando a aventura com alguns amargos de boca, excelente porque valeu a pena avisar. Provavelmente este texto sintéticio poderá evitar o uso doutras metodologias baseadas em conceitos bastante diversos e em conselhos prévios algo duvidosos, sem consciência que poderiam incorporar alguns conselhos ou dicas que aqui explanei e que poderiam ser de grande utilidade para evitar perder dinheiro de aprendizagem de forma desnecessária.

BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

por frugal » 7/5/2025 21:49

:) :oh:

Grande Cem!

Um génio desde sempre muito à frente.

Tens feito daytrading for a living?

Vou ler os posts mas tem de ser com tempo.

Analisa o ouro :)
Cumprimentos cordiais
☘️

Registado: 16/9/2012 22:36

por Cem pt » 3/5/2025 13:41

Terceiro sábado do mês de setembro de 2026, suponham a ocorrência dum evento catastrófico para a Humanidade e para os mercados em geral: a Federação Russa acaba de dar início à deflagração da 3ª Guerra Mundial contra os países europeus da NATO, tendo lançado bombas nucleares táticas de pré-aviso para zonas pouco habitadas em direção à Ucrânia, Polónia e norte de Inglaterra!
Aguarda-se a resposta retaliatória da NATO e eventual resposta de efeitos catastróficos para todo o continente europeu…

Com toda a probabilidade as Bolsas mundiais nem iriam abrir na 2ª feira seguinte mas, supondo que vão funcionar nos States que para já não foi afetado diretamente, é fácil prever que a Abertura da Bolsa em Wall Street irá levar um rombo nos índices superior a um crash monstruoso de 20%.

O que acontecerá a todas as carteiras alavancadas? Certo, falência e desaparecimento instantâneo das contas que disponham duma alavancagem com múltiplos superiores a x5.

-----xxxxx-----

Podemos ter a consciência de possuir um “edge” fantástico, saber que temos um sistema de trading que retorna um conjunto de trades onde os lucros a longo prazo excedem de forma confortável as perdas que se irão obter pelo caminho, mas… há sempre um mas, para um trader que tem de lidar com altos ganhos e perdas muito significativos, em carteiras muito alavancadas, existe um verdadeiro pesadelo similar a um machado que está sempre acima da nossa cabeça, com a certeza de que será raro que ele nos caia em cheio por cima da cabeça mas que irá cair um dia, sim, irá cair, equivalente a um terrível drawdown, para provocar um acidente enorme que poderá ter como consequências eventos ligeiros como a ferida numa orelha mas poderá no limite provocar a morte por queda em cheio ao rachar a cabeça num golpe mortal que não é mais que ditar a perda total do capital duma carteira.

Como nos podemos defender daqueles cenários catastróficos e dantescos em que um evento da magnitude duma guerra nuclear poderá colocar em risco milhões de vidas humanas e contas de poupanças de investimentos no valor de triliões de Euros?

Sabendo que tudo o que fizermos para a preservação do capital é e será sempre a regra número um no trading, que formas teríamos para defender uma conta altamente alavancada como aquela que introduzi neste tópico?

A resposta pode ser algo complexa, no entanto vou procurar ser sintético e resumir as eventuais estratégias de hedging defensivo nas formas mais práticas possíveis, que irei resumir em 4 alternativas:

1) Fechar sempre todas as posições no final de cada sessão. Embora tal seja possível, os custos de comissões e “slippage” de entradas e saídas seriam incomportáveis num acumulado diário constante que iria provocar um rombo enorme na rentabilidade global da conta. Uma solução fazível mas incomportável.

2) Usar ordens de stops ao longo e no final de cada sessão de acordo com a quantidade de posições variáveis em risco, stops de venda em caso de posições longas e stops de compra para posições curtas.
Será sem dúvida uma alternativa prática, talvez a mais utilizada pela maioria dos traders na situação descrita de defesa do capital alavancado, só que possui um defeito não despiciente: se o evento catastrófico que provocar o “crash” ocorrer num período em que as Bolsas estão fechadas e não estão a funcionar, quando o mercado reabrir as posições com stops serão de facto fechadas, só que numa cotação muitíssimo para além do nível a que deixámos ficar o valor do stop-loss. O que na prática significa que a conta quebraria de forma inevitável, não haveria stop que resistisse a este tipo de cenário.

3) A solução mais efetiva mas também a mais cara seria usar um “hedging” em opções com quantidades proporcionais às posições detidas. Seria como comprar um seguro temporal, porque o seu valor se esgota no tempo: se estivermos com posições longas deveremos comprar “Puts” sobre o ativo detido em carteira e se detivermos posições curtas as opções de “hedging” deverão ser as “Calls”. Se optarmos por comprar opções com “strikes” próximas do nível “at-the-money” as quantidades de opções de “hedging” a adquirir deverão ser cerca do dobro das posições detidas em cash. Por exemplo, se estiver com 10 contratos comprados sobre o S&P 500, deveremos ter uma contrapartida dum seguro de 20 “Puts” sobre o S&P 500, e porquê o dobro? Porque o “delta” das opções próximas dos níveis “at-the-money”, que medem a relação entre a variação do mercado “cash” e do mercado de opções representa cerca de 50% do movimento do mercado “cash” e quanto mais “in-the-money” estiverem as opções, embora aí o seu custo seja maior, o “delta” vai subindo e fazendo com que o “hedging” da carteira já não necessite dos 20 “Puts” do exemplo referido mas seja um valor entre 10 a 20 “Puts”, consoante esteja muito “in-the-money” ou muito próximo do “strike” “at-the-money”.

4) Solução do “deixa andar”, não tem custos, não é preciso fazer nada e é ter fé que nenhum acontecimento tenebroso possa vir a acontecer.
Esta atitude só é admissível se o dinheiro do trader aplicado à respetiva conta não lhe irá fazer alguma “mossa” no seu património global, até porque eu tenho referido por inúmeras vezes que o capital que alocamos aos mercados deverá ou deveria ser sempre uma parte reduzida do nosso dinheiro próprio disponível, tal como se fosse um “hobby” viciante para acrescentar mais capital ao património restante claramente de maior valor que já possuímos e que não esteja minimamente ligado à atividade do trading, levando em conta que se um dia o capital de determinada conta desaparecer na voragem dum evento fora do normal apenas teremos de ficar aborrecidos e engolir em seco, seguindo em frente com as disponibilidades sobrantes do restante património que nos permitirá manter o nível de vida rotineiro habitual.

-----xxxxx-----

Qualquer uma das soluções fica ao critério de cada um, todas têm custos, exceto a última, tudo se resume a uma questão de ponderação sobre o que temos de avaliar na relação “Probabilidade dum evento terrível de perda completa ou parcial significativa de Capital / Custo do respetivo “Hedging” ou Seguro”.

-----xxxxx-----

E agora termino a semana com uma atualização dos ratings posicionais nas diversas escalas que tenho vindo a referir ao longo deste tópico.

O S&P 500 oferece um panorama curioso: estas últimas sessões mostraram o índice norte-americano sempre a subir, só que o final da sessão de 6ª feira mostrou um alerta que só estará ao alcance daqueles que consigam dispor duma amostragem razoável de sinais de swing dominantes.

Na verdade o sistema de trading nas horas finais da última sessão semanal disparou ordens de venda nos swings das escalas de 1 e 2 horas, precisamente as que mantinham o índice norte-americano com um rating positivo global de há cerca de 2 semanas para cá.

Pelo que apesar das subidas que o sistema de trading vinha a corroborar ao longo destas 2 últimas semans, desta vez temos um alerta para passar a neutral no S&P 500 e fechar posições no curto prazo, ou seja, o sistema de trading vaticina para as sessões da próxima semana uma fase de correções ou de sessões mistas de lateralização dominante:

S&P 500:
Escala Mensal – Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Bi-Semanal - Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Semanal - Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Bi-Diária - Tendência descendente e swing ascendente = -1 +1 = 0
Escala Diária - Tendência descendente e swing ascendente = -1 +1 = 0
Escala 4 Horas - Tendência descendente e swing ascendente = -1 +1 = 0
Escala Bi-Horária - Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Horária - Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Meia Hora - Tendência ascendente = +1
Escala Quarto de Hora – Tendência descendente = -1
Total de Rating = 0 pontos (num intervalo entre +18 e -18 pontos)

Já o caso do rating do BCP conta uma história bastante diferente.

Conforme indicado na última mensagem, foi constatado que o potencial de subida do Banco era maior que o do S&P 500 devido á maior quantidade de tendências ascendentes nas diversas escalas, o que se veio a confirmar com a sua valorização mais recente.

Aliás o seu pendor de continuação de subidas é ainda mais reforçado para a semana que vem devido a que a maioria dos swings das escalas analisadas apontam agora sinais para cima juntamente com a tendência, um excelente diagnóstico de subidas previsíveis, embora nestas coisas da Bolsa nunca se possam fazer afirmações com certezas absolutas:

BCP:
Escala Mensal – Tendência ascendente e swing descendente = +1 +1 = +2
Escala Bi-Diária - Tendência ascendente e swing ascendente = +1 +1 = +2
Escala Diária - Tendência ascendente e swing ascendente = +1 +1 = +2
Escala 4 Horas - Tendência ascendente e swing ascendente = +1 +1 = +2
Escala Bi-Horária - Tendência ascendente e swing ascendente = +1 +1 = +2
Escala Horária - Tendência ascendente e swing ascendente = +1 +1 = +2
Escala Quarto de Hora – Tendência ascendente = +1
Total de Rating = +14 pontos (num intervalo entre +18 e -18 pontos)

Abaixo os gráficos dos dois papéis em escala horária.

BN

SPY 20250502 Dif v010 1H.png
S&P 500 - Sistema de trading "Dif v010" / Escala Horária

BCP 20250502 Dif v009 1H.png
BCP - Sistema de trading "Dif v009" / Escala Horária

por Cem pt » 1/5/2025 22:08

Amigo BrTrade:

Os indicadores técnicos utilizados são uma das componentes do meu plano de trading no capítulo respeitante ao sistema de trading e, no caso em questão, resultam de fórmulas proprietárias que eu desenvolvi no ambiente da plataforma do Metastock.

Tratam-se de dois indicadores distintos, um para o seguimento das tendências e outro para a execução dos swings oscilatórios.

Assim sendo não se tratam dos indicadores habituais ou tradicionais que são constantemente referidos em Análise Técnica.

O caso particular do indicador de swings nada tem a ver com conhecidos indicadores populares como o MACD, RSI ou Osciladores Estocásticos, só para citar alguns nomes conhecidos, que têm sem dúvida as suas vantagens, se forem aplicados de forma de correta, mas também vários inconvenientes na obtenção de performances que se pretendem obter bem acima da média.

Embora eu não divulgue as fórmulas dos indicadores em questão, no presente tópico tenho vindo a referir as caraterísticas que este tipo de indicadores proprietários deverá obedecer, no caso de cada trader pretender desenvolver indicadores semelhantes, em função dos erros e descobertas que tenho aprendido e vindo a corrigir ao longo de mais de 30 anos de trading.

Veja por exemplo o caso do indicador tendencial que eu referi na mensagem deste tópico publicada no dia 20 de abril. Quem quiser obter um indicador semelhante é só seguir as pistas que aí mencionei, para ajudar o pessoal menos experiente à obtenção de rentabilidades acima da média neste mundo fascinante do trading.

BN

-----xxxxx-----

Conforme tenho vindo a prometer, hoje aqui fica o novo registo da performance da carteira sobre o S&P 500 iniciada no passado dia 27 de fevereiro com 5.000 Usd em dinheiro real.

A carteira obedece exatamente ao posicionamento das escalas que aqui tenho referido, desde a mensal à diária em position trading e da escala das 4 horas até aos 3 minutos em day trading, sendo que os indicadores tendenciais funcionam em todas as escalas dos 15 minutos inclusive para cima e os indicadores de swing encontram-se ativos em todas as escalas temporais.

Em pouco mais de 2 meses temos então uma rentabilidade de 126,40 % , uma vez que o capital inicial de 5.000 Usd da carteira segue à data presente em 11.320 Usd, conforme indica a escala à esquerda do gráfico abaixo (a escala à direita mostra os resultados diários de cada sessão).

Uma vez que o S&P 500 perdeu no mesmo intervalo de tempo -4,69 % desde a data de início da carteira, significa que o “Alpha” respetivo, medido pela diferença de retornos entre a carteira e o índice “benchmark” do índice seguido pelo portfolio, apresenta para já um valor excecional de: +126,40 % - (-4,69 %) = +131,09 %. Para melhor explicar este tema conceptual acrescento que um gestor duma carteira passiva que invista num ETF que seja uma réplica exata do S&P 500 teria sempre um “Alpha” de 0% por apresentar um retorno sempre igual à rentabilidade do índice S&P 500.

Sabendo que apenas entre 2% a 3% dos traders conseguem obter um “Alpha” positivo a médio e longo prazo, podem constatar que a presente carteira vai possuindo para já uma performance muito significativa.

É certo que ainda é muito cedo para extrair conclusões definitivas, uma vez que o risco da carteira apresenta um "Beta" variável mas com um valor médio de alavancagem na ordem dos 11 múltiplos do índice.

Portanto o risco da carteira “estoirar” é um cenário ainda bastante presente e de certo modo elevado, daí os meus avisos de que este tipo de estratégia não se destina a ser replicada, já que volto a recordar que nestes cerca de 2 meses de vida deste portfolio o "drawdown" máximo registado foi bastante elevado, ou seja, de 21,12 % entre 28 de março a 2 de abril quando o capital acumulado da carteira recuou nesse intervalo de tempo dos 6.993 Usd para os 5.516 Usd.

Outros parâmetros atuais da carteira:

Total de Ganhos = 26.382 Usd
Total de Perdas = -20.062 Usd
Lucro Médio por Sessão = 144 Usd (em 44 sessões)
Retorno Médio por sessão = +2,87 %
Nº Contratos Unitários SPY Vencedores = 726
Nº Contratos Unitários SPY Perdedores = 810
Média de Lucro em Contratos Unitários Vencedores = 36,34 Usd
Média de Perda em Contratos Unitários Perdedores = -24,77 Usd

BN

SPY 20250501 Portfolio 5.000 Usd Dif v010 Equity Line.png
Carteira "Dif v010" S&P 500 / Capital Inicial 5.000 Usd / Equity Line

por brtrade1111 » 1/5/2025 3:37

Boa noite,

Tive a oportunidade de ler agora as suas partilhas de conhecimento aqui. Onde poderei ler mais sobre os indicadores que menciona, ou a sua estratégia de trading? Estou a iniciar no swing trading e gostaria de expandir o meu conhecimento na área. Agradeço o seu contributo valioso para este fórum! :clap:

Registado: 1/5/2025 3:35

por Cem pt » 30/4/2025 23:27

Passada cerca de uma semana após a última mensagem, vejamos como estão os ratings de otimismo nos dois papéis deste tópico.

O caso do S&P 500 é deveras curioso porque mantém exatamente os mesmos valores pontuais em todas as escalas habitualmente referidas, ou seja, 6 pontos de rating total num intervalo possível entre -18 a +18 pontos, pelo que me escuso de voltar a repetir o diagnóstico anterior.

Como no BCP houve algumas mexidas, apesar de continuar globalmente com os mesmos 4 pontos de rating positivos anteriores, podem constatar as alterações nas diversas escalas:

BCP:
Escala Mensal – Tendência ascendente e swing ascendente = +1 +1 = +2
Escala Bi-Diária - Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Diária – Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala 4 Horas - Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Meia Hora – Tendência descendente = -1
Escala Quarto de Hora - Tendência descendente = -1
Total de Rating = +4 pontos (num intervalo entre -18 e +18 pontos).

O que se pode vaticinar no curto prazo para as próximas sessões? Em geral poderão continuar a subir de forma moderada pelo facto de ambos os ratings se encontrarem em terreno positivo, embora o BCP tenha nesta altura um potencial de subida superior ao S&P 500 no médio e longo prazo, apesar de mostrar um rating ligeiramente mais baixo, pela simples constatação de mostrar uma maior quantidade de escalas com pendor ascendente.

Recordo que enquanto os swings podem durar uma média de 7 a 10 barras na viragem dos respetivos sinais, não sendo portanto de fiar na sua manutenção de estabilidade de sinal a médio prazo, as tendências podem manter a sua posição por extensões variáveis que aguentam em média algumas dezenas de barras antes de inverter.

Hoje deixo ficar os gráficos com os sinais do BCP na escala das 2 Horas e também o gráfico do S&P 500 dos 3 minutos com o seu comportamento ao longo da corrente semana, com a curiosidade da constatação do fiável grau de acerto dos sinais de swing usados no intraday trading da carteira do S&P 500, que tenho referido anteriormente. Recordo que nesta modalidade do day trading não se devem levar em conta as tendências abaixo dos 15 minutos pelo facto de não gerarem lucros no longo prazo com os indicadores de tendência do sistema de trading utilizado, face às conclusões dos respetivos testes pré-efetuados no índice norte-americano.

BN

BCP 20250430 Dif v009 2H.png
BCP - Sistema de trading "Dif v009" / Escala 2 Horas

SPY 20250430 Dif v010 3M.png
S&P 500 - Sistema de trading "Dif v010" / Escala 3 Minutos

por Cem pt » 24/4/2025 21:50

Desde há duas sessões que se nota uma clara distensão nos mercados mundiais, pelo que não é de admirar que os ratings das diversas escalas no S&P 500 e BCP tenham melhorado substancialmente, conforme a atualização à data de hoje:

S&P 500:
Escala Mensal – Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Bi-Diária - Tendência descendente e swing ascendente = -1 +1 = 0
Escala Diária - Tendência descendente e swing ascendente = -1 +1 = 0
Escala 4 Horas - Tendência descendente e swing ascendente = -1 +1 = 0
Escala Quarto de Hora - Tendência ascendente = +1
Total de Rating = +6 pontos (num intervalo entre +18 e -18 pontos)

BCP:
Escala Mensal – Tendência ascendente e swing ascendente = +1 +1 = +2
Escala Bi-Diária - Tendência ascendente e swing ascendente = +1 +1 = +2
Escala Diária - Tendência ascendente e swing ascendente = +1 +1 = +2
Escala 4 Horas - Tendência descendente e swing descendente = -1 -1 = -2
Escala Bi-Horária - Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Horária - Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Quarto de Hora - Tendência descendente = -1
Total de Rating = +4 pontos (num intervalo entre +18 e -18 pontos)

Em resumo, à presente data ambos os papéis possuem boas condições técnicas estatísticas para se valorizarem a curto prazo.

Abaixo ficam os gráficos na time-frame diária com os sinais de compra e venda do sistema de trading mencionado neste tópico, quer no capítulo tendencial como no oscilatório.

BN

SPY 20250424 Dif v010 1D.png
S&P 500 - Sistema de trading "Dif v010" / Escala Diária

BCP 20250424 Dif v009 1D.png
BCP - Sistema de trading "Dif v009" / Escala Diária

por Cem pt » 22/4/2025 11:17

Este post é a continuação da mensagem que aqui deixei no passado dia 6 de abril:

Se o uso do método proporcional ou “fixo fracional” é um caminho para o desastre no futuro, quando o critério de Kelly usado nos mercados ultrapassa a barreira de cerca de 20%, será que existem outras formas de mitigar esse risco usando outras vias mais conservadoras de ir aumentando os contratos ou posições em risco duma forma mais suavizada em função do aumento do capital da carteira?

A resposta é claramente positiva. No caso extremo, mantendo sempre a mesma quantidade de contratos iniciais, indiferentemente dum capital inicial de 10.000 dólares numa carteira hipotética ou dum capital que tenha subido acima dos 100.000 dólares, não faz sentido saber que temos uma máquina de fazer dinheiro a médio e longo prazo através dum determinado sistema de trading e continuar a usar de forma teimosa ou idiota um número de contratos ridiculamente baixo quando o capital disponível permite usar um risco bastante mais elevado. De qualquer forma é a alternativa mais segura, o risco de falência desaparece mas o trader jamais chegará a milionário, são opções que temos de respeitar.

Há contudo outras formas intermédias alternativas, uma alternativa simples poderia ser por exemplo usar uma média do número de contratos inicial com o método do “fixo fracional”, o que na prática seria utilizar a fórmula do “fixo fracional” multiplicado por 0,5. Em vez de aumentar o número de contratos para o dobro, quando a conta alcançar um retorno de 100%, a quantidade de contratos seria apenas aumentada em 50%.

Outra forma “habilidosa” de ir alavancando a carteira duma forma mais suave que o método proporcional ou “fixo fracional” foi sugerida por outro autor conhecido dos mercados, o Ryan Jones, com o seu chamado “rácio fixo”.

A sua abordagem faz bastante sentido prático, o risco maior é corrido no início da carteira com um valor semelhante de posições e contratos idênticos aos calculados pelo método “fixo fracional”, sob o pretexto de que rebentar uma carteira numa data próxima do seu arranque com um capital baixo, inicialmente na casa dos 5.000 ou 10.000 dólares, tem menos peso real e psicológico na carteira global dum trader, que disponha em paralelo de mais património para além da tal carteira independente, do que deixar chegar esse mesmo capital a valores dum patamar acima dos 6 dígitos de dólares (mínimo 100.000 dólares) e quebrar a carteira nesses cenários de capital e datas mais avançados.

A subida do número de contratos no mercado através do método do “rácio fixo” vai sendo cada vez mais branda, fazendo com que o aumento do número de contratos duma carteira não seja muito exponencial, como acontece com o método “fixo fracional”, mas seja mais ao menos aumentado duma forma constante por períodos muito semelhantes, digamos por exemplo aumentar de mês a mês 0,5 contratos em cada gráfico ou escala temporal do SPY (um ETF que replica o índice S&P 500). Esse aumento periódico provém do uso duma fórmula simples que tem em conta a raiz quadrada das novas rentabilidades positivas que se venham a alcançar.

Para concretizar, numa carteira sobre o SPY que tenha por exemplo sido iniciada com 1 contrato, os métodos citados do “fixo fracional” e do “rácio fixo” conduziriam à permissão de aumentar as respetivas posições nas seguintes situações de futuras rentabilidades:

“ Fixo Fracional “:
Carteira Inicial: 1 contrato
Retorno de 50%: 1,5 contratos
Retorno de 100%: 2 contratos
Retorno de 150%: 2,5 contratos
Retorno de 200%: 3 contratos
Retorno de 250%: 3,5 contratos
Retorno de 300%: 4 contratos
…..

“ Rácio Fixo “:
Carteira Inicial: 1 contrato
Retorno de 125%: 1,5 contratos (nota: RAIZQ(2,25) = 1,5)
Retorno de 300%: 2 contratos (nota: RAIZQ(4) = 2)
Retorno de 525%: 2,5 contratos
Retorno de 800%: 3 contratos
Retorno de 1125%: 3,5 contratos
Retorno de 1500%: 4 contratos
…..

Como podem constatar o método proporcional ou fixo fracional permite acumular contratos muito mais rapidamente numa carteira altamente alavancada, com o já referido senão de que corremos o risco do portfolio possuir uma probabilidade muito maior de quebrar para zero ou valores negativos num terrível drawdown a ocorrer algures no futuro.

-----xxxxx-----

Passando então agora ao caso concreto da carteira de elevada alavancagem que aqui propus, usando o sistema de trading que refiro ao longo destes posts, gostaria de explicar como uso na prática o facto do critério de Kelly ter sugerido um valor inicial de arranque de 11 contratos para a carteira e, acrescento desde já, usando o método de money management do “rácio fixo” acima explanado.

Num pequeno parêntesis permitam-me que sublinhe que o critério de Kelly vai tendendo no futuro para um valor estável elevado numa ordem de grandeza que poderá rondar um intervalo que poderá estar compreendido entre os 15% e 30%, tendo em conta que o sistema de trading possui um grau relativamente confortável de taxa de sucesso e uma relação claramente positiva entre as trades vencedoras e perdedoras a longo prazo. No entanto poderão existir períodos em que os seus resultados podem parecer uma verdadeira barata tonta, tendo já gerado valores de Kelly na carteira real entre os 7% e os 34% só no primeiro mês de uso no trading real sobre o S&P 500.

Como sei então que o valor a utilizar é próximo dos 26%, como referi no passado dia 15 de março? Simplesmente porque os “backtests” intensivos sobre largas centenas de trades do passado forneceram indicações que o valor da fórmula de Kelly deste sistema de trading se poderá aproximar bastante dum percentual desta ordem de grandeza no longo prazo.

Como foram então distribuídos os contratos iniciais da carteira pelos diversos gráficos temporais do S&P 500? Muito simples, se o critério de Kelly aconselhou o arranque da carteira com um número ótimo de contratos de 11 SPY, o sistema de trading vai gerando nos diversos gráficos temporais sinais de compra e venda que podem variar dum máximo de -22 contratos até +22 contratos do SPY, considerando a quantidade de 11 um valor médio entre o extremo de valor absoluto de 22 e os 0 contratos no caso em que o somatório dos ratings dos diversos gráficos dos conjuntos de sinalização em tendências e swings tender para máximos ou, num cenário oposto, atingir o valor zero.

Ou seja, como sabemos que em cada gráfico o rating pontual pode gerar 3 valores distintos de: -2 (tendência descendente e swing descendente), 0 (tendência com sentido diferente do swing) e +2 (tendência ascendente e swing ascendente) em qualquer das 6 escalas entre a semanal e a horária, e finalmente, na atividade de intraday trading onde são abertas posições apenas de swing trading nas 5 escalas mais baixas de 30, 15, 10, 5 e 3 Minutos, que são depois encerradas antes do final de cada sessão, atribuímos também 2 pontos positivos ou negativos em cada uma das referidas 5 escalas de intraday consoante os sinais de swing forem de compra ou venda.

Somando tudo, numa situação extrema em que todos os gráficos apontem para situações de tudo comprado ou tudo vendido, atingimos o tal valor de +22 ou -22 pontos de rating, transformando pontos em números equivalentes à quantidade de contratos inicial máxima permitida e referida anteriormente.

De resto é aguardar por cada sessão e manter sempre um grande sangue frio para aguentar gaps e drawdowns elevados contra as posições dominantes, para quem não está habituado a estes padrões de risco muito elevado, e seguir de forma disciplinada os ditames do sistema de trading em cada uma das escalas do S&P 500.

Parece complicado mas esta é a fórmula prática engendrada para alcançar as tais super rentabilidades no trading especializado no S&P 500 a que aderi recentemente, onde mantenho expetativas de elevados retornos muito acima da média daquilo a que estamos habituados a ouvir em relação aos fundos de investimento tradicionais, ou seja, onde espero ultrapassar de forma confortável os 100% anuais numa carteira deste tipo!

Sim, trata-se duma carteira pequenininha à partida destinada a tornar-se num negócio milionário num prazo de poucos anos, talvez seja ou venha a ser um dos melhores negócios do mundo.

100% ao ano? Este tipo não regula bem da cabeça, nem sequer a melhor carteira histórica do mundo conhecida, o famoso “Medallion Fund” do Simons, conseguiu sequer obter 40% líquidos anuais…

Deixem-me fazer um pequeno parêntesis para dizer o seguinte, que é muito importante: em muitos anos de trading tenho desenvolvido indicadores técnicos que possuem rácios de taxas de sucesso e “Reward / Risk” bem acima do indicador “Dif” que tenho estado aqui a utilizar. Só que existe uma pequena “nuance”: os melhores resultados obtêm-se sempre em testes nos gráficos de períodos muito elevados, em geral no semanal e diário onde é frequente haver rácios de ganhos / perdas superiores a 3 para 1. Só que agora há um pequeno senão que faz toda a diferença: vamos aguardar em média um período de, digamos para ser realistas, 3 semanas para disparar uma ordem e esperar outras 3 semanas para fechar uma trade expetavelmente positiva que dura no total 6 semanas para obter 2% ou 3% de lucro esperado? Para efetuar apenas 8 ou 9 trades por ano? Com esse prazo de tempo decorrido poderemos sem dúvida ir acumulando uns lucros estáveis mas com tão poucos negócios anuais jamais a carteira poderá almejar atingir retornos milionários em poucos anos de existência.

Essa é a grande diferença para a carteira atual de day trading, que mistura position trading com intraday trading e que permite efetuar algo estatisticamente lucrativo com cerca de 10 a 20 negócios por dia, mesmo que o rácio entre lucros e perdas tenha descido radicalmente para um valor próximo de 3 para 2. O que interessa é que este rácio continue confortavelmente a gerar valores positivos a prazo e o segredo reside na essência nesta elevada frequência de negócios maioritariamente positivos a realizar em pouco tempo. Tem toda a lógica a ver, não?!

Rentabilidade anual média de 100% significaria transformar esta carteira de 5.000 dólares em 1 milhão de dólares em menos de 8 anos! Este Cem sempre foi um sonhador, mas desta feita endoideceu de vez, ok, deixem-me sonhar!

Não, acho que não fiquei maluquinho, mas desta vez acho que tenho tudo devidamente encaixado com todas as ferramentas necessárias para o objetivo “retorno 3 dígitos”: disciplina, regras precisas através do sistema de trading, negociação rápida em termos de duração média e um método de money management de risco através de elevadas alavancagens mas com um relativo controlo de monitorização dos drawdowns e riscos de falência.

Espero publicar dentro de pouco tempo aqui no tópico o andamento da carteira iniciada em 27 de fevereiro, logo que a mesma ultrapasse mais de 1000 trades, para ter a certeza de eliminar, com esta quantidade significativa de negócios, a existência de qualquer resquício de aleatoriedade na performance deste método de negociação, o que espero vir a acontecer algures entre finais de abril e inícios de maio.

Bem, muito do pessoal que pode estar a ler este tópico pode estar a perguntar “Que raio?! Menos conversa e mais ação prática, mostra aí a evolução dessa coisa.” Ok, percebo a curiosidade.

Como vai então à data presente a tal carteira que aqui referi na mensagem de 15 de março iniciada em 27 de fevereiro com um capital inicial de 5.000 Usd (na altura referi por engano Euros, mas não, a moeda de negociação é o dólar)?

Em primeiro lugar as más notícias, sim, devido à sua elevada alavancagem era expectável a ocorrência de drawdowns assustadores.

E assim tem acontecido, em pouco menos de 2 meses de existência desta carteira já houve por três vezes a ocorrência de quebras do capital da carteira superiores a 15%, daí eu não aconselhar a ninguém este exemplo de estratégia por ser demasiado arriscado porque aguentar esta dimensão de perdas tem muito a ver com a capacidade de encaixe psicológico e emocional de cada um.

Concretizando, na montanha russa desta carteira de gestão ativa sobre o S&P 500 já sofri 3 drawdowns violentos de 21%, 16% e 15% neste período muito curto de cerca de 2 meses, o que, convenhamos, provoca calafrios em qualquer trader que se preze já que terá de olhar obrigatoriamente para a regra número 1 do trading: preservar ao máximo o capital ganho.

Estes valores substanciais de drawdowns não serão então um prenúncio duma falência inevitável se a carteira estiver destinada a durar cerca de 10 anos?

Sim, talvez, nunca poderemos colocar de lado essa possibilidade, mas o facto do maior risco ocorrer nas datas iniciais de existência desta carteira, pelo facto da sua alavancagem ir diminuindo com o tempo devido à opção de ter adotado o método do “rácio fixo” de money management, permite alvitrar que, à medida que o tempo vai passando, os drawdowns não terão esta frequência nem dimensão sempre acentuadas embora admita que a carteira poderá, pelos meus cálculos estatísticos esperados, sofrer algures no futuro um rombo próximo dos 50%, estou psicologicamente mais que preparado para isso, embora venha a causar sempre uma dor interna inevitável, paciência.

O gráfico com a evolução atual da carteira virá então em mensagem posterior, depois das tais 1000 trades que falei atrás, ao fim de meio mês de existência (ver o post de 15 de março).

A rentabilidade seguia então em 23%, e agora o que esperam que tenha acontecido ao fim de 2 meses? Não vou responder para já mas tenho a certeza que muito pessoal vai ficar surpreendido!

por Cem pt » 21/4/2025 17:52

A partir da data de hoje acrescentei aqui ao layout das escalas do intraday trading o período dos 3 Minutos na carteira de day trading do S&P 500 que tenho vindo a mencionar.

A razão prende-se com os testes efetuados e com as elevadas taxas de "Reward / Risk".

O timing dos disparos dos sinais de compra e venda dos swings significativos neste gráfico dos 3 Minutos têm sido uma máquina a detetar topos e bases das oscilações mais significativas do S&P 500, como podem comprovar no gráfico abaixo.

BN

SPY 20250421 Dif v010 3M.png
S&P 500 - Sistema de trading "Dif v010" / Escala 3 Minutos

por Cem pt » 20/4/2025 15:00

Quem anda nesta vida dos mercados tem apenas um objetivo: ganhar dinheiro!

Para o cidadão médio que entra nisto pela primeira vez a teoria é simples, a de comprar um papel qualquer a um preço mais baixo do que irá vender.

Na prática conseguir ganhar dinheiro de forma esporádica é fácil, mas conseguir lucros de forma consistente é uma história totalmente diferente.

De forma consciente ou subconsciente a forma mais simples de apostar num ativo financeiro que dê lucros é procurar apanhar uma tendência ascendente.

Ora a forma mais eficiente de saber se determinada ação se encontra à data da compra em terreno favorável à tendência que queremos acompanhar é ter do nosso lado ferramentas úteis que nos permitam ter esse conhecimento.

A arma mais eficiente do trading que dispomos para saber se estamos ou não estatisticamente do lado certo do mercado é o indicador de tendência.

Tendo consciência de que uma das grandes regras de sucesso do trading é o seguimento da tendência dominante, seja ela ascendente ou descendente, o passo seguinte é saber que tipo de indicador técnico poderemos usar para aceder ao sinal de compra e venda que pretendemos saber.

Quando iniciamos esta atividade de compras e vendas nos mercados o indicador de tendência mais fácil e intuitivo de seguir é o das médias móveis, como regra geral comparamos as médias dos fechos das barras de 2 períodos diferentes e quando a média do período mais baixo ultrapassa em subida a do mais comprido temos um sinal de compra e, na situação inversa, um sinal de venda.

Ao fim duns meses de utilização constatamos contudo que o problema das médias móveis é a obtenção duma resposta bastante lenta porque quando aparece um sinal de venda na verdade o máximo do mercado já ocorreu há bastantes barras lá para trás, ou seja, o “lagging” das médias móveis não nos permite aproveitar a vantagem duma viragem rápida dos mercados e, pelo contrário, obriga a que o trader siga com perdas com algum sofrimento na sua carteira durante as barras que antecedem o disparo do sinal.

Terão as médias móveis porventura a vantagem de gerar poucos sinais falsos mas a performance dos seus resultados relativamente aos indicadores de tendência de resposta mais rápida deixa muito a desejar.

Sabendo desse handicap quais serão então os tipos de indicadores tendenciais mais eficientes que as médias móveis? Depende da configuração e comportamento dos mercados mas em geral os indicadores de volatilidade, os “stop and reverse” e os indicadores das regressões lineares fornecem respostas bastante mais rápidas que as médias móveis, embora todos eles que aqui referi tenham como contrapartida a obtenção dum número superior de falsas partidas.

No meu caso pessoal acabei por adotar como indicador tendencial da minha preferência as regressões lineares e é sobre este tipo de indicador que gostaria de deixar algumas referências face â minha experiência de muitos anos a lidar com esta ferramenta.

Assim, o ideal é a escolha dum período de barras para a regressão linear superior a dois dígitos, de preferência entre 120 a 250 barras para um mercado com uma volatilidade idêntica à sua volatilidade histórica média. Outra caraterística importante é não considerar um peso de ponderação simples para cada uma das barras mas, pelo contrário, aumentar a importância das barras mais recentes em relação às mais antigas usando o formato de sequências pesadas do tipo “T” ou “triangular” ou “W” ou “weight” ou ainda do tipo que pessoalmente prefiro “E” ou “exponential”.

Se quiserem otimizar a eficiência do indicador podem melhorar a sua capacidade de resposta diminuindo o período atrás referido no caso da volatilidade de curto prazo do ativo aumentar, quanto maior for a volatilidade menor o período de barras a considerar na regressão linear.

Como avaliar então uma determinada regressão linear em termos de sinalização duma tendência? Muito fácil, se essa linha da regressão estiver virada para cima estaremos comprados e se virar para baixo obtemos um sinal de venda. Basta comparar o valor da regressão linear com o da barra anterior, ou a terceira ou quinta barra anterior em mercados muito horizontalizados, e constatar que continuamos, ou não, no caminho certo da tendência que vínhamos mantendo. Dependendo da escala que estamos a analisar uma tendência estável e lucrativa pode durar algumas centenas de barras, é tudo uma questão de paciência para aguentar a regra de sucesso do “go with the trend”.

Outro conselho é usar apenas indicadores tendenciais em ativos muito líquidos e em escalas acima dos 10 ou 15 minutos, tudo o qua vá daí para baixo a minha experiência em muitos anos de trading diz-me que se trata duma opção a ser rejeitada, não só porque a aleatoriedade dos movimentos das barras em escalas reduzidas excede um direcionamento dominante como as comissões e diferenças entre “bid” e “ask” não compensam a dimensão dos pequenos ganhos médios ilíquidos que eventualmente se poderiam obter no trading ou day trading. A gente anda aqui para ganhar dinheiro para nós e não para o oferecer aos outros, dizer isto desta maneira parece duma crueza sanguinária mas infelizmente trata-se dum objetivo de sobrevivência nesta atividade fascinante mas em que o objetivo é ganhar dinheiro à custa dos outros nomeadamente no capítulo dos derivados, os nossos resultados em ativos de futuros do lado comprado ou vendido são o contrário dos que estão no lado oposto da barreira.

Claro que as regressões lineares padecem do mesmo problema de qualquer outro indicador tendencial, quando os mercados lateralizam bastante ou o sentido dos mercados é muito errático sem uma direção bem definida os indicadores tendenciais fornecem sinais errados e nesse caso não há nada a fazer a não ser assumir perdas nos negócios efetuados. Para obviar este cenário negativo deveremos nesse caso usar um período de barras de 3 dígitos para disparar sinais de forma muito mais rara e dilatada, sabendo que a volatilidade média nesses cenários costuma dar-se nas zonas baixas do seu histórico.

Obviamente que para combater os cenários erráticos de lateralização ou falta de direcionamento claro dos mercados dispomos de outras ferramentas, como sejam os indicadores de swing, mas isso será objeto de outra mensagem ou tópico distinto.

Seguindo estas linhas gerais sobre tendências que aqui deixei tenho a certeza que as vossas performances no trading poderão aumentar de forma muito substancial, espero que sejam úteis a quem se dedica a esta atividade do trading.

Abaixo deixo ficar o caso exemplificativo do meu atual indicador de tendência no caso do gráfico diário do BCP, que mantém uma pendente ascendente desde 15 de março do ano passado quando cotava aos 0.2765, cerca de metade do nível das cotações atuais.

Boa sorte e bons negócios!

BCP 20250417 Trend 1D.png
BCP - Tendência com regressão linear / Escala Diária

por Cem pt » 18/4/2025 18:03

Uma vez que já passou um tempo razoável desde a minha última atualização, seguem os sinais mais recentes do programa no respeitante ao posicionamento aconselhado no S&P 500 e BCP à data presente:

S&P 500:
Escala Mensal: Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Bi-Semanal: Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Semanal: Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Bi-Diária: Tendência descendente e swing descendente = -1 -1 = -2
Escala Diária: Tendência descendente e swing descendente = -1 -1 = -2
Escala 4 Horas: Tendência descendente e swing ascendente = -1 +1 = 0
Escala Bi-Horária: Tendência descendente e swing ascendente = -1 +1 = 0
Escala Horária: Tendência descendente e swing descendente = -1 -1 = -2
Escala Meia-Hora: Tendência ascendente = +1
Escala Quarto-Hora: Tendência descendente = -1
Rating Total = -6 pontos (num intervalo de -18 a +18 pontos)

BCP:
Escala Mensal: Tendência ascendente e swing ascendente = +1 +1 = +2
Escala Bi-Semanal: Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Semanal: Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Bi-Diária: Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala Diária: Tendência ascendente e swing descendente = +1 -1 = 0
Escala 4 Horas: Tendência descendente e swing descendente = -1 -1 = 0
Escala Bi-Horária: Tendência descendente e swing descendente = -1 -1 = -2
Escala Horária: Tendência descendente e swing ascendente = -1 +1 = 0
Escala Meia-Hora: Tendência ascendente = +1
Escala Quarto-Hora: Tendência descendente = -1
Rating Total = 0 pontos (num intervalo de -18 a +18 pontos)

Resumindo e concluindo, o programa indica nesta altura para o índice S&P 500 a tomada de posições curtas em cerca de 1/3 da quantidade máxima permitida (6 pontos de rating em 18 em terreno negativo) e no BCP o diagnóstico é de assumir uma posição totalmente neutral (0 pontos de rating posicional).

Abaixo deixo ficar hoje os gráficos das 2 Horas.

BN

SPY 20250417 Dif v009 With Trend 2D.png
S&P 500 - Sistema de trading "Dif v009 With Trend" / Escala 2 Dias

BCP 20250417 Dif v009 With Trend 2D.png
BCP - Sistema de trading "Dif v009 With Trend" / Escala 2 Dias

por Cem pt » 14/4/2025 10:50

Numa ótica dum investidor de longo prazo, que em princípio é um indivíduo que funciona numa estratégia de “buy and hold” ou “buy and forget”, se lhe falarem em Análise Técnica o mais provável será obter uma reação de rejeição natural. Para quê andar a perder tempo com gráficos se o que lhe interessa é o resultado da sua aposta dali a uns bons anos de diferença? "Time is money" e portanto não está para se maçar ou perder tempo com essas mariquices!

No entanto se falarmos aos investidores dos mercados de ações numa altura como a que atravessamos, obviamente a maioria dirá que está preocupada embora continue a acreditar, porque foi assim que os convenceram, que no longo prazo distante as suas apostas irão render um capital positivo porque os PIB dos países em que investiram caminham quase sempre numa ótica crescente e portanto os ativos empresariais acompanham inevitavelmente esse padrão comportamental no futuro distante.

Contudo existem investidores mais cautelosos, nestas alturas de correção em forte turbulência, que naturalmente acham mais prudente transformar a totalidade ou parte significativa dos seus investimentos em liquidez, esperando que os mercados acalmem e retomem um sentimento mais positivo para voltar a comprar.

Em relação a este grupo de investidores, que podemos considerar de mais cautelosos, existe uma forma útil de associar algumas ferramentas de Análise Técnica para obter um diagnóstico de verificação sobre o timing em que poderão ou não efetuar essa possibilidade de estar dentro ou fora do mercado, tendo tudo a ver obviamente com probabilidades estatísticas favoráveis.

Nessa perspetiva o que aconselho é uma leitura técnica relativa aos swings ascendentes e descendentes nos gráficos de muito longo prazo, nomeadamente nos que dizem respeito a prazos acima do período semanal, uma vez que as respetivas tendências nestas alturas de forte correção se vão mantendo estáveis e positivas apesar das tormentas.

Pegando no S&P 500, que representa no fundo uma foto significativa do andamento dos principais mercados mundiais, poderíamos extrair conclusões bem interessantes nas escalas que atrás referi.

Curiosamente os gráficos dos períodos de 1 Semana, 2 Semanas e 1 Mês apresentam todos o mesmo diagnóstico à data presente: tendência ascendente e swing descendente, o que significa que a forma mais sensata de posicionamento seria ter vendido as poupanças em ações de forma precavida na altura em que foram assinalados os sinais de swing descendente, para transformar os investimentos em liquidez na carteira e não para assumir posições curtas na perspetiva de investimentos, e esperar pacientemente que estes sinais retornem a positivos para voltar a retomar os seus investimentos.

Pegando no indicador técnico do “Dif”, que calcula alturas adequadas para a ocorrência dos swings, podemos constatar que as datas aconselhadas em cada um dos 3 gráficos apontava para as seguintes datas em que foi disparado o sinal de venda que assinala o swing descendente em cada gráfico:

- Escala Semanal: 21/02/2025, nos 6014 pontos do índice, precisamente na semana em que historicamente o índice bateu o seu máximo histórico dois dias antes em 19 de fevereiro, o que significa que o indicador teria vendido praticamente no topo do mercado!
- Escala 2 Semanas: 7/03/2025, nos 5765 pontos do índice.
- Escala Mensal: 31/12/2024, nos 5885 pontos, cerca de uma semana antes da tomada de posse da nova Administração Trump, mostrando de forma evidente que grande parte dos fundos gigantescos de Wall Street cancelaram de forma cautelosa as suas carteiras como que tendo ficado meio desconfiados com o que poderia trazer o futuro! E ainda continuam a aguardar a melhor altura de regressar ao mercado em 2025…

Abaixo ficam os gráficos Semanal e Mensal referidos.

No fundo tudo isto não representa mais que uma amostra daquilo a que costumamos chamar a “big picture”.

Esperar para ver parece ser nesta altura a forma mais sensata para alguém, que preza o seu capital e não desejar correr riscos excessivos, se posicionar nos mercados em geral numa perspetiva de investimento a longo prazo.

BN

SPY 20250414 Dif v009 With Trend 1S.png
S&P 500 - Sistema de trading "Dif v009 With Trend" / Escala Semanal

SPY 20250414 Dif v009 With Trend 1Mth.png
S&P 500 - Sistema de trading "Dif v009 With Trend" / Escala Mensal

por Cem pt » 9/4/2025 18:17

Obrigado ao Kooc pelas simpáticas palavras, faço este tópico com todo o gosto pelo prazer de partilhar ideias.

-----xxxxx-----

Hoje nos mercados verifica-se uma distensão clara, nota-se que o mercado estava bastante sobre-vendido e daí algumas recuperações visíveis a que estamos a assistir.

Os indicadores do "Dif v006" na sua componente de swing têm estado igualmente ativos e a disparar algumas compras em várias escalas para baixar o risco das posições que se encontravam curtas e que ainda se vão mantendo na globalidade, embora em menores quantidades.

Para exemplificar trago hoje o panorama em ambos os ativos no gráfico das 2 Horas, tendo os últimos sinais de compra oscilatórios dado origem a posições neutras no S&P 500 e no BCP, uma vez que as tendências se mantêm estáveis no sentido descendente. Logo, ainda cedo para pensar em posições longas.

BN

SPY 20250409 Dif v006 2H.png
S&P 500 - Sistema de trading "Dif v006 With Trend" / Escala 2 Horas

BCP 20250409 Dif v006 With Trend 2H.png
BCP - Sistema de trading "Dif v006 With Trend" / Escala 2 Horas

por Kooc » 8/4/2025 19:56

Este forum deveria ter a possibilidade de colocar um "gosto", porque às vezes não tenho mais nada a acrescentar, senão expressar o agradecimento ao autor e à partilha.

Registado: 30/11/2002 0:36

por Cem pt » 8/4/2025 17:10

Mediante a enorme volatilidade existente os gráficos das escalas mais baixas costumam ter nestas situações uma importância redobrada, pelo que achei útil trazer aqui uma atualização dos gráficos na escala horária.

Curiosamente o último sinal disparado em ambos os ativos é similar: venda.

BN

SPY 20250408 Dif v006 With Trend 1H.png
S&P 500 - Sistema de trading "Dif v006 With Trend" / Escala Horária

BCP 20250408 Dif v006 With Trend 1H.png
BCP . Sistema de trading "Dif v006 With Trend" / Escala Horária

por Cem pt » 6/4/2025 15:50

Todos nós que gostamos dos mercados provavelmente passámos pela experiência de alguém nos perguntar quem admiramos mais nesta atividade do investimento, trading e especulação, ou seja, quem é a figura em que nos gostaríamos de inspirar para aplicar ideias ou estratégias similares?

Provavelmente a maioria dos que investem a longo prazo focar-se-ia no Warren Buffett, ou no seu mentor e segundo “pai” Benjamin Graham, mas no caso dos especuladores de prazos mais curtos outros iriam certamente referir nomes como Jesse Livermore ou W. D. Gann.

No meu caso pessoal, em função da forma como gosto de atuar nos mercados, gosto de citar duas figuras marcantes a atuar nos mercados reais:

1) O famoso Jim Simons, gestor do fundo de investimento “Medallion Fund”, a carteira com maior rentabilidade de sempre na história dos mercados, com cerca de 39% de retorno líquido anual após impostos (a rentabilidade ilíquida seria 66% ao ano!!!) em 30 anos de atuação, a uma distância estrondosa dos restantes fundos de sucesso conhecidos.

2) O espetacular Larry Williams, trader profissional, comentador de mercados, duas vezes campeão do mundo de trading especulativo com dinheiro real. Na verdade terá sido 3 vezes campeão porque num dos anos a vencedora oficial foi a sua filha, a atriz Michelle Williams, cuja carteira naturalmente terá sido “manobrada” pelo seu pai.

Seguramente, dos dois traders citados, o Larry Williams terá sido o meu guru preferido, de tal ordem que o livro de trading que mais me marcou, das várias dezenas que fui comprando ao longo da vida, terá sido o seu livro “Long-term secrets to short-term trading”.

Nesse livro, com pouco mais de 20 capítulos, um deles é totalmente dedicado à sua estratégia fascinante de money management ou fórmula de alavancagem dos ativos em risco relativos ao capital disponível, onde o tema é a fórmula 1 dos grandes traders que arriscam caminhar à beira do abismo da quebra do capital das carteiras através de elevadas alavancagens permitidas pelas corretoras mas com a bela contrapartida de obtenção de rentabilidades anuais acima dos 3 dígitos ou 100%.

Duma forma resumida o Larry Williams explica no tal capítulo que referi a estratégia usada na negociação duma carteira real em que bateu o record mundial da rentabilidade da sua carteira, que ainda hoje persiste, com um capital inicial de 10.000 dólares iniciada em 1 de janeiro de 1987 e terminada em 31 de dezembro do mesmo ano com um capital de 1.137.600 dólares, ou seja, tornou-se milionário num único ano fazendo trading sobre futuros do S&P 500, EuroDollar e algumas commodities.

Quem não gostaria de replicar este resultado? Certamente qualquer um de nós, sem dúvidas nenhumas!

No entanto… pois, dá que pensar, para chegar àquele resultado nem tudo foram rosas! Houve espinhos tenebrosos pelo caminho e a conta, face a uma alavancagem excessiva, esteve em vias de terminar em bancarrota quando o seu capital a certa altura chegou a atingir um valor superior a 1,7 milhões de dólares e recuou, através dum drawdown extremamente violento, para um patamar abaixo de 150.000 dólares. Um senhor susto monumental!

Continuando com o tema da alavancagem da carteira que bateu o record do mundo, o Larry Williams revelou 3 caraterísticas da sua estratégia:

A) Usou o método “fixo fracional” que representa um aumento proporcional das posições em função do capital ganho ou perdido (aumento ou diminuição de contratos na carteira) para alimentar a quantidade de posições em função do capital acumulado, isto é, se usasse por exemplo 10 contratos sobre futuros do S&P 500 no início da competição quando detinha um capital de 10.000 dólares teria de passar a usar 30 contratos se o capital ganho subisse para 30.000 dólares.

B) Utilizou a fórmula dos ganhos otimizados do critério de Kelly para calcular a quantidade inicial ou base de contratos de arranque, que depende dos rácios de sucesso e da estatística dos ganhos médios das trades vencedoras e perdas médias das trades perdedoras calculadas em testes significativos no sistema de trading utilizado, que não revelou qual foi. Certamente um segredo das pesquisas da sua lavra na forma como negoceia nos mercados mas que revela as ideias gerais subjacentes em dezenas de métodos muito peculiares ao longo do seu livro, comprovadas por testes positivos do passado antes de os pôr em prática.

C) Revelou como a alavancagem da sua carteira na realidade não deveria nunca ser repetida na prática no futuro por ninguém porque só depois da competição terminar descobriu que a metodologia utilizada foi extremamente arriscada conduzindo inevitavelmente a uma bancarrota futura da carteira, que felizmente não ocorreu, reconhecendo que os cerca de 30% que usou através da fórmula de Kelly foi um erro de otimismo que acabou por utilizar sem se dar conta que era um caminho estreito a conduzir inevitavelmente ao abismo. O restante do capítulo foi uma dissertação sobre o que deveria ter feito na realidade, na sua ótica concluiu que deveria ter dividido a quantidade de contratos calculada pela fórmula de Kelly por 2 ou até por 3 para evitar os perigos duma ocorrência dum drawdown de bancarrota ou quebra da carteira algures no futuro.

No entanto eu posso acrescentar que o problema não estava na fórmula de Kelly mas sim no conjunto da fórmula de Kelly associada ao método “fixo fracional”, quanto mais tempo passasse maior seriam as chances da referida carteira com os 30% de Kelly poder “rebentar”.

-----xxxxx-----

Para quê esta referência ao sistema de money management do Larry Williams? Porque na carteira pessoal de day trading sobre o S&P 500 que aqui citei neste post, ver a minha mensagem datada de 15 de março e onde prometi ir atualizando os resultados de quando em quando, ainda não referi que a carteira referida sobre o índice norte-americano iniciada em 27 de fevereiro com um valor de 5.000 dólares não deve ser seguida por ninguém que utilize o método “fixo fracional” porque, apesar do sistema de trading usado “Dif v006 With Trend” nas diversas escalas temporais ser um método claramente positivo em termos de “reward/risk”, o seu seguimento quando o critério de Kelly retorna valores muito otimistas conduzirá algures no futuro a um resultado de bancarrota inevitável.

(CONTINUA)

por Cem pt » 4/4/2025 10:33

Numa altura em que a temperatura dos mercados aqueceu e a volatilidade desatou para níveis pouco habituais há muita gente um pouco desorientada sobre o que deve fazer numa altura destas.

Dentro dos cenários limitados ao facto de ninguém saber exatamente o que esperar dos mercados nos seus comportamentos futuros, ao menos estatisticamente a Análise Técnica pode dar alguma luz sobre os seus movimentos a curto prazo numa base estatística favorável mas nunca com certezas.

Nessa base acredito que poderá ter alguma utilidade atualizar o diagnóstico do sistema de trading do conjunto das tendências de maior estabilidade e swings mais significativos de curto prazo nas diversas escalas temporais em ambos os ativos:

S&P 500
Escala Semanal: Tendência Ascendente + Swing Descendente = +1 -1 = 0
Escala 2 Dias: Tendência Descendente + Swing Descendente = -1 -1 = -2
Escala Diária: Tendência Descendente + Swing Descendente = -1 -1 = -2
Escala 4 Horas: Tendência Descendente + Swing Descendente = -1 -1 = -2
Escala 2 Horas: Tendência Descendente + Swing Descendente = -1 -1 = -2
Escala Horária: Tendência Descendente + Swing Descendente = -1 -1 = -2
Escala 30 Minutos: Tendência Descendente = -1
Escala 15 Minutos: Tendência Descendente = -1
Rating Total: -12 pontos (num intervalo possível entre -14 e +14 pontos)

BCP
Escala 2 Dias: Tendência Ascendente + Swing Descendente = +1 -1 = 0
Escala Diária: Tendência Ascendente + Swing Descendente = +1 -1 = 0
Escala 4 Horas: Tendência Descendente + Swing Descendente = -1 -1 = -2
Rating Total: -8 pontos (num intervalo possível entre -14 e +14 pontos)

Conclusão: Manter posições curtas no S&P 500 e ficar de fora no BCP, numa perspetiva em que não se devem tomar posições vendedoras em ativos de ações portuguesas.

Hoje vou aqui deixar os gráficos atualizados com os sinais do sistema de trading na escala de 2 Dias.

BN

SPY 20250403 Dif v006 With Trend 2D.png
S&P 500 - Sistema de trading "Dif v006 With Trend" / Escala 2 Dias -

BCP 20250404 Dif v006 With Trend 2D.png
BCP - Sistema de trading "Dif v006 With Trend" / Escala 2 Dias

por Cem pt » 2/4/2025 14:30

Ultimamente não tenho falado do day trading, ou melhor, do intraday trading, onde a última escala que tenho referido para efetuar negocição online no S&P 500 tem sido a dos 5 Minutos.

No entanto para quem quiser ficar um pouco maluco da cabeça, porque exige uma concentração absoluta e impede qualquer distração para tomar um cafezinho ou sequer ir à casa de banho, o sistema do swing trading permite igualmente negociar as escalas micros de 3 Minutos, 2 Minutos ou até mesmo de 1 Minuto, como podem ver no que teria acontecido na sessão de ontem em cada uma das referidas 3 escalas:

SPY 20250401 Dif v006 3M.png

SPY 20250401 Dif v006 2M.png

SPY 20250401 Dif v006 1M.png

por Cem pt » 2/4/2025 12:01

No dia do “liberation day”, antes do arranque da sessão em Wall street e do anúncio das tarifas americanas ao resto do mundo, vejamos o que nos diz à data presente o sistema de trading do conjunto tendências + swings nas diversas escalas relevantes numa perspetiva mais estável, para além das que se relacionam mais com o intraday e day trading:

S&P 500
Escala 2 Dias: Tendência Descendente + Swing Descendente = -1 -1 = -2
Escala Diária: Tendência Descendente + Swing Descendente = -1 -1 = -2
Escala 4 Horas: Tendência Descendente + Swing Ascendente = -1 +1 = 0
Escala 30 Minutos: Tendência Ascendente = +1
Rating Total: -8 (Num intervalo possível entre -14 e +14 pontos)

BCP
Escala Semanal: Tendência Ascendente + Swing Ascendente = +1 +1 = +2
Escala 2 Dias: Tendência Ascendente + Swing Descendente = +1 -1 = 0
Escala Diária: Tendência Ascendente + Swing Descendente = +1 -1 = 0
Escala 4 Horas: Tendência Descendente + Swing Ascendente = +1 +1 = +2
Escala 2 Horas: Tendência Ascendente + Swing Descendente = +1 -1 = 0
Escala Horária: Tendência Ascendente + Swing Descendente = +1 -1 = 0
Rating Total: +2 (Num intervalo possível entre -14 e +14 pontos)

Conclusão: A situação diagnosticada pelo sistema de trading aponta para assegurar por enquanto uma posição longa em pequenas quantidades no BCP e manter uma posição curta ou vendida em mais de 50% da quantidade máxima possível em contratos do índice ou ativos de ações norte-americanas.

Em baixo vou deixar desta vez os gráficos atuais da escala de 4 Horas no S&P 500 e BCP.

BN

SPY 20250402 Dif v006 With Trend 4H.png
S&P 500 - Sistema de trading "Dif v006 With Trend" / Escala 4 Horas

BCP 20250402 Dif v006 With Trend 4H.png
BCP - Sistema de trading "Dif v006 With Trend" / Escala 4 Horas

por Cem pt » 31/3/2025 13:57

Mais uma nova atualização do diagnóstico do conjunto tendência + swing trading no S&P 500 e no BCP, desta vez no gráfico horário, onde atualmente existe um sinal de venda no índice americano e um sinal para manter posição neutra no BCP:

SPY 20250331 Dif v006 1H.png
S&P 500 - Sistema de trading "Dif v006 With Trend" / Escala Horária

BCP 20250331 Dif v006 1H.png
BCP - Sistema de trading "Dif v006 With Trend" / Escala 1H

por Cem pt » 26/3/2025 21:31

Fica entretanto uma pequena atualização intermédia do sistema de trading com os sinais de tendência + swing na escala diária de ambos os ativos.

Como podem constatar na time-frame diária, que se pode considerar como a principal em qualquer papel, temos um sinal de venda disparado hoje no S&P 500 e sinal de compra com a data de ontem no BCP.

BN

SPY 20250326 Dif v006 1D With Trend.png
S&P 500 - Sistema de trading "Dif v006 With Trend" / Escala Diária

BCP 20250326 Dif v006 1D With Trend.png
BCP - Sistema de trading "Dif v006 With Trend" / Escala Diária

por Cem pt » 23/3/2025 18:41

Assumindo um conjunto de indicadores de tendência e do provável ciclo dominante estocástico, em função do sinal de swing trading, para concluir qual a posição que seria mais aconselhável, atenção que eu não refiro a mais “correta” porque o mercado pode sempre dar-nos a volta quando menos esperamos, para verificar se deveremos estar nesta altura comprados ou vendidos no S&P 500 e no BCP, o método mais simples será analisar o que nos dizem os respetivos indicadores em todas as escalas do position trading ou acima da atividade do day trading, que neste caso considero ser mais adequada para as escalas abaixo da Horária.

Para o efeito duma eventual carteira em position trading não posso também deixar de incluir as posições tendenciais dos 30 e 15 minutos, que costumam ser igualmente lucrativas em termos de negociação a longo prazo.

Se atribuir um ponto positivo (comprado) ou negativo (vendido) à tendência e ao sinal de swing em cada escala temporal, podemos de forma muito aproximada fazer um diagnóstico do que a Análise Técnica nos pode transmitir acerca do posicionamento mais aconselhável à data presente em cada papel:

- S&P 500:

Escala Semanal: Tendência Ascendente + Swing Descendente = +1-1 = 0 pontos
Escala 2 Dias: Tendência Descendente + Swing Ascendente = -1+1 = 0 pontos
Escala Diária: Tendência Descendente + Swing Ascendente = -1+1 = 0 pontos
Escala 4 Horas: Tendência Descendente + Swing Ascendente = -1+1 = 0 pontos
Escala 2 Horas: Tendência Descendente + Swing Descendente = -1-1 = -2 pontos
Escala Horária: Tendência Descendente + Swing Ascendente = -1+1 = 0 pontos
Escala 30 minutos: Tendência Ascendente = +1 ponto
Escala 15 Minutos: Tendência Ascendente = +1 ponto
TOTAL = 0 pontos (num intervalo possível entre -14 a +14 pontos)

- BCP:

Escala Semanal: Tendência Ascendente + Swing Ascendente = +1+1 = +2 pontos
Escala 2 Dias: Tendência Ascendente + Swing Descendente = +1-1 = 0 pontos
Escala Diária: Tendência Ascendente + Swing Descendente = +1-1 = 0 pontos
Escala 4 Horas: Tendência Ascendente + Swing Descendente = +1-1 = 0 pontos
Escala 2 Horas: Tendência Descendente + Swing Descendente = -1-1 = -2 pontos
Escala Horária: Tendência Descendente + Swing Ascendente = -1+1 = 0 pontos
Escala 30 minutos: Tendência Descendente = -1 ponto
Escala 15 Minutos: Tendência Descendente = -1 ponto
TOTAL = -2 pontos (num intervalo possível entre -14 a +14 pontos)

Conclusão: Nesta altura o posicionamento mais aconselhável em causa será não estar globalmente comprado em qualquer dos papéis.

BN

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], GamesOver, Google [Bot], jprgodinho, niceboy e 251 visitantes